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Top 10: carros com freio de estacionamento eletrônico

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O freio de estacionamento eletrônico é apenas uma das comodidades que marcam presença em boa parte dos automóveis disponíveis no mercado. Este recurso não é algo novo, visto que começou a ser implantado nos veículos no início dos anos 2000, mas chama a atenção pela facilidade ao dispensar aquela característica alavanca dura e pesada posicionada no console central do carro e também o mecanismo de cabo conectado às pastilhas de freio da roda traseira.



Neste caso, o freio de estacionamento consiste em um pequeno botão, também no console central, que é mais prático e também economiza espaço no interior. O recurso consiste num sistema hidráulico/elétrico nas pastilhas de freio traseiras, ao invés de hidráulico/mecânico de freio de estacionamento convencional, que “segura” os freios traseiros quando o sistema é acionado.

Alguns modelos oferecem ainda a função Auto Hold, que impede o carro de se deslocar acidentalmente quando parado ou no momento de uma arrancada. Separamos abaixo os 10 carros mais em conta com freio de estacionamento eletrônico à venda no Brasil. Confira:

1) Jeep Renegade Custom 1.8 Flex MT – R$ 75.790

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O automóvel com freio de estacionamento eletrônico mais em conta disponível no mercado brasileiro é o Jeep Renegade. O crossover compacto tem preço inicial de R$ 75.790 na versão de acabamento Custom com motor 1.8 litro flex, que rende até 139 cavalos de potência e 19,3 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas.

Entre os equipamentos, há o freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold. Há ainda recursos como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle anti capotamento, freio a disco nas quatro rodas, Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, piloto automático, monitoramento da pressão dos pneus, sistema start/stop, entre outros.

2) Honda HR-V LX 1.8 MT – R$ 80.900

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Concorrente do Renegade, o líder Honda HR-V também oferece freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, que mantém o carro parado mesmo se o motorista tirar o pé do pedal de freio em subida ou descida. A versão de entrada do crossover compacto da Honda é a LX, a única com opção de câmbio manual, com motor 1.8 flex de até 140 cv e 17,4 kgfm e preço inicial de R$ 80,9 mil.

Nos demais itens, o carro oferece controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sinalização de frenagem de emergência, freio a disco nas quatro rodas, Isofix, detalhes internos em couro, ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som com tela LCD de cinco polegadas e quatro alto-falantes, rodas de liga-leve de 17 polegadas e lanternas traseiras em LED.

3) Honda Civic Sport 2.0 MT – R$ 89.400

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Outro carro da Honda que ocupa uma posição neste ranking é a nova geração do sedã Civic. O modelo tem preço inicial de R$ 89,4 mil na versão de acabamento Sport, que é dotada de um motor 2.0 litros flex de até 155 cv e 19,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Ele também conta com freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold.

O Civic Sport é equipado também com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix, luzes diurnas e lanternas traseiras em LED, faróis de neblina, piloto automático, direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado digital e automático, volante e alavanca de câmbio em couro, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, entre outros.

4) Jeep Compass Sport 2.0 Flex AT – R$ 109.990

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A Jeep volta a se posicionar neste top 10 com o Compass, que também dispõe de freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold desde a configuração de entrada Sport com motor 2.0 litros flex de até 166 cavalos de potência e 20,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Esta variante parte de R$ 109.990.

O crossover oferece ainda controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle anti capotamento, ar-condicionado automático de duas zonas, direção elétrica, trio elétrico, câmera de ré, faróis e lanternas com assinatura em LED, freio a disco nas quatro rodas, Isofix, piloto automático, rodas aro 17, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional em couro, entre outros.

5) Ford Fusion 2.5 Flex – R$ 119.900

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Em quinto lugar está o sedã médio/grande Ford Fusion. O modelo tem preço inicial de R$ 119.900, que corresponde ao modelo com motor 2.5 litros flex de 175 cv e 24,1 kgfm, com transmissão automática de seis marchas.

Além do freio de estacionamento eletrônico, há oito airbags, cintos de segurança laterais traseiros infláveis, controles de estabilidade e tração, câmera de ré, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com 11 alto-falantes, bancos em couro, ar-condicionado automático de duas zonas, sensores de luz e chuva, retrovisores interno e externo eletrocrômicos, rodas de liga-leve aro 18, banco do motorista com ajustes elétricas, chave keyless, entre outros.

