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TOP 10: Os carros mais baratos com troca de marchas no volante

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Nesta nova lista Top 10, vamos falar dos carros mais baratos equipados com paddle shifters, também chamados de paddle tronic ou simplesmente de borboletas.



São aqueles famosos comandos para troca manual de marchas em caixas de câmbio automatizada com ou sem dupla embreagem, CVT e automática.

Antes tecnologia avançada do universo da F1, hoje estes comandos estão presentes em vários segmentos de automóveis e comerciais leves.

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Vamos listar os 10 carros mais baratos com o dispositivo, seja ele de série ou opcional. Neste último caso, o preço do modelo já inclui o valor do opcional, mesmo que este esteja agregado com outros itens.

Levamos em consideração sempre a versão mais barata com o dispositivo. Note que a lista abaixo só contempla modelos da Fiat, VW e um exemplar da Smart. Da lista abaixo, apenas a Idea e o Fortwo possuem o item de série.

Abaixo, os 10 carros mais baratos com troca de marchas no volante:

1) VW Gol 1.6 I-Motion – R$ 37.494
2) VW Fox 1.6 I-Motion – R$ 39.354
3) VW Voyage 1.6 I-Motion – R$ 40.194
4) Fiat Palio Essence Dualogic 1.6 16V – R$ 40.509
5) Fiat Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V – R$ 44.339
6) Fiat Punto Essence Dualogic 1.6 16V – R$ 44.775
7) Fiat Idea Essence Dualogic 1.6 16V – R$ 47.130
8) VW Polo 1.6 I-Motion – R$ 47.291
9) VW Polo Sedan 1.6 I-Motion – R$ 49.839
10) Smart Fortwo mhd 1.0 – R$ 49.900 (*)

(*) Valor sugerido consta no site.

Galeria de fotos dos 10 carros mais baratos com troca de marchas no volante:

Agradecimentos ao leitor “frango com kiabo” pela dica.

  • PONCIO PILATOS

    é um recurso muito, muito útil, principalmente em ultrapassagens. tenho no carro, e uso muito, eu classificaria como um item de segurança ativa.

    • bandaxadibar

      penso o mesmo…espero que num futuro próximo, eliminem a alavanca de carros automáticas, mais populares…alguns modelos importados já não possuem mais alavanca

      • Edson Roberto

        Impossível. Como eliminar se ela é responsável pelo tipo de acionamento do funcionamento de cambio? Pode parecer besta, mas os comandos do tipo "Joystick" são bem caros pois usa eletrônica para conversar com o cambio e somente carros carissimos a usam. Vai demorar ainda para esse tipo de mudança ocorrer. (o lado bom desse tipo de coisa é que ganharia espaço no Console).

        • bandaxadibar

          impossível nada amigo….o 500 Ferrari Edition não tem alavanca…só botões de R, D e N. Range Rover Evoque também não possui alavanca…

          • Edson Roberto

            Eu disse mais relacionado ao custo e não ao tipode funcionamento. Lembrando que o 500 citado é o cambio dualogic.

          • hal_cwb

            Carros muito caros…

        • ekler

          Uai, mas até já existe o UNO sem alavanca do câmbio de marchas…….

    • fredklamt

      Vejo que vc está bem satisfeito. O seu é automático ou automatizado?

    • afonso200

      95% é automatizado

    • MM_

      Não estou questionando o fato de vc achar útil, mas em uma ultrapassagem um kick down não é mais simples? Digo isso por mim, que acostumei a reduzir dessa maneira, mesmo no carro com paddle shifter.

      • PONCIO PILATOS

        caro fredklamt, o meu é automático, é um vovorolla XEI 2.0; muito útil.

      • PONCIO PILATOS

        Caro MM_, acho o kickdown muito lento, dependendo da urgência, na verdade, o vovorolla permite a troca na alavanca, porem, no volante é mais pratico, apesar do "delay" ser um pouco maior, na alavanca é mais rápido, mas o bode é que vc fica com uma mão somente, logo, o padle é muito, mas muito mais pratico mesmo….

        • Edson Roberto

          DEPENDE.

