O mercado nacional não tem muitas marcas chinesas, mas o que existe já é suficiente para impactar fortemente com preços competitivos e ações de produção nacional, com todas elas focando na eletrificação.
Assim, entre os 10 carros chineses mais baratos do Brasil, quase todos são eletrificados, sendo alguns elétricos e outros híbridos, tanto HEV quanto MHEV, além da combustão comum, ainda vigente.
10) Haval H6 – R$ 214.000
O Haval H6 está mexendo com o mercado de carros eletrificados no país, com sua proposta de tecnologia e preço, que o coloca numa posição de destaque com ótimas vendas no ano passado e potencial de mais emplacamentos este ano.
Com motor 1.5 Turbo e outro elétrico, o Haval H6 entrega 243 cavalos combinadamente, tendo consumo de 12 km/l na estrada e 13,8 km/l na cidade, com autonomia de 740 km.
Bem completo, será nacionalizado em 2024.
9) Seres 3 – R$ 199.990
O Seres 3 BEV é a opção mais barata da marca chinesa com ligações com a Huawei, ainda que em operação de baixo orçamento, que precisa provar a que veio, afinal, a partir de agora, se não produzir aqui, terá de pagar mais imposto.
O SUV de porte médio tem motor de 163 cavalos e 30,6 kgfm, além de bateria de fosfato de ferro de 53 kWh, que permite rodar 206 km no ciclo do Inmetro, que reduz o alcance.
Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,9 s e tem final de 160 km/h.
8) Caoa Chery Tiggo 8 – R$ 189.990
O SUV de sete lugares da Caoa Chery é uma visão tradicionalista de um segmento ameaçado pelos carros eletrificados.
E o próprio Tiggo 8 tem sua parcela de “culpa” nisso, com sua versão PHEV, mas esse é um caminho sem volta.
Com motor 1.6 TGDI de 186 cavalos e 28,5 kgfm, o Tiggo 8 tem câmbio de dupla embreagem com sete marchas, além de tração dianteira e um pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de faixa, entre outros.
7) Caoa Chery Tiggo 7 – R$ 179.990
Irmão menor do Tiggo 8, o Tiggo 7 é outro exemplo de modelo tradicional, mas que também tem sua versão eletrificada e o melhor disso é que as duas tem o mesmo preço acima, dando liberdade ao consumidor, ainda que o MHEV seja melhor.
O Tiggo 7 tem motor 1.5 Turbo Flex de 147 cavalos na gasolina e 150 cavalos no etanol, entregando 21,4 kgfm.
Enquanto isso, a versão Pro Hybrid tem o mesmo propulsor, mas com sistema MHEV de 48 volts com 160 cavalos e 25,5 kgfm.
6) ORA 03 – R$ 150.000
Esse chinês com cara de Porsche e espírito de MINI ainda não acelerou diante do rival Dolphin, mesmo que tenha atributos para isso.
De qualquer forma, é uma opção atraente pelo preço, com 171 cavalos e 25,5 kgfm.
Com bateria de 48 kWh, o ORA 03 Skin vai de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e tem autonomia de 232 km no ciclo PBEV.
De aparência premium, o dispõe de aro 18 polegadas, cluster digital e multimídia de 10,25 polegadas, entre outros.
5) BYD Dolphin – R$ 149.800
Ele gerou o “efeito Dolphin” e mexeu com o mercado de carros elétricos e com os demais também, já que chegou com um preço altamente competitivo e agora amplia sua força com a expectativa de produção nacional na Bahia.
Com 95 cavalos e 18,3 kgfm, o ágil Dolphin traz uma bateria de 44,9 kWh e autonomia de 291 km no ciclo do Inmetro.
Mesmo indo de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, o BYD não decepciona em tecnologia, com OTA, NFC, tela giratória, etc.
4) Caoa Chery Arrizo 6 – R$ 139.990
O sedã médio da Caoa Chery já foi nacional e ainda se mantém como uma das poucas opções do mercado, mas único em sua categoria com sistema mild hybrid de 48 volts, entregando 160 cavalos e 25,5 kgfm ao motor 1.5 Turbo Flex com CVT.
Tendo como alvo o Toyota Corolla, o Arrizo 6 tem preço competitivo, além de bom conteúdo.
Este conteúdo inclui bancos em couro, assentos com ajustes elétricos, teto solar elétrico, transmissão com joystick, carregador indutivo de smartphone, etc.
3) JAC E-JS1 – R$ 126.900
O E-JS1 é um carro simples e ágil, com muita força em seu motor de 62 cavalos e 15,3 kgfm, que proporciona arrancadas impressionantes para seu porte, além de bateria de 30,2 kWh com autonomia de 161 km no ciclo do PBEV.
Subcompacto, cabe em qualquer vaga e tem espaço para quatro, quase sem volume interno para bagagens, sendo tipicamente urbano.
Tem multimídia de 10 polegadas e cluster digital, além de interior com cores vivas.
2) Caoa Chery Tiggo 5x – R$ 119.990
Boa sacada da CAOA, o Tiggo 5x na versão Sport é um tapa na cara de muitos SUVs compactos de mesma faixa de preço, com conteúdo que o destaca dos demais, com bancos em couro, retrovisores com rebatimento elétrico e rodas aro 17.
Tem carregador indutivo, ar condicionado dual zone, alavanca elétrica, cluster digital, multimídia de tela grande, suspensão multilink, etc.
Seu motor 1.5 Turbo Flex tem até 150 cavalos e 21,4 kgfm, além de CVT com paddle shifts.
1) Caoa Chery iCar – R$ 119.990
O mini carro da Caoa Chery pode não vender tanto, mas é a referência de carro elétrico mais barato do mercado e, por sequência, também o carro chinês mais em conta, algo surreal, indicando que essa será a pegada deles por aqui.
Com motor elétrico de 61 cavalos e 15,3 kgfm, tem bateria de lítio de 30,8 kWh, o pequeno carro para dois, que pode levar quatro, tem autonomia de 197 km no ciclo do Inmetro.
Bem completo, tem até teto panorâmico e recuo elétrico de banco.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!