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Top 10: Carros SUVs mais baratos do Brasil

Top 10: Carros SUVs mais baratos do Brasil

Quais são os carros SUV mais baratos do Brasil?

Se a discussão sobre o que torna um carro um verdadeiro SUV é longa e confusa, uma coisa é certa: esse é o carro que a maioria dos brasileiros deseja comprar. E é exatamente essa alta procura que torna a primeira discussão tão acalorada.


Como já falamos numa matéria anterior, a definição correta do termo SUV (sigla para Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo) não tem quase nenhuma relevância para o consumidor que procura algo nesse segmento. A maioria não quer um carro com aptidão off-road de verdade, mas simplesmente um veículo com posição de dirigir mais alta, flexibilidade de espaço e com um design chamativo.

Foi exatamente essa situação (vista não só por aqui, mas em outros países também) que fez a maioria das marcas se aproveitar de uma classificação benévola do Inmetro e começar a chamar vários de seus modelos de SUVs, utilitários esportivos e por aí vai. Ou seja, vários segmentos são criados como estratégias de marketing (além dos SUVs, poderíamos falar dos CUV, SAC, SAV, SUP e muitos outros), um nome que por si só já torna tal modelo mais chamativo.

Deixando de lado a discussão sobre o que realmente é um utilitário esportivo, vemos que existem diversas opções nesse segmento em nosso mercado. E se o que cobram por certos modelos, como Chevrolet Equinox (a partir de R$ 137.490), Toyota Hilux SW4 (que chega a absurdos R$ 264.900) ou Chevrolet Trailblazer (que varia entre R$ 177.990 e R$ 212.990), está fora do seu orçamento, existem opções mais baratas que podem ser consideradas.


Para criar o Top 10 dos SUVs mais baratos do Brasil, levamos em conta apenas o preço divulgado pelas marcas, sempre da versão mais barata de cada modelo (mas as fotos, ilustrativas, podem ser de outras versões). O valor da tabela FIPE varia muito, e normalmente não é considerado na compra de um modelo zero quilômetro, por isso não o colocamos.

Destacamos também os números de venda obtidos por cada modelo, referentes a todas as suas versões (não só a citada aqui), no período entre janeiro e março desse ano.

1) JAC T40 1.5 manual – R$ 59.990

Top 10: Carros SUVs mais baratos do Brasil

O SUV mais barato do Brasil é o JAC T40, que em sua versão de entrada é um dos poucos do segmento abaixo dos R$ 60 mil. E olha que ele já teve um aumento desde que chegou por aqui, em agosto de 2017.

Feito com a mesma plataforma do hatch J3, o T40 realmente tem um tamanho mais compacto do que alguns esperariam de um utilitário esportivo (1,75 m de largura, 1,57 m de altura, 4,13 de comprimento e 2,49 m de entre eixos). É fácil reclamar do espaço interno, especialmente se os passageiros de trás tiverem mais de 1,75 m. Já o porta-malas conta com 450 litros.

Mas o fato é que sua construção comprova que os modelos da JAC tem melhorado desde que chegaram ao nosso país, tanto é que a marca dá 6 anos de garantia. A versão de entrada conta com motor 1.5 16V flex de 127/125 cv e câmbio manual de 5 marchas, o que o leva de 0-100 km/h em 9,8 segundos, segundo a marca.

A lista de equipamentos de série apresenta airbag duplo, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, HSA (assistente de partida em rampas), BAS (sistema de assistência à frenagem), sensor de estacionamento, luzes diurnas de LED, ar-condicionado analógico, computador de bordo, faróis com regulagem de altura, sensor crepuscular, banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.

Vendas em 2018 (janeiro a março): 718 unidades – 0,65% de participação e 25ª posição entre os SUVs.

2) Chery Tiggo 2 Look – R$ 59.990

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O Tiggo 2 estaria empatado com o JAC T40 na primeira posição se levarmos em conta apenas o preço. Mas alguns detalhes o deixaram na segunda posição, como você pode ver (e discordar, se quiser) abaixo.

