Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Quais são os carros turbo mais baratos do Brasil? “Downsizing” até pouco tempo era algo desconhecido entre os automóveis. Hoje, tal palavra faz parte até do vocabulário de modelos mais em conta.


A prática de utilizar motores menores, mais modernos e eficientes, dotados de turbocompressores e, em algumas vezes, com uma quantidade menor de cilindros, demorou para chegar nos carros brasileiros. Hoje, porém, isso já pode ser visto até em carros de entrada das montadoras. A Volkswagen, por exemplo, oferece o up! com um motor 1.0 turbo de três cilindros, assim como os novos Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Com este novo conceito, agora há motorizações para todos os gostos em praticamente todos os segmentos. Propulsores turbo podem ser encontrados na categoria dos hatches subcompactos, hatches compactos, hatches e sedãs médios e até mesmo dos utilitários-esportivos.

Confira abaixo uma lista dos dez carros turbo mais em conta à venda no Brasil:

1 – Volkswagen up! Xtreme 170 TSI – R$ 61.290

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Citado no primeiro parágrafo desta matéria, o up! é justamente o “turbinado” mais barato da lista. O subcompacto da Volkswagen com motor 1.0 litro TSI de três cilindros flex é oferecido apenas na versão Xtreme, que custa R$ 61.290. O propulsor que equipa o carrinho é dotado de 12 válvulas, injeção direta de combustível, turbocompressor, intercooler, duplo comando variável e com bloco e cabeçote em alumínio.

Segundo dados da marca, o up! TSI entrega 101 cavalos de potência com gasolina e 105 cv com etanol, a 5.000 rpm, e torque de 16,8 kgfm, a 1.500 rpm, acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades. O carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (gasolina) e 9,3 s (etanol) e alcança velocidade máxima de 182 km/h e 184 km/h, respectivamente.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

No consumo, a média é de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol e 13,8 km/l e 16,1 km/l, respectivamente, com gasolina.

Entre os equipamentos, a versão mais básica do VW up! turbo entrega airbags frontais, freios ABS com EBD, controle de tração, direção elétrica, banco do motorista e volante com ajuste de altura, ar-condicionado, desembaçador traseiro, Isofix, sistema de som com Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e rodas de aço com calotas e pneus de baixa resistência à rolagem (175/70 R14).

2 – Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT – R$ 65.390

Chevrolet Onix

O segundo colocado da lista é o novo Onix hatch turbo, que sai por R$ 65.390. O modelo começa com versões mais baratas, equipadas com motor 1.0 aspirado. Mas logo aparece a versão com motor Ecotec 1.0 Flex Turbo, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque, apesar de não ter injeção direta.

3 – Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT – R$ 68.390

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Na terceira posição está a versão sedã do segundo colocado: o Onix Plus Turbo. Equipado com o mesmo motor do irmão hatch (Ecotec 1.0 Flex Turbo, de 116 cv e 16,8 kgfm de torque), o modelo tem preço inicial em R$ 68.390. É interessante citar que a versão sedã do Onix foca bastante nesse propulsor, o que deve alavancar suas vendas e colocá-lo em briga direta com o VW Virtus.

4 – Hyundai HB20 Evolution 1.0 Turbo – R$ 74.490

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Seguindo a receita dos rivais, a Hyundai lançou o renovado HB20 com a opção do novo motor 1.0 turbo com injeção direta, que entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque. O propulsor substitui o antigo 1.0 turbo da marca, que não fez tanto sucesso por não ser tão confiável.

5 – Hyundai HB20S Evolution 1.0 Turbo – R$ 79.090

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Com o mesmo conjunto mecânico do HB20 (hatch), o sedã HB20S também é oferecido na versão TGDI, com motor 1.0 turbo de 120 cv. A diferença, é claro, está na capacidade do porta-malas: 475 litros contra 300 litros do irmão menor.

6 – Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI – R$ 83.390

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Em sexto lugar aparece o VW Polo, na versão Comfortline 200 TSI. O hatch vem com motor 1.0 turbo de 128 cv e transmissão automática de seis velocidades. Bem equipado, ele oferece sensor de estacionamento, faróis de neblina com Cornering Light, multimídia Composition Touch e volante multifuncional.

6 – Chery Arrizo 5 RXS – R$ 87.490

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Não demorou muito para que as montadoras chinesas vissem as vantagens de aderir aos motores turbinados, que são mais eficientes e econômicos. Um exemplo é o Arrizo 5, da Chery, que aparece já reestilizado (e com preços bem maiores).

O sedã vem com motor 1.5 turbo flex (sem injeção direta) e com câmbio CVT que simula nove marchas. Ele entrega 147/150 cv e 19,3 kgfm de torque máximo.

8 – Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI – R$ 90.220

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

Marca com mais representantes nessa lista, a Volkswagen também oferece o Virtus na versão Comfortline 200 TSI, por R$ 90.220. Usando o mesmo motor 1.0 turbo de 128 cv do Polo, o sedã se mostra uma das melhores opções do mercado em relação a desempenho e baixo consumo de combustível.

9 – Chevrolet Tracker 1.0 Turbo MT – R$ 92.850

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

A penúltima posição é do lançamento mais recente da Chevrolet, o SUV Tracker. As versões de entrada vem equipadas com o mesmo motor 1.0 turbo da família Onix, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Já as mais caras dispõe do propulsor 1.2 turbo, que aumenta a potência e o torque para 133 cv e 21,4 kgfm.

10 – Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI – R$ 94.290

Os 10 carros turbo mais baratos à venda no Brasil

A última novidade da VW no mercado brasileiro foi o Nivus, que também é equipado apenas com o conhecido motor 1.0 turbo da marca. O SUV entrega até 128 cv e sempre tem a transmissão automática de seis velocidades.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.