Esportivos Listas Top 10 Mercado Preços

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

Quais são os carros esportivos mais baratos do Brasil? Bem, o nosso país nunca teve uma fartura de opções de modelos deste tipo, e ultimamente não tem sido diferente. Os carros esportivos são poucos, caros e na sua maioria importados.


Nesta nova lista TOP 10 temos os carros esportivos mais baratos do Brasil. Vamos considerar os modelos cuja proposta final é a esportividade e não apenas uma versão com visual alusivo ao tema, mas que apresenta características para uma tocada mais rápida, pois se focassemos em modelos apenas com visual esportivado, teríamos até mesmo populares nesta lista.

Alguns desses carros esportivos baratos nem mesmo possuem visual esportivo, como é o caso de um Peugeot 208 GT ou de um Peugeot 308 THP, que são modelos mais sóbrios mas que tem motor 1.6 Turbo debaixo do capô.

Eles possuem ajuste de suspensão mais rígido, incluindo até conjunto mais sofisticado sob o chassi em relação à versão de entrada. Isso sem contar bancos e o próprio desempenho do mesmo. Outros possuem visual e proposta nesse sentido, mas com desempenho condizente.


As potências vão de 152 cv a mais de 220 cv na lista abaixo, sendo que cada um aproveita da melhor forma a cavalaria disponível. Há modelos turbinados nessa faixa de preço e que ficaram de fora, pois ainda conservam foco no conforto.

Assim, temos na lista TOP 10 com os carros esportivos mais baratos do Brasil:

1) Renault Sandero RS 2.0 – R$ 63.750

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

Sem dúvidas, o Renault Sandero R.S. 2.0 é a opção mais barata do mercado nacional em termos de esportivos. O hatch de origem romena foi buscar na divisão de alta performance da Renault na França o pacote necessário para converter-se em um carro de pegada realmente agressiva.

Apesar de parecer apenas um Sandero com pacote visual e motor grande, o R.S. 2.0 recebeu diversas modificações estruturais e mecânicas para ter uma performance digna de esportivo. O modelo conta até com modos de condução, que alteram o funcionamento do motor F4R 2.0 que, ainda assim, tem somente 145 cv na gasolina e 150 cv no etanol, entregando 20,2 e 20,9 kgfm, respectivamente. Assim, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e tem máxima de 202 km/h.

2) Peugeot 208 GT 1.6 Turbo – R$ 84.490

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O Peugeot 208 GT é uma releitura brasileira do famoso GTi francês, que lá na Europa tem mais de 200 cv. Aqui, o hatch feito em Porto Real-RJ vem com motor 1.6 THP Flex de 166 cv com gasolina e 173 cv com etanol, entregando também torque de 24,5 kgfm a partir de 1.500 rpm.

Com câmbio manual de seis marchas e embreagem dura, característica de esportivos, o modelo atrai não só pela performance, mas também pelo visual. O Peugeot 208 GT acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 222 km/h. Mas não apenas isso.

Por fora, filetes vermelhos, faróis com LEDs diurnos, lanternas em LED, rodas aro 17 polegadas, detalhes em preto brilhante e um vistoso escape chamam atenção. Dentro, um volante de fundo chato, um cluster exclusivo e bancos esportivos criam uma atmosfera de alta performance.

3) Peugeot 308 Griffe THP – R$ 84.990

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O hatch médio de origem francesa não é exatamente um carro com proposta esportiva, mas seu conjunto mecânico o capacita no preenchimento desse requisito. Com até 173 cv no motor 1.6 THP Flex, o modelo deixa de lado um câmbio manual de seis marchas para dar ênfase ao conforto com uma caixa automática EAT6.

Na versão Griffe, o Peugeot 308 THP confere uma excelente performance, indo de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos com máxima de 215 km/h. O modelo vem bem completo, tendo rodas de liga leve aro 17 polegadas, teto panorâmico, ar-condicionado dual zone, piloto automático, bancos em couro, retrovisores com rebatimento elétrico, multimídia com Car Play e MirrorScreen, câmera de ré, LEDs diurnos, entre outros. Ele também oferece um bom espaço interno e porta-malas generoso.

4) Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI – R$ 108.600

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O velho sedã médio da Volkswagen está se despedindo para a chegada da nova geração, que ainda não teve uma versão mais potente lançada nos EUA ou México, oferecendo unicamente o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, controlado por um câmbio automático Aisin de oito marchas. No caso acima, trata-se da versão Highline, que ainda é movido pelo antigo EA113 2.0 TSI.

Este motor de geração anterior ao atual EA888, entrega 211 cv e 28,5 kgfm, sempre movido por gasolina. O propulsor é poderoso e vem com a caixa automatizada de dupla embreagem DSG de seis marchas, mas com tração apenas dianteira. Bem resolvido em termos de propulsão, o Volkswagen Jetta Highline não tem proposta esportiva, mas seu desempenho diz o contrário. Assim, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 241 km/h, suficientes para deixar muito carro para trás.

