Top 23: carros esportivos até 50.000 reais (2022)

Volkswagen Golf GTI Mk3 Brasil 2

Que carro esportivo você consegue comprar com 50.000 reais?


Com o preço exorbitante dos carros novos, fica impossível responder a essa pergunta, já que não existe sequer um. O mais barato era o Renault Sandero RS 2.0 por R$ 99.290. Porém, se você for ao mercado de usados, encontrará uma ampla oferta de carros com boa performance.

Esta lista seria um Top 10, mas diante de tantas opções, decidimos buscar todas as possíveis escolhas entre os carros de grande potência e desempenho numa faixa de preço por volta de R$ 50.000.

É importante frisar que, apesar do título da matéria, alguns modelos da lista não são puramente esportivos, mas possuem desempenho equivalente.

Isso significa que temos abaixo desde carros populares até sedãs executivos, embora todos apresentem um desempenho acima da média do mercado.

Para quem está interessado em ter um desses na garagem, vale a pena procurar com calma em sites de classificados. Como existe uma variação nos anúncios, o valor de cada modelo é referente à tabela Fipe (conforme valores em junho de 2022).

Veja também: Carros esportivos até 20.000 reais

Então, confira abaixo imagens e detalhes desses 23 carros “esportivos” até 50.000 reais:

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

Top 23: carros “esportivos” até 50.000 reais

1) Audi A3 2.0 TSI 2007 (200 cv) – R$ 47.179

audi a3 2009

O Audi A3 em questão foi importado em sua segunda geração. Equipado com motor 2.0 TFSI de 200 cavalos, ele tem o mesmo propulsor que foi usado no Jetta Highline antigo.

Ele tem câmbio automatizado S tronic de seis marchas, indo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos com máxima de 238 km/h, além de apresentar um acabamento superior a diversos outros nessa lista.

2) BMW 130i 3.0 2006 (265 cv) – R$ 55.000

bmw 130

Outro hatch alemão, mas com tração traseira, esse BMW 130i tem um enorme seis em linha 3.0 e transmissão manual de seis marchas, indo assim de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e com máxima de 250 km/h.

A vantagem desse carro é a força nas rodas traseiras e a posição de dirigir bem esportiva e empolgante.

3) Chevrolet Omega Fittipaldi 3.6 24v 2009 (292 cv) – R$ 45.700

chevrolet omega fittipaldi

Para quem gosta de desempenho, mas não deixa de lado um carrão grande e espaçoso, esse sedã da GM é uma boa opção.

Seu motor V6 3.6 tem força para empurrá-lo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos com final de 235 km/h. Embora tenha DNA americano, sua origem é australiana. Além disso, tem muito conforto e segurança.

4) Citroën C4 Lounge Tendance 1.6 THP 2015 (165 cv) – R$ 51.680

citroen c4 lounge tendance thp 2015 mais fotos 2 1

Não tão velho assim, este seminovo C4 Lounge tem um design interessante, bom espaço interno e porta-malas suficiente para uma família com filhos.

Além disso, seu coração 1.6 THP a gasolina, acoplado ao câmbio automático de seis marchas, o faz ir até 100 km/h em apenas 8,8 segundos e com velocidade máxima de 214 km/h.

5) Fiat Bravo 1.4 T-Tet 2013 (152 cv) – R$ 47.590

Fiat Bravo T Jet 199 2015–16

O Fiat Bravo T-Jet era o que muitos queriam, mas ainda está disponível no mercado de usados para quem quiser acelerar muito.

Com visual esportivo e sem exageros, o modelo tem um motor 1.4 Turbo sem injeção direta e um câmbio manual curto para privilegiar a performance. Isso o faz saltar aos 100 km/h em 8,7 segundos, alcançando 206 km/h.

6) Fiat Punto 1.4 T-Jet 2013 (152 cv) – R$ 52.500

Fiat Punto T Jet 311 2012–16

Se você acha o hatch anterior muito grande, pode optar por seu irmão menor, o Fiat Punto.

Nesse caso, o conjunto motriz é o mesmo, mas a performance é diferente. Com conteúdo técnico compartilhado, o Punto T-Jet precisa de 8,3 segundos para alcançar 100 km/h, mas sua final é de 203 km/h.