          Eu possuo um Xsara 2.0 automatico com cambio de 4 marchas, e ele é assim: Se pisar até metade do acelerador, o cambio entende que vc quer usar o método carga para segurar a marcha que está (a quarta por exemplo) e ganhar potencia com ela. Pisou acima até 75~80%, muda para terceira, se pisar até o fim, engata a segunda se necessário.

          No meu carro pisou até o fim a troca é imediata. Se demorar, é coisa de no máximo 0,3 segundos. Te digo que, é uma delicia poder utilizar o kick down, já que no caso do meu automatico, ele não tem mudanças sequenciais. E quanto ao paddle shift, eu achei ruim quando usei no Jetta FLEX (maravilhoso no TSI), C4 Picasso e Civic EXS do modelo anterior. O tempo de troca é demorado (situação MUITO PIOR no C4 Picasso) e que me tirou o tesão das trocas.

          • DCald

            Na Meriva easytronic (com trocas sequenciais "apenas" na alavanca) com o tempo eu peguei a manha de trocar as marchas com o pé mesmo… tanto para reduzir qto para subir marcha… Pra reduzir em curva, um cutucão forte no acelerador e depois tirava o pé completamente… pra subir marcha, só aliviar o pé mantendo aceleração…
            Trocas no volante seriam uma brincadeira legal, sem duvidas, mas não acho nada "essencial"…

        • MM_

          Não sei, mas talvez isso dependa muito do carro.

          Meu C4 tinha um kick down bem lento mesmo. O gap do conversor de torque era enorme. O Cruze por outro lado, é bem rápido nesse tipo de troca.
          O Acura é mais rápido ainda e mesmo com os paddle, sempre reduzi no pé.

      • hal_cwb

        O problema do kick down é a demora de resposta, muitas vezes que quero mudar de pista, a janela entre caros é pequena, a resposta tem que ser imediata. Então para ser com o kick down eu teria que pisar antes do exato momento, assim, se ocorre um imprevisto pode até ocorrer uma batida. E com a troca sequencial, você reduz um pouco antes e ele já está na marcha que você quer.

    • Punto

      Os defensores do automático acham que basta acelerar e frear que tá de bom tamanho… Ainda bem que há gente que gosta de dirigir dominando o carro e o câmbio. Viajei 1400km no total numa Strada adventure e, apesar do cambio selecionar muito bem em reduzida, com S acionado e acelerador no fim ele segura a marcha até a faixa vermelha. Descobri que o carro vira um foguete passando a marcha, com pé no fundo, a aprox. 4 mil giros. Com as borboletas seria muito mais útil e seguro.

      • MM_

        Dá pra ver que vc não tem carro automático.

        • Punto

          Tive, não quero mais, obrigado ;)

          • Alguém

            Automático é para jovens de 85 anos… Meu sogro adora e eu fui parar no psicólogo…

  • cavevolution

    Pra que curte uma tocada mais esportiva na estrada e não abre o conforto de um automático no centro da cidade, o cambio estilo borboleta é muito bem vindo.

  • GuilhermeTucson

    É bom para tirar aquele modo anestesiado dos câmbio automáticos

  • guga london

    eu ainda prefiro um cvt mesmo mais caro si bem que nao e tao mais caro assim um sentra cvt ta 56mil um gol power imotion ta quase isso uns 45mil por 37 só compra um 1 .0 “completinho” nada de imotion

    • WillScherer

      Guga, entrei no site da VW e fiz a simulação: o Novo Gol I-Motion 1.6 101 cv (G) / 104 cv (A) Automatizada Total flex 4 portas está R$ 34.490,00, adicionando o pacote I-TREND COM DIRECAO HIDRAULICA E PADDLES fica R$ 3.004,00 mais caro, totalizando o Preço total de R$ 37.494,00.

      • Long_life_tobigcars

        Essa versão dita por você com AC na Ceará Motor em Fortaleza está saindo por R$ 44 mil na versão POWER. Cadê o IPI reduzido?

        • msouza91

          esse valor que postaram é irreal, é sem ar e sem trio, não é power, é uma versão teórica, nunca que vão colocar paddle e deixar sem ar e sem trio…

          • WillScherer

            Com ar sai R$ 40.079,00.