Fabricado em Jacareí (SP), o modelo aparece na linha de uma renovada Chery, que agora atua no Brasil sob a direção da CAOA. A promessa é aumentar bastante o número de concessionárias, o que melhoraria consideravelmente seu pós-venda.

O preço acima é o pedido pela versão de entrada Look, que conta com itens interessantes como ajuste elétrico dos faróis, sistema que monitora a pressão dos pneus, cinto de três pontos para todos os ocupantes, freios a disco nas quatro rodas e sensor de estacionamento, além de ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de 16 polegadas e luz diurna de rodagem. O motor é um 1.5 16V flex de 115/110 cv (mais fraco que o T40) e câmbio manual de cinco marchas.

Vendas em 2018 (janeiro a março): sem dados disponíveis.

3) Suzuki Jimny 4Work 4×4 – R$ 67.490

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Se o Lifan X60 parece um SUV no tamanho, o Jimny se comporta como tal. Apesar de menor (3,64 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1,70 m de altura e 2,25 m de entre eixos), ele tem verdadeira aptidão off-road. O modelo da Suzuki é vendido a partir de R$ 67.490, preço da versão 4Work 4×4.

Nessa configuração o Jimny é voltado realmente para as aventuras na lama, pois vem com interior lavável (os bancos são revestidos em vinil e o assoalho em borracha). Mesmo assim a marca não deixou de lado alguns equipamentos básicos pra um modelo nesse valor, como ar-condicionado, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, airbag duplo, freios com ABS e EBD, sistema multimídia com espalhamento de smartphone e rodas de 15 polegadas com pneus de uso misto.

Apesar disso é bom destacar que ele só leva 4 pessoas e tem motor 1.3 de apenas 85 cv, com câmbio manual de cinco marchas. Se no meio off-road isso é suficiente, para o uso urbano ou em viagens certamente o desempenho é fraco.

Vendas em 2018 (janeiro a março): 561 unidades – 0,51% de participação e 27ª posição entre os SUVs.

4) Lifan X60 Talent – R$ 67.990

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Terceiro chinês da lista, o Lifan renovou seu visual para a linha 2018, além de ganhar a opção de câmbio CVT (que só equipa a versão mais cara). Com dimensões maiores que os outros rivais chineses e porta-malas de 425 litros, ele passa uma impressão de ser o primeiro SUV dessa lista.

No caso da configuração mais barata Talent, que sai por R$ 67.990, o câmbio é manual de cinco marchas, que trabalha junto com um motor 1.8 de 128 cv (somente a gasolina). Os equipamentos incluem ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema multimídia com tela de 8 polegadas (com Android OS, USB, SD card, auxiliar, Bluetooth e GPS), airbag duplo, bancos em couro sintético, trio elétrico, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, LEDs diurnos e sensor de estacionamento traseiro.

Vendas em 2018 (janeiro a março): 528 unidades – 0,48% de participação e 29ª posição entre os SUVs.

5) JAC T5 MT Pack 2 – R$ 69.990

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Segundo representante da JAC na lista, o T5 tem porte mais imponente que seu irmão menor T40, e pode chamar mais a atenção de quem procura por um SUV, mesmo começando R$ 10 mil acima em sua versão de entrada. O motor é o 1.5 JetFlex, que rende até 127 cv, com câmbio manual de cinco marchas nessa versão.

Suas dimensões ajudam a criar um espaço interno razoável, com 2,56 m de entre eixos, mas o porta-malas tem apenas 400 litros (número sobe para 600 litros se considerarmos até o teto). Entre os principais itens de série, o T5 apresenta quase o mesmo que os outros modelos já citados: airbag duplo, freios com ABS e EBD, luzes diurnas em LED, monitoramento de pressão dos pneus, computador de bordo, freio a disco nas quatro rodas, que são de liga leve e 16 polegadas. O que difere no pacote de equipamentos é o ar-condicionado automático e digital, a distribuição eletrônica de frenagem e o  assistente de frenagem de emergência.