Ainda assim, é um compacto muito bom.

7) Ford Edge SEL 3.5 V6 2009 (284 cv) – R$ 46.180

Ford Edge 2011 01

Aqui, o caso é de um crossover bem americano e com alto consumo. Porém, se a intenção é ter um utilitário esportivo com desempenho acima do esperado, ele atende bem com seu V6 3.5 e câmbio automático de seis marchas, além de tração nas quatro rodas.

O Ford vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcança 185 km/h, além de oferecer muito conforto e tecnologia para seus ocupantes.

8) Ford Fusion SEL 3.0 V6 AWD 2012 (243 cv) – R$ 49.160

ford fusion v6 auto press 1 1

Ainda na geração anterior, o Ford Fusion 2011 com motor V6 3.0 é um sedã estiloso que, apesar de seu aspecto comportado, tem um desempenho muito bom nessa versão.

Embora seja limitado a 180 km/h, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Seu câmbio automático tem 6 marchas e tração nas quatro rodas garante melhor dirigibilidade.

9) Honda Civic Si 2.0 16v 2007 (192 cv) – R$ 53.500

2009–11 Honda Civic Si Sedan

O Honda Civic Si é um excelente esportivo. Quem não lembra da época em que ele brigava com o Golf GTI para ser o melhor em performance em nosso país, lá por volta de 2007 ou 2008?

O modelo acelera de 0 a 100 em ótimos 7,9 segundos, com uma máxima de 215 km/h, além de ser um dos preferidos da turma que gosta de apimentar ainda mais seu desempenho.

10) Hyundai Azera GLS 3.3 V6 2011 (265 cv) – R$ 42.830

hyundai azera 20111 1

Esse certamente é um dos modelos mais lembrados quando se fala de sedã grande com bom desempenho e, o melhor, preço barato.

Com linhas sinuosas e musculosas ancas, o Hyundai Azera é uma opção de boa relação preço x desempenho, tendo um V6 de 265 cavalos que o faz ir de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e com 238 km/h de final.

11) Kia Cadenza 3.5 V6 2011 (290 cv) – R$ 52.900

Kia Cadenza 2014 1

Se o Azera parece muito popular para alguns, então pode-se optar por algo mais exclusivo, o Kia Cadenza.

Além disso, seu V6 3.5 é mais potente e permite em 7,7 segundos chegar aos 100 km/h, com final de 230 km/h. Seu câmbio automático tem seis marchas, mas assim como o Hyundai, tem tração dianteira.

12) Mercedes-Benz C200 Kompressor Classic 2008 (184 cv) – R$ 52.500

c200k

Com estilo muito mais conservador que a Classe C da geração atual, o C200 K (Kompressor) usa motor 1.8 Turbo com 184 cavalos e 25,5 kgfm, com transmissão automática de cinco marchas e tração naturalmente traseira.

Para seu porte e potência, até que tem boa resposta com aceleração até 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 225 km/h.

13) Mini Cooper S 1.6 Turbo 2005 (175 cv) – R$ 51.200

mini cooper

Embora a potência seja boa, o legal desse carrinho é sua dirigibilidade, quase “como um kart”.

Pequeno, o Mini Cooper S tem motor 1.6 de 175 cavalos e 24,5 kgfm, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

A velocidade máxima é de 220 km/h. Seu câmbio ainda por cima é automático de seis marchas. Imagine se fosse manual…

14) Peugeot 308 Griffe 1.6 THP 2014 (165 cv) – R$ 45.700

peugeot 308 408 roland garros 1 1

Indo de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, o hot hatch da Peugeot nem precisa ostentar a sigla GT, sendo um modelo de boa dirigibilidade e performance.

Com final de 215 km/h, o francês tem uma boa resposta com seu câmbio automático de seis marchas, mas se fosse manual seria bem melhor em condução.

15) Peugeot 408 Griffe 1.6 THP 2015 (165 cv) – R$ 48.500

Peugeot 408 Latam 2015–pr.

Com preço abaixo de 50.000 reais, pode-se escolher também o sedã da Peugeot, o 408 THP.