            O pacote de R$ 37.494,00 inclui (MAS NÃO É POWER):
            4 alto-falantes e 2 tweeters
            Alças de segurança escamoteáveis no quadro do teto
            Antena no teto
            Bancos dianteiros com cobertura lateral
            Carcaça do espelho retrovisor externo+ maçanetas na cor do veículo
            Chave estilo canivete – sem controle remoto
            Direção Hidráulica
            Emblemas
            Farol duplo
            Frisos de proteção lateral na cor do veículo
            Grade dianteira pintada em preto Ninja
            I-System
            Iluminação interna
            Iluminação no porta-malas
            Pacote cromo
            Pneus 195/55 R15
            Porta-objetos no verso do encosto do ban co do motorista e do passageiro
            Revestimentos dos bancos em tecido
            Rodas de aço de 15"
            Rádio versão 3
            Spoiler traseiro
            Supercalotas
            Volante com teclas para controle do rádio
            Volante de direção multifuncional com paddles

            • bandaxadibar

              e nada dos itens mais importantes que todos citados acima…ABS e Airbag duplo…

            • Long_life_tobigcars

              O Voyage Top sai por R$ 52 mil. "Baratissimo"!

              • WillScherer

                Ou por R$40.194,00 sem AR, sem Airbag, sem ABS, mas ta incluso as supercalotas.

                • Long_life_tobigcars

                  Por R$ 44.339 melhor o Fiat Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V que já vem com AC e DH de série além do motor ter melhor potência e tecnologia.

                  • WillScherer

                    Quem decide sera o consumidor: R$ 44.339 no Fiat Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V que já vem com AC e DH de série ou Voyage por R$40.194,00 sem AR, sem Airbag, sem ABS, ou completo por R$ 52 mil, ou ainda de outra categoria tem o Fiat Idea Essence Dualogic 1.6 16V por R$ 47.130.

                    • trimmador

                      Faça uma comparação mais justa: carros – Siena x Voyage – com o mesmo nível de equipamentos. Seja menos fanboy.

                  • lorim_ce

                    vale lembrar q todas as versões do Grand siena ja tem ABS e AB2 e ainda tem gente q vai preferir o voyage….por 52 eu ia de sentra ou fluence sem nem duvidar

                    • hal_cwb

                      Sentra e Fluence não tem paddle shift

      • rhsgol

        Com ou sem ar e trio?

        • WillScherer

          Essa é versão mais barata, acredite se quiser é realmente sem ar por R$ 37.494,00. O trio está incluso. O ar custa + R$ 2.585,00. Saí daí R$ 40.079,00.

          • josevaldop

            Eu pessoalmente acho sem logica tirar um carro de 37.000 sem ar, prefiro ar ao paddle

            • WillScherer

              Não tem o ar, mas tem as supercalotas, as rodas de aço, bancos em tecido…

              • tpbastos

                Apenas R$37.494,00

                Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!! Que legal!

                [youtube ifp3L0xYmF4 http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4 youtube]

                • WillScherer

                  Acorda P0**@!

                • hal_cwb

                  Muito bom esse vídeo, só não concordei com o que ele falou no final sobre andar de bicicleta. Quem trabalha a 20Km de casa como eu não há como ir de bicicleta. De ônibus eu levo mais de 3 horas de viagem. A solução não é todo mundo andar de bicicleta e sim se informar com preços, acessórios e definitivamente não ser enganado pela conversa dos vendedores. Se o povo não tivesse esvaziado os pátios das concessionárias na redução do IPI (que nem reduziu tanto assim), os preços iriam cair. Mas o brasileiro não tem paciência.

    • zeuslinux

      CVT não faz milagre sozinho. Já fiz test drive em 2 carros diferentes com cãmbio CVT: um Nissan Sentra e um Mitsubishi ASX.

      No Sentra o câmbio ficou muito bom e o carro tem boa disposição. Já no ASX o acerto ficou br0xante, não sei se pelo peso maior do carro ou se é algum acerto na programação do câmbio/motor. O ASX mostra pouca aceleração nas arrancadas. Até com um câmbio automático convencional, com o kick down, mostra mais disposição.

  • adilson05

    Esse tipo de recurso é muito divertido e útil, e acho até melhor que cambio automático.

