Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

A câmera de ré é um importante item de segurança, que há pouco tempo era exclusivo de carros de luxo.


Através da imagem da câmera de ré, é possível visualizar boa parte da traseira e, em alguns sistemas, verificar a trajetória exata que o veículo irá descrever durante a manobra de estacionamento, atuando assim de forma preventiva para evitar acidentes, seja eles colisão com veículos ou objetos parados, carros em movimento ou mesmo pedestres, ciclistas ou animais.

Outras tecnologias, mais recentes, permitem que o motorista possa optar, na câmera de ré, por ângulos de imagem diferentes ou mesmo pela ampliação dela. Além disso, alguns equipamentos possuem a capacidade de identificar objetos, linhas, pessoas, veículos e mesmo o movimento, como no caso do alerta de tráfego traseiro, que avisa visualmente e de forma sonora se um veículo está aproximando-se em velocidade compatível para ocorrer uma colisão.

Em marcas como a Nissan, por exemplo, há um tipo de câmera de ré que acumula parte dessas funções e atua como um alerta de tráfego lateral e até leitor de faixa de rolamento, eliminando sensores laterais e mesmo a câmera frontal.

Mas nem tudo isso está disponível para quem tem pouco dinheiro e está investindo em um carro popular. Apesar disso, não significa que uma boa e útil câmera de ré esteja indisponível numa oferta regular.

Na lista Top 10 abaixo, selecionamos os carros mais baratos com câmera de ré instalada de fábrica, embora em alguns casos, marcados junto aos preços, o equipamento seja opcional.

Nesse caso, o preço do modelo é correspondente ao acréscimo do pacote com o dispositivo de auxílio em manobras. Então, confira as propostas abaixo:

1) Lifan 530 – R$ 43.990

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

O sedã compacto da marca chinesa se apresenta num pacote bom de equipamentos, que inclui a câmera de ré. Esta vem indexada à multimídia oferecida na versão Talent, que é a única atualmente. Essa central de entretenimento possui reprodutor de DVD, SD, CD e até navegador GPS nacional.

No quesito segurança, vem com luzes diurnas em LED, faróis de neblina, cintos e apoios de cabeça completos, Isofix, entre outros. O Lifan 530 vem com motor 1.5 16V VVT com 103 cavalos e 13,6 kgfm. Seu câmbio é manual de cinco marchas, suficiente para um desempenho mediano. É um dos sedãs mais baratos do mercado.

2) Renault Kwid Intense 1.0 – R$ 55.190

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

O Renault Kwid só oferece a câmera de ré na versão Intense, que é uma das mais completas e caras. O subcompacto da marca francesa tem um conjunto de equipamentos bom nessa opção, entre eles multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e sistema de navegação por GPS e dados de tráfego em tempo real.

O modelo também tem ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, retrovisores elétricos, entre outros. O pequenino nem precisava de um dispositivo desse, mas mostra a intenção de garantir a segurança, o que inclui airbags laterais e terceiro apoio de cabeça traseiro central e regulável.

3) Hyundai HB20 Evolution 1.0 – R$ 67.090

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

A versão intermediária Evolution é a mais barata do HB20 a dispor da câmera de ré. Essa versão agrega itens como sensor de estacionamento traseiro, chave canivete, ar-condicionado digital, rodas de 15 polegadas, entre outros.

Além disso, ela ainda inclui os itens das opções mais baratas, sendo equipada com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, piloto automático, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, entre outros.

O motor é o 1.0 de 3 cilindros, 80 cv e 10,2 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas.

4) Chevrolet Onix LT 1.0 – R$ 68.780*

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

O novo Chevrolet Onix tem uma boa lista de equipamentos desde a versão de entrada. A câmera de ré, porém, aparece a partir da versão LT1 (uma espécie de pacote opcional da LT, que custa R$ 2.530), com motor 1.0 aspirado de três cilindros e 82 cv.

Essa versão tem os seguintes itens principais: seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, MyLink, partida sem chave, acendimento automático dos faróis e carregamento de celular sem fio.

5) Volkswagen Fox Xtreme 1.6 – R$ 68.990

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

Já em fim de carreira, o custo-benefício do Volkswagen Fox nunca foi tão bom. Oferecido nas versões Connect e Xtreme, o hatch altinho da VW oferece de série a câmera de estacionamento nesta segunda opção, que não tem opcionais, praticamente igual à versão mais barata.

Assim, o bom compacto oferece a espera visão traseira nas manobras, útil para ampliar a segurança mediana que o projeto desse (bom) carro oferece. Pena não ter uma nova geração…Mas enquanto isso, leva o motor EA111 1.6 MSI de 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol.

6) Hyundai HB20S Evolution 1.0 – R$ 71.390

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

Assim como o irmão menor, o HB20S é outro que aparece em nossa lista em sua versão Evolution. O motor é o mesmo 1.0 do hatch e a lista de equipamentos também é exatamente a mesma, o que o torna uma opção menos interessante por ser mais pesado e mais lento com esse propulsor. O porta-malas, por outro lado, cresce de 300 para 475 litros.

7) Chevrolet Onix Plus LT 1.0 – R$ 72.530*

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

O novo Chevrolet Onix Plus apresenta a câmera de ré como opcional a partir da versão de entrada LT com o pacote opcional que custa R$ 2.730, que vem com motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas.

Além desse item, essa versão já vem com 6 airbags, assistente de partida em aclives, banco do motorista com regulagem de altura, controles de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva, MyLink com tela de 7 polegadas, rodas de 15 polegadas de aço com calotas, entre outros.

8) Fiat Argo Trekking 1.3 – R$ 79.180*

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

O Fiat Argo oferece a câmera de estacionamento na versão Trekking e apenas como opcional, que custa a mais R$ 3.990 e vem junto com rodas de 15 polegadas. Ou seja, o preço inicial de R$ 75.190 pula para R$ 79.180.

O compacto da marca italiana tem ainda um bom pacote de equipamentos de série, entre eles Start&Stop, que é o sistema de desligamento automático do motor. O hatch é feito sobre uma nova plataforma, modificada a partir do Punto e que sustenta também o Cronos.

Bem rígida e resistente, ela abriga os motores Firefly 1.0 de até 77 cavalos e 1.3 com até 109 cavalos, embora ainda haja a versão 1.8 E.torQ Evo Flex de até 139 cavalos.

9) Fiat Cronos Drive 1.3 – R$ 81.690*

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

Assim como o Argo, o Cronos é outro modelo da Fiat a oferecer a câmera de ré como parte de um pacote opcional. Esse item aparece na versão Drive 1.3, que custa R$ 78.590, mas exige a adição do pacote Pack Drive Plus.

Esse opcional adiciona R$ 3.100 ao valor final, trazendo ainda itens como retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina dianteiros.

O motor usado pelo sedã italiano é o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas.

10) Nissan V-Drive Premium 1.6 CVT – R$ 82.790

Top 10: Carros mais baratos com câmera de ré

A última posição em nossa lista é do antigo Versa, que ficou conhecido como V-Drive. A câmera de ré, porém, só aparece na versão Premium, a mais cara da linha.

Essa versão vem com motor 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm de torque associado ao câmbio CVT. Traz em sua lista de equipamentos rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado automático digital, multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e acabamento premium.

(*) – valor do carro + pacote de opcional para ter a câmera de estacionamento.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.