O problema do T5, que também aparece em vários outros chineses, é o excesso de itens copiados de outros modelos (como o visual de ix35, por exemplo), além do visual interno desproporcional e o excesso de cromados. É claro que gosto é gosto, mas nessa faixa de preço os concorrentes parecem oferecer algo melhor.

Vendas em 2018 (janeiro a março): 261 unidades – 0,24% de participação e 36ª posição entre os SUVs.

6) JAC T6 Pack 2 – R$ 69.990

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Talvez você esteja se perguntando o que o JAC T6 está fazendo aqui, e com esse preço. O fato é que o modelo sofreu algo raríssimo em nosso mercado: uma enorme redução de preço, chegando a R$ 12.000 de desconto. Com isso, a opção de entrada Pack 2 passou a ser oferecida pelo mesmo valor do T5, ou seja, R$ 69.990.

Apesar do mesmo preço, existem diferenças significativas entre os dois modelos, como o motor 2.0 16V flex, de até 160 cv e 20,6 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, que equipa o modelo maior. Os equipamentos incluem ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo, freios ABS, repetidores de seta nos retrovisores, faróis e lanterna de neblina, sistema de áudio com Bluetooth e rodas de 17 polegadas, com pneus 225/60.

As dimensões também são maiores, com 4,47 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, além de bons 610 litros de capacidade no porta-malas.

Vendas em 2018 (janeiro a março): sem dados disponíveis.

7) Renault Duster Expression 1.6 – R$ 71.000

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Prestes a ganhar uma nova geração, com visual totalmente renovado, o Duster segue sendo um dos modelos mais procurados do segmento de SUVs, principalmente por seu bom custo-benefício. Isso é visto especialmente quando falamos do preço pedido por sua opção de entrada Expression, que sai por R$ 71.000.

Apesar do visual já um pouco cansado frente aos rivais recentes (como o próprio Captur), o Duster ainda conta com pontos positivos interessantes. Em relação ao mundo dos SUVs, ele apresenta ângulo de entrada de 30º, de saída de 34,5º e 210 mm de altura livre do solo, além de distância entre eixos de 2,67 m.

O motor é 1.6 16V de 120 cv e sua lista de equipamentos de série apresenta ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, indicador de temperatura externa, Rádio MP3 com conexão USB/iPod/AUX, vidros dianteiros com função one touch e sistema antiesmagamento, freios ABS e airbag duplo.

Vendas em 2018 (janeiro a março): 3.392 unidades – 3,09% de participação e 10ª posição entre os SUVs.

8) Peugeot 2008 Allure 1.6 – R$ 72.990

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Ele está mais pra crossover do que utilitário esportivo, mas o fato é que o Peugeot 2008 apresenta um visual mais chamativo do que a maioria dos modelos acima, e é isso o que atrai seus consumidores.

Mesmo na versão de entrada Allure, com motor 1.6 flex de 118 cv (e não com o ótimo 1.6 THP), o 2008 vem com uma lista de equipamentos bem recheada, com quatro airbags, direção elétrica, ar-condicionado dual zone, piloto automático, LEDs diurnos, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque com GPS/MP3/USB/Aux/Buetooth/Link MyPeugeot, volante multifuncional em couro, rodas de 16 polegadas, entre outros.

Outro ponto forte é o i-Cockpit, que agrega um painel de instrumentos mais elevado, um volante menor e uma central multimídia voltada para o condutor. O espaço interno é um pouco reduzido, levando com conforto até quatro adultos. O porta-malas também não é dos maiores, mas tem bom espaço com seus 394 litros.

Vendas em 2018 (janeiro a março): 2.090 unidades – 1,90% de participação e 13ª posição entre os SUVs.

9) Nissan Kicks 1.6 S MT – R$ 72.990

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A versão de entrada do Kicks chegou quase um ano após o lançamento do modelo, mas parece ter encontrado seu espaço. Apesar de obviamente perder alguns itens em relação às opções mais caras, essa versão não deixa de ser interessante, especialmente pelo preço.

