Carros esportivos até 30.000 reais (2022)

chevrolet astra ss 2008

Depois de falarmos sobre os carros esportivos para orçamentos mais apertados, chegou a vez de subirmos um pouco o valor e citarmos os carros esportivos até 30.000 reais que podem ser encontrados em nosso mercado.


É claro que essa expressão pode ser direcionada a modelos realmente esportivos, o que inclui um visual diferenciado e motores bem potentes. Mas que tal olhar com atenção para outras opções que também entregam a mesma diversão?

Pensando nisso, selecionamos alguns modelos que oferecem um desempenho mais interessante, seja pela relação peso/potência ou por realmente usarem conjuntos mecânicos com números acima da média.

Isso inclui desde populares até sedãs grandes e luxuosos, mas todos com algum aspecto que torne sua condução mais esportiva. Com isso, foi possível escolher 10 opções interessantes, que são explicadas em detalhes, além de outros 16 modelos apenas citados ao final da matéria.

Vale lembrar que os carros abaixo estão ordenados por ano de fabricação, com os mais novos nas primeiras posições. Além disso, os valores são sempre da tabela Fipe e as imagens apenas ilustrativas.

Confira!

Veja também: Carros esportivos até 20.000 reais

Veja também: Carros esportivos até 50.000 reais

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

Ford Ka Sport 1.6 2012 – R$ 28,6 mil

ford ka sport 2013

Começar nossa lista de esportivos com um Ford Ka indica bem que nem sempre as coisas são como parecem. Afinal, esse modelo talvez não seja visto por muitos como um hatch de desempenho apimentado.

Na realidade, porém, seu motor 1.6 Zetec Rocam entrega 107 cv e 15,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas e num carro que pesa apenas 968 kg. Junte a isso a boa dirigibilidade e você vai entender o motivo da marca chamá-lo de “Baby-Mustang”.

Ok, talvez isso seja apenas o marketing da Ford fazendo o seu trabalho, mas os números comprovam que o Ka Sport traz alguma diversão: 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, velocidade máxima de 181 km/h e relação peso/potência de 9 kg/cv.

Além do visual diferenciado, essa versão ainda traz ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, rádio com CD, entrada USB e Bluetooth, dentre outros itens.

Fiat Punto T-Jet 1.4 2009 – R$ 31,5 mil

Fiat Punto T Jet BR spec 311 2009–12 designed by Italdesign

Nome bem conhecido entre os carros de desempenho esportivo no Brasil, os modelos T-Jet fizeram parte da linha da Fiat durante muito tempo e realmente agradavam pelo que entregavam nas ruas.

Uma dessas opções é o Punto T-Jet 2009, que custa um pouco acima do limite de nosso orçamento. Ele traz o conhecido motor 1.4 turbo de 152 cv e 21,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

Mesmo sendo um pouco mais pesado que o Ka citado acima, ele consegue chegar aos 100 km/h em 8,4 segundos, antes de atingir sua velocidade máxima de 203 km/h.

Essa versão topo de linha vem bem equipada, com ar-condicionado, direção assistida, volante com ajuste de altura e profundidade, bancos em couro, piloto automático, rodas de liga leve aro 17, rádio com USB e Bluetooth, computador de bordo, entre outros.

Vale a pena pesquisar por modelos que também tenham todos os opcionais, o que incluirá seis airbags, A/C automático, sensor crepuscular e de chuva, teto solar panorâmico, retrovisor fotocrômico e GPS.

Chevrolet Astra SS 2.0 2007 – R$ 28,8 mil

AstraSS

Por falar em linhas de modelos esportivos, não podemos esquecer dos diversos carros que a Chevrolet lançou com a sigla SS. Infelizmente, eles não tinham uma mecânica preparada, mas ainda podem ser uma boa opção pelo visual e desempenho.

Um modelo desse grupo que agradou bastante em nosso mercado foi o Astra SS, que custa menos de R$ 29 mil nos modelos 2007. Famoso pela carroceria na cor vermelha, ele tem grade exclusiva, faróis de neblina escurecidos, retrovisores em cinza e rodas de 16 polegadas.

Ele também era bem completo para a época, com airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado automático digital, direção hidráulica, computador de bordo, volante multifuncional e sistema de áudio.