6) Audi A3 Sedan Attraction 1.4 TFSI AT – R$ 120.990

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Modelo do segmento de sedãs médios premium, o Audi A3 Sedan se posiciona como o sexto automóvel mais em conta com freio de estacionamento eletrônico. A versão de entrada do carro é a Attraction, dotada de um motor 1.4 TFSI de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de seis marchas.

O Audi A3 Sedan Attraction oferece sete airbags, controle de estabilidade, ar-condicionado, dieção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, lanternas em LED, sensor de estacionamento traseiro, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro, sistema start/stop, rodas de 16 polegadas, computador de bordo, sistema de som MMI, entre outros.

7) Citroën C4 Picasso Seduction 1.6 THP AT – R$ 121.400

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A única minivan a aparecer por aqui e também o automóvel mais equipado deste ranking é o Citroën C4 Picasso. O modelo parte de R$ 121,4 mil na versão de acabamento Seduction, que oferece um motor 1.6 litro THP de 165 cv e 24,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Ele dispõe de freio de estacionamento eletrônico com assistente de ajuda à partida em aclive.

O Citroën C4 Picasso Seduction oferece ainda seis airbags, controles de estabilidade e tração, Isofix, faróis de neblina com função “cornering light”, sensores de luz e chuva, chave keyless, piloto automático, retrovisores externos com rebatimento elétrico, ar-condicionado automático digital de duas zonas, computador de bordo e ar-condicionado com tela de sete polegadas, sistema multimídia com tela de sete polegadas, navegador GPS em 3D e HD interno, luzes diurnas em LED, entre outros.

8) Volkswagen Tiguan 1.4 TSI – R$ 128.270

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Embora esteja prestes a ser substituído por uma nova geração, o atual Volkswagen Tiguan assegura a sua oitava posição neste top 10. O crossover de porte médio é ofertado em versão única de acabamento, com motor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio DSG de seis velocidades e dupla embreagem e tração dianteira.

O Tiguan 1.4 TSI é dotado de freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e também seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix, faróis de neblina, retrovisores externos com aquecimento, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional em couro, sistema multimídia com tela sensível ao toque e App-Connect, rodas aro 17, entre outros.

9) Lexus CT 200h Eco – R$ 135.750

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Há até um modelo híbrido por aqui. O japonês Lexus CT 200h Eco é o nono carro mais em conta com freio de estacionamento eletrônico e se destaca principalmente pelo conjunto mecânico, composto por um motor 1.8 litro a gasolina e outro elétrico, que rendem potência combinada de 136 cv, acoplado a um câmbio automático do tipo CVT.

A versão de entrada do carro oferece outros itens como oito airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, Isofix, sensores de luz e chuva, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, sistema multimídia com leitor de DVD e navegador GPS, sistema de som com oito alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, entre outros.

10) Chevrolet Equinox LT 2.0 Turbo AT – R$ 137.490

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Por fim, o Chevrolet Equinox é o décimo automóvel mais em conta com freio de estacionamento eletrônico.  A versão de entrada LT tem preço de R$ 137.490 e oferece um motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros, com até 262 cavalos de potência e 37 kgfm de torque, com uma transmissão automática de nove marchas e tração dianteira.

A configuração é dotada de recursos como seis airbags, controles de estabilidade e tração, Isofix, alerta de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas aro 18, câmera de ré, chave presencial, ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, sistema start/stop, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, bancos em couro, piloto automático, entre outros.

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  • Louis

    Só vejo vantagem pelo lado estético e pelo espaço disponibilizado.
    Agora, se tiver preguiça de puxar uma alavanca, nem deveria sair de casa kkkkkkkkkkkk

    • Maycon Farias

      Não creio que seja por preguiça, é questão apenas de evolução, a alavanca de freio de mão não será usada para sempre. Acredito que em breve irão criar um sistema automático que o próprio carro aciona o freio de estacionamento sozinho quando necessário.

      • JH SM

        Os carros com freio estacionamento eletrônico já fazem isso. Tu nem precisa mexer no botão. Ele libera o freio quando tu arranca e aciona quando tu põe o carro em P.

        • Maycon Farias

          Eu nem sabia que já existia rsrsrsr. De certa forma que bom que existe, realmente é bacana.

          • Isaac Ferreira Santo

            Sim existe. Se tiver auto hold pode parar o carro, tirar o pé do freio que ele continua parado

        • Realmente, os carros da Mercedes são assim, você nunca mais põe a mão em freio de estacionamento depois disso.