    • Stark

      Eu também sou um muito adepto aos câmbios automatizados nesses carros mais baratos assim e é bem divertido. Porém um Carro Médio já pede um Câmbio AT de verdade.

    • Edson Roberto

      Existem modelos automaticos com paddle shift que também podem entregar esse tipo de recurso.

  • pumagtb76s1

    Eu acho que cambio automatizado ainda ñ são confiáveis . O da fiat pelo menos da problema pra caramba hein….

    • fredklamt

      Vc tem um? Tenho curiosidade de saber se os trancos são realmente desconfortáveis…sobre a manutenção, foi postado um vídeo confirmando o que vc falou e tb sobre o preço absurdo das peças.

      • msouza91

        não são desconfortáveis não, são perfeitamente suportáveis, e dependendo do tipo de condução do motorista, somem bastante, e sobre o video do ADG, tenho minhas dúvidas sobre a veracidade daquilo, o video ficou de certa forma confusa, ele mostrou algumas peças jogados no chão, falou de preço e prazo, mas não confio muito, até por que ele meteu pau no stilo nesse video, e em outro ele mesmo diz que é uma ótima compra de semi-novo…

        • DCald

          Olha, estamos a 5 anos com um automatizado lá em casa (Meriva Easytronic). Comprariamos outra tranquilamente! (e, se não fosse por 5mil reais, eu teria comprado outra!)

      • msouza91

        http://www.youtube.com/watch?v=5T8G1qNoNGA

        olha o que ela fala aqui sobre eles

        • fredklamt

          valeu pela dica!

          • PONCIO PILATOS

            eu tive um robotizado/automatizado… num gostei não, o soluço é grande, o delay, é impressionante…. não gostei.

            • hal_cwb

              Eu tenho um automático e minha mulher tem um automatizado. A diferença no modo "D" é grande. No automático é mais confortável, no automatizado ele não dá tanto soluço, mas no caso da VW, ele joga as marchas pra cima muito rápido pra não ter soluço. No modo "S" o automático continua na mesma, nessa opção o automatizado soluça bastante pois a rotação fica mais alta. No modo sequencial ou "M", o automático continua na mesma, muito útil pra andar, mas sem graça. E o automatizado no modo "M" fica muito divertido, pois você tira o pé quando vai trocar a marcha (como em um carro mecânico), na minha opinião você se sente "mais vivo"… eheh

    • bandaxadibar

      Tenho um Linea dualogic e nunca deu problema…

      • Stark

        O seu deve estar abaixo de 50.000 km e no máximo 1 ou 2 anos de uso. Acertei em partes?

        • bandaxadibar

          HLX 2009, 110000km.

  • rubensdepaulajr

    Estou enganado ou faltou o novo C3 na lista?????

    • diogo_rs6

      O C3 automático com borboletas custa mais de 55k, nem entra na lista

  • rafaelrgarcia

    Pena serem todos automatizados…
    Acho que o mais barato que seja realmente automático e com borboletas é o Cerato.
    Infelizmente a Kia não quer vender

    • diogo_rs6

      O Cerato não tem borboletas no volante.

      • hal_cwb

        Tem sim, mas se não me engano é 65K o preço dele

        • rafaelrgarcia

          Antes do IPI achei a 62k aqui em Campinas na versão top, se eu não me engano existe uma versão mais barata.
          Agora não sei quanto está.

      • rafaelrgarcia

        As borboletas no volante entraram na versão de 10/11

  • Tejolo

    Acredito que para modelos automatizados deveria ser de série pela deficiência destes câmbios em darem respostas condizentes com nossa vontade. Porém com a evolução dos mecanismos (vide novo bravo, o cambio dualogic plus é um show), talvez deixem de ser importantes e sejam apenas um diferencial para quem quer.

    • msouza91

      o problema dos automatizados é pensarem que eles são substitutos dos automáticos, sendo que são propostas completamente diferentes, mas se te conforta, nossos automatizados estão anos luz a frente dos europeus, a Fiat nunca lançou o plus lá, e a volks vai começar a usar no Up a mesma caixa usada aqui no Brasil

  • Gregori_Costa

    Queria uma lista dos 10 mais baratos com motor não flex.