Os equipamentos são mais ou menos o que seus concorrentes também oferecem, com direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, regulagem elétrica dos espelhos, computador de bordo, rodas de 16 polegadas. Por outro lado, itens como controle de estabilidade, de tração e assistente de partida em rampas são oferecidos num pacote opcional, que eleva o preço para R$ 74.190.

O motor é sempre o mesmo, em todas as versões: 1.6 16V de 114 cv e 15,5 kgfm de torque, aliado nessa versão a um câmbio manual de cinco marchas.

Vendas em 2018 (janeiro a março): 12.320 unidades – 11,22% de participação e 3ª posição entre os SUVs.

10) Jeep Renegade Custom Flex MT – R$ 75.790

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O Renegade só conseguiu entrar nessa lista graças à adição mais recente em sua linha. Destinada a brigar com modelos mais baratos, a versão Custom com motor flex tem o preço chamativo de R$ 75.790, especialmente se levarmos em conta o sucesso que o Renegade vem fazendo.

O propulsor da Custom pode ser o 1.8 flex de 139 cv ou 2.0 turbodiesel de 170 cv, mas com essa última opção seu valor sobe para R$ 110.490. No caso da mais barata, o câmbio é manual de cinco marchas, o que leva o Renegade de 0-100 km/h em 10,2 segundos e 182 km/h de velocidade máxima.

Sua lista de equipamentos conta com freio de estacionamento eletrônico, piloto automático e suspensão independente nas quatro rodas, além do pacote básico com airbag duplo, freios ABS, direção elétrica e ar-condicionado.

Vendas em 2018 (janeiro a março): 8.965 unidades – 8,16% de participação e 5ª posição entre os SUVs.

Conclusão

Se o segmento dos SUVs (ou de tudo que o marketing das montadoras quer chamar de utilitário esportivo) tem uma alta procura, os seus preços também estão nas alturas. A lista acima deixa de fora excelentes opções, às vezes dos próprios modelos citados, por serem mais caras.

Além de notarmos que essas versões raramente são as mais vendidas, por não oferecerem um bom custo-benefício, fica claro também a quantidade de modelos chineses. Eles representaram metade dessa lista, sendo que apenas a JAC colocou três modelos. É claro que os veículos chineses tem melhorado a cada ano, mas ainda existe um forte preconceito contra eles, o que implica numa maior desvalorização na hora de vender.

Comprar ou não um SUV, seja um modelo citado nessa lista ou não, é uma decisão que cabe a cada comprador. Mas talvez olhar para outros segmentos, que oferecem veículos mais equipados por um valor menor, não vai doer tanto quanto parece.

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Nota média 5 de 1 votos

  • leitor

    Não entendi. Recentemente li sobre SUV e Crossover aqui na página dizendo serem diferentes, mas agora me pareceu que são a mesma coisa. Se esses são SUV, queria ver exemplos de Crossover para entender.

    • Zé Mundico

      Ser SUV não exclui ser Crossover; Muita gente acha que uma coisa exclui a outra, o que não é verdade.
      Eu acho que o conceito de SUV engloba ALGUNS crossovers, levando em conta que um crossover origina-se de um sedã ou hatch pré-existente. Já um SUV seria um projeto nascido do zero.

      • Mario Souza

        SUV significa Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo). Trata-se, na origem, de uma perua sobre o chassi de uma caminhonete. Por isso, até recentemente, os SUVs eram considerados “comerciais leves” pela legislação brasileira. No início até fazia sentido, mas o gosto dos consumidores por esses veículos robustos aumentou tanto, em todo o mundo, que os fabricantes acabaram transformando-os em carros normais.

        • Marcio Souza

          No meu entendimento seriam veículos com suspensão elevada (independente de ser chassi ou monobloco) que possuem um teto mais alto e posição mais alta pra dirigir.

      • leitor

        Estou me baseando numa afirmação dessa página aqui do NA:

        https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-que-sao-carros-suv/

        Em um trecho diz que não são a mesma coisa. Aí vendo este artigo fiquei confuso. Inclusive pelos modelos apresentados.