          • JH SM

            Acho que a maioria dos carros com freio de estacionamento elétrico é assim. O Golf, o Civic, o 3008 funcionam assim, pelo menos. Falando dos carros que já andei e conheço. Os outros, não faço idéia, mas imagino que seja semelhante.

            • beto

              Acredito que todos devem ser assim, Renegade e Compass também são.

          • Isaac Ferreira Santo

            É o que eu digo. Quem tem carro com freio de mão elétrico não acostuma mais com o outro.

          • Martini Stripes

            Não precisa ser mercedes, até onde meu conhecimento vai, todos que tem esse freio fazem isso

            • Rafaelprado

              Depende voce precisa configurar, agora estou com um 500X que ele ativa quando voce coloca no P, mas se voce coloca em Drive, ele não desativa, tem que desativar manualmente. Ele tem hillholder

              No final do nao passado fiquei um com insignia algudo, ele ativava e desativava sozinho porem não tinha hillholder.

              • th!nk.t4nk

                O lance do FIAT, é por conta lá do acidente que matou o ator. A FIAT mudou a programação de todos os seus câmbios depois disso. Falta de confiança no taco (e pra evitar novos processos).

              • Martini Stripes

                Falhas de software

              • Martini Stripes

                hehehehe

      • fsjal

        Os Jeep também são assim. Com a alavanca no P ele já aciona o freio automaticamente.

      • Mauricio Ferrari

        O Citroen C4 Grand Picasso já tem esse sistema desde 2008, quando chegou ao Brasil. Você liga o carro, ele acusa o freio acionado. Ao engatar a marcha e acelerar, ele solta automaticamente. Ao desligar o carro, ele novamente o aciona automaticamente. Há também um botão vermelho no painel, iluminado, que você pode usar se quiser acionar ou desacionar o freio manualmente. E há também o Auto Hold, que segura o carro por alguns segundos quando você solta o pedal do freio e acelera numa subida. Carro fantástico, só agora temos carros fabricados aqui que se comparam a ele.7 Airbags, 5 estrelas no Euro NCap, cintos de 3 pontos para os 7 ocupantes, mecânica e suspensão exemplares, enfim….só os preconceituosos brasileirinhos mesmo para desvalorizar um carro desses. Se soubessem comprar, manter e usar, quase nem abaixaria de preço ao longo dos anos.

        • Edson Fernandes

          Ainda carecem viu. Esse aí podia oferecer ar condicionado digital quadrizone que só equipa modelos de ultra luxo atualmente. O maximo que vc ve é algum carro de 3 zonas. Ou seja, ele ainda continua a ofertar coisas que outros carecem de ter até hoje.

    • invalid_pilot

      Muitos condutores tem preguiça de dirigir adequadamente, nem me espanta preferencia por eletrônica embarcada.

      • Isaac Ferreira Santo

        Não se trata disso. A coisa vai bem mais além

      • th!nk.t4nk

        Freio de estacionamento elétrico é mais seguro, por atuar automaticamente ao colocar em “parking”. Além disso, você ganha espaço no console central. E nao é um item caro/complexo pra implementar, por isso vale a pena.

        • invalid_pilot

          Pra mim, indiferente.
          Mas como diz o Bob Sharp com os AT ser câmbio de rico, o freio eletrônico já é visto como “de carro de rico” apesar de ser um sistema simples até.

          • Gil de Piento

            Você dá crédito ao Bob Sharp?

            • invalid_pilot

              Dou mais crédito a ele do que a muitos que dizem besteiras nas caixas de comentário.

              • Gil de Piento

                Eu lembro muito bem de um comentário do próprio Bob respondendo a um vídeo europeu, elogiando as “perfeitas estradas alemãs que o vídeo mostrava”. O vídeo tinha sido gravado na Itália. Ou seja, ele é um dos que dizem besteiras nas caixas de comentários.

      • JH SM

        Nem todo motorista quer ser piloto de avenida. A maioria só quer conforto, comodidade e segurança. Quanto mais comodidade, melhor.

        A maioria nem liga se o carro faz curva grudado no chão ou tem motor com 400cv. E é assim que deve ser, afinal, via pública não é autódromo. Quer pilotar, paga um track day.

        Mas sempre tem os pilotos de teclado achando um absurdo os carros virem com câmbio AT, freio de estacionamento eletrônico …Pra eles, não existe dirigir pra ir pro trabalho. Só existe fazer curva chutado e arrancadão de semáforo.