    • edubasso

      Seria uma lista interessante.
      Gostaria de ter uma opção de carro zero somente a gasolina.

    • macaense

      Ótima idéia

  • alvarolara

    Meu landau 79 tb tem troca de marchas no volante !?,!

  • gvmichel

    Pra mim é totalmente dispensável, só usei quando saí da concessionária. Não pagaria a mais por isso.

    • Leandro1978

      Eu escuto muitos falando isso, não só nos menos caros, mas também nos mais luxuosos. Usam as borboleta ou mesmo os que permitem as trocas direto no cambio, por pouco tempo, enquanto é novidade, depois colocam no modo automático e esquecem…

      • Edson Roberto

        Na minha opinião, a bem da verdade é que nem sempre o paddle shift é "tão divertido" como alguns aqui pensam. Pode até ser no começo que vc vai usar para explorar o motor e tal, mas com o tempo, com as limitaçoes de nossas vias, velocidades e principalmente, o risco a usar no limite, o dono acaba desistindo da opção.

        Alias, alguns modelos possuem o paddle shift, mas além de lerdos são péssimos para extrair potencia do motor. Novamente vou botar o Jetta flex aqui e o C4 Picasso. No C4 primeiro, quando dirigi com esses itens, pensava ser show de bola. Quando fui dirigir (já dirigi na cidade e estrada com eles), sinceramente? Não tem graça. Até porque, o carro demora a pegar embalo e também porque o tempo de troca é alto. Demora cerca de 3 segundos por troca depois do acionamento!!! Fiquei horrorizado. Conclusão para mim: Se fosse ter uma C4 Picasso, só utilizaria no modo automatico para não passar nervoso. (tem a tecla S que pode reter, marchas, seria somente necessária quando precisasse, fora isso esqueceria tal item, como esqueci qdo dirigi).

        O Jetta flex também é o caso do C4 Picasso qto a falta de potencia. Tudo bem que a situação nem de perto é igual por conta de um motor antigo estar com um cambio moderno. Entretanto, a VW configurou o cambio para ficar rodando em rotação baixa e para ter um "pouco de divertimento" só com o modo S ou nas trocas sequenciais.

        Pois bem, quando fui usar o paddle shift, as trocas ocorriam em quase 1 segundo depois de acionado. Mas o que assustava de fato, era que o carro não era elastico e já tinha sua potencia comprometida em rotação até 4500rpm. O resto era só grito e desespero, porque o carro não desenvolvia. E o engraçado aqui é: Um não desenvolve por ter um cambio bem ruim a ponto de estragar o desempenho e o outro é o motor que limita e muito a entrega de potencia. Na minha conclusão, é que o Jetta eu também usaria no modo automatico. Quando no muito o modo sequencial pela alavanca para reter marcha, pois nele, mesmo em modo S, basta soltar um pouco o pé do acelerador (não digo totalmente, digo de aliviar um pouco), ele já sai passando marcha para cima.

        • Stark

          A VW calibrou aquele câmbio pra rodar em rotações baixíssimas mesmo! Todo mundo que dirige e eu nota isso! Tem hora que antes dos 60km/h em reta o câmbio já tá engatando até a 5ª marcha, mas tudo isso pra prezar economia de combustível, pois a própria VW (e as revistas que testaram) afirmaram que o Jetta Flex AT está com um consumo pouca coisa melhor que o Jetta Manual na Estrada.

          Mas minha opinião pessoal é que câmbio AT precisa de ser Motor 16V mesmo, isso é uma exigencia pq o AT tem mais tendencia à altos giros e o 16V seria mais seguro e melhor.

      • hal_cwb

        Eu tenho automático e uso o modo sequencial todos os dias, só uso o "D" quando tô parado no trânsito mesmo. Pena que o meu não tem as borboletas no volante… mas meu próximo carro vai ter.

    • RicardoSuroieck

      Até porque quem compra um carro automático, na maioria das vezes não quer se preocupar exatamente em ter que ficar dando comandos, esteja a alavanca onde estiver.
      É legal ter a opção, é legal mostrar pros amigos. Mas pro dia a dia, na cidade? Não é necessário. Mesmo na estrada, se o câmbio automático e motor do seu carro responderem corretamente em uma ultrapassagem, é o suficiente.