Como dissemos, debaixo do capô não havia qualquer mudança. Com isso, o Astra SS tem o mesmo motor 2.0 de 127 cv e 19,6 kgfm do restante da linha, com câmbio manual de cinco marchas.

Mesmo sem um motor mais forte, ou pelo menos o propulsor 16V que a marca poderia ter usado, ele chega aos 100 km/h em 9,1 segundos e tem máxima de 201 km/h, pouco abaixo do Astra GSi, que chega aos 203 km/h.

Volkswagen Jetta 2.5 2007 – R$ 31,5 mil

jetta 2010 4

Em seu primeiro ano com o novo visual por aqui, o Jetta 2.5 2007 é outro modelo que pode agradar quem procura um bom desempenho. Ele ainda traz um nível superior de equipamentos e conforto.

Falando primeiro sobre o mais importante, o sedã tem motor 2.5 com 5 cilindros em linha e 20 válvulas, com 150 cv e 23,3 kgfm de torque. Esse propulsor é sempre ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Mesmo sendo mais pesado, além de ter mais espaço interno e um porta-malas de 527 litros, o modelo da Volkswagen chega aos 100 km/h em 9,6 segundos e ainda tem uma velocidade máxima de 205 km/h.

Sua versão única nesse ano traz seis airbags, controle de tração e estabilidade, faróis duplos com regulagem de altura, A/C automático dual zone, direção elétrica, piloto automático, rodas de 16 polegadas, volante multifuncional, rádio com CD, USB e Bluetooth, computador de bordo e porta-luvas climatizado.

Como opcionais, ele ainda pode ter faróis de xenônio, sensores de estacionamento traseiro, bancos em couro e o tão requisitado teto solar, que o tornava bem mais agradável visualmente.

Chevrolet Vectra Elite 2.4 2007 – R$ 26,9 mil

Chevrolet Vectra 2009–11 Elite

O Vectra certamente foi um dos modelos de maior sucesso da Chevrolet no Brasil. No começo dos anos 2000, a linha continuava oferecendo diversas opções interessantes, incluindo a topo de linha Elite.

Essa versão custa bem abaixo de nosso limite de R$ 30 mil e ainda vem com um propulsor 2.4 que entrega 146/150 cavalos de potência e 23,1/23,7 kgfm de torque. Infelizmente, o câmbio automático só tem 4 marchas, o que limita seu desempenho e prejudica o consumo.

Ainda assim, o sedã é bem confortável e carrega até 526 litros em seu porta-malas. Como estamos focando no desempenho nessa lista, vale citar que ele vai de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e tem máxima de 206 km/h.

Entre os equipamentos, destaque para os quatro airbags, faróis de neblina, ar-condicionado automático, direção assistida, bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista, piloto automático, retrovisor fotocrômico, teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de som e volante multifuncional.

Chevrolet Omega CD V6 2006 – R$ 29,9 mil

chevrolet omega cd 2006

Se você gosta dos sedãs da Chevrolet, que tal subir de nível em relação ao modelo acima e apostar num Omega V6? Sendo apenas um ano mais velho que o Vectra, ele ainda fica abaixo dos R$ 30 mil.

Além disso, nem é preciso dizer que ele oferece muito mais. Vem com ar-condicionado dual zone, sistema de som com disqueteira, computador de bordo, airbags frontais e laterais, volante multifuncional e um acabamento muito bom.

Debaixo do capô, o Omega oferece um motor 3.6 V6 de 24 válvulas, que entrega 258 cv a 6.500 rpm e 34,7 kgfm de torque a 3.200 rpm, associado ao câmbio automático de cinco marchas.

Mesmo falando de uma “barca” de 4,9 metros e 1.637 kg, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e tem velocidade máxima na casa dos 235 km/h.

Peugeot 407 SW 3.0 V6 2005 – R$ 29 mil

peugeot 407 sw 2005

Mudando totalmente de segmento, e agradando bastante aqueles que continuam sendo fãs das peruas, o Peugeot 407 SW também pode oferecer um desempenho impressionante para quem não o conhece.

O francês vem com motor 3.0 V6, sua única opção nessa carroceria (a versão sedã ainda tinha o propulsor 2.0). O conjunto entrega 211 cv e 29 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas que ainda auxilia no consumo na estrada.