    • Gomes

      Não é preguiça, é o tipo de comodidade que depois que a gente tem, não quer mais largar. Já vi o funcionamento dos 2, Compass e C4 Picasso e o da Citroën é muito melhor, pq vc simplesmente esquece que o carro tem freio de mão. Quando vc da um toque no acelerador ele destrava automaticamente e quando vc desliga o carro, ele aciona tb automaticamente. No Compass é preciso acionar o botão para sair com o carro.

      • Ian

        Não é necessário apertar o botão para sair desde que esteja utilizando o cinto de segurança. No caso tenho um Renegade e imagino que deva ser igual no compass.

        Simplesmente você esquece o que é freio de estacionamento. Muita comodidade. Outra coisa: se você simplesmente parar o carro e abrir a porta, o freio é acionado automaticamente (quando por exemplo vai abrir o portão).

        • Isaac Ferreira Santo

          Fora que deixa o console muito, muito mais bonito e com mais espaço

      • Ian

        Lembrei outra coisa: se não estou enganado a função automática do freio de estacionamento pode ser desativada.

        • Guilherme Cardoso

          Correto, possuo um Compass e você pode configurar na central. Não é necessário tocar no botão do freio desde que você esteja com o cinto de segurança. Tenho um Honda HRV também, ele é necessário.

      • Rafaelprado

        é so configurar no compass essa opção nao e padrão

    • pedro

      Este sistema faz todo sentido. Pois ao desligar o carro é a coisa mais óbvia que deverá permanecer inerte. Depois que se tem um carro com freio de estacionamento eletrônico, você vai pensar que porque não inventaram antes algo tão óbvio. Além do mais, abre-se espaço no carro, algo tão valorizado hoje em dia.

    • Isaac Ferreira Santo

      Típico comentário de quem nunca teve um carro com freio de mão elétrico. Se tiver um dia NJNCA MAIS vai querer um carro com freio de mão arcaico como os da maioria dos carros.

    • Gil de Piento

      Sua crítica vale para todo sistema mecânico: girar uma chave, um volante sem assistência, um freio sem ABS, um vidro a manivela etc. Por comentários como o seu, seria melhor a volta do fusca projetado em 1936.

    • Alexandre Antônio Scopel

      Concordo

  • Daniel dos Santos

    Ultimamente loquei A3 e fusion… . Fusion é muito superior, e pelo mesmo preco… Infelizmente o novo C4 picasso é show, mas é uma bomba quando chega nos 80.000 km… Haja money pra sustentar

    • Carlos

      O que q rola com o C4 Picasso aos 80 mil KM? Problema no motor THP?

      • Eduardo Alves

        Eu tive um thp, se foi azar não sei mas tive uns gastos bom com ele. É olha que fazia as revisões tudo conforme manual .

    • th!nk.t4nk

      Como ex-dono de Fusion do modelo atual, e já tendo dirigido o A3 algumas vezes, discordo completamente. O Fusion é um bom carro pra se passar alguns dias sim, ele impressiona por um curte período. Mas ao longo dos meses você se incomoda com um monte de detalhes típicos de projeto de menor custo, que vão desde falhas de ergonomia (os bancos deixam muito a desejar) até o Sync 3 que continua uma lástima (lento e bugado). O que salvava no carro era o ótimo motor, mas de resto perde pro Insignia na solidez do projeto e toma uma surra do Passat. No A3 só não gosto do 1.6 TDI (vibrador demais), mas nas demais versoes é um carrinho muito equilibrado e bem pensado (muito mais que o Fusion, IMHO).

  • Danillo Santos

    Um dos recursos mais elegantes que conheço. Abrir mão da anacrônica alavanca de freio de estacionamento nos faz pensar que os carros deviam usar esse artifício desde sempre. Ademais, essa lista me surpreendeu, não sabia que o fusion ainda era vendido nessa versão 2,5 flex, nem que o lexus estaria nessa faixa de preço, pra mim seria mais de 150k

    • JH SM

      É muito elegante, mesmo. Dá um visual muito melhor pro console dos carros. O Golf quando perdeu o freio de estacionamento eletrônico retrocedeu muito no visual interior. Muda o aspecto da cabine.

      • Isaac Ferreira Santo

        Falou TUDO. Finalmente alguém que pensa como eu. O freio de mão normal matou o interior do Golf. É como se tivesse sido empobrecido

  • anonbr666

    Eu tenho quase certeza que os veículos RENEGADE e COMPASS *NÃO* possuem o sistema autohold, possuindo apenas o freio elétrico (que desativa automaticamente ao acelerar pela primeira vez, desde que o motorista já tenha engatado o cinto).