  • marcosv8

    Fiz test drive em alguns automatizados,Fox,Gran Siena,Palio…mas recentemente em um Bravo Dualogc Plus com "borboletas" e me surpreendi.Ja andei em alguns automáticos convencionais tambem…Aconselho a quem tem preconceito ou receio aos automatizados,que façam um test drive…não ficam devendo nada em conforto aos "AT's"…O Dual.Plus mesmo ficou show.Com as borboletas então muito divertido só andando mesmo pra saber…Ainda não tenho um,mas pretendo justamente pelo conforto e acessibilidade.

  • RicardoSuroieck

    Troca a marcha no volante mas o carro continua o mesmo: fraco, gastão, cheio de plásticos duros que desencaixam com o tempo, sem itens de segurança para todos os passageiros, sem cinto de três pontas no meio do banco traseiro, com ABS opcional, e nem por isso com um preço tão barato assim. Como diria minha falecida avó: que vantagem Maria leva?
    Para a maioria dos veículos citados, o ideal seria que desse para trocar de carro ao apertar um botão atrás do volante.

  • YoOdEx

    Nunca dirigi um carro com borboleta. Acho que seria interessante. Eu gosto de cambio automático, porém acho interessante trocar as marchas quando estiver afim, principalmente na estrada.

    Quem tem, está acostumado, ou quem já experimentou, pode dizer se no modelo utilizado o delay é muito lento?

    • gvmichel

      No s-tronic é imediato. No tempo de eu pisar numa embreagem manual dá pra jogar pelo menos umas 3 ou 4 marchas pra baixo usando a borboleta. Mas daí o kick-down faz a mesma coisa no mesmo tempo, não vejo utilidade. O que realmente torna uma ultrapassagem mais segura e eu faço quando vejo que não tem espaço para fazer aquela ultrapassagem tranquila que dá até pra tomar um suco de laranja no meio é deslocar antes o câmbio para S, daí ele já fica com o motor cheio e responde ao mínimo toque no acelerador. Pessoalmente acho câmbios com posição S muito mais úteis que essas borboletas.

      • YoOdEx

        S-Tronic são nos Audis né? Ele chega a ser inutil como um teto solar por exemplo? Antes de ter um carro com teto, eu imaginava que iria usar ele na primeira semana e depois ia esquecer dele.. mas até que com o tempo eu tenho gostado, aberto bastante, princinpalmente agora que estamos em época de inverno.. entra um solzinho bacana quando ta frio, e a noite deixo ele aberto com as janelas fechadas (sem precisar ligar ar-condionado hehehe).

        • gvmichel

          Sim, é um primo do DSG da VW. Na minha opinião é ainda menos útil que um teto, que já é inútil hehehe.

    • Stark

      Pelo menos em 2 modelos que dirigi tem um pequeno delay quando aperta sim!

      Pra quem espera aquela instantanea troca de marcha como é nos games, pode esquecer pois quando você aperta a borboleta demora um pouco pra passar a marcha. Mas coisa de 1.0 segundo, mas que é bem perceptível.

      • YoOdEx

        Entendi.. eu sempre desconfiei disso! Não é como no video-game, mas é questão de 1 segundo, ou pouco menos, suficiente para irritar um pouco né?

      • KzR

        Você já disse tudo. Pela minha experiência, concordo inteiramente com você.
        Se a condução for buscando conforto, não há problemas, mas numa condução esportiva já se sente a demora.

  • oliveirajc

    Carros de comando no volante tem de ser como nos Mitsubishi, fixas.

  • KzR

    O único carro que andei que tinhas as borboletas no volante era um Mitsubishi Lancer. Muito cômodo trocar marchas por elas, embora eu não acho ruim trocar manualmente pela alavanca.

  • Arthur Motta

    A tendência mundial é a alavanca de câmbio sumir do console. Quando esses câmbios forem produzidos em massa, o custo cairá muito. Dentro de 15 anos, no máximo, todos os carros terão câmbio com paddle-shifts, automático ou robotizado.

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