Carros esportivos até 20.000 reais

Carros esportivos até 20.000 reais

Falar sobre carros esportivos atualmente significa apelar para marcas importadas e modelos bem mais caros. Mas você sabia que ainda podemos encontrar boas opções de carros esportivos até 20.000 reais no mercado de usados?

Antes de falar sobre essa lista, é preciso destacar que orçamentos limitados como esse não operam milagres. Ou seja, você vai ter que se contentar com um carro bem mais rodado e (provavelmente) com alguma manutenção atrasada.

Sem esses problemas, os modelos abaixo vão custar muito acima do que vemos na tabela Fipe, onde eles já contam com preços salgados. E mesmo que não seja uma unidade de colecionador, alguns esportivos continuam muito valorizados.

Dito isso, vamos à nossa lista. Ela foi feita levando em conta apenas veículos que tenham uma proposta esportiva na parte mecânica, não apenas em seu visual, como é tão comum atualmente.

Em alguns casos, isso significa ter um motor turbo, em outros o bom desempenho vem de um propulsor relativamente potente e um veículo leve, como é o caso do Ford Ka XR ou até do clássico Fiat Uno Turbo.

Em todos os casos, as imagens são ilustrativas e os valores citados são da tabela Fipe. Como já dissemos, algumas vezes isso não é praticado pelo mercado, mas serviu como base para fazermos esse levantamento.

Confira a lista completa e nos diga nos comentários qual deles você gostaria de levar para casa!

Ford Ka XR 1.6 2007 – R$ 18,8 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Um carro com pegada esportiva nem sempre precisa ter um motor turbo ou outros adereços. Prova disso é o Ka XR 1.6 2007, o modelo mais novo em nossa lista e que custa R$ 18.840 na tabela desse ano.

Ele surgiu no começo dos anos 2000 e durou até o modelo citado aqui, usando o propulsor 1.6 de 95 cv e 14,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Esse conjunto empurrava o Ka até os 100 km/h em 10,8 segundos, com máxima de 186 km/h.

Como pontos positivos aqui temos o peso, de apenas 930 kg, e a conhecida agilidade desse modelo da Ford, especialmente graças ao entre-eixos curto e as rodas nas extremidades. Além disso, suas rodas ar0 14 (com pneus 185/60) ajudavam a manter a estabilidade mesmo no limite.

Além do visual ligeiramente modificado, o Ka XR tinha um pequeno conta-giros no painel de instrumentos, volante perfurado (que mantinha os dois raios), direção hidráulica e equipamentos básicos de conforto.

Fiat Palio 1.8R 2007 – R$ 19,6 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Outro modelo de 2007 que também tem um apelo esportivo e entra em nosso orçamento de R$ 20 mil é o Palio 1.8R. Ele foi lançado por aqui em 2005, relembrando as versões clássicas do Uno da década de 1980.

Diferente do que vemos hoje, na época a Fiat realmente alterou o visual do hatch nessa versão. Ele ganhava novas rodas de 14 polegadas, faróis e lanternas escurecidos, faixas laterais, aerofólio, cintos de segurança vermelhos e pedaleiras esportivas, além das chamativas cores vermelho Modena e amarelo Indianápolis para a carroceria.

Debaixo do capô, o Palio 1.8R também recebia modificações no motor, que passava a entregar 115 cv e 18,6 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Os números eram interessantes: 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e máxima de 191 km/h.

Chevrolet Astra GSi 2.0 16V 2003 – R$ 20,2 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Falar sobre modelos esportivos no Brasil envolve lembrar de algumas siglas bem conhecidas. Uma delas aparece no primeiro modelo da Chevrolet em nossa lista, o Astra GSi 2003, tabelado em R$ 20.223.

Essa designação não era nova por aqui, pois já havia aparecido no Vectra e no Corsa, mas o Astra acabou se tornando um dos mais queridos nessa linha. Ele tinha motor 2.0 16V de 136 cv e 19,2 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

Chegando aos 100 km/h em 9,1 segundos e com máxima de 203 km/h. o Astra GSi também agradava pelo visual. Tinha saias laterais, aerofólio, belas rodas de 16 polegadas e teto solar, conseguindo chamar atenção quando visto na famosa cor vermelha.

Fiat Stilo Abarth 2.4 20V 2003 – R$ 19 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Numa linha com diversas opções, o Stilo agradava quem buscava um desempenho mais esportivo em sua versão topo de linha Abarth. Se esse é seu número, saiba que as unidades 2003 podem ser compradas por R$ 19 mil.

Essa configuração tinha motor 2.4 20V de 167 cv e 22,8 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas e um ótimo desempenho: 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 212 km/h.

Além disso, o italiano era bem parecido ao modelo vendido na Europa e vinha equipado com controle de tração e estabilidade, oito airbags e diversos outros equipamentos que a concorrência não oferecia.

Volkswagen Passat 1.8 Turbo 2002 – R$ 19,3 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Dona de três posições nessa lista, a Volkswagen aparece inicialmente com o Passat. É verdade que o sedã nunca foi um modelo esportivo no visual, mas seu motor 1.8 turbo não decepcionava quando seu motorista exigia esse comportamento.