    Poderiam confirmar essa informação NA e donos dos mesmos?

    • D01S

      Confirmo, Renegade e Compass não possuem sistema autohold.

      • acelerandonaweb

        Errado, possuem sim.

        • D01S

          Só se o Compass e o Renegade de casa foram os únicos fabricados sem, rs.

      • th!nk.t4nk

        O Autohold não é um recurso tão interessante assim. Boa parte das pessoas acaba deixando desativado, já que ele desativa a função creeping. Pra quem conduz de forma bem eficiente, eu diria que o autohold mais atrapalha até do que ajuda. Mas em algumas situaçoes específicas ele tem seu uso.

        • Edson Fernandes

          Mas se a função tem como desativar ou… precisa estar completamente parado, entendo eu que um simples acelerar faria o creeping novamente, não vejo problemas nisso.

    • Esquilo

      O autohold, que faz o freio de estacionamento ser acionado quando se faz uma parada sem tirar do D e sem manter o pedal de freio pressionado, eles realmente não possuem. Agora esse sistema de acionamento e liberação automáticos, estão disponíveis, só ativar nas configurações do veículo, com isso parou o carro e colocou em P ele é acionado, ao estar de cindo de segurança e transpor de P para D ele é liberado.

      • Luciano RC

        Procurei essa função no HR-V e não achei. Ele não aciona e nem libera automaticamente. Acho isso uma pena. Agora a função autohold é perfeita, torna a condução no transito muito menos cansativa.

        • Guilherme Cardoso

          Desculpe, possuo um HRV e o autohold e ele libera e trava automaticamente na função D. Na Park não. Possuo também um Compass, ele não temo autohold apesar de segurar um pouco nas subidas o carro, mas com relação ao freio de mão ele trava e destrava automaticamente no P.

          • Rafael Lima

            Ele segura o carro pq tem hill holder

          • Luciano RC

            Então… o Autohold eu uso diariamente. Com a Dultra ruim, ele torna a condução bem mais agradável.
            Agora liberar e travar automático, nunca consegui. Tem que configurar em algum lugar?

    • acelerandonaweb

      Os carros da Jeep possuem sim tal função, inclusive está no manual:
      “Drive Away Release” (para versões/mercados, onde previsto): o freio de estacionamento elétrico será desativado automaticamente se o cinto de segurança do lado do motorista for apertado e for detectada a intenção do condutor de mover o veículo (em marcha
      à frente ou marcha a ré).
      “Auto Park Brake”: se a velocidade do veículo for inferior a 3 km/h, o freio de estacionamento elétrico será engatado automaticamente quando a alavanca das câmbio for deslocada para a posição P (Estacionamento) (versões com câmbio automático), ou quando a chave deignição se encontra na posição STOP(versões com câmbio manual).

      • anonbr666

        No meu Golf alemão, basta parar o carro que ele bloqueia o mesmo, não avançando nem deixando-o recuar. Isso se faz SEM a necessidade de colocar a alavanca em P.

        No Honda Civic é a mesma coisa.

        Por isso que considero que o Renegade/Compass não possuem autohold, afinal se a cada parada você tem que mudar a alavanca pro P e depois pro D, perde o sentido e a praticidade.

    • beto

      Possuem sim, ambos.

  • Evandro

    Ah sinceramente, acho frescura demais isso, aliás, o mundo está fresco demais, que é isso, puxa o freio de mão e pronto, aperta o botão e pronto, qual a diferença que faz puxar uma alavanca ou apertar um botão???? Acho que tem coisas muito mais importantes em um carro que isso….

    • JH SM

      A questão é que não precisa nem apertar o botão. Os carros que tem freio de estacionamento eletrônico liberam o freio ao arrancar e acionam o freio ao colocar o carro em P. Muito mais cômodo. Dá pra esquecer que existe freio de estacionamento.

    • Luciano RC

      Melhora do espaço, estética e ele aplica a força correta sem preocupação com danos no cabo ou freios.

    • Roberto

      Não se aperta o botão. Com freio eletrônico você esquece que ele existe.
      É um conforto, assim como câmbio automático.
      Quem não quer é porque não tem um e não de acostumou.

      • Evandro

        Então, eu já tive em um renegade e nunca achei algo que fosse importante, mto menos comparado ao cambio automático, mas essa é somente a minha opinião, acho que tem mais coisas para se investir em um carro do que isso…..

    • Gil de Piento

      O mundo está tão fresco que as pessoas perdem tempo escrevendo comentários na internet para reclamar das frescuras alheias. Bom mesmo era no tempo das cavernas, quando não havia essas frescuras todas.

