Esportivos Listas Top 10 Mercado Preços

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

Quais são os carros esportivos mais baratos do Brasil? Bem, o nosso país nunca teve uma fartura de opções de modelos deste tipo, e ultimamente não tem sido diferente. Os carros esportivos são poucos, caros e na sua maioria importados.


Nesta nova lista TOP 10 temos os carros esportivos mais baratos do Brasil. Vamos considerar os modelos cuja proposta final é a esportividade e não apenas uma versão com visual alusivo ao tema, mas que apresenta características para uma tocada mais rápida, pois se focassemos em modelos apenas com visual esportivado, teríamos até mesmo populares nesta lista.

Alguns desses carros esportivos baratos nem mesmo possuem visual esportivo, como é o caso de um Peugeot 208 GT ou de um Peugeot 308 THP, que são modelos mais sóbrios mas que tem motor 1.6 Turbo debaixo do capô.

Eles possuem ajuste de suspensão mais rígido, incluindo até conjunto mais sofisticado sob o chassi em relação à versão de entrada. Isso sem contar bancos e o próprio desempenho do mesmo. Outros possuem visual e proposta nesse sentido, mas com desempenho condizente.

As potências vão de 152 cv a mais de 220 cv na lista abaixo, sendo que cada um aproveita da melhor forma a cavalaria disponível. Há modelos turbinados nessa faixa de preço e que ficaram de fora, pois ainda conservam foco no conforto.

Assim, temos na lista TOP 10 com os carros esportivos mais baratos do Brasil:

1) Renault Sandero RS 2.0 – R$ 69.690

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

Sem dúvidas, o Renault Sandero R.S. 2.0 é a opção mais barata do mercado nacional em termos de esportivos. O hatch de origem romena foi buscar na divisão de alta performance da Renault na França o pacote necessário para converter-se em um carro de pegada realmente agressiva.

Apesar de parecer apenas um Sandero com pacote visual e motor grande, o R.S. 2.0 recebeu diversas modificações estruturais e mecânicas para ter uma performance digna de esportivo. O modelo conta até com modos de condução, que alteram o funcionamento do motor F4R 2.0 que, ainda assim, tem somente 145 cv na gasolina e 150 cv no etanol, entregando 20,2 e 20,9 kgfm, respectivamente. Assim, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e tem máxima de 202 km/h.

2) Peugeot 208 GT 1.6 Turbo – R$ 85.490

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

Infelizmente, o Peugeot 208 GT saiu de linha no Brasil. Mas como isso aconteceu recentemente e ele ainda pode ser encontrado em algumas concessionárias, o esportivo francês continua em nossa lista.

O modelo é uma releitura brasileira do famoso GTi francês, que lá na Europa tem mais de 200 cv. Aqui, o hatch feito em Porto Real-RJ vem com motor 1.6 THP Flex de 166 cv com gasolina e 173 cv com etanol, entregando também torque de 24,5 kgfm a partir de 1.500 rpm.

Com câmbio manual de seis marchas e embreagem dura, característica de esportivos, o modelo atrai não só pela performance, mas também pelo visual. O Peugeot 208 GT acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 222 km/h. Mas não apenas isso.

Por fora, filetes vermelhos, faróis com LEDs diurnos, lanternas em LED, rodas aro 17 polegadas, detalhes em preto brilhante e um vistoso escape chamam atenção. Dentro, um volante de fundo chato, um cluster exclusivo e bancos esportivos criam uma atmosfera de alta performance.

3) Volkswagen Jetta GLI – R$ 147.990

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

Renovado, o Jetta é vendido no Brasil apenas com motores turbo. As versões mais baratas são equipadas com o 1.4 TSI de 150 cv, mas não podem ser chamadas de esportivas. A configuração que realmente merece essa designação é a topo de linha GLI 350 TSI.

Essa opção é equipada com o mesmo motor da anterior 2.0 TSI Highline, mas agora com 230 cv e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é automática e tem seis velocidades, num conjunto que leva o sedã de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, com máxima de 250 km/h. Mesmo não sendo barato, o Jetta GLI tem um conjunto capaz de deixar muitos modelos mais caros para trás.

4) Honda Civic Si – R$ 164.900

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

O Honda Civic Si é um modelo famoso entre os esportivos, e ele continua à venda no Brasil. Mesmo não sendo tão famoso quanto o Golf GTI era, o modelo japonês entrega bastante diversão ao volante.

Ele é equipado com motor 1.5 turbo de 208 cv e 26,5 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas (aí está o motivo da diversão). Seu tempo de 0 a 100 km/h é de 7,2 segundos, e sua velocidade máxima fica na casa dos 238 km/h. O preço de um modelo zero quilômetro no Brasil é de R$ 164.900

5) MINI Cooper S 2.0 – R$ 169.990

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

O MINI Cooper S é um pequeno indomável, um verdadeiro kart. Pequeno, baixo e rápido, o hatch britânico chega em nova geração sobre a plataforma UKL da BMW, ostentando igualmente um motor B48 2.0 TwinPower Turbo com 192 cv e 30,6 kgfm a 1.250 rpm. Esse motor modular do fabricante alemão, controlador da inglesa, vem com câmbio automático Steptronic de seis marchas e tração apenas dianteira.