    • Mario Souza

      “Portanto, mesmo sabendo que o tema é polêmico e posso ser contestado por fabricantes e leitores, digo que só existem 10 SUVs de verdade entre os 40 “SUVs” mais vendidos do Brasil. São eles: Jeep Renegade, Renault Duster, Toyota SW4, Land Rover Discovery, Mitsubishi Pajero, Chevrolet Trailblazer, Suzuki Grand Vitara, Land Rover Range Rover, Mercedes GLE e Mercedes GLC.”

      • Luis LC

        hummmm, Renegade e Duster não deveriam estar ai… Alias se incluir o Renegade tem que por o Compass, se incluir o Duster 4X4 tem que por a Ecosport 4X4 e por ai vai….

    • Mario Souza

      “A lista dos SUVs de araque, que na verdade são crossovers (alguns com boa capacidade off-road), é a seguinte: Honda HR-V, Ford EcoSport, Hyundai Tucson, Hyundai ix35, Peugeot 2008, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Mitsubishi Outlander, Mitsubishi ASX, Kia Sportage, Audi Q3, BMW X1, Mercedes GLA, Volvo XC60, Lifan X60, Honda CR-V, Land Rover Evoque, Chevrolet Captiva, Toyota RAV4, Hyundai Santa Fe, Volkswagen Tiguan, Dodge Journey, JAC T5, Kia Sorento, Subaru Forester e BMW X4.”

    • Esta matéria usa o termo SUV como o mercado o usa, para facilitar para quem está procurando um modelo desse tipo achar os mais baratos.

      • leitor

        Agora entendi. Estava me baseando numa afirmação dessa página aqui do NA:

        https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-que-sao-carros-suv/

        Mas é isso mesmo. Se o mercado trata assim, não é justo exigir que seja relatado com tanto rigor. Até soltei uma piada sobre o uso dos nomes no mercado nessa página. O chato é mais quando a gente conversa com um especialista e o cara gosta de consertar. Falar “daquele” SUV e ouvir que aquilo é um Crossover, somente pra dizer que a gente está errado e que é o sabidão. Como se diz, deixa pra lá então. Valeu!

      • JOSE DO EGITO

        Entao,se o mercado usa esse termo porque vcs nao colocaram o KWID ???

        • Marcelo Roberto Fernandes

          Concordo

        • Falei “mercado”, não “ilusão do fabricante”.

          • JOSE DO EGITO

            Tudo bem ,cada um faz a “leitura do mercado”como quiser

          • leitor

            Como dizem meus amigos, assim também é demais também! kkkkkkk(wid)

  • Augusto

    Pra mim mostraram 9 crossovers e um jipinho (Jimny)

    • Zé Mundico

      Realmente, o Jimny tá mais para jipinho off-road.

    • Mauro Schramm

      Verdade. Mas vale a ressalva que o Renegade também merece uma classificação a parte, quando equipado com tração 4×4.

      • Luciano RC

        Mas a questão envolve preço… só achei errado o Jimny está, já que ele não disputa mercado.

      • Raimundo A.

        Não por ter o 4×4 que fará tanta diferença. HR-V tem 4×4, mas não ofertam aqui e o sistema de tração é menos sofisticado que o do Jeep. O mesmo vale para Creta, Tracker, Captur, etc que em outros mercados tem a tração 4WD e não quiseram ofertá-la aqui.

        O Reganade, por sinal, na Europa, é vendido com a tração 4×4 usando o para-choque frontal da tração 4×2 aqui e essa peça reduz o ângulo de ataque. A oferta do 4×4 nessa situação é para ter uma desempenho fora de estrada melhor sobre o 4×2 e mais segurança no asfalto. Todavia, devido ao para-choque e vão livre pouco menor ao comparar com versões que usam o para-choque off-road, é limitado.

        De forma similar, o Compass com 4×4 diesel aqui até a versão Limited, por não usar pneus apropriados, não tem um desempenho tão bom no fora de estrada e por também não ter o modo Rock da versão Trailhawk, em aclives mais pesados tem dificuldades.

