TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Quais são os carros com tração traseira mais baratos em nosso mercado? Antigamente vários modelos tinham tração traseira, de Fusca e Brasília a Chevette, mas já fazem muitos anos que não temos carros comuns com eixo cardã e diferencial traseiro.

Antes alguns dos clássicos nacionais tinham essa configuração de tração, mas hoje em dia ela está mais relacionada aos utilitários esportivos, picapes ou carros de luxo.

Entre os modelos nacionais, nenhum automóvel hoje em dia é produzido nessa configuração. Então decidimos relacionar os carros com tração traseira disponíveis no mercado, sendo os 10 mais baratos oferecidos ao consumidor. Vale ressaltar que 8 dos 10 modelos da lista é da BMW ou da Mercedes-Benz.

Deixamos de lado os carros utilitários com tração traseira (veja aqui vantagens e desvantagens tração traseira x dianteira ) e também não consideramos os modelos de tração integral, apenas os modelos cujos projetos contemplaram primeiramente a força motriz nas rodas traseiras, ou seja, carros com tração traseira.

Abaixo, os carros com tração traseira mais baratos:

1) Mercedes-Benz C180 – R$ 225.900

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Best-seller do luxo fabricado no Brasil, o sedã da marca alemã já chegou a emplacar mais de 1,2 mil unidades em um único mês, sendo feito em Iracemápolis-SP. Na atual geração, o C180 chegou com uma estilo bem próximo do Classe S, reforçando a elegância da marca e trazendo diversas opções, inclusive um motor flex.

Agora, o Mercedes-Benz C180 traz algumas versões (confira aqui C180 2012: motor, consumo, etc), sendo que na base, há dois estilos: Avantgarde e Exclusive. O primeiro é mais esportivo e frugal, com detalhes em preto brilhante. Já o segundo remete mais ao luxo, ostentando a grade cromada e a estrela sobre o capô, além de rodas mais clássicas. Ambos custam o mesmo e vêm com motor 1.6 Turbo de 156 cv e 25,5 kgfm, além de câmbio automático de nove marchas.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

2) BMW 320i GP – R$ 253.950

O modelo é uma das referências em luxo no mercado brasileiro e mundial, e sua nova geração trouxe várias novidades ao nosso mercado. O BMW 320i GP é atualmente a segunda opção mais em conta na lineup da marca alemã com tração traseira, uma vez que Série 1 foi reduzido ao M140i, perdendo as versões de acesso, que chegaram a ter motor 1.6 Turbo no Brasil. Sem elas, o sedã assumiu o posto.

Trata-se de um carro luxuoso, mas que exibe ainda detalhes bem sóbrios e funcionais, que não condizem muito com o que se espera dele. Equipado com motor B48 de quatro cilindros com  2.0 litros, turbocompressor twin-scroll e injeção direta de combustível com tecnologia flex, o BMW 320i entrega 184 cv e 30,6 kgfm a 1.350 rpm, tendo transmissão automática de oito marchas.

3) BMW i3 – R$ 274.950

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

O BMW i3 é o único elétrico presente nesse Top 10, tendo um motor elétrico de 170 cv e 25,5 kgfm, produzido pela Siemens, com potência e torque a partir de 0 rpm. O propulsor é montado no eixo traseiro, enquanto as baterias de íons de lítio de 33 kWh ficam num sanduíche de alumínio e fibra de carbono entre os dois eixos e sob o assoalho.

Com esse propulsor elétrico garante ao BMW i3 ir de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos com máxima limitada a 150 km/h. Graças às baterias de alta densidade, o modelo pode alcançar perto de 200 km de autonomia apenas com energia, mas um gerador a gasolina no cofre traseiro, garante ampliação do alcance para no máximo 300 km, sem uso de ar-condicionado, som e outros itens eletrônicos.

4) Mercedes-Benz C180 Coupé – R$ 291.950

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

O Mercedes-Benz Classe C é um produto bastante versátil, que possui variantes perua, sedã, conversível e cupê. Neste último caso, da mesma forma que se pode optar por duas propostas de estilo do C180 Sedan, pode-se ter a carroceria Coupé. É atualmente o cupê mais barato do mercado e traz a individualidade desse tipo de estilo.

