Listas Top 10 Mercado Segurança Tecnologia

TOP 25: Os carros mais baratos do Brasil com seis airbags e ESP

top-25-carros-mais-baratos-com-seis-airbags-e-esp-620x312 TOP 25: Os carros mais baratos do Brasil com seis airbags e ESP

O Brasil ainda está aquém do desejável em termos de segurança veicular. Aqui, mesmo beirando a obrigatoriedade, airbag duplo e ABS ainda são opcionais. Felizmente o governo federal tornou estes itens obrigatórios e assim, pelo menos, o consumidor não precisará pagar mais a parte para ter segurança. Da mesma forma, aqueles que pensam apenas no visual ou que não tinham dinheiro para se proteger, agora estarão um pouco mais seguros…



Mesmo assim, seis airbags e ESP, por exemplo, são itens praticamente obrigatórios em muitos mercados. Se a lei não impõe isto, a concorrência o faz, e de forma implacável. Ainda assim podemos ver carros europeus sem tais itens, mas nos EUA, por exemplo, estes itens já são de série no mais barato.

No Brasil, temos sim alguns carros nacionais e regionais (Mercosul e México) equipados com esse segundo nível de segurança veicular. Geralmente temos listas TOP 10, mas abrimos uma exceção ao Eduardo Pruvinelli da Silva, que fez uma lista TOP 25 sobre o tema. Se nos EUA o Nissan Versa já vem dessa forma por cerca de R$ 23.000, aqui o mais em conta nessa configuração é o Ford New Fiesta Titanium 1.6 Flex, que parte de R$ 51.490.

Pois é, ainda temos uma longa distância a percorrer, mas quem sabe daqui para frente a tendência seja de incluir bolsas de ar adicionais e controle de estabilidade em carros mais baratos. Mesmo assim, temos ESP a partir de R$ 42.840 no Fiat 500 Cult e mais airbags laterais por R$ 49.390 no Fiat 500 Sport. No entanto, com seis (sete no caso) airbags e ESP, só mediante o kit Safety. Como o TOP 25 é para itens de série, o clássico italiano não entra na lista. Foram considerados os carros com, no mínimo, seis airbags + ESP, DE SÉRIE. Preços referentes à Porto Alegre.

1) Ford New Fiesta Titanium Plus (7 airbags) – R$ 73.090
2) Ford EcoSport SE (7 airbags) – R$ 73.990
3) Volkswagen Golf Comfortline (7 airbags) – R$ 78.130
4) Ford New Fiesta Sedan Titanium (7 airbags) – R$ 78.690
5) Honda Fit EXL (6 airbags) – R$ 78.900
6) Honda City EXL (6 airbags) – R$ 81.400
7) Honda WR-V EXL (6 airbags) – R$ 83.400
8) Ford Focus SE Plus (6 airbags) – R$ 84.900
9) Peugeot 2008 Griffe (6 airbags) – R$ 85.190
10) Honda Civic Sport (6 airbags) – R$ 87.900
11) Fiat Toro (7 airbags) – R$ 88.980
12) Ford Focus Fastback SE Plus (6 airbags) – R$ 89.900
13) Toyota Corolla GLi (7 airbags) – R$ 91.990
14) Nissan Kicks SL (6 airbags) – R$ 94.900
15) Volkswagen Golf Variant Comfortline (6 airbags) – R$ 97.020
16) Citroen C4 Lounge Exclusive (6 airbags) – R$ 97.490
17) Peugeot 308 Griffe (6 airbags) – R$ 98.590
18) Peugeot 408 Griffe (6 airbags) – R$ 98.590
19) Jeep Renegade Longitude Flex (7 airbags) – R$ 99.640
20) Hyundai Creta Prestige (6 airbags) – R$ 100.990
21) Chevrolet Cruze LTZ (6 airbags) – R$ 104.990
22) Honda HR-V Touring (6 airbags) – R$ 107.900
23) Jeep Compass Sport (7 airbags) – R$ 109.190

Galeria de fotos dos 25 carros mais baratos do Brasil com seis airbags e ESP de série:

  • josevaldop

    Ja rolou a piada do "menos caros" , pro pessoal ficar put …. asndhusandhuanshudas?

    • Lukoh

      É que na verdade não é piada!!!

    • farleytito

      que droga, cheguei atrasado. kkkkkkkk
      quando eu li o titulo da matéria a primeira coisa que me veio a cabeça foi este trocadilho.
      fica pra próxima.

      • josenum

        mesma coisa que me veio na cabeça rsss

    • Vitor

      sim

    • afonso200

      nos EUA até o GM spark tem 6 airbag e ESP

      • Eugenio C.

        nos EUA até a Michelle Obama tem 6 air bag e ESP.

  • Lukoh

    "Barato" é apenas modo de dizer, né???!!!!!

    • cavevolution

      O título da matéria poderia ser "Os carros mais acessíveis do Brasil com seis airbags e ESP". Carro de R$51.490 não é barato mesmo. Barato mesmo seria o nosso Nissan Versa com esta configuração custar R$ 23.000 aqui no Brasil

      • PAULAO

        ..e ter o meSmo nivel de seguranca do MICRA EUROPEU!!!!