5) Audi A1 Sportback 1.8 – R$ 131.990

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O pequeno hatch de acesso da Audi é sem dúvida um esportivo nato. Compacto e com pegada bem agressiva, o A1 Sportback nem é o S1, mas proporciona uma condução bem agradável. Baseado ainda na plataforma PQ26, o modelo se diferencia na versão Ambition por oferecer um motor maior e mais potente que as demais opções, que são alimentadas pelo EA211 1.4 TFSI de 125 cv e 20,4 kgfm.

No caso do Ambition, o Audi A1 Sportback dispõe do antigo EA113 1.8 TFSI de 192 cv e 25,5 kgfm, obtidos em apenas 1.250 rpm. Esse propulsor trabalha com um câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic com sete velocidades e tração dianteira. Com tudo isso, o pequeno hatch vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos com velocidade máxima de 234 km/h. Ou seja, um foguete compacto. Com belo visual, o modelo tem faróis bi-xênon, LEDs diurnos, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 17 polegadas, escape esportivo, volante de fundo chato e bancos esportivos.

6) Volkswagen Golf GTI – R$ 134.870

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O Volkswagen Golf GTI é o clássico esportivo europeu, sendo o primeiro de sua categoria em 1974. De lá para cá, vendeu milhões de unidades e vem satisfazendo o desejo de milhares de compradores, que buscam sua performance e estilo prático. Equipado com o moderno EA888 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm a 1.500 rpm, o modelo tem câmbio de dupla embreagem DSG de seis marchas.

Com força apenas nas rodas dianteiras (tração integral só existe no Golf R), o Volkswagen Golf GTI tem uma pegada bem mais agressiva e está apto a fazer bem nas pistas, tendo inclusive uma versão GTI Performance com 230 cv, além das edições Clubsport e Clubsport S, que eleva a cavalaria para 265 cv ou nada menos que 310 cv, que o fez quebrar o recorde de Nürburgring para carros de tração dianteira. Então, o Golf GTI vendido no Brasil é apenas a ponta do iceberg. Mesmo assim, voa de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem máxima de 237 km/h.

7) Volvo V40 T4 – R$ 137.950

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O Volvo V40 é um hatch médio da marca sueca ainda aparentado com o Ford Focus da geração atual, herança de quando o fabricante nórdico fazia parte do grupo americano. Mesmo, o modelo tem uma estrutura bem mais rígida e segura que o médio da Ford, apresentando um bom nível de sofisticado e luxo.

Atualmente, após facelift, a Volvo decidiu manter apenas o motor 2.0 Drive-E de 190 cv e 30,6 kgfm a partir de 1.500 rpm nas versões mais baratas, o que significa ter uma performance bem superior ao antigo 1.5 Turbo e mais eficiente em relação ao antigo cinco cilindros 2.0 Turbo de 180 cv ou 210 cv e ao 2.0 GTDI da Ford, que entregava 240 cv.

Com câmbio automático de seis marchas, o V40 T4 vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem máxima de 230 km/h. A próxima geração terá a plataforma modular CMA, desenvolvida com a Geely. Este terá motores Drive-E 1.5 e 2.0, além de versão elétrica e híbrida plug-in, bem como câmbio automático de oito marchas.

8) MINI Cooper S 2.0 – R$ 150.500

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O MINI Cooper S é um pequeno indomável, um verdadeiro kart. Pequeno, baixo e rápido, o hatch britânico chega em nova geração sobre a plataforma UKL da BMW, ostentando igualmente um motor B48 2.0 TwinPower Turbo com 192 cv e 30,6 kgfm a 1.250 rpm. Esse motor modular do fabricante alemão, controlador da inglesa, vem com câmbio automático Steptronic de seis marchas e tração apenas dianteira.

Com uma pegada bem agressiva, o MINI Cooper S permite acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atingir máxima de 233 km/h. Dotado de suspensão rebaixada e firme, o esportivo inglês tem bancos envolventes, multimídia MINI ConnectedDrive com serviços online, volante de três raios, modos de condução, HUD, entre outros. O cluster também é digital e o ambiente é claramente exótico, remetendo ao clássico dos anos 60.

9) Volvo S60 T4 – R$ 159.950

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O Volvo S60 T4 utiliza o mesmo powertrain do V40 T4, mas muito antes deste, terá uma nova geração, feita sobre a plataforma escalável SPA, a mesma dos S/V/XC90. O motor Drive-E 2.0 continuará na próxima geração e provavelmente com os mesmos 190 cv e 30,6 kgfm, mas com câmbio automático de oito marchas.

Atualmente, ele porta uma caixa de seis marchas. Mesmo assim, vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem máxima de 230 km/h. Se o atual é rápido, o próximo – que deve ser revelado em Genebra ou antes da metade de 2018 – será ainda mais, apesar do tamanho maior. A plataforma SPA permitirá maximizar a performance com o mesmo propulsor.

10) Audi A3 Sedan 2.0 – R$ 160.990

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil

O Audi A3 Sedan na versão Ambition tem motor EA888 2.0 TFSI de 220 cv e 35,7 kgfm, que substituiu o antigo EA113 1.8 TFSI de 180 cv, entregando uma performance bem superior com câmbio de dupla embreagem S tronic de seis marchas, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos com máxima de 250 km/h.

Galeria de fotos dos 10 esportivos mais baratos do Brasil:

TOP 10: Os carros esportivos mais baratos do Brasil
Nota média 3 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email