Top 10: Carros 1.4 mais baratos

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

No mercado brasileiro, a oferta de carros com motor 1.4 diminuiu bastante, especialmente com a perda de vários modelos da Fiat com esse volume de propulsor. Ele se tornou bem popular há alguns anos atrás, mas depois passou a ser bem empregado em carros de performance superior, notadamente com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível.


Mas quais são os modelos com motor 1.4 litro mais baratos do mercado? Nesse caso, são os carros que ainda estão em produção, dispensando assim aqueles que a Fiat já não produz mais e que existem apenas em estoque que, de uma hora para outra, podem simplesmente sumir do site da marca e das lojas.

Na lista abaixo, por conta desse esvaziamento provocado pela marca italiana, esse Top 10 acaba por englobar também os motores 1.4 com turbo e injeção direta, visto que entre estas duas categorias não existe opções com potência intermediária, como era o caso dos modelos da JAC Motors com motor 1.4 de 108 cv, por exemplo.

Com isso, o mercado atual tem opções com essa motorização que ficam entre R$ 55.790 e R$ 131.990.

TOP 10 carros com motor 1.4 mais baratos do mercado brasileiro:

1) Fiat Grand Siena – R$ 65.290

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

O Fiat Grand Siena é o último carro de passeio da marca ainda com motor Fire Evo 1.4 8V. Por estar próximo de seu adeus, o modelo tem recebido preços menores, o que o fez ocupar o primeiro lugar desse ranking.

Projeto dos anos 90, o Fire Evo entrega 85 cv e 88 cv, respectivamente com gasolina e etanol, além de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, na mesma ordem. O Grand Siena 1.4 vem com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, rodas de aço aro 15 polegadas, faróis de neblina, faróis duplos, preparação para rádio, retrovisores com ajustes internos, luzes de leitura, computador de bordo, entre outros.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

2) Chevrolet Montana LS – R$ 77.690

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

A Montana oferecia o mesmo motor 1.4 em todas as suas versões, entregando 99 cv e 13,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, mas agora a picape tem apenas a configuração LS. Porém, mesmo com mais potência que a rival Strada, não consegue enfrentar o modelo da Fiat de igual para igual nas vendas e já pede urgentemente uma atualização visual.

3) Fiat Strada Endurance – R$ 79.390

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

Em terceiro lugar de nossa lista aparece a versão de entrada da nova picape Strada. O modelo da Fiat, líder em seu segmento, vem com motor 1.4 de 88 cv e 12,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Já em sua nova geração, essa versão é conhecida como Cabine Plus.

4) Fiat Fiorino – R$ 82.990

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

Outro modelo da Fiat que conta com o mesmo motor 1.4 é a Fiorino. Renovada recentemente, ela conta com um projeto mais antigo, mas isso não afeta suas vendas para quem precisa de um carro desse tipo, voltado para o trabalho. O motor 1.4 entrega a mesma potência de 88 cv e 12,5 kgfm de torque.

5) Chevrolet Cruze LT e Cruze Sport6 LT – R$ 120.680

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

O Chevrolet Cruze tem o mesmo preço para a versão LT do sedã e a Sport6 LT (hatch), além de compartilhar o mesmo motor. Ele usam o conjunto 1.4 Ecotec Turbo SIDI do Chevrolet Tracker LT citado acima. Com até 153 cv e câmbio automático de seis marchas, esta versão LT um pacote de equipamentos muito bom, incluindo controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve aro 17 polegadas, entre outros, que não são oferecidos no Tracker LT.

Além disso, apresenta um bom espaço interno e porta-malas, oferecendo um estilo mais jovial e esportivo. O Chevrolet Cruze Sport6 LT ainda tem câmera de ré, multimídia com Android Auto e Car Play, ar-condicionado automático, navegador GPS, Start&Stop, controle de cruzeiro, bancos em tecido especial, faróis com ajuste em altura, escape cromado, alerta de pressão dos pneus, entre outros.

6) Volkswagen Polo GTS – R$ 121.890

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

Um novo modelo em nossa lista é a versão mais cara do Polo, a esportiva GTS. O motor é o já conhecido 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, que nesse caso tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e máxima de 207 km/h. O desempenho é interessante, mas o preço é bem salgado.

7) Volkswagen Virtus GTS – R$ 127.790

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

Assim como o Polo, o Virtus também ganhou uma versão GTS, que parece fazer menos sentido na carroceria sedã. Mesmo assim, ela aparece como a versão mais potente e equipada na linha do modelo, contando com equipamentos como faróis full LED, detalhes esportivos no interior e exterior, vários modos de condução, entre outros já presentes na Highline.

8) Volkswagen T-Cross 250 TSI – R$ 138.590

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

O T-Cross tem versões mais baratas que usam o motor 1.0 TSI, mas é a configuração 250 TSI que aparece nessa lista, com o mesmo motor que o Jetta usa. O preço sugerido é de R$ 138.590, mas que pode passar dos R$ 154 mil com todos os pacotes opcionais.

9) Volkswagen Jetta Comfortline 250 TSI – R$ 137.720

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

Renovado recentemente, o VW Jetta continua fazendo uso do bom motor 1.4 TSI da marca alemã e era uma opção mais interessante com sua versão de entrada. Infelizmente ela saiu de linha, elevando bastante o preço inicial do sedã.

Ele entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, sendo associado a uma transmissão automática de seis marchas (veja também os carros automáticos usados mais baratos) . Nessa configuração, o sedã parte de R$ 137.720, mas pode chegar a quase R$ 198 mil na versão GLI 350 TSI com todos os opcionais.

10) Suzuki S-Cross 4Style – R$ 149.990

Top 10: Carros 1.4 mais baratos

Com a mesma mecânica e tração dianteira, o Suzuki S-Cross 4Style não foca tanto na esportividade como o Vitara 4Sport, mas tem um propulsor forte e econômico, que faz o crossover ter uma performance de esportivo. Igualmente bem equipado, esse modelo chama atenção por ter o mesmo preço que o SUV compacto.

Vantagens? Mais espaço interno e porta-malas superior. Fora isso, mantém o bom acabamento e sofisticação, mas com um ar mais sóbrio e familiar.

[Imagens ilustrativas]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.