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Top 23: carros “esportivos” até 50.000 reais

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

Que carro esportivo você consegue comprar com 50.000 reais?


Com o preço exorbitante dos carros novos, fica impossível responder a essa pergunta, já que não existe sequer um. O mais barato é o Renault Sandero RS 2.0 por R$ 66.790. Porém, se você for ao mercado de usados, encontrará uma ampla oferta de carros com boa performance.

Esta lista seria Top 10, mas diante de tantas opções, decidimos buscar todas as possíveis entre os carros de grande potência e desempenho numa faixa de preço de até 50.000 reais e com até 10 anos de uso.

É importante frisar que, apesar do título da matéria, alguns modelos da lista não são puramente esportivos, mas possuem desempenho equivalente.


Isso significa que temos abaixo desde carros populares até sedãs executivos, embora ambos apresentem um desempenho acima da média do mercado.

Para quem está interessado em ter um desses na garagem e, porventura, não encontrar o carro nesse preço em alguns sites de classificados, consulte o Webmotors, que foi nossa base de pesquisa de preço.

Então, confira abaixo imagens e detalhes desses 23 carros “esportivos” até 50.000 reais:

Top 23: carros “esportivos” até 50.000 reais

1) Audi A3 2.0 TSI 2011 – 200 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

O Audi A3 em questão foi importado em sua segunda geração.

Equipado com motor 2.0 TFSI de 200 cavalos, ele tem o mesmo propulsor que foi usado no Jetta Highline antigo. Ele tem câmbio automatizado S tronic de seis marchas, indo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos com máxima de 238 km/h.

2) BMW 130i 3.0 2008 – 265 cv

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Outro hatch alemão, mas com tração traseira, esse BMW 130i tem um enorme seis em linha 3.0 e transmissão manual de seis marchas, indo assim de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e com máxima de 250 km/h.

A vantagem desse carro é a força nas rodas traseiras e a posição de dirigir bem esportiva e empolgante.

3) Chevrolet Omega Fittipaldi 3.6 24v 2010 – 292 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

Para quem gosta de desempenho, mas não deixa de lado um carrão grande e espaçoso, esse sedã da GM é uma boa opção.

Seu motor V6 3.6 tem força para empurra-lo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos com final de 235 km/h. Embora tenha DNA americano, sua origem é australiana. Além disso, tem muito conforto e segurança.

4) Citroën C4 Lounge Tendance 1.6 THP 2014 – 165 cv

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Não tão velho assim, este seminovo C4 Lounge tem um design interessante, bom espaço interno e porta-malas suficiente.

Mas, seu coração 1.6 THP a gasolina, acoplado ao câmbio automático de seis marchas, o faz ir até 100 km/h em apenas 8,8 segundos e com velocidade máxima de 214 km/h.

5) Fiat Bravo 1.4 T-Tet 2015 – 152 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

O Fiat Bravo T-Jet era o que muitos queriam, mas ainda está disponível no mercado de usados para quem quiser acelerar muito.

Com visual esportivo e sem exageros, o modelo tem um motor 1.4 Turbo sem injeção direta e um câmbio manual curto para privilegiar a performance. Isso o faz saltar aos 100 km/h em 8,7 segundos e alcançando 206 km/h.

6) Fiat Punto 1.4 T-Jet 2015 – 152 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

Se você acha o hatch anterior muito grande, pode optar por seu irmão menor, o Fiat Punto.

Nesse caso, o conjunto motriz é o mesmo, mas a performance é diferente. Com conteúdo técnico compartilhado, o Punto T-Jet precisa de 8,3 segundos para alcançar 100 km/h, mas sua final é de 203 km/h.

Ainda assim, é um compacto muito bom.

7) Ford Edge SEL 3.5 V6 2011 – 284 cv

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Aqui, o caso é de um crossover bem americano e com alto consumo.

Porém, se a intenção é ter um utilitário esportivo com desempenho bom, ele atende bem com seu V6 3.5 e câmbio automático de seis marchas, além de tração nas quatro rodas.

O Ford vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcança 185 km/h.

8) Ford Fusion SEL 3.0 V6 2011 – 243 cv

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Ainda na geração anterior, o Ford Fusion 2011 com motor V6 3.0 é um sedã estiloso, mas que apesar de seu aspecto comportado, tem um desempenho muito bom nessa versão.

Embora seja limitado a 180 km/h, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Seu câmbio automático tem 6 marchas e tração nas quatro rodas garante melhor dirigibilidade.

9) Honda Civic Si 2.0 16v 2008 – 192 cv

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O Honda Civic Si é um excelente esportivo. Quem não lembra da época em que ele brigava com o Golf GTI para ser o melhor em performance em nosso país, lá por volta de 2007, 2008?

O modelo acelera de 0 a 100 em ótimos 7,9 segundos, com uma máxima de 215 km/h.

10) Hyundai Azera GLS 3.3 V6 2010/2011 – 265 cv

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Um dos modelos mais lembrados quando se fala de sedã grande com bom desempenho e preço barato.

Com linhas sinuosas e musculosas ancas, o Hyundai Azera é uma opção de boa relação preço x desempenho, tendo um V6 de 265 cavalos que o faz ir de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e com 238 km/h de final.

11) Kia Cadenza 3.5 V6 2011 – 290 cv

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Se o Azera parece muito popular para alguns, então pode-se optar por algo mais exclusivo, o Kia Cadenza.