O modelo tem um enorme salão para quem quer muito espaço atrás e bom porta-malas. Porém, na performance ele também responde como o hatch, mas faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e com máxima de 213 km/h.

Números um pouco inferiores aos do 308.

16) Renault Fluence GT 2.0 Turbo 2013 (180 cv) – R$ 49.700

Renault Fluence GT 2012–14

Se tem um carro pouco visto nas ruas, esse é o Fluence GT com seu motor 2.0 Turbo de 180 cavalos e 30,6 kgfm.

O diferencial é que ele realmente foi na raiz da questão ao empregar um manual de seis marchas no lugar de um automático. Tem final de 220 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos.

17) Renault Sandero RS 2.0 16V 2015 (150 cv) – R$ 52.000

Renault Sandero RS brasil 15

O hatch popular da Renault é outro que pode ser comprado com quase 50.000 reais e pouco rodado.

Com alterações mecânicas, o Sandero RS 2.0 tem motor aspirado de até 150 cavalos e câmbio manual de seis marchas curto, além de modo Sport ou Sport+.

Ele precisa de 8 segundos até 100 km/h e alcança 202 km/h.

18) Subaru Impreza WRX 2.5 Turbo 2007 (230 cv) – R$ 46.900

Esse é um legítimo carro esportivo, desejado por muita gente. Com motor boxer de quatro cilindros com turbo, o hatch japonês tem câmbio manual de cinco marchas apenas, mas vem com tração integral S-AWD.

Com bom desempenho dentro e fora das pistas, o WRX voa até 100 km/h em 5,9 segundos e tem final de 230 km/h.

19) Volkswagen Golf GTI 1.8 20v 2009 (193 cv) – R$ 50.100

golf gti 2008

Essa geração é a clássica quarta, que foi feita no Brasil por muitos anos.

O motor deste Golf GTI 2009 é o antigo 1.8 Turbo com 20V e os 193 cavalos e 25,5 kgfm eram para bater o Honda Civic Si, que está bem valorizado.

Puxando de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, o hatch esportivo da VW tem final de 231 km/h.

20) Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI 2011 (200 cv) – R$ 55.500

volkswagen jetta tsi brasil 1

Não é um esportivo, apenas um sedã médio em versão topo de linha, porém, o Jetta Highline se mostrou um verdadeiro GLi com seu motor 2.0 TSI de 200 cavalos e 28,5 kgfm, ajudado pela caixa DSG de seis marchas.

Assim tem final de 238 km/h e aceleração em 7,3 segundos. O problema é sua valorização no mercado de usados, que faz o preço fugir um pouco do limite proposto aqui. Ainda assim, vale a pena pesquisar e achar uma unidade mais barata.

21) Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 2010 (200 cv) – R$ 53.600

 

tiguan 1
O Tiguan 2011 é outro que bebeu da mesma fonte do Jetta Highline, com seu 2.0 TSI de 200 cavalos com DSG e tração nas quatro rodas.

Com excelente performance, o SUV anda bem dentro e fora da estrada, tendo um conjunto muito bom, com tempo de 8,5 segundos e velocidade final de 207 km/h.

22) Volvo C30 2.5 T5 Turbo 2010 (220 cv) – R$ 49.400

volvo c30

Bem individualista, o hatch nórdico era feito sobre a plataforma do Focus, como o V40 atual. Só que ele tinha estilo muito melhor. O modelo era não só seguro, mas também andava bem: 7,1 segundos e 235 km/h.

Mais? Tudo por causa do cinco cilindros turbinado de 220 cavalos e 32,6 kgfm. O câmbio é automático de cinco marchas.

23) Volvo S60 2.0 T5 Dynamic 2011 (240 cv) – R$ 50.900

volvo s60 t5

O motor aqui é FoMoCo (Ford) e tem quatro cilindros. Ele também carrega a caixa de dupla embreagem Powershift.

Mas, nesse último caso, para quem quer acelerar, até que não está ruim, visto que precisa de 7,3 segundos até 100 km/h e tem final de 230 km/h.

E o S60 T5 é bonito também.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.