Com uma pegada bem agressiva, o MINI Cooper S permite acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atingir máxima de 233 km/h. Dotado de suspensão rebaixada e firme, o esportivo inglês tem bancos envolventes, multimídia MINI ConnectedDrive com serviços online, volante de três raios, modos de condução, HUD, entre outros. O cluster também é digital e o ambiente é claramente exótico, remetendo ao clássico dos anos 60.

6) Audi A3 Sedan 2.0 – R$ 194.990

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

O Audi A3 Sedan na versão Ambition tem motor EA888 2.0 TFSI de 220 cv e 35,7 kgfm, que substituiu o antigo EA113 1.8 TFSI de 180 cv, entregando uma performance bem superior com câmbio de dupla embreagem S tronic de seis marchas, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos com máxima de 250 km/h.

7) Volvo S60 T4 – R$ 195.950

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

O Volvo S60 T4 utiliza o mesmo powertrain do V40 T4, mas muito antes deste, terá uma nova geração, feita sobre a plataforma escalável SPA, a mesma dos S/V/XC90. O motor Drive-E 2.0 continuará na próxima geração e provavelmente com os mesmos 190 cv e 30,6 kgfm, mas com câmbio automático de oito marchas.

Atualmente, ele porta uma caixa de seis marchas. Mesmo assim, vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e tem máxima de 220 km/h.

8) BMW 320i Sport – R$ 199.950

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

Renovada recentemente, a nova BMW 320i Sport continua sendo uma opção interessante para quem espera um bom desempenho. O modelo tem motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm de torque, capaz de levá-lo aos 100 km/h em 7,1 segundos, especialmente graças à transmissão automática de 8 marchas. A velocidade máxima é de 240 km/h.

Mas se o desejo for por uma performance ainda melhor, a Série 3 tem ainda a versão 330i Sport, com o mesmo motor 2.0 turbo calibrado para entregar 258 cv e 40,8 kgfm de torque, o que diminui o tempo de 0 a 100 km/h para 5,8 segundos e aumenta a velocidade máxima para 250 km/h.

9) Volkswagen Golf GTE – R$ 199.990

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

Depois da saída do Golf GTI, a Volkswagen manteve o modelo por aqui apenas na versão GTE. Talvez alguns achem estranho colocarmos um modelo híbrido numa lista de esportivos, mas a verdade é que se o Golf GTI estava aqui, o GTE também merece seu lugar.

O esportivo “verde”, que é vendido apenas na cor azul, tem um conjunto mecânico interessante: motor 1.4 TSI de 150 cve 25,5 kgfm de torque atuando em conjunto com o propulsor elétrico de 102 cv e 33,6 kgfm. O resultado combinado é de 204 cv e 35,7 kgfm. O Golf GTI vendido por aqui até o ano passado tinha motor 2.0 TSI de 230 cv e os mesmos 35,7 kgfm, que no GTE aparecem mais cedo.

O resultado em provas de aceleração do Golf GTE mostra que ele não serve apenas para economizar combustível, pois chega aos 100 km/h em 7,6 segundos, com máxima de 222 km/h. Ou seja, ele faz quase o mesmo que o GTI, mas consumindo bem menos. O problema, é claro, é seu preço inicial.

10) Ford Mustang Black Shadow – R$ 331.750

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil (lista)

É claro que nossa lista acabaria em valores fora da realidade para a maioria dos brasileiros. Também é um fato que na faixa de R$ 200 mil a R$ 300 mil temos vários SUVs que entregam uma boa performance. Mas nossa lista exige que o modelo seja esportivo, ou pelo menos calibrado de forma que possa entregar mais esportividade.

Por isso, o décimo colocado é o Ford Mustang, vendido por aqui na versão Black Shadow por R$ 331.750. O valor é alto, mas o sorriso ao dirigi-lo é garantido. São 466 cv e 56,7 kgfm de torque extraídos de seu motor 5.0 V8. A transmissão é automática e tem 10 velocidades, o que leva o esportivo aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.

E se você sentiu falta do Chevrolet Camaro em nossa lista (especialmente quando viu o Mustang por aqui), saiba que o modelo custa ainda mais que o esportivo da Ford, começando em R$ 338.990.

Galeria de fotos dos 10 esportivos mais baratos do Brasil:

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Oberon de Megrez

    Ufa! …Pensei que ia ter um UP! na lista

  • Vitor Cavalcanti

    A cena de carros no Brasil é uma piada mesmo… 60 mil por um carro de dez segundos, um Jetta por 150 mil… Puta que pariu, quando as fabricantes vão levar a gente a sério? Enquanto isso nos EUA tu compra um carro de 200cv por 7 mil reais usadão.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email