Listas Top 10 Mercado

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Quais serão os carros com tração traseira mais baratos em nosso mercado? Antigamente vários modelos tinham tração traseira, de Fusca e Brasília a Chevette, mas já fazem muitos anos que não temos carros comuns com eixo cardã e diferencial traseiro. Antes, alguns dos clássicos nacionais tinham essa configuração de tração mas hoje em dia ela está mais relacionada aos utilitários esportivos, picapes ou carros de luxo.


Entre os modelos nacionais, nenhum automóvel hoje em dia é produzido nessa configuração. Então decidimos relacionar os carros com tração traseira disponíveis no mercado, sendo os 10 mais baratos oferecidos ao consumidor.

Deixamos de lado os carros utilitários com tração traseira e também não consideramos os modelos de tração integral, apenas os modelos cujos projetos contemplaram primeiramente a força motriz nas rodas traseiras, carros com tração traseira.

Abaixo, os carros com tração traseira mais baratos:

1) BMW 320i – R$ 169.950

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos


O modelo é uma das referências em luxo no mercado brasileiro e mundial, embora não seja o mesmo vendido por aqui. O BMW 320i é atualmente a opção mais em conta na lineup da marca alemã com tração traseira, uma vez que Série 1 foi reduzido ao M140i, perdendo as versões de acesso, que chegaram a ter motor 1.6 Turbo no Brasil. Sem elas, o sedã assumiu o posto.

Trata-se de um carro luxuoso, mas que exibe ainda detalhes bem sóbrios e funcionais, que não condizem muito com o que se espera dele. Equipado com motor B48 de quatro cilindros com  2.0 litros, turbocompressor twin-scroll e injeção direta de combustível com tecnologia flex, o BMW 320i entrega 184 cv e 27,5 kgfm a 1.250 rpm, tendo transmissão automática de oito marchas.

2) BMW i3 – R$ 169.950

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

O BMW i3 é o único elétrico presente nesse Top 10, tendo um motor elétrico de 170 cv e 25,5 kgfm, produzido pela Siemens, com potência e torque a partir de 0 rpm. O propulsor é montado no eixo traseiro, enquanto as baterias de íons de lítio de 33 kWh ficam num sanduíche de alumínio e fibra de carbono entre os dois eixos e sob o assoalho.

Com esse propulsor elétrico garante ao BMW i3 ir de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos com máxima limitada a 150 km/h. Graças às baterias de alta densidade, o modelo pode alcançar perto de 200 km de autonomia apenas com energia, mas um gerador a gasolina no cofre traseiro, garante ampliação do alcance para no máximo 300 km, sem uso de ar-condicionado, som e outros itens eletrônicos.

3) Mercedes-Benz C180 – R$ 178.900

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

O best seller do luxo fabricado no Brasil, o sedã da marca alemã já chegou a emplacar mais de 1,2 mil unidades em um único mês, sendo feito em Iracemápolis-SP. Na atual geração, o C180 chegou com uma estilo bem próximo do Classe S, reforçando a elegância da marca e trazendo diversas opções, inclusive um motor flex.

Agora, o Mercedes-Benz C180 traz algumas versões, sendo que na base, há dois estilos: Avantgarde e Exclusive. O primeiro é mais esportivo e frugal, com detalhes em preto brilhante. Já o segundo remete mais ao luxo, ostentando a grade cromada e a estrela sobre o capô, além de rodas mais clássicas. Ambos custam o mesmo e vêm com motor 1.6 Turbo de 156 cv e 25,5 kgfm, além de câmbio automático de nove marchas.

4) Mercedes-Benz C180 Coupé – R$ 178.900

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

O Mercedes-Benz Classe C é um produto bastante versátil, que possui variantes perua, sedã, conversível e cupê. Neste último caso, da mesma forma que se pode optar por duas propostas de estilo do C180 Sedan, pode-se pelo mesmo preço ter a carroceria Coupé. É atualmente o cupê mais barato do mercado e traz a individualidade desse tipo de estilo.

Recentemente atualizado junto com a gama do Classe C nacional, o Mercedes-Benz C180 Coupé também ganhou transmissão automática 9G-Tronic de nove marchas, mantendo o bom motor 1.6 Turbo de 156 cv e 25,5 kgfm. Com isso, o cupê alemão vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e tem máxima de 223 km/h.

5) Jaguar XE 2.0 Turbo – R$ 215.520

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

O Jaguar XE é o menor sedã da marca inglesa e também é o mais recente, tirando a atualização de geração do XF. O modelo mescla bem elegância e esportividade, esta última característica do fabricante britânico. Feito sobre uma nova plataforma de alumínio, o modelo chega também com motor próprio, o Ingenium 2.0 com turbo e injeção direta, que entrega 200 cv e 32,6 kgfm na versão P200.