Recentemente atualizado junto com a gama do Classe C, o Mercedes-Benz C180 Coupé também ganhou transmissão automática 9G-Tronic de nove marchas. O motor é o 1.5 turbo de 183 cv e 28,5 kgfm de torque, com 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e tem máxima de 239 km/h.

5) Mercedes-Benz C300 Sport – R$ 314.400

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Mais um modelo da Mercedes-Benz em nossa lista, o C300 oferece ainda mais luxo e potência que os modelos Classe C citados acima. Junto com um preço bem superior, o alemão traz o motor 2.0 turbo de 258 cv e 37,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 9 marchas.

Esse conjunto permite ao C300 Sport acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e ter uma velocidade máxima de 250 km/h.

6) BMW Z4 sDrive 30i – R$ 392.950

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Pra quem curte um modelo que certamente vai chamar atenção nas ruas, a BMW oferece o famoso Z4 em duas versões. A primeira, que aparece na sexta posição em nossa lista, é a sDrive 30i, que custa quase R$ 393 mil. A outra é a M40i, com valor sugerido de R$ 471.950.

Falando sobre a opção mais barata, se é que podemos chamá-la assim, o motor é o 2.0 turbo de 258 cv e 40,8 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas. A configuração mais esportiva já vem com o potente 3.0 turbo de 340 cv e 51 kgfm de torque.

7) Ford Mustang Black Shadow – R$ 396.900

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

O clássico bólido americano, um dos ícones dos EUA e um dos carros mais famosos da história, o Ford Mustang é oferecido no mercado brasileiro por quase R$ 397 mil. Esse é o preço da versão única Black Shadow.

Equipado com o V8 Coyote 5.0 Ti-VCT, o esportivo entrega 461 cv e 62,9 kgfm, com cambio automático de 10 marchas e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. O Ford Mustang é um páreo duro para o Chevrolet Camaro, que é mais caro e também aparece em nossa lista.

8) BMW 530e – R$ 397.950

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Apesar do preço parecido com o Mustang, a proposta é bem diferente na oitava posição. O BMW 530e é um sedã de luxo que já embarcou no mundo dos elétricos, oferecendo um motor 2.0 turbo com 184 cv e 30,6 kgfm atuando em conjunto com o propulsor elétrico de 109 cv e 27 kgfm.

O resultado final é uma potência de 292 cv e 42,8 kgfm de torque, suficientes para levar o alemão até os 100 km/h em 5,9 segundos. A velocidade máxima é limitada em 235 km/h.

9) Chevrolet Camaro – R$ 403.000

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

Principal rival do Ford Mustang, o Chevrolet Camaro aparece na nona posição com um preço sugerido de R$ 403.000. O muscle car vem com motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 10 marchas.

Vale lembrar que o Camaro ainda tem sua versão conversível, oferta indisponível no modelo da Ford. Ela custa R$ 451.300 e tem o mesmo conjunto mecânico.

10) Mercedes-Benz E300 Avantgarde – R$ 424.500

TOP 10: Carros com tração traseira mais baratos

A última colocação é novamente da Mercedes-Benz, com seu E300 Avantgarde. Essa é a versão de entrada do modelo, mas já custa acima dos R$ 424 mil.

Luxo e sofisticação não faltam ao sedã alemão, que ainda tem o motor 2.0 turbo de 245 cv e 37,7 kgfm de torque debaixo do capô. Associado ao câmbio automático de nove marchas, ele é potente e bem econômico.

Conclusão

É claro que dentre os usados temos carros com tração traseira bem mais baratos, afinal, com R$ 3.000 você compra um Fusca. Mas esta lista mostra apenas os modelos mais baratos com tração traseira novos, ou seja, zero quilômetro.

Dentre os modelos novos não vemos muitos carros com tração traseira pois essa tração é muito mais cara de se montar em um carro do que a tração dianteira, onde as rodas estão ligadas praticamente direto no motor.

Outro ponto a se lembrar também é que a tração traseira tem uma perda de potência maior do motor até a roda, então só acaba sendo interessante equipar carros com essa tração traseira se eles forem modelos mais potentes.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.