        Em suma, há uma série de detalhes, não apenas estéticos, origem da arquitetura, projeto, etc, que separarão veículos ditos SUV de outros crossovers com apelo SUV. No grupo dos mais SUVs, diferenças nos projetos irá mostrar os que realmente tem maior ou menor capacidade para o fora de estrada ou a tração nas quatros rodas é situações menos exigentes.

  • Robinho

    desta lista eu ficaria entre Jimny (SUV ?) e Kicks e fora dela considero a Ecosport.

    • beto

      São totalmente diferentes. Por falar em Jimmy, o único lugar que ele é lembrado é neste blog.

      • Robinho

        pois é, infelizmente…

      • Luis LC

        No mundo offroad ele é bem lembrado. Viatura com propósito específico é assim

    • Rodrigo

      Jimny é o único SUV da lista.

      • Edson Fernandes

        Não daria para considerar ele um Jipe não?

        • Luis LC

          Concordo, jipe pra prática de offroad. Divertido na cidade também mas longe de ser um SUV

          • Edson Fernandes

            É o que eu vejo nele em minha opinião. Sem duvida ele vai bem mais longe onde mesmo os SUV 4×4 ficam.

            Acho que SUV de verdade na Suzuki ao meu ver é o Gran Vitara.

            • Luis LC

              Pois é! Como apreciador dos carros SZK fiquei decepcionado com a suspensão das importações do Grand Vitara e importação do Vitara, que ao meu ver veio apenas pra competir com um produto semelhante na gama, o S-Cross.
              O Grand Vitara merecia mais tempo por aqui, um upgrade no motor e cambio e pronto, um legítimo SUV compacto

              • Eduardo Alves

                Mas o Grand Vitara saiu de linha não?

                • Luis LC

                  A SZK Brasil deixou de importar, ainda é vendido no Chile, Peru, Austrália, Indonésia, Russia e outro países mas todos com motorização e cambio melhores que os que eram vendidos aqui. A SZK Brasil resolveu tirar ele de linha e colocar o Vitara no lugar. Na minha opinião um bobagem, trocaram um verdadeiro SUV por um crossover muito parecido com o S-Cross, que já tava por aqui.

                  • Eduardo Alves

                    Certo, mas sao espolio de produção ou ainda são fabricados? so uma curiosidade mesmo ja que é um suzuqueiro

                    • Luis LC

                      Fabricados. Mesmo design, alguns países gostam muito desse produto, aqui mesmo era o Suzuki mais vendido

                    • Eduardo Alves

                      Legal, achei que tinham descontinuado. Eu particulamente tbm gosto muito do grand vitara, penso ate em comprar um pois sou engenheiro e preciso de um carro alto para rodar na obra. O bom que em goiania, se encontra carros com pouco uso e num preço muito bom. Queria andar em um pra ver o desempenho com o cambio at-4 e o consumo. Voce tem um?

  • REDDINGTON

    JAC reduziu 12 mil reais…normal. Quero ver a Jeep, Honda, Toyota fazerem isso…

    • Raimundo A.

      É mais provável os JAC terem uma margem de lucro maior porque o custo de várias peças importadas para montá-los aqui com toda a tributação e variação cambial ainda os tornam baratos a os citados reduziram tanto os preços porque há outros pontos em questão como qualidade e origem das peças.

      Note que o sistema iluminação dos modelos da JAC e da Chery parecem ser mais eficientes por terem luzes diurnas em LED, faróis com dupla parábola, lanternas em LED, etc, que são itens que costumam deixar mais caros os produtos. Modelos mais caros usam faróis mais simples quando poderiam pelo preço cobrado serem mais eficientes.

      Sobre uma certa ótica, quem consegue ofertar elementos aparentemente superiores e o preço final não é alto, é porque o custo é baixo e por este a confiabilidade pode ser questionada.