Com transmissão automática de oito marchas da ZF, o Jaguar XE vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e tem máxima de 238 km/h. No entanto, o modelo apresenta ainda a versão P250, que tem o mesmo motor Ingenium 2.0, mas entregando 250 cv e 37,2 kgfm. Nesse caso, o sedã de luxo vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e tem máxima de 250 km/h.

6) Jaguar XF 2.0 Supercharged – R$ 268.220

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

A atual geração do Jaguar XF compartilha muitos elementos estéticos com o menor XE, assim como também com o F-Type e o F-Pace, tornando o sedã intermediário da marca inglesa um produto mais esportivo e sofisticado. Tal como o XE, ele apresenta interior com desenho de duplo cockpit com linhas bem envolventes e estendidas para as portas, algo trazido do F-Type.

A vantagem do Jaguar XF em relação aos BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E é o preço, bem menor, que chega a ser ainda mais em conta que um sedã de tração traseira da Kia, por exemplo. Isso não significa que ele é mais simples, tendo clustar digital, multimídia com tela de 10 polegadas e condução semiautônoma na estrada. Ele usava o motor 2.0 EcoBoost da Ford, mas já utiliza o Ingenium 2.0 de 250 cv.

7) Kia Quoris – R$ 269.900

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Quem diria que num Top 10 de tração traseira teríamos um sedã de marca tradicional, não ligada ao mundo premium. Essa exceção à regra é o Kia Quoris. Após o abandono da CAOA com o malfadado Hyundai Equus, a marca-irmã mantém a aposta num sedã de luxo com preço competitivo e proposta acima dos sedãs intermediários da tríade germânica.

Com motor V6 3.8 sem injeção direta, o Kia Quoris entrega 294 cv e 36,5 kgfm, sempre com transmissão automática de oito marchas. Como se trata de um conjunto não tão eficiente, bem que o preço poderia cair para mais perto de R$ 200 mil. O modelo foca muito no entretenimento e conforto de quem vai atrás, mas apresenta cluster analógico e suspensão com molas helicoidais. Com 5,09 m, é um dos maiores carros vendidos no país.

8) Mercedes-Benz C300 Estate – R$ 273.900

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

 

A Daimler oferecia até recentemente no Brasil a perua Mercedes-Benz C180 Estate, mas agora a oferta é apenas da C300 Estate, que chega com motor 2.0 Turbo de 245 cv e 37,7 kgfm. O modelo custa quase R$ 100 mil a mais do que sairia a variante com motorização 1.6 Turbo de 156 cv e 25,5 kgfm.

Da mesma forma que os demais, a Mercedes-Benz C300 Estate tem câmbio automático 9G-Tronic de nove marchas e a evidente tração traseira, sendo uma das poucas peruas de luxo ainda presentes no mercado brasileiro. Com o M274, a opção familiar alemã vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge máxima limitada de 250 km/h. Ela dispõe de 490 litros no porta-malas.

9) BMW M140i – R$ 284.950

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Para os puristas, este é o último hatchback de performance que se pode comprar com tração apenas nas rodas traseiras. O bólido em sua versão M140i é a única opção da quase extinta Série 1 no Brasil. Renovada há algum tempo, o modelo em breve será substituído por uma nova geração, que não será assim tão atraente, visto que terá a base de tração dianteira UKL do X1.

Por conta dos clientes que ainda exigem a tração nas rodas traseiras, a BMW deve manter o M140i por mais tempo que os demais da Série 1, já que o mesmo emprega o potente B58 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros em linha, entregando nada menos que 340 cv e 51 kgfm a partir de 1.500 rpm, garantindo assim que ele se desloque da imobilidade aos 100 km/h em 4,6 segundos e tenha máxima limitada em 250 km/h. O câmbio automático tem oito marchas.

10) Ford Mustang GT Premium – R$ 299.900

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

O clássico bólido americano, um dos ícones dos EUA e um dos carros mais famosos da história, o Ford Mustang GT Premium está sendo oferecido no mercado brasileiro com preço de pré-venda e para um número limitado de pessoas, mas não deixa de ser uma opção de carro com tração traseira.

Equipado com o V8 Coyote 5.0 Ti-VCT, o esportivo entrega 461 cv e 62,9 kgfm, com cambio automático de 10 marchas e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. O Ford Mustang GT Premium será um páreo duro para o Chevrolet Camaro SS, que custa R$ 310.000.

É claro que dentre os usados temos carros com tração traseira bem mais baratos, afinal, com R$ 3.000 você compra um Fusca. Mas esta lista mostra apenas os modelos mais baratos com tração traseira novos, ou seja, zero quilômetro.

Dentre os modelos novos não vemos muitos carros com tração traseira pois essa tração é muito mais cara de se montar em um carro do que a tração dianteira, onde as rodas estão ligadas praticamente direto no motor.

Outro ponto a se lembrar também é que a tração traseira tem uma perda de potência maior do motor até a roda, então só acaba sendo interessante equipar carros com essa tração traseira se eles forem modelos mais potentes.

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email