Além disso, seu V6 3.5 é mais potente e permite em 7,7 segundos, chegar aos 100 km/h e com final de 230 km/h. Seu câmbio automático tem seis marchas, mas assim como o Hyundai, tem tração dianteira.

12) Mercedes-Benz C200 K 2009 – 184 cv

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Com estilo muito mais conservador que a Classe C da geração atual, o C200 K (Kompressor) usa motor 1.8 Turbo com 184 cavalos e 25,5 kgfm, com transmissão automática de cinco marchas e tração naturalmente traseira.

Para seu porte e potência, até que tem boa resposta com aceleração até 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima final de 225 km/h.

13) Mini Cooper S 1.6 Turbo 2009 – 175 cv

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Embora a potência seja boa, o legal desse carrinho é sua dirigibilidade, quase “como um kart”.

Pequeno, o Mini Cooper S tem motor 1.6 de 175 cavalos e 24,5 kgfm, suficientes para catapulta-lo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

A velocidade máxima é de 220 km/h. Seu câmbio ainda por cima é automático de seis marchas. Imagine manual…

14) Peugeot 308 Griffe 1.6 THP 2015 – 165 cv

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Indo de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, o hot hatch da Peugeot nem precisa ostentar a sigla GT, sendo um modelo de boa dirigibilidade e performance.

Com final de 215 km/h, o francês tem uma boa resposta com seu câmbio automático de seis marchas, mas se fosse manual seria bem melhor em condução.

15) Peugeot 408 Griffe 1.6 THP 2015 – 165 cv

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Com preço abaixo de 50.000 reais, pode-se escolher também o sedã da Peugeot, o 408 THP.

O modelo tem um enorme salão para quem quer muito espaço atrás e bom porta-malas. Porém, na performance ele também responde como o hatch, mas faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e com máxima de 213 km/h.

Números pouco inferiores aos do 308.

16) Renault Fluence GT 2.0 Turbo 2013 – 180 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

Se tem um carro pouco visto nas ruas, esse é o Fluence GT com seu motor 2.0 Turbo de 180 cavalos e 30,6 kgfm.

O diferencial é que realmente foi na raiz da questão ao empregar um manual de seis marchas no lugar de um automático. Tem final de 220 km/h e vai de 0 a 100 em 8 segundos.

17) Renault Sandero RS 2.0 16V 2016  – 150 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

O hatch popular da Renault é outro que pode ser comprado com menos de 50.000 reais e pouco rodado.

Com alterações mecânicas, o Sandero RS 2.0 tem motor aspirado de até 150 cavalos e câmbio manual de seis marchas curto, além de modo Sport ou Sport+.

Ele precisa de 8 segundos até 100 km/h e alcança 202 km/h.

18) Subaru Impreza WRX 2.5 Turbo 2008 – 230 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

Esse é um carro esportivo legítimo e desejado por muita gente.

Com motor boxer de quatro cilindros com turbo, o hatch japonês tem câmbio manual de cinco marchas apenas, mas vem com tração integral S-AWD.

Bom, dentro e fora das pistas, o WRX voa até 100 km/h em 5,9 segundos e tem final de 230 km/h.

19) Volkswagen Golf GTI 1.8 20v 2008 – 193 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

Essa geração é a clássica quarta, que foi feita no Brasil por muitos anos.

O motor deste Golf GTI 2008 é o antigo 1.8 Turbo com 20V e os 193 cavalos e 25,5 kgfm eram para bater o Honda Civic Si, que está bem valorizado.

Puxando de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, o hatch esportivo da VW tem final de 231 km/h.

20) Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI 2012 – 200 cv

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Não é um esportivo, apenas um sedã médio em versão topo de linha, porém, o Jetta Highline se mostrou um verdadeiro GLi (versão esportiva do Jetta nos EUA) com seu motor 2.0 TSI de 200 cavalos e 28,5 kgfm, ajudado pela caixa DSG de seis marchas.

Assim tem final de 238 km/h e aceleração em 7,3 segundos.

21) Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 2011 – 200 cv

 

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais
O Tiguan 2011 é outro que bebeu da mesma fonte do Jetta Highline, com seu 2.0 TSI de 200 cavalos com DSG e tração nas quatro rodas.

Com excelente performance, o Tiguan anda bem dentro e fora da estrada, tendo um conjunto muito bom, com tempo de 8,5 segundos e velocidade final de 207 km/h.

22) Volvo C30 2.5 T5 Turbo 2011 – 220 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

Bem individualista, o hatch nórdico era feito sobre a plataforma do Focus, como o V40 atual.

Só que ele tinha estilo muito melhor. O modelo era não só seguro, mas também andava bem: 7,1 segundos e 235 km/h.

Mais? Tudo por causa do cinco cilindros turbinado de 220 cavalos e 32,6 kgfm. O câmbio é automático de cinco marchas.

23) Volvo S60 2.0 T5 Dynamic 2011 – 240 cv

Top 23: carros "esportivos" até 50.000 reais

O motor é FoMoCo (Ford) e tem quatro cilindros. Ele também carrega a caixa de dupla embreagem Powershift.

Mas, nesse último caso, para quem quer acelerar, até que não está ruim, visto que precisa de 7,3 segundos até 100 km/h e tem final de 230 km/h.

E o S60 T5 é bonito também.