    • lucaslfbsb

      Tudo depende do referencial…e do bolso do cliente…

      • Leandro1978

        Pois é, outro dia estava conversando isso com um amigo. Dependendo do referencial, R$ 10 mil pode ser caro e R$ 80 mil, não…

  • fschulz84

    Nem nos médios estes itens são presentes tão facilmente…

    No Brasil, o pessoal valoriza mais perfumaria do que segurança…

    • Pedro_Rocha

      Nossos carros "populares" (até os médios) não estão alinhados com o mundo civilizado. Carro de 1º mundo só dos médio-grandes para cima ou alguma versão TOP nos de categoria inferior.

      • Pedro_Rocha

        Exemplo: http://www.tribunadecianorte.com.br/cotidiano/sob

        A foto é pequena mas é possível comparar o estrago dos carros. Além disso, o estado das vítimas (uma tragédia no caso do Uno) em cada um dos veículos fala por si mesmo.

        • Eugenio C.

          No caso deste acidente, o estrago no Uno seria grande de qualquer jeito, devido ao porte do Fusion. Mas no YouTube já vi um acidente na estrada entre um Uno e um Kadett (ou seja, portes mais próximos). O Kadett sofreu danos pequenos (menos da metade do capô) e os ocupantes não tiveram ferimentos graves, mas o Uno… o motorista morreu e o carro ficou praticamente sem a parte do motor.

          Notem também que a causa do acidente foi ultrapassagem em local proibido…

    • dudupruvinelli

      Infelizmente é verdade. Há vários carros podiam ter esses itens como opcional pelo menos: sonic, 208, c3, civic, corolla, focus, tiida, versa…

  • erickalan23

    Acho que o modelo mais barato com 6 airbags mas sem ESP é o fluence, desde a versão mais básica já vem com 6 airbags.

    • Douglas35

      Concordo com vc, ficou faltando na lista esta versão do fluence.

      • Pedro_Rocha

        O Elantra também não foi citado.

        • Zito

          Nem o Nissan Sentra

          • CCO

            O Sentra não tem ESP e 6 air bags.

            • Hofmann

              Na versão SL tem 6 airbags sim. Mas não tem ESP.

              • Cristiano_RJ

                Na matemática "e" significa intercessão, ou seja, um mais o outro. E não união, que significa um ou outro. Portanto a condição é clara. Tem que ter ambos para estar na lista.

                • Hofmann

                  Amigo, a condição é clara e meu comentário também, o cara ali de cima falou que o Sentra não tem 6 airbags nem ESP, eu corrigi dizendo que tem os 6 airbags de série na versão SL, mas realmente não tem ESP em nenhuma. Só isso. Não tem porque procurar pelo em ovo, nem a lista eu citei…

                  Seu comentário seria resposta pra aqueles dois lá em cima, Douglas35 e Zito, que ou estão desatentos ou não leram nem o título ou não sabem interpretar, não pra mim.

                  • dougkmt

                    O seu comentário sobre o Sentra SL ter 6AB é pertinente. Mas o Cristiano está correto:

                    Seja A a opção de 6AB, e B a opção de ESP, segue tabela verdade:
                    A—-B—-A U B—-A ∩ B
                    T—-T——-T———-T
                    T—-F——-T———-F
                    F—-T——-T———-F
                    F—-F——-F———-F

                    Ou seja, o Sentra SL não tem 6AB "e" ESP, assim como o CCO disse.

                    • Hofmann

                      Cara, eu não disse que o Cristiano estava errado, ele está 100% certo, apenas disse que a resposta dele não tem nada a ver com o que eu disse sobre o Sentra. Dizendo "Sentra não tem 6 airbags e ESP", leva a entender que ele acha que não tem nenhum dos dois, eu apenas disse que tem os 6 Airbags sim, mas, de fato, não o ESP. O fato de NÃO poder estar na lista está subentendido.

                      O título da matéria é "TOP 25: Os carros mais baratos do Brasil com seis airbags e ESP". Não tem nem o que explicar, não tem margem pra interpretação. Ou tem os dois de série, ou está fora da lista. Não estou entendendo a polêmica em torno disso…

        • jcamazano

          e o PILANTRA é barato??? rsrsrs

      • dudupruvinelli

        O fluence está na 7ª posição. Foram considerados somente 6 (ou mais) airbags + Controle Eletrônico de Estabilidade

      • CCO

        O Fluence de entrada não tem ESP. Só os 6 air bags.

        • Eugenio C.

          Ele deixou isso claro no comentário. Mas parece que ninguém leu.

          Ele estava apenas comentando, acrescentando, que se não considerasse o ESP, o Fluence seria o mais barato a oferecer 6 air bags de série.

          • Cristiano_RJ

            Sim, o erickalan23 deixou isso claro no comentário dele, mas quando o Douglas35, a quem estão respondendo afirma que "faltou o Fluence nessa lista", ele parece desavisado que a regra básica para ali estar é ter não só os 6 air bags, como também o ESP. Por isso, as correções acima são válidas sim.

    • Edson Roberto

      Mas a noticia trata apenas das versões com 6 air bags e ESP. O Fluence de entrada não tem ESP e não foi a lista.