Tabelado em R$ 19.366 nos modelos 2002, ele oferecia 150 cv e 21,4 kgfm de seu propulsor turbinado, com câmbio manual ou automático de cinco marchas. No primeiro caso, o desempenho era melhor, chegando aos 100 km/h em 9,2 segundos e com máxima de 221 km/h.

Mais luxuoso, ele oferecia airbags, direção hidráulica, sistema de som, ar-condicionado, bancos em couro e diversos outros equipamentos. O porta-malas também não decepcionava, com espaço para 475 litros.

Fiat Marea Turbo 2.0 20V 2000 – R$ 17,8 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Comprar um carro turbinado com mais de 20 anos de uso não é para qualquer um, mas ninguém pode negar que o Marea Turbo foi um dos melhores esportivos de sua época. E hoje ele pode parar na sua garagem por menos de R$ 18 mil.

Seu motor 2.0 de cinco cilindros e 20 válvulas contava com turbocompressor para oferecer 182 cv e 27 kgfm de torque. Associado ao câmbio manual de cinco marchas, o modelo da Fiat chegava aos 100 km/h em 7,9 segundos e tinha máxima de 223 km/h.

Ele foi vendido por aqui como a versão topo de linha do modelo entre 1999 e 2007, época em que nosso mercado tinha mais variedade entre os esportivos. E mesmo assim o Marea era uma das melhores opções.

Volkswagen Golf GTI 1.8 Turbo 2000 – R$ 19,5 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Numa linha com versões 1.6 e 2.0, era o Golf GTI que atraía os olhares na gama do famoso hatch da Volkswagen. Ele ficou mais refinado ao compartilhar a plataforma com o Audi A3, além de já ser produzido nacionalmente nesse ano.

Seu motor 1.8 20V Turbo entregava os mesmos 150 cv e 21,4 kgfm do Passat citado acima, também sendo usado com câmbio manual de cinco marchas ou automático, mas este com apenas quatro velocidades.

Para quem preferisse trocar as marchas, o desempenho poderia ser superior, com os 100 km/h chegando em 8,5 segundos e velocidade máxima de 216 km/h.

Volkswagen Gol GTI 16V 1998 – R$ 20,7 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

No final da década de 1990, o Gol tinha uma linha bem mais completa do que vemos hoje. Ele oferecia versões 1.0, 1.6, 1.8, 2.0 e até 1.0 16V Turbo. O topo da gama, porém, era o Gol GTI, que segue sendo muito valorizado.

Seu motor 2.0 16V de aspiração natural entregava 145 cv e 18,4 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Mesmo sem qualquer ajuda de turbocompressor, ele acelerava até os 100 km/h em 8,7 segundos e chegava a 206 km/h de máxima.

Assim como acontece com a versão GTI outros anos, o modelo citado aqui muitas vezes aparece em sites de venda por valores muito acima da tabela Fipe.

Chevrolet Vectra GSi 2.0 16V 1996 – R$ 11,2 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Muito antes do Astra citado no começo dessa lista, a Chevrolet também disponibilizava o Vectra GSi. A boa notícia aqui é que a tabela do sedã nos modelos 1996 é bem mais acessível, começando em pouco mais de R$ 11,2 mil.

Seu motor 2.0 16V entregava 150 cv e 20 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Com seu novo sistema de injeção, ele acelerava aos 100 km/h em 8,5 segundos e chegava aos 210 km/h de velocidade máxima.

Seu visual diferenciado, mas ao mesmo tempo sóbrio, tinha rodas de 15 polegadas exclusivas, spoiler e saias laterais. Por dentro, oferecia uma lista de equipamentos mais generosa e vinha até com o volante do Calibra.

Fiat Uno 1.4 Turbo 1996 – R$ 16,6 mil

Carros esportivos até 20.000 reais

Fechamos nossa lista com outro modelo de 1996, mas que prova que alguns esportivos são mais valorizados até hoje. Estamos falando do Fiat Uno 1.4 Turbo, que nas unidades desse ano ainda é tabelado em R$ 16.650.

Ele chegou ao Brasil muito tempo depois de ser lançado lá fora, mas carregava o título de primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica. Por falar nele, seu propulsor 1.4 entregava 118 cv e 17,5 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas.

Pesando apenas 975 kg, ele conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, além de atingir uma velocidade máxima de 195 km/h.

Outros carros esportivos até 20.000 reais:

  • Volvo S60 T5 2001 – R$ 19.610
  • Audi A3 1.8 Turbo 2000 – R$ 20.443
  • Alfa Romeo 164 3.0 V6 1996 – R$ 16.859
  • Chevrolet Corsa GSI 1996 – R$ 13.620
  • Chevrolet Kadett GSi 1995 – R$ 12.143
  • Chevrolet Kadett GSi Conversível 1995 – R$ 19.195
  • Ford Escort XR3 1995 – R$ 20.117
  • Chevrolet Calibra 1994 – R$ 20.407

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.