Top 23: carros “esportivos” até 50.000 reais
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Delarus Splex

    ai eu gostei tem bmw golf audi gostei bastante

  • Filipo

    Outlander GT V6 2011 e C200 K 2009 têm boa performance? Para mim, não. Outlander mesmo com motor V6, tem desempenho pífio e o C200 K tem desempenho de sedan médio generalista de hoje, como o Cruze, que tem motor 1.4T, por exemplo.
    Dessa forma, daria pra elencar carros 0 km nessa lista! Up TSi e HB20 1,6L, por exemplo, têm desempenho melhores que o Outlander GT e próximos ao do C200 K.

    • Sempre vai ter aquela pessoa para a qual nenhum carro da lista tem desempenho bom. Converse com o dono de um Golf GTI 2018 que ele vai dar risada da lista toda.

      Mas isso não faz com que o desempenho dos modelos citados seja ruim para um gasto de apenas 50.000 reais, que hoje compra apenas carros populares, dentre os novos.

      O C200 K por exemplo, tem um desempenho similar a de um Cruze 1.4T? Pois bem, um Cruze 1.4T custa muito mais que 50.000 reais. Para quem tem apenas os 50.000 é uma opção de “bom desempenho”.

      A lista tem que ser vista sob a ótica de “50.000 reais”.

      • Filipo

        O Cruze foi citado para mostrar que o desempenho do C200 K não era nada demais, por estar na média de desempenho de sedans generalistas equipados com motor de 1,4L turbo. Mas para o critério adotado (R$ 50.000,00), trouxe como exemplo o Up! TSi e o HB20 1,6L, que têm desempenho melhor que o Outlander GT e chegam bem próximo do C200 K, mas são 0 km. É certo que desempenho acaba tendo também um viés subjetivo, mas colocar um veículo que faz o 0-100 na casa dos 10s (Outlander) com outros que fazem em cerca de 6s, como carros de bom desempenho, não me parece coerente, ainda mais tendo 0 Km que sejam mais rápidos, pelo mesmo preço.

        • Uma Outlander 3.0 é um SUV de bom desempenho. Não dá, obviamente para querer tirar um racha com um Golf GTI e vencer. A lista está aí para quem quer modelos de vários segmentos poder escolher um que lhe agrada, abaixo de 50.000.

          Quando fizemos a lista, não colocamos carros 0 km, por isso é que não tem nenhum novo. Apesar dos dois populares citados custarem mais de 50.000, como eu tinha comentado.

          • Eduardo Sad

            Todo o critério utilizado para a tal lista está na notícia. Bem claro pra quem quiser ler. Se um ou outro não concorda, acho que nem vale a pena ficar perdendo seu tempo argumentando…

        • Thiago

          Quer comparar potência com carro de 9 anos atrás, por favor.
          Pegue os carros da época e olhe o desempenho deles.

      • Dirceu M

        É só perguntar quanto o dono do GTI paga de seguro e depois rir da cara dele

  • romulo

    Carros com 0-100 acima de 8s e máxima inferior a 230km/h não dá pra chamar de esportivo, né? Dos que passam desses limites, a lista cai pra A3, 130i, ômega, golf, jetta e C30… Colocaram uns carros q não chegam nem a 200km/h…

    • Dherik

      Acho foi por isto que eles usaram aspas na palavra “esportivos” do título

      • romulo

        Percebi tbm, mas carro com máxima de 180 nem as aspas conseguem justificar… rsrs

        • Onde você vai andar a mais de 230 no Brasil? Desempenho bom, ou razoável, não significa máxima de 250 km/h, significa aceleração razoável, torque suficiente, etc.

          Quem tem 50.000 para comprar um carro de bom desempenho não espera andar junto de uma C63 AMG.

          • romulo

            Então é só mudar o título trocando a palavra “esportivo” pra “desempenho bom ou razoável”. Mas eu cliquei na chamada da página pq estava escrito esportivo; se tivesse com desempenho bom ou razoável eu não clicaria. E tem carrinho 1.0 com máxima maior q 180 e aceleração melhor q 9 quase 10 segundos. Esse “truque”, pra ser eufêmico, para captar cliques é mais antigo q andar pra frente.

            • O NA não precisa de truques para captar cliques. Quando se tem uma audiência similar ao site da Quatro Rodas ou da Auto Esporte, já se passou dessa fase faz tempo.

              Agora, se você não consegue entender o que é “esportivo”, entre aspas, e o objetivo de ser colocado assim, é uma pena.

              O mais triste é ver pessoas como você, que acompanham o site há anos, sempre consumindo um conteúdo interessante e variado de graça, nos acusando de truques para captar cliques.

              Mas, fazer o que, trabalhar com internet significa lidar com esse tipo de pessoa diariamente.

              • afonso200

                nem dá bola amig da NA, otimo POST de voces, o pessoal que nao entendeu

            • Benny Blanco

              Tu é rabugento hein Romulo.

            • Arthur Spíndola

              Q otário esse cara.

    • Bem lembrado, o Civic Si 2008 tem máxima de 215 km/h, mas é claro que de acordo com seu julgamento, se não chega a 230 km/h, não dá para chamar ele de esportivo né!

      • romulo

        É, pelo seu comentário, então vc acha q o civic si 2008 é, de fato, um esportivo… Bom, temos opiniões diferentes, conceitos diferentes e essa conversa não vai chegar a lugar algum. Melhor deixar de lado. Combinado?

        • Que bom que vc deixou clara sua opinião. Se você não acha que um Civic Si é um esportivo, tá explicado. Nenhum modelo ia agradar.