      • Evandro

        É mesmo, tem razão. Agora pergunto para vc, é um comentário pessoal, não gosta, compra o carro com freio de mão que se aciona qdo se senta no banco apoiando o encosto a 90º de inclinação que ele desativa o freio, era muito bom qdo carro era carro e brinquedo era brinquedo, e isso é minha opinião apenas e não a verdade do mundo, se gosta do mundo da frescura, parabéns, é sua opinião e seja feliz….

      • Edson Fernandes

        Assim como nem carros para reclamar de frescura alguma sobre ele..rs

        Alias, imagino nessa epoca a galera: “Carro é para gente fresca. Afinal, nada melhor que andar na carroça puxada por cavalos com pneus de madeira”.

  • Ander33x

    E o tipo de coisa que agora faço questão de ter em meus próximos carros, tenho no meu atual e não me vejo mais sem esse opcional.
    +Fácil de manusear,
    +esteticamente é bem mais bonito o carro sem a alavanca,
    +espaço interno melhor,
    +conforto pois não tem que ficar segurando o freio nos semáforos, basta só parar e acelerar.

    Dentre os opcionais que fazem a diferença cito também o botão de partida,
    chave presencial é outra comodidade que quando se tem, não se larga mais sem.

    • carloscomp

      Corroboro com as palavras do amigo, no meu caso a “paixão” foi pelo retrovisor fotocrômico e sensor de chuva que tenho no meu Cruze Sport6 LT G1 e espero ter condições de comprar um carro que tenha isso quando for trocá-lo.

  • Alecs Lima

    O Golf alemão possui o freio eletrônico com auto hold e é uma combinação perfeita!
    Parar no semáforo, principalmente em terreno aclive, o carro aciona o Start stop (desliga) e você não precisa ficar com o pé no pedal de freio :)
    A segurança e o conforto são demais, pois você também consegue parar e sair com o carro sem precisar acionar o botão de freio.
    Uma pena que perdeu o item quando começou a vir do México e assim se manteve na versão nacional…

  • Isaac Ferreira Santo

    Era para o Golf estar nessa lista. Esteve em 2014. Na boa? Todo carro acima de 100.000 tinha que ter freio de mão elétrico de série.

  • Rafaelprado

    Para tudo!!! O super ultra tecnologico e revulocionário Polo(ou como alguns preferem Golfinho) não tem freio de estacionamento eletrônico?

    • beto

      Golzão.

  • fsjal

    Não é preguiça. É a comodidade que a tecnologia proporciona. São coisas que você acha besta, mas quando tem, não quer ficar sem.
    Outro exemplo disso é chave presencial. Depois que tive isso, nunca mais quero virar chave na vida. E nem é por isso. É por colocar a chave no bolso de manhã antes de sair de casa e só tirar à noite.

  • Lorenzo Frigerio

    O jovem ator Anton Yelchin foi atropelado e morto por sua própria Cherokee, enquanto abria o portão de casa. O freio eletrônico desativou sozinho. Faz uns 2 ou 3 anos. Gosto de Chrysler, mas a elétrica deles é triste. De qualquer forma, uma função que não devia ser eletrônica.

    • Luan

      Foi um caso lamentável, mas muito isolado. É muito mais comum acidentes envolvendo falha no sistema convencional, como esquecimento em puxar a alavanca, cabo estourado, etc..

    • Gil de Piento

      Se você for ao YouTube, encontrará até compilações específicas de acidentes causados pelo freio de mão convencional, pelo simples esquecimento. Então é bom rever esse seu pensamento sobre um freio eletrônico que não tem como esquecer de ativar.

      • Lorenzo Frigerio

        Prefiro cometer meu próprio erro. Quem precisa de um negócio desses não deveria estar dirigindo. O que acontece é o aumento do número de idosos nesses países, por isso que essas coisas aparecem.

        • Gil de Piento

          Repetindo: sugiro que você procure esses vídeos, geralmente com título em inglês. Você verá que o esquecimento do freio de mão, muitas vezes no susto por uma pequena batida, causa danos ainda maiores a terceiros.

          E se for por falha no sistema, pense em quantos outros tipos de falha ocasionaram acidentes graves, como as famosas rodas do Stilo, os cintos de segurança dos Corsa ou os tapetes do Corolla. Um sistema que evita centenas de acidentes como o freio de estacionamento eletrônico é pior por causar um ou outro acidentes isolados?

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