      • REDDINGTON

        Entendi o que vc disse. Mas resumindo: reduziu por que não vende, assim querer ganhar menos em cada unidade, pra buscar um lugar ao sol, lugar de verdade.

  • Louis

    Concessionária CAOA Hyundai seminovos da cidade de Sumaré-SP foi esvaziada.
    Creio que passará por reformas e se transformará em CAOA-Chery.

  • pdias

    Lembro de um amigo comentando de outro que era do Jeep Clube e estava “organizando” uma aventura com iniciantes no off-road. Daí o primeiro perguntou para o outro quando viu a galera raspando os fundos dos seus Renegades nas pedras na travessia de um córrego: “Que porcaria eles estão fazendo???”. Daí o outro respondeu: “Liga não, eles acham que estes carros são Off-Road, hehehe”.
    O único Off-Road valendo da lista acima é o “Jimny chaveirinho”, mas que põe os outros no bolso quando o assunto é ser off-road de verdade, não “parecer ser” (vulgo engana-trouxa).

  • tirando o jimny (que amo) os outros tem como unica capacidade de Suv aquela de subir na calçada pra deixar os filhos na escola

    • Robinho

      kkkkk boa!

  • carlos arriel

    Para mim são categorias distintas. SUV é off-road indiferente da carroceria.
    Exemplos:
    Renegade 4×4- SUV
    Renegade 4×2- Crossover
    A característica off-road é o principal diferencial. Quem deseja carro para andar na terra deve adquirir SUV.

    • Raimundo A.

      A FCA classifica o Renegade e o 500X como crossovers. O fato do Jeep ter maior aptidão off-road mesmo o Fiat tendo a tração 4WD com AT9 é porque o projeto do crossover da Jeep previa características para desempenhar melhor tal uso por ser uma premissa da marca.

      Dessa forma, o Renegade como o Compass, montados na mesma arquitetura e compartilhando transmissão, suspensão, tração, motores, etc, nas versões direcionadas para o off-road possuem vão livre maior, para-choque frontal diferente, pontos de reboque, etc. O Renegade não deixou de ser um crossover, mas tem versão para aplicações fora de estrada. Comercialmente, claro, vão vender como SUV.

      A FCA, por sua vez, classifica o Compas como C-SUV, porque este tem mais características de um SUV mesmo na configuração 4×2. O fabricante diz que o Renegade é crossover, B-CUV, e o Compass é SUV, C-SUV. Os vendem como SUVs.

      • carlos arriel

        Ótima explicação! É bem complicado saber qual é qual.

  • Japa palio adventure

    Faltou Sandero Stepway e a Palio Adventure nessa lista. Não sei se a Palio Adventure continua sendo fabricada; talvez a ausência dela na lista seja por isso.

    • Maycon Farias

      Acho que ela já está descansando em Paz.

    • beto

      É serio?

    • Emanuel Schott

      A lista é de SUVs, não de hatchs aventureiros.

  • Kd o Kwid em 1º lugar aí hein.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Renato Alves

    Melhor Custo Benefício JAC T6

    • Edson Fernandes

      Concordo e é o unico médio da turma.

    • Jurandir Filho

      Seria se tivesse opção automática…

      • Renato Alves

        Nenhum dessa lista tem.

        • Jurandir Filho

          Como opcional existe sim, pisada na bola da jac em não ofertar a versão at

  • marcosCAR

    E o Kwid? Pelos critérios do Inmetro ele está na categoria sim…
    Não é o caso do Ka Trail ou Onix Active por exemplo que não são definidos como SUV.

  • Marcelo Roberto Fernandes

    Fiz o que a publicação recomenda: estou hiper satisfeito com o meu Nissan Sentra SV

  • Daniel Astrauskas

    Comprei uma 2008 Griffe cambio at6, paguei 76, e o mais completo da categoria, super satisfeito

    • Robinho

      Parabén é um belo carro!

  • Wellington Myph13

    Kicks e Renegade são versões que nem existem em CSS…
    Tirando Duster e 2008, o resto é pra aventureiros de verdade…

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