          Talvez vc prefira um Audi S3 2002 de 40.000, um Audi S8 V8 98 de 32.000, uma BMW 330i 2002 de 43.000, uma BMW 545i V8 2004 de 46.000, etc.

          Mas esses carros não são boas sugestões de esportivo até 50.000 para as pessoas comuns. Seria enfiar nossos leitores num buraco financeiro infinito de Alice no País das Maravilhas.

          O NA é um site onde as matérias feitas são para a população em geral, não para aquele nicho minúsculo de gearheads que adora passar o final de semana desmontando o carro pra trocar uma peça e que tem tanto dinheiro que não se importa de ter que gastar 15.000 para consertar um defeito num carro de 40.000. Creio que isso tenha ficado explícito com o passar dos anos.

          Mas é claro que isso não te dá o direito de nos acusar de sermos desonestos e fazermos chamadas caça-clique. Não precisamos disso.

          • romulo

            Prezado, sem querer ser indelicado ou ofensivo, mas não seria melhor deixar a passionalidade para nós, leitores, e você se posicionar numa atitude mais de moderador? Percebi que você gosta de falar por último, tudo bem; mas não replicarei. Não vou mais comentar nesta reportagem sobre os “esportivos”. Boa tarde!

            • Claro, pois não amiguinho. Você entra aqui e fala as besteiras que tem vontade, aí depois ainda acusa o moderador de estar sendo passional demais e encerra a conversa. Poderia se desculpar pelas coisas das quais nos acusou, mas eu entendo que brasileiro pedindo desculpa pela internet é meio raro de se ver hoje em dia. Infelizmente você não vai poder mais comentar por aqui, beleza? Boa tarde!!

      • Charlis

        Idem pro Sandero RS, que tem a menor potência de todos citados, e pra mim, é de longe um dos mais esportivos dessa lista.

        Vamos convidá-lo a ir passear em Interlagos dia 20 agora, que ele vai entender o que é “esportivo”.

        []s

        • Edson Fernandes

          Não vai, não tem ideia e “acha” que não dá para se divertir com carros que andam menos que “230 de final”.

    • leitor

      Pra muita gente que nunca chegou a 160km/h num carro pode querer um modelo desses como esportivo sem problemas. Não é todo mundo que toparia uma competição e gosta desses modelos que lembra uma.

    • Charlis

      Eu tenho uma visão completamente diferente da sua.

      Na minha visão, para começar, nem é no motor que poderíamos classificar um carro como esportivo, e sim na sua direção, suspensão, câmbio e freios, e só depois no desempenho, ou seja, o motor.

      Pouquíssimos carros de rua conseguem romper esses “230 km/h” na reta de uma pista de corrida, a exemplo a de Interlagos, nem uma AMG A45 chega perto para você ter ideia, a minoria que consegue, ultrapassa os 400cv.

      EU considero um carro esportivo, como sendo algo divertido para dirigir, aguentar algumas voltas nas pistas com o pé embaixo, e fazer curva.
      Um dos maiores exemplos atuais, de esportividade junto com seu custo x beneficio, pra mim nessa lista é o Sandero RS, que por sinal, justamente é o que tem MENOR potência de todos ai.

      []s

  • leitor

    Gosto mais quando mostram as faixas de preço e de consumo dos carros. São informações pequenas e básicas, principalmente quando se fala de usados para quem não pode nem sonhar com um Zerado. Estão entre outras que posicionam um carro no meio de outros da mesma categoria. Assim daria até para comparar bem um Azera com o Fusion ou Cadenza e outros semelhantes por fora. Ou um A3, Golf e Mini. E até entre uma categoria e outra.

    • Dirceu M

      É que esses carros são muito complicados de se ter. manutenção cara e seguro abusivos. Estamos falando de “esportivos” (com aspas) então sempre espere algo entre 6 a 10 km/l.

      • leitor

        De 6 a 10 km/l, ou de R$35mil a R$48mil têm diferenças até consideráveis e não chega a uma linha de informação. Só isso.

        • Dirceu M

          Verdade. Um pequeno obstaculo do consumo é o problema da fonte do consumo. Dados das montadoras são a mão de deus no carro. Cruze LTZ segundo chevrolet faz uns 11km/l. Donos dizem que só faz 11km/l em ladeira com ar desligado e tirando o pé. O carro faz em média 7km/l !!!
          Se tiver tempo, procura cada um dos carros da lista que ficar interessante, só pra você ter as informações. Eu checo a tabela FIPE pra informações e quando vejo uns 4 ou menos que gostei muito procuro opiniões, dai esses detalhes aparecem. Mesmo não pretendendo pegar esses carros, mas o Cruze tem start/stop ETERNIZADO (não existe botão pra desligar), o UP! não tem boa entrada de ar frio e o Argo teve problemas de apagar em alta velocidade.
          Seria bom que eles postassem mais detalhes mesmo, mas iriam omitir cada coisa, além do mais se falarem de consumo certeza estarmos sendo enganados (não por eles, mas pelos dados).

  • Caio Costa

    Faltou nessa lista o HONDA CIVIC SI, o melhor esportivo fabricado no Brasil, com motor aspirado 2.0 i-VTEC DE 192CV e com câmbio manual de 6 marchas.

    • Obrigado Caio, foi colocado na lista, e no lugar tiramos a Outlander.

    • Charlis

      De longe um dos carros mais perfeitos que já dirigi na vida.
      E justamente essa geração.
      É simplesmente impossível não sorrir quando o RPM ultrapassa os 6.000 rpm.