  • VeioRanzinza

    Eu acho o ESP estritamente necessário em veículos acima de 150cv, acho que abaixo disso é até discutível, sendo que a maioria das perdas de estabilidade em chuva (a meu ver) acontecem quando o motorista erra acelerando demais.

    Airbags de cortina deveriam ser obrigatórios!

    Parabéns pela reportagem, matou a minha curiosidade.

    • Louis

      Discordo.
      Este video http://www.youtube.com/watch?v=6VrdML8JlLY mostra o funcionamento do ESP em situações onde todos pode se encontrar, inclusive com carro 1.0.

    • TacodeSinuca

      Falou uma besteira bem grande hemm
      ESP é considerado por muitos o equipamento mais importante de um carro, ele não serve somente para quando vc perde estabilidade acelerando demais,mas também em manobras de emergência, desvios imprevistos, curvas acentuadas em velocidade incompatível, entre diversas outras situações que ele entra em ação, se informe melhor.

      • VeioRanzinza

        é só uma opinião, amigo. fique à vontade para discordar.

        • dougkmt

          Entendo o seu ponto. Basicamente o que vc quer dizer, e que acontece com várias pessoas, é que utilizando o bom senso, equipamento de segurança é "mero" luxo. Citando um exemplo: meu carro tem ABS, mas até agora não o utilizei, pois freio e não percebo o pedal de freio tremer e nem tive freadas urgentes e bruscas com força excessiva. Ao contrário do que alguns pensam, o ABS não melhora a eficiência de frenagem em situações leves, mas ajuda a não travar as rodas, com EBD distribuindo maior ou menor carga para o lado/eixo necessário.

          Logicamente, sou totalmente a favor que todos os carros oferecessem todos os equipamentos de segurança de um veículo Volvo, mas o custo disso foge da realidade de grante parte das pessoas. Assim carros de R$ 20.000 – 25.000 estão muito longe de oferecer ESP e TCS. Agora, vou reforçar a ideia: faço questão de Airbags e espero não usá-los, mas se houver uma colisão quero que eles estejam lá e funcionando; afinal, não compramos carro pra bater, mas imprevistos podem acontecer, rs!

        • marciors01

          Opinião errada, afirmar que não é necessário não é um comentário subjetivo como beleza, a opinião deve ser acompanhada de fatos e no teu caso os fatos provam que a tua opinião está errada.

          O esp possui um sensor na direção que analisa o que estás tentando fazer e tem um sensor no centro do carro que analisa a rotação da carroceria, se ela está se movimentando da forma como pretendias.

          Então, caso em uma manobra de emergência o carro não esteja conseguindo desviar do obstáculo por estar derrapando o esp entra em funcionamento e ajudar o carro a fazer o desvio, quando iniciares a manobra para completar o desvio e voltar para a tua pista novamente o esp irá auxiliar fazendo com que o carro complete a manobra que pretendias executar.

          Outra, pouco tempo atrás um conhecido se acidentou em Brasilia a 60km/h, ele entrou em uma curva e a pista estava coberta da areia fazendo o carro simplesmente perder o controle e bater no meio fio, com esp dificilmente isso teria acontecido

          É um crime esta desinformação que muitos fazem nos fóruns e blogs ao fazer este tipo de comentário, de que esp é necessário somente em carros muito potentes e para que dirige de maneira "esportiva", poderia também ser chamada de direção irresponsável, pense duas vezes antes de fazer este comentários porque desinformação é uma praga que corre solta na internet.

    • guihounter

      um vendedor da citroen em BH falo a mesma coisa que vc…. ri demais na hora…sem vergonha

    • PortoWF

      experimenta entrar todo errado numa curva e depois me diz se o ESP não faz toda diferença mesmo que seja num 1.0

    • _oliveira

      Apesar do pessoal ter metido o pau.. eu concordo com o Ranzinza.. que falou que é discutível a não utilização de ESP… (não falou que era absolutamente desnecessário)
      Discutível, eu acho que também é…

      Um sistema de amortecimento bem acertado, carro mais leve sem tendencia a destracionar, pneus bem calibrados e em bom estado, adicionado a uma condução prudente pode tornar a necessidade de ESP discutível..

      • VeioRanzinza

        É mais ou menos por aí……. com certeza se for equipado melhor.

        Pra mim o ESP é obrigatório em situações de neve/gelo.

        • Filipe_GTS

          concordo.
          Essa gurizada de predio criada pela avo e que morre de medo de andar num carro sem baba eletronica e sem bolsas inflaveis.
          Cambio manual, pra eles, e gastar energia a toa, pois no AT podem andar com uma mao no volante e outra atualizando o ''feice'' no smartphone

          • VeioRanzinza

            Saudade do Oggi que eu aprendí a dirigir.
            ABS?? ah sim, este ficava………… na sola do sapato do pé direito.

      • dougkmt

        Oliveira, vc acabou de citar o ESP de fábrica: "Um sistema de amortecimento bem acertado, carro mais leve sem tendencia a destracionar, pneus bem calibrados e em bom estado, adicionado a uma condução prudente pode tornar a necessidade de ESP discutível..", rs.