Seu desempenho, como citamos, é bem interessante: 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e máxima de 229 km/h. Isso num carro com espaço de sobra para famílias grandes e com um porta-malas de 489 litros.

Ele ainda é muito bem equipado, com seis airbags, rodas de 17 polegadas, volante em couro, piloto automático, sistema de som com 10 alto-falantes, teto solar (opcional), ar-condicionado dual zone com saída traseira, bancos em couro com ajustes elétricos e aquecimento, entre outros.

Alguns talvez se lembrem que esse modelo foi o pivô de um escândalo da PSA no Brasil, que acabou gerando uma multa de R$ 30 milhões para a montadora, mas isso não tinha nenhuma relação com o carro em si.

Honda Accord EX 3.0 V6 2005 – R$ 28,8 mil

honda accord sedan v6

Se você achou o Omega uma opção interessante, temos outro sedã grande e luxuoso que pode ser considerado para ocupar uma vaga em sua garagem. Estamos falando do Accord V6 2005, que custa menos de R$ 29 mil.

Além das versões 2.4, a família ainda tinha a opção topo de linha com motor 3.0 V6, que entrega 240 cv e 29,3 kgfm de torque. Com câmbio automático de cinco marchas, ele chega aos 100 km/h em 8 segundos e tem máxima de 218 km/h.

O acabamento interno é mais luxuoso, com couro nos bancos e volante e madeira no painel e nas portas. Ele ainda tem ar-condicionado dual zone, sistema de som completo, volante multifuncional, airbags frontais e laterais, entre outros.

Audi A3 1.8 20V Turbo 2005 – R$ 28,2 mil

audi a3 2005

O Audi A3 com motor turbo era um sonho de consumo no começo dos anos 2000, provavelmente pelo preço um pouco mais acessível do que vemos nos alemães atualmente.

Se você se interessou por esse modelo, vamos aos números. Além de outras motorizações, a versão mais cara tinha o propulsor 1.8 20V Turbo, com 180 cv e 23,9 kgfm, disponíveis a 1.950 rpm. O câmbio aqui é o manual de cinco marchas, mas ainda havia a versão automática (por R$ 30,7 mil nesse ano).

Seus números são muito bons, com aceleração até os 100 km/h em apenas 7,5 segundos e velocidade máxima de 228 km/h. Já a versão automática fazia o mesmo em 8,3 segundos e tinha o limite de 223 km/h.

Volkswagen Passat 2.8 V6 2005 – R$ 27,3 mil

volkswagen passat v6 2005

Assim como falamos da dupla Vectra e Omega, também vamos citar o Jetta e o Passat nessa lista de modelos com desempenho esportivo e um convidativo preço abaixo dos R$ 30 mil.

No caso do alemão de porte superior, o motor usado é um 2.8 V6, versão topo de linha que ficava acima da 1.8 20V Turbo. Nesse caso, ele vem com 190 cv e 26,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de cinco marchas.

São necessários 9,3 segundos para atingir os 100 km/h, lembrando que estamos falando de um sedã com 4,7 metros de comprimento e 1.476 kg. Ele ainda tem uma velocidade máxima de 235 km/h.

Outros carros esportivos até 30.000 reais:

  • Fiat Linea T-Jet 2009 – R$ 29.700
  • Chevrolet Corsa SS 1.8 2009 – R$ 29.130
  • Fiat Palio 1.8R 2008 – R$ 29.300
  • Citroën C4 VTR 2.0 2007 – R$ 22.310
  • Fiat Stilo Abarth 2006 – R$ 28.400
  • Peugeot 407 Sedan 3.0 V6 2006 – R$ 25.000
  • Fiat Marea Turbo 2005 – R$ 28.900
  • Toyota Camry XLE 3.0 2004 – R$ 30.240
  • Volkswagen Golf GTI 2002 – R$ 30.300
  • Volvo S60 T5 2.3 2001 – R$ 20.150
  • Mercedes-Benz C200 Kompressor 2001 – R$ 30.630
  • Volkswagen Gol GTI 2000 16V 2000 – R$ 30.130
  • Volkswagen Parati GTi 2.0 16V 1999 – R$ 26.950
  • BMW 328i Sport 2.8 24V 1999 – R$ 27.750
  • Volkswagen Gol GTI 2.0 1997 – R$ 23.130
  • Chevrolet Calibra 1996 – R$ 22.700

Autor: Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.