      []s

  • Domenico Monteleone

    Tem umas coisas muito, muito tentadoras nessa lista. Por uma série de motivos não penso em ter nenhum desses carros, mas se fosse ter que escolher um, meus olhos brilham no Azera, é discreto (não ligo que pareça carro de tio), confiável, luxuoso, anda muito e tem um ronco muito provocador.

    • Dirceu M

      Será que anda bem mesmo? Antigamente, quando tava coçando pra comprar um esportivo, vi uns comentários de Azera falando que era banheira. Torque não faz jus a potência, chegando no pico do torque máximo (que não é lá essas coisas) na casa dos 5000 RPM. O AUDI A3 dessa lista entrega o torque máximo em 1600 RPM. Azera é 3.0 V6 e faz 0-100 em 8.7. O audi que é 4 cilindros faz o mesmo em 6 segundos. Ambos automáticos, mas o Azera é uma banheira mesmo (1600KG)

  • Enzoando

    faltou o lendário honda civic SI 2008

    • São no máximo 10 anos de uso. Se não vai chover comentário de que o carro não tem peça mais ou que na hora que der problema vai ser 20.000 de prejuízo, etc.

      • Enzoando

        ok, obrigado pela explicação,NA

        abraço ;-)

      • Delarus Splex

        é uma baita bestera esse tipo de pensamento.

  • Lucia C.

    Cade o UP! TSI?

    • Vitor

      Acho que a potência do UP ainda é “baixa” pra estar na lista. Apesar que seu Peso X Potência deve ser bom.

    • Ele custa mais de 50.000.

      • Eng Turbo

        Negativo, tem varios modelos abaixo de 40k. A lista só tem usados, por que está considerando o up TSI somente Zero km?

  • Vitor

    O Peugeot 408 e o Fluence GT poderiam ter vendido bem mais. Os carros de marca francesa ainda tem certa resistência do mercado, a Renault ainda vem se mantendo razoavelmente bem, mas a Peugeot/Citroen já teve melhores dias, apesar de tecnicamente terem bons produtos.
    Esse segmento de sedãs médio/grandes esportivos tem poucas opções e nem assim conseguiram vendas ao menos razoáveis.
    Entre os demais carros o destaque fica com o Subaru Impreza.

    • Enzoando

      sou louco por um 408/308 thp 1.6 2015

      • Dirceu M

        Qualquer coisa com THP é bom. um FIAT Palio 2003 com as laterais raspadas, com um THP ia ser bom.

      • Thiago Lanzer

        Meu sogro tem um 408 THP 2012. Anda bem e é econômico na estrada. Ele adora. Eu já tive 206, 307 e 3008 THP. Nenhum deu problemas. Vale a pena comprar um usado de procedência. Normalmente muito bem equipados e relativamente baratos, pois já desvalorizaram.

    • Edson Fernandes

      O impressionante é que o Fluence Gt nao tem historico de problemas para um carro turbo. Isso me chama atenção.

  • Helder Fonseca

    Faltou o Uno modelo Sport (com escada no teto)….. só pra descontrair o clica tenso dos comentários, hahahaha.

    • Vitor

      É que esses da matéria são esportivos. Superesportivos devem ficar pra outra matéria.

      • Helder Fonseca

        Bem observado! hahahaha. Excelente visão!

      • Cássio

        Na lista de superesportivos teremos Range Rover, aposto.

  • Kiyoshi Yamashiro

    Tem carros interessantes, o problema da maioria deles é a manutenção

  • Tulio Bianchini

    Pessoal do NA, corrija a descrição do WRX o numero 18, são apenas 4 cilindros opostos o motor 2.5 dele, que por sinal é o mais rápido da lista no 0 a 100, interessante…

  • Eduardo Sad

    O esportivo que pode trazer emoção da forma mais racional é o Sandero RS. Os demais creio que tragam mais emoção na conta da oficina do que no desempenho, no atual contexto. Tbem acho bacana o 308 THP

    • Dirceu M

      Isso ai cara. Único problema é que soube que o RS faz 6km/l no etanol e 8km/l no alcool (cidade) NA MACIOTA. Se você chutar vai pros 3~5km/l. Vai conhecer todos os postos da cidade. Mas de fato, na minha opinião é o melhor da lista, principalmente pela facilidade e preço da manutenção. A versão Spirit mesmo sendo um pouco xunada, ficou bonitona.

  • Eng Turbo

    Gostaria de deixar 2 comentários dessa lista:
    1 – Jetta é disparado o melhor custo x beneficio, valor, manutenção, powertrain, etc. Um carro que da gosto de acelerar!!
    2 – C4 Lounge ta MUITO longe, mas MUITO mesmo de ser considerado esportivo. Anda bem, porém, com 1.500 kg e um cambio que privilegia o conforto em detrimento do desempenho, a esportividade passa longe. (Tenho esse modelo)

    • andrei petreira

      Esportivo pode não ser, mas “esportivo” da pra considerar sim.

      • Eng Turbo

        Infelizmente nem isso. Ele é tão esportivo quanto o up TSI , aliás, o up é mais que ele, pois a suspensão é mair firme e o peso potencia está mais favorável.

        • Dirceu M

          Curto muito os UP! mas sinceramente chamar um carro 3 cilindros de esportivo é meio tenso. Eles podem até dar uns coice nos outros, mas precisa chipar, fazer remap e usar os gas pedal da vida. Não adianta ter os 105 na roda se for pra bengar carro popular que tá indo pra casa. Digo que ele foi uma exceção muito feliz. Lembrando, UP! é um dos carros (se não for o melhor) com melhor consumo no Brasil. Carro esportivo não preza no consumo.

  • Danillo Santos

    Eu iria de Jetta aí hein… Pra dair um pouco dessa lista também acho interessante um captiva v6

  • Pedro K

    Tenho vontade de pegar o 308 ou o 408 ai dessa lista, daqui a mais algum tempinho…

  • Paulo

    Da lista, qual o menos bomba?

    • Domenico Monteleone

      Os não turbinados e os Volvo

      • Gustavo Cruz

        Problema dos volvo é que o preço da manutenção é pior que assombração…

    • Ediomar

      Pra mim disparado o Azera 3.3,um tanque de guerra coreano.

    • Dirceu M

      O sandero RS, CERTEZA. aspirado e manual, 4 milzinho deve deixar o carro novinho

  • Zé Mundico

    Bem, no meio de tanta assombração, eu iria de Peugeot 408 ou Citroen C4 sem mêdo. Já tive um 408 e posso dizer que é uma nave.
    C4 é a mesma escola e mecânica, talvez peque pelo acabamento e pela famosa assistência da Citroen, aquela que…deixa prá lá……
    BMW vira mico e Volvo só serve novo (até rimou…)

    • Delarus Splex

      ta falando bestera…. bestera das grandes

      • Zé Mundico

        Então a sua besteira é menor do que a minha….kkkkkkkkkkkkkk

        • Edu

          KKK, é menor mesmo: “bestera”.

  • luciano gavioli

    Boa Tarde pessoal do NA. Só fazendo uma correção no item do Azera: A foto que aparece é do Azera 2011 com o face lift cuja ficha tecnica correta seria a seguinte: “Com linhas sinuosas e musculosas ancas, o Hyundai Azera
    é uma opção de boa relação preço x desempenho, tendo um V6 de 265
    cavalos ( 6 marchas ) que o faz ir de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e com 238 km/h de
    final. Obrigado !

  • Christian Balzano

    Iria de Jetta TSI, Honda Civic Si ou Sandero RS, são os três mais comercializáveis. Eu sei que a manutenção não é barata, porém mais fáceis de encontrar peças sem precisar de importação e facilmente encontra-se um mecânico que saiba mexer neles. O restante é tudo bomba relógio.

    • Charlis

      Eu creio que a manutenção do Sandero RS deve ser bem simples e barata cara.
      Muito mais que o Jetta, isso eu te afirmo.

      []s

    • Dirceu M

      Como Charlis disse, Jetta é muito mais bruto, mas o Sandero por ser aspirado e manual e se me falha a memória injeção indireta, é bem simples a manutenção. Já as peças, por causa do próprio sandero ser popular, também facilitam. Manutenção de carro turbo é mais complicado, não é qualquer um que sabe. Também tem o câmbio DSG do jetta, que é caro pra caramba pra manter.

  • Erasmo Artur

    Ds3?

    • Seria uma boa opção também.

    • qfelipe

      kkkk pois é! Colocaram Ford Edge e não colocaram o DS3 (que é muito mais esportivo que os irmãos THP automáticos.

  • Eugenio

    Boa lista. Os melhores, sem dúvida, são os THPs, pois são bem novos e estão com visual atualizados. Sem falar que são bons carros e baratos de manter, perto dos demais.

  • delvane sousa

    Desempenho esportivo é apenas uma referencia. Pelas condições do transito e estradas é uma loucura hoje andar a mais de 100km por hora, mesmo nas melhores vias. To falando de rodovia Bandeirantes onde trafego com uma certa frequencia, aliás uma das melhores rodovias do Brasil. So faz diferença um motor esportivo pra fazer uma ultrapassagem ou retomada rapida de velocidade. Nada mais do que isso.

    • Cássio

      Do jeito que está chato dirigir no Brasil (principalmente em São Paulo), passei até a gostar do câmbio CVT.

    • Dirceu M

      Na minha cidade se você passar a 100km/h as pessoas se sentem na obrigação de atravessar a rua na sua frente. Passar de 100 aqui é quase que tentativa de homicídio. Teve até um feriado recentemente que tive que apitar pra um casal não tentar atravessar a rua antes do carro chegar. Isso eu vindo já de longe, a uns 90km/h, e mesmo assim tentaram (ficaram na faixa da esquerda, eu vinha no meio)

  • Pedro Montana

    O que mais surpreende são os comentários especializados.
    Tem um reclamando que Civic SI não pode ser considerado esportivo, outro achando um uma SUV V6 de quase 2 toneladas não é esportiva o suficiente pra ele ou que uma Mercedes de DEZ ANOS ATRÁS não tem boa performance…

    Pior ainda é o pessoal que não entende o termo “ESPORTIVOS”, entre aspas, reforçando que as versões escolhidas tinham apelo esportivo ou apenas tem um desempenho acima da média na categoria.

    Escort XR3 da década de 90 tinha poderosos 116cv e gloriosos 17kgfm de torque. Hoje o Golf 1.0 TSI entrega mais que um esportivo de 25 anos atrás!

    • Pois é Pedro, Golf GTI de 193 cavalos não é nem mesmo considerado “esportivo” entre aspas. Tá difícil agradar? Ou será que o povo gosta de achar pelo em ovo mesmo?

      • Vitor

        O conteúdo do site é bom, assim como outros sites e canais do youtube trazem também um bom conteúdo sobre o tema.
        Mas falando especificamente do universo automotivo, as pessoas tem muitas crenças, saudosismo e preferência por determinadas marcas em alguns casos. Como o Pedro comentou mais acima o Escort XR3 e outros esportivos brasileiros montados até os anos 90 perdem de carros que nem são considerados esportivos hoje em dia e mesmo assim vemos inúmeras pessoas defendendo na internet que era “antigamente” que se faziam carros.
        Isso entre outras tantas opiniões motivadas por questões subjetivas.
        Não dá pra agradar mesmo todo mundo, eu mesmo comentei mais acima que o UP TSI não estaria na lista pela potência relativamente baixa…
        Mas no fim o que importa é um bom material que além de informar faça entre outras coisas isso mesmo, provocar a discussão (no bom sentido), aflorar a nostalgia etc. Conseguindo isso, acho que missão está cumprida.

    • Charlis

      São os pilotos de teclado, ou de linha reta.
      É complicado, ou talvez até impossível de compreendê-los.
      Mas eu confesso, que nem faço questão, rs.

      Cabe a nós rirmos, das piadas.
      Consideramos que vivemos num país de terceiro mundo, se um Civic SI não seria esportivo, o que seria?
      Estamos muito pobres mesmo, rs…

      []s

      • Dirceu M

        Pilotos de linha reta… Me fez lembrar uma confusão que tive com um “amante de esportivo” dizendo que os únicos esportivos de verdade eram ford mustang e chevrolet camaro. irônicamente só esses dois. Falei do Golf GTI e ele chamou de golzinho disfarçado, que não era esportivo.
        Tentei explicar que o Golf era melhor em quase tudo que um camaro (falando de performance, custo e manutenção) e a perola dele foi ter dito “poe os dois numa reta”. Fiquei abismado como uma pessoa pensa que esportivo é carro de drag. Tentei argumentar e ele insistia: “coloca os dois numa linha”.
        Pior de tudo que é o “golzinho disfarçado” com apenas 220 cv fazendo 0-100 em 6.4 segundos e o camaro com seus “poderosos” 400 e vinte poucos cavalos e “incríveis” quase 60 kgfm faz 0-100 em 5.7 segundos… Um chipzinho padaria no Golf e ele passa o Camaro. tem gente que vê o número de cavalo alto nas tabela FIPE e acha logo que é a lei do universo. Ah, e no final ele disse que eu era pobre e que possivelmente não tinha um carro nem de 50 mil, e que ele podia ter um camaro. Alguém que fala assim, já sabe, esse vai apanhar feio da vida…

  • Incitatus

    A exceção dos nacionais que tem mecânica compartilhada com outros modelos, a manutenção é cara. Quase impossível fazer seguro, e se fizer é caro pra danar. A menos que você abra mão de ter o carro segurado ou fizer apólice apenas com cobertura de terceiros. Como dizem no mercado, os importados com mais de 5 anos são lixo de rico.

    • Delarus Splex

      to nem ai pra isso… vou deixar de compra pensando em manutenção? então não viva não se compra carro pensando nisso.

    • Dirceu M

      Isso é muito chato e possivelmente é o grande problema de não vermos muitos esportivos rodando por ai. O problema do esportivo não é compra-lo, é mante-lo. Mesmo com gente falando “tô nem ai pro preço da manutenção/IPVA/seguro” mas no final gastar mais de 8 mil por ano só nessas coisas é de quebrar o caneco. Famoso “tem quem pode”. Mas não deveria ser assim. Esportivo não deveriam ser só pro publico de alto poder aquisitivo. Pense bem, quantos entusiastas já deixaram de comprar um 208 gt/golf tsi/civic si e tiveram que optar por 208/gol/civic lx?

  • DGA

    Para mim só o Sandero RS vale a pena, os restantes possuem manutenção muito cara e, para piorar, a maioria deles já está com muitos anos de trabalho nas costas, significando mais despesas com manutenção.

    • Cássio

      Então você não quer um carro potente para curtir e cuidar, você quer um carro potente para usar e jogar fora depois.

  • Anderson Vieira

    Infelizmente a Tiguan 2.0 TSI não tem o DSG

    • mpol

      Tenho um Tiguan desse, o câmbio é muito rápido, ele acelera e gruda no chão como se fosse um super Kart, super rápido tracionando as 4 rodas.
      Experimenta um qq dia :)

      • Anderson Vieira

        Ok, mas não é dupla embreagem como diz o texto

      • Charlis

        A Tiguan 2.0 da geração passada é excelente em tudo, um carro perfeito, mas não podemos afirmar que o câmbio é “muito rápido”, ou tampouco moderno.
        Hoje temos referencias como os DSG e ZF8, que são muito mais rápidos e muito mais inteligentes, gerando um ganho em performance e consumo, bastante superiores em relação ao Tiptronic da sua Tiguan.

        []s

  • Ediomar

    Da lista o meu preferido disparado em questão de custo beneficio e confiabilidade seria o Azera ate 2011,que carro bonito e onde passa ainda chama a atenção pelo porte e classe que suas linhas passam,ainda serei dono de um exemplar 2011 com facelift,o mais bonito na minha opinião.

  • Cássio

    Nessa lista de “esportivos”, faltaram o Honda Accord V6 com 278cv e o Toyota Camry V6 com impressionantes 284cv.

    • Eng Turbo

      Bem lembrado

    • Takaro

      Tive um Camry 2008. Pensa num carro que anda bem.

  • afonso200

    aquela BMW 130, é um inferno achar uma inteira

  • Ricardo

    C4 e Azera estão caindo nas mãos dos manos,

    • Dirceu M

      Na minha cidade quando você vê um fusion 2009 ou menos, pode ter certeza que vai ouvir aquele som bate lata + rodas aro 20 andando bem devagarinho, muitas vezes com 4 pessoas dentro, todos de aba reta e vidro abaixado, olhando pra fora do carro como se tivessem procurando um gato perdido.

      • Ricardo

        Haha

  • Ricardo

    Escolheria o WRX.

  • SDS SP

    É uma tentação ver alguns “restos de rico” por preços, diria, até que acessíveis.
    O duro é encontrar um exemplar em bom estado.

    • Dirceu M

      Subaru WRX é provavelmente um dos melhores da lista com um excelente CxB, mas boa sorte em achar um que não foi abusado até o talo. Dai tem que dar uma ajeitadinha no câmbio e trocar os discos de embreagem, BOOOOM, -6k.

  • Edu

    Boa reportagem, tem prá quase todo gosto e bolso. Aliás, se bem cuidados, a maioria dos lembrados aqui bota esses novinhos de até 50k no chinelo. Eu iria de Subaru Impreza principalmente se encontrasse um azul desse.

  • Christyan Iida

    Boa lista, gostei dos modelos citados! Tivemos um c30 t5 2008, era muito gostoso de acelerar. Só não podia ficar brincando muito pq o bicho era beberrão pra caramba. É um carro muito difícil de vender, tem um público bem específico. Uns dois anos atrás, acho, vendemos por uns 35k, isso pq tínhamos recebidos ofertas de 27k… o dono anterior era o chefe do meu pai, ele tinha feito a revisão e teve que trocar umas peças…24k nessa brincadeira. Enfim, compramos dele por 40k, então 5k perdido não foi nada, foram bons anos com a gente

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    tava demorando pra alguém por aí comentar que esportivo de verdade tem mais de 300 cv e anda mais de 250 km/h

  • ESouza

    4 motores “iguais” nessa lista, o THP! Nao entendi porque colocaram o C4 Lounge como esportivo, em vez do DS3 por exemplo…

  • Davi Millan

    Obrigado NA!!!!! Eu estava querendo uma lista dessas para comprar mais um carro aqui pra casa, mas teria que ser um carro com emoção (como um Honda Fit, só que ao contrário). Minha Golf Variant merece uma companhia.

  • Silvestre Ramos Cezar

    É sério que o CITROEN DS3 , não está nessa lista? Acho que foi uma grande mancada, talvez fosse o melhor carro da lista, pois une design, desempenho, economia e manutenção relativamente barata…ahhh e câmbio manual.

    • Eng Turbo

      Como eu já havia comentados em outros posts…..a materia deveria ser “aberta a edições”. Isso está acontecendo, porém poderia haver um modo mais facil, seja por votação, seja por pesquisa no survey monkey mesmo

    • Dirceu M

      Poderia dar uma esticada pra “Carros esportivos até 55 mil” e adicionar mais uns 7 ai, incluindo o DS3.

  • Benny Blanco

    Faltou a B200 Turbo 2009-2010 da Mercedes.

    • Benny Blanco

      Aliás, ótima matéria. Gostei, parabéns :)

  • Baetatrip

    …….Lendo a materia, e vi unico erro:
    Tiguan 2.0 TSI nao possui o cambio DSG e sim Tiptronic AT6 e 4X4!
    Tiguan 1.4 TSI possui o cambio DSG e 4X2!
    Como eu convivi com a minha “ex” Tiguan…. Era excelente carro, porem eu ODIAVA A VW!
    Como o carro só me deu problemas atras de outros durante 5 anos!
    Acredito que peguei a “má unidade” na parte motor (10/11) que sofria horrores a gasolina antiga de 200PPM!
    Fazia tds as revisoes na propria VW e no final me da um bote?!
    Larguei o carro e voltei p/ Suzuki…. Peguei GV3 4×4 12-12 e foi a melhor coisa que eu fiz! Peguei em 2015
    Rodei + 70 mil km e 0 de problema, somente manutencao basica e troca as peças (Quem e doente como eu pela marca, sabe exato que esta passando no carro e tem quase certeza!)
    Pois 90% é de estrada… Viajo por ae e pego muita terra (encaro mau caminho mesmo, Trilha mesmo uso o meu outro jipe que e Samurai 93 preparado p/ trilhas pesadas)

  • andrei petreira

    Matéria muito legal, parabéns a NA. THP reina nessa lista, tenho a impressão de que oferece a melhor relação Custo x Desempenho no BR.

  • Abdallah

    Omega classificado como esportivo??

  • Oliveira

    dessa lista, teria ou Civic Si ou o Impreza WRX.. mas sonho de consumo mesmo, é o Impreza WRX STi..

  • Schlatter70

    Uma boa maioria aí é barato de comprar e carissímo de se manter.

    • Dirceu M

      Difícil de comprar também. Vários carros desses foram abusados severamente. Tem que ter muita noção pra comprar um carro esportivo bem cuidado. Vide os Subaru WRX. garanto que 50% dos WRX na olx são tudo fuçado e tão com downpipe, caracol maior ou rebaixado. E possivelmente os que não tiverem é porque o dono tirou pra vender. Tão chamando os eclipses de 2000 pra baixo de bomba instantânea porque quando compra já da problema. Quase nenhum é original mais.

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