    • Stark

      Discordo! Pra perder controle numa curva nao precisa nem 100cv. Basta torque. Pega um carro leve a diesel ou 8V com muito torque em baixa rotaçao e afunda o acelerador numa curva pra ver.

  • Tosca16

    Depois vamos fazer os carros abaixo dos 50 mil de melhor solda kkkkkkkkkkkkkk . Brincadeiras a parte infelizmente fazemos tais comparativos por que nos falta opções, em outros mercados algo como isso seria desnecessário mas aqui é Brasil .

  • Vini

    E o Kia Picanto ??? 49K com 6 … ???

    • Landrutt

      O Picanto J370 tem realmente os seis airbags de série mas não tem ESP, por isso não foi considerado.

      • dudupruvinelli

        Na espanha ele tem como opcional ESP… Aqui poderia ter também.

    • Edson Roberto

      Ele não tem ESP.

  • Rafael

    a posição 3 e 4 estao trocadas?

    • EduP

      Acho que as 4 e 5 sim.

  • mgbalbo

    Enquanto segurança estiver vinculado a luxo, vai ser assim…

    • duhehe

      Não acho que esteja vinculado ao luxo, é questão mercadologica.

      Logico que nunca irão fazer isso, mas como as montadoras não vão tirar o lucro dela para que você fique seguro dentro do carro dela, vamos supor que montamos 2 carros que apesar do design controverso e do motor paleontesco, podemos dizer que é aceitável tecnologicamente e que poderia receber os itens propostos.

      Cobalt LT com o kit atual AR + BH + ABS + AB2 + Interior de veludo
      Cobalt LT2 com Discos nas 4 rodas com ABS + ESP + 6 air bags, mas com interior de tecido simples, roda de aço aro 14

      Qual vc acha que iria vender mais ?
      Eu gostaria que existisse mesmo que sob encomenda opções menos caras de carros seguros, se o povão gosta de cromado tudo bem, mas oferecer uma opção mais segura deveria ser obrigação das montadoras.

      • cebolafrita

        Sua opção LT2 custaria os olhos da face, córneas e um pedaço do cérebro. Enquanto o Cacique for o PT, tudo será absurdamente caríssimo, pois não adianta criar centenas de bolsas de ajuda sem que a população não pague por elas.

        • Eugenio C.

          Classe média sofre.

      • marciors01

        É mercadológica e está ligado ao luxo, são equipamentos que custam pouco para os fabricantes mas eles instalam apenas em modelos mais caros, e mesmo entre os médios somente nos modelos top, então está sim criminosamente estes equipamentos estão sim vinculados ao luxo.

  • netovski

    Pessoal reclama muito da segurança dos carros mas esquece que os itens de segurança mais baratos nos carros são muita prudência e respeito às leis de trânsito: respeitar placas, limites das vias, não desafiar curvas, não dirigir alcoolizado, etc.

    E em uma fatalidade, nem 6 airbags e ESP vão obrigatoriamente te salvar.
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/acidente-en

    • Louis

      Sim, isso é o princípio básico.
      Mas quando o choque for inevitável, é sempre bom contar com air-bags e boa estrutura deformável.

    • Viníciusk

      Verdade.

      Se todos dirigissem com prudência, praticamente não existiriam acidentes fatais, já que as estatísticas de diversos órgãos de trânsito mostram que a maioria dos acidentes ocorreram em velocidade acima da permitida pela sinalização, ultrapassagem em locais proibidos e embriaguez. Acidente, ACIDENTE de verdade são pouco frequentes e não representam quase nada nos casos com fatalidades.

      Fico imaginando: se todos dirigissem corretamente, com carros muito seguros, bem construídos, com ABS+EDB+ESP, múltiplos air bags e outros sistemas de segurança, quantas fatalidades teríamos por ano?

      Infelizmente sei que isso é só um desejo meu que nunca será realidade. Abraço!

      • thales_sr

        Não precisa imaginar: Olha os números dos EUA. Acrescente aos itens de segurança já citados por você, boas estradas, fiscalização eficiente…

    • Luciana

      O problema é que no trânsito há outras pessoas, que não necessariamente têm o mesmo cuidado que voce. Não compro carro pensando em bater, mas pensando em, SE bater, eu poder sair viva de lá de dentro…

    • ctnmartins

      Do mesmo modo, nem a prudência, nem o respeito às leis de trânsito irão obrigatoriamente te salvar. As duas coisas se complementam.

    • JSilva

      Como temos muitos motoristas irresponsáveis prefiro carros mais seguros, pois os prudentes são vítimas da imprudência também, infelizmente!!!

      • Cristiano_RJ

        Parabéns pelo seu comentário! :)

        • JSilva

          Obrigado!!!

      • Filipe_GTS

        Comentario individualista, se preocupa somente em se fechar num 'tanque' e os outros que se ferrem.
        Se um caminhoneiro 'chapado' (usam cocaina!) te acertar, nao adianta nem cayenne blindado

        • Daniel

          Não existe essa de individualista no caso de segurança ainda mais em veículos….Nunca vamos saber se tem um maluco na direção contrária quanto maior a segurança passiva nos veículos melhor… lamentável seu pensamento…

        • JSilva

          Se mais pessoas pensarem na necessidade de segurança para todos, as montadoras serão obrigadas a melhorar e muito a segurança dos carros que vendem, no meu comentário eu desejei dizer que estou fazendo a minha parte para que isso se torne realidade um dia. Por exemplo: com um valor muito próximo de um new fiesta vc tem um hb 20, eu teria o maior prazer em dizer a um vendedor da hyundai/caoa que apesar de achar o carro dele muito lindo fecharei negócio no ford pelo fato do mesmo ter mais dispositivos de segurança. Entendeu agora ou quer que eu desenhe?!?!?!

    • Cristiano_RJ

      Por acaso você está defendendo que enquanto o motorista brasileiro não tiver "prudência e respeito às leis de trânsito" é para nos conformarmos a recebermos menos que os outros? É isso mesmo ou estou enganado? (diga que sim!)

      • thales_sr

        Na verdade, eu acho que o que ele quis dizer é o que sempre digo: Equipamentos de segurança no carro são importantes e não excludentes à uma boa prática de direção defensiva. Porém, a prudência salva muito mais vidas do que equipamentos. Então, cobremos equipamentos sim, mas muito mais importante, dirijamos de forma a não precisar usá-los.

  • LGRL

    Cadê os melhores carros do mundo da Dona Hyundai ?

    • Eugenio C.

      Estão na lista dos mais caros carros do mundo… ué! rsrsrs

    • Cristiano_RJ

      Não foram citados. Mas deveriam. Vários modelos da Hyundai com ESP e 6 air bags estão nessa faixa de preço e não entraram na lista.

  • Zergling

    Cadê os japoneses???!!! Nos 5 primeiros, 4 franceses…

    • Viníciusk

      É. Os franceses sempre tiveram equipamentos de segurança acima da média oferecida pela concorrência. É só observar os antigos Clio, Megane e Scenic. Era comum encontrá-los com Air Bag mesmo nos anos 90 e início dos 2000.

      Me corrijam se eu estiver errado.

    • marcondes

      fod…-se a segurança, frances não presta porque "desvaloriza muito"….

      • #CJ#

        Brasileiro tem muito preconceito com os franceses… há um bom tempo eles se mostram superiores em relação aos demais, ainda bem que a ford agora parece ter despertado e se adiantou a concorrencia.

  • quirelli

    O Bravo não tem os opcionais de 6 airbags e ESP? Os airbags eu sei que sim, o ESP não me recordo se tem como opcional ou de série em alguma versão ou não…

    • TacodeSinuca

      Achei o ESP na descrição, mas não achei as 6 bexigas =/

    • laguiar

      Só o Bravo T-JET tem ESP de série, em todos os modelos existe o pack safety (opcional) que absolutamente não existe em nenhum carro à pronta entrega.

      • dougkmt

        O detalhe é que as versões Essence, Absolute e Sporting não permitem ESP nem como opcional! Falha grave!

      • marciors01

        Este pack safety oferece apenas os airbags, nada de esp.

    • Daniel Gmrs

      Pois é.. Kd a Fiat na lista!!?
      Obs.: Freemont não vale, é da Dodge..

      • Luciana

        seis bolsas na FIAT, só com o kit safety.

      • ctnmartins

        A Fiat, pra variar, coloca tudo como opcional. Vende Freemont como se fosse Mille.

    • Romul0

      De série.. agora eu vi.

      • Viníciusk

        Não acredito que a lista esteja errada. Pelo que eu entendi, foram considerados carros que contém os itens de segurança citados DE SÉRIE, e não como opcional. É isso mesmo "produção"?

  • Boblop61

    O Jetta TSI e o Bravo, possuem 6 air bags e estão nesse parâmetro de preços?

    • laguiar

      No Bravo só como opcional.

    • vitimsl

      Jetta TSI o autor justificou no texto. Bravo não possui 6 airbags de série em nenhuma versão e ESP apenas na versão TJET.

    • Oscar

      Tanto o Bravo como o Fiat 500, quando estão com os opcionais de segurança tem 7 air bags. O Fiesta e Ecosport também…

      • dougkmt

        Ecosport Titanium tem no máximo 6AB. 7AB para o New Fiesta procede.

  • Andrex2501

    Queria desejar meus profundos parabens ao Eduardo Pruvinelli por escrever esta matéria. Mto boa mesmo, ótima pra abrir os olhos do povo pra ver oq temos com máximo de segurança no mercado. Suponho que tenha que ter sido feita uma profunda pesquisa.

    O ponto positivo fica por conta do New Fiesta, que cada vez mais ganha minha preferência, realmente um ótimo carro, só caga por ter cinto sub-abdominal no centro do banco traseiro.

    Novamente minhas saudações ao Eduardo, parabéns pela matéria!

    • dudupruvinelli

      Obrigado.

  • RRRR

    O Peugeot 408 2.0 Feline não aparece mais no configurador da montadora, alguém sabe o motivo da retirada?

    • dudupruvinelli

      Provavelmente poque eles vão trocar o câmbio AT8 (de quatro marchas) pelo de seis.

      • JPaulo10

        Na Argentina continuam vendendo. Talvez seja mudança de preço.

  • RRRR

    Senti falta do Ecosport nesta lista

    • João Melo

      Falaram no artigo que não iam citar versões mais caras de um mesmo modelo. E como já tem o fiesta… Hehehe!

      • Alec_T

        Trollou

    • TacodeSinuca

      verdade o Fiestão tb tem os itens na versão Titanium

      • dudupruvinelli

        É um pacote opcional na eco.

  • TiagoMegane

    Nissan sentra sl

    • MM_

      Sentra tem ESP?

      • CCO

        Não. Não tem nem freios à disco nas 4 rodas.

        • marcondes

          o sentra sl é mais barato que civic e corolla de entrada e vocês estão descendo a porrada! tambem acho a falta de freio a disco nas 4 rodas grave, mas não é o fim do mundo por R$62000

  • Suado

    Chevrolet Cruze sedan, o melhor custo benefício dos sedans médio do Brasil, e também o melhor sedan médio.

    • marciors01

      Nem de longe, tem pouco espaço interno, somente plásticos duros, faróis mono parábola e um motor antiquado, é o 1.8 familia 1 do corsa e que era usado pela fiat com o cabeçote ecotec, este motor é áspero e ruidoso em alta.
      O cruze é interessante pelo pacote, principalmente o LT pelos 4 airbags e esp, mas ao compará-lo na versão ltz contra o 408 THP a surra é grande, perde em espaço, motorização, acabamento, espaço e preço, não dá nem para a saída.

  • duhehe

    Como meu carro não tem NENHUM item de segurança eu só posso contar com o meu anjo da guarda.

  • radiobrasilcombr

    Pelo que entendo, o ESP é um "adicional" no módulo ABS, assim como o controle de tração não? Creio que não seja tãaaaaaaao caro implementá-lo, se houver boa vontade.

    • Lukoh

      Concordo… tb não conheço detalhes técnicos, mas tudo leva a crer que o ESP seja como que um "plug-in" do sistema principal, que é o ABS.

    • sheldonmendes

      Não, na verdade ESP não tem muito haver com o ABS, este último é destinado aos freios, basicamente um sistema anti-travamento. O ESP é um controle de estabilidade, no qual este faz correções de sub ou sobre esterço, por exemplo. Estas correções podem ser feitas acionando os freios de cada roda…..

      • radiobrasilcombr

        Se ele usa o sistema de freios exclusivamente, está integrado sim ao ABS…. ja viu carro com ESP sem ABS?

    • dudupruvinelli

      É isso mesmo. É um complementação, assim como o BAS, AFU, EBD.

  • zeuslinux

    Citroen, Chevrolet e Peugeot basicamente. A minha Captiva consta dessa lista e é uma das poucas SUVs "baratas" com esses equipamentos de segurança.

    Nada de Honda, Toyota, Hyundai e Kia nessa lista. Até a Fiat e VW tem algum modelo nessa lista. Os orientais são os mais pã-duros em segurança pelo jeito. Mas a galera idolatra essas marcas por causa do design ou da fama de bom pós-venda.

    • radiobrasilcombr

      Eu me sinto um pouco mais seguro no Captiva… e os 6 airbags e o esp foram fatores cruciais para a compra.

    • CCO

      A Hyundai tem o i30 (R$ 85 mil) e o Elantra (R$ ??? mil). Mas não apareceram na lista. O Veloster, se não me engano também tem.

  • JulienAvril

    As francesas novamente povoando a lista com peso !

    • Vellored02

      Troquei meu Focus pelo DS4, e nossa eu me sinto umas 5X mais seguro no DS4, só faltou o Air Bag para os joelhos, mas estou curtindo muito, mais do que se tivesse comprado o A200 ( que tem os air bags pra joelhos, mas o acabamento e o luxo o DS4 fizeram eu escolher ele)

      • Cristiano_RJ

        Fale mais um pouco suas impressões iniciais sobre o carro! ;)

        • Vellored02

          Eu gostei dele ser altinho é bom para não raspar o nos buracos, mas mesmo assim ele não filtra muito bem as imperfeições tem sempre aquela batida seca que da até uma dor no meu coração, o interior dele é muito caprichado. (queria um volante de centro fixo como o o C4, que é muito bonito, mas estou feliz com o meu com detalhes em aço escovado), sem falar que aonde passo sem querer chamo atenção (odeio isso me sinto meio mano, mas f***-se gostei muito do carro e a beleza dele que foi meu chamariz), mesmo sendo branco. Recomendo a compra pra qualquer um que quiser e puder comprar um hatch premium (de verdade)

          • Cristiano_RJ

            Beleza. Parabéns pela compra. Belo carro.

      • JulienAvril

        Parabéns pelo carro, excelente escolha!

  • pegadasdamarcha

    Punto Sporting 1.8 tem como opcional 6 airbags.

    • sheldonmendes

      só faltou ler a reportagem inteira né amigo….

      Foram considerados os carros com, no mínimo, seis airbags ESP, DE SÉRIE. Preços referentes à Porto Alegre.

    • Edson Roberto

      Mas não tem ESP.

  • Viníciusk

    Ótima iniciativa Eduardo! Triste ver como é caro termos um carro com, digamos, o supra sumo de segurança aqui no Brasil. Pense bem, no mínimo R$ 50 mil!

    Quem sabe um dia poderemos ver uma lista dessas entre 20 e 30 mil reais. Quem sabe…

    Abraço!

    • JSilva

      Não podemos perder a esperança Vinícius!!! Meu próximo carro será um New Fiesta principalmente pela Ford ter priorizado a segurança, gostaria que mais pessoas que fossem trocar de carro nessa faixa de preço fizessem o mesmo e pelo mesmo motivo, aí veríamos se as outras montadoras não tomariam vergonha!!!

  • _Adriano__

    To vendo que o jeito é pagar 50 mil num carro popular pra ter segurança, e brasilzao que nao muda ta louco

  • entoni94

    …o consumidor não precisará pagar mais a parte para ter segurança.
    Só que não, as montadoras com certeza vão embutir esse valor no carro, nada sai de graça aqui na republica das bananas.

  • entoni94

    TOP 25: Os carros mais "baratos" do Brasil com seis airbags e ESP

  • Rodrigo_Galera

    Corolla E Civic: são os que possuem o pior custo benefício da categoria… E os menos seguros!

  • AndredeAzambuja

    "a)New Fiesta peca por não ter cinto de três pontos e apoio de cabeça para o quinto passageiro."

    Infelizmente perdeu na versão brasileira, mas possuía ambos no mexicano…

    • dudupruvinelli

      Assim como piorou a qualidade do acabamento, do isolamento acústico..

      • TacodeSinuca

        No Brasil tudo se da com uma mão e se toma de volta com as duas.

    • marciors01

      Este cinco e encostro central que foi retirado no nacional só faz falta para quem tem três filhos pequenos, no banco traseiro não cabem mais do que dois adultos, foi uma perda não muito importante.

      Sim, perde este equipamento, perdeu o melhor acabamento e perdeu um pouco do isolamento acústico, mas por outro lado não é um carro ruidoso, a versão básica ficou seis mil reais mais barata e ganho abs e airbags.
      A versão intermediária hoje custa o mesmo que a básica mexicana, e ganhou abs, airbags, ar digital, esp, controle de tração, hill holder, opção do melhor câmbio automático a equipar um carro feito no mercosul e um motor mais forte e econômico do que o anterior, no meu conceito é um ganho muito grande.
      Na versão top houve pouco ganho em equipamentos, mas recebeu o ar digital, também recebeu este excelente câmbio automático e o motor sigma com comando variável.
      É certo que as pessoas gostam de dar pau no que piorou e ignoram o que melhorou, se ele obtiver um bom resultado no lncap pode-se dizer que o new fiesta ganho BEM mais do que perdeu.

  • Gregori_Costa

    DS4 aumentou o preço?

  • Ygor

    "o consumidor não precisará pagar mais a parte para ter segurança"
    Pegou pesado nesse ponto! Claro que vai sair do bolso do comprador, uma vez que todos os carros que entraram o exigido pelo governo tiveram seus valores aumentados!

    Vide o New Fiesta, é um carro que quando lançou custava na faixa de 25 / 30 mil completinho e hoje você compra por 55 mil!

    • marciors01

      Qual fiesta se comprava por 25/30k completo?

  • dudupruvinelli

    VTR manda lembranças… câmbio manual, motorzão 2.0, bancos esportivos com aquecimento, xenon, 6 airbags, ESP, ASR, ABS por menos de 65k. Pena que a maioria dos Brasileiros não gostava de 2 portas.

    • radiobrasilcombr

      É o VTR era um carro mais de nicho mesmo. Quando vc tem filhos e usará o carro no dia a dia, 4 portas são essenciais… experimenta colocar uma criança pequena na cadeirinha num carro 2 portas e verá.
      E o design também era meio controverso… uns adoravam e outros detestavam o mini vidro traseiro.

      • Eugenio C.

        Nem precisa ter filhos. Basta uma terceira pessoa reclamando de dor nas costas… rsrs

  • Alec_T

    Depois de receber o AT6 o 408 Feline vai ficar com um bom custo benefício.

  • Renan21

    Ou seja, a pessoa tem que ter pelo menos 51.000 para ter uma segurança "aceitável"

    • cepereira2006

      Se não tiver, pode financiar. E já que está financiando, mesmo, que inclua um dos modelos acima, pois com segurança não se brinca.

      • Eugenio C.

        Se não tem o dinheiro e resolver financiar, como fará na hora da manutenção?

        Infelizmente, financiamento não é remédio para tudo.

        Pesquise no Google por "A Era do Homem Endividado", um artigo de Maurizio Lazzarato.

        • cepereira2006

          Amigo, concordo contigo, mas tem gente que NUNCA tem dinheiro.
          A grande maioria da população não tem capacidade de segurar um pila na mão nem na poupança. Se aparece dinheiro na mão, gasta tudo, nem que seja em cerveja. Disciplina financeira zero.
          Concordo contigo que financiamento não é remédio. Eu, por exemplo, só troco de carro quando tenho dinheiro. Nunca financiei um carro, sempre soube viver com 70% do meu salário, mas estou ciente que sou minoria. A grande massa da população passa a vida financiando desde casa, carro geladeira, computador….passando a vida toda trabalhando para pagar dívidas e juros para os outros.
          Então, como esse povo NUNCA tem dinheiro e acaba financiando, que financie o modelo certo, que dê segurança para a sua família. É isto que quis dizer. Se é para se afogar, que se afogue em poço fundo.

  • mdscom

    New Fiesta Titanium PowerShift é uma excelente opção para quem quer um automático na faixa de 55k, tem um ótimo custo benefício para a nossa realidade. Eu acho que a Ford deu um passo e tanto na frente da concorrência trazendo um câmbio de dupla embreagem e 7 airbags em um hatch. Tomara que as outras montadoras sigam o exemplo.

    • Eugenio C.

      Tomara que os consumidores usem a cabeça… assim as outras montadoras seguirão o exemplo.

  • Andre Cupertino

    Kd o Kia Picanto na lista?

    • marciors01

      Não tem esp.

  • cebolafrita

    O brasileiro infelizmente prefere modelo novo, visual novo para unicamente aparecer. Neste ponto que as montadoras deitam e rolam… sinceramente não entendo o motivo da Ford em colocar uma versão com 6 airbgs, uma vez que o brasileiro não dá a míniima para isso.

    • TacodeSinuca

      Tem BR BR BR HUE HUE e tem Brasileiros, eu ligo e muito já que já sofri um acidente grave.
      Eu já fiz a encomenda do New Fiesta Titanium, abri mão do cambio automatizado em prol de ter AB7

      • marcondes

        ta jogando muito wow…

    • ctnmartins

      Na verdade 7 air bags, pois tem proteção pros joelhos do motorista.

  • Magnus

    Moral da história : pobre tem que se ferrar mesmo . . . ou então usa o cérebro e compra carro usado sempre , assim como eu faço . . .hehehehe

  • Sigma7

    Já tomei uma decisão. Permanecerei com meu carro (Civic 2004) por mais algum tempo até que o mercado automotivo do Brasil adicione ESP em mais carros de entrada. Acho que estamos vivendo um cenário de transição e acredito que no final de 2014 e especialmente 2015 teremos mais opções.

  • EduP

    Caro Xará, parabéns e obrigado pela matéria!!! O consumidor deve ser esclarecido para não comprar gato por lebre. Acabo de encomendar meu NF Titanium e posso adiantar que minha escolha foi baseada nas minhas necessidades e nos artigos e comentários do NA.

  • Leobsb

    Renault Fluence vem com 6 Air Bags em todas as versões, e não apenas na topo de linha.

    Fluence Dynamique 2.0 Manual total de R$ 59.990,00

    Segurança:

    Freios ABS com auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
    Faróis de neblina
    Chave-Cartão "hands free" com partida do motor através do botão “Start/Stop”
    3 apoios de cabeça traseiros, reguláveis em altura
    Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3ptos
    Alarme perimétrico
    Cintos de segurança dianteiros com limit. de esforço integrado, pré-tensionador e reg. em altura
    Faróis com duplo refletor óptico
    Lanternas traseiras de neblina
    2 apoios de cabeça dianteiros, reguláveis em altura
    Airbags frontais, laterais e duplos de cortina

    • JanssenJ

      É um ótimo carro e ótimo CxB, mas cadê o ESP que também faz parte para entra na lista acima?

    • zeuslinux

      E o ESP ? O artigo cita carros que tem ESP também e de série.

      • Cristiano_RJ

        Pois é. No afã de defender seu modelo favorito, geral esquece de ler a matéria e as "regras básicas" para participar da lista acima. Contei mais de meia dúzia!

    • kaique

      você trabalha para a renault?

  • Gustavo Romano

    E o i30 (85k 6AB, ESP)?
    E o Ix35 (98k 8AB, ESP)?
    E o Elantra (88k 6AB, ESP)?

    • kaique

      você trabalha para a hyundai?

      • Cristiano_RJ

        Por que? A pergunta não é pertinente? Isso seria motivo para acusa-lo de trabalhar na Hyundai? Ou falar em Hyundai é blasfêmia (a não ser que seja pra trollar)? Tá proibido?

        • dudupruvinelli

          É que os preços da hyundai são um mistério. Para sabê-los, só trabalhando lâ. rsrs

          • RafaelIntata

            É fácil descobrir os preços, infelizmente não constam no site, mas em Webmotors na pagina da própria CAOA e consultando em concessionárias você achará o valor correto. Não é necessário trabalhar na concessionária, sugiro uma alteração nessa lista, que não cita os modelos da Hyundai. Um site ao nível do NA merece algo com informações mais corretas !

            • dougkmt

              Um site de uma marca de carros bastante conhecida e que permanece no TOP7 de emplacamantos mensais deve obrigatoriamente disponibilizar informações oficiais e corretas, preço de 'tabela" e modelos/pacotes disponíveis. A Hyundai mostra as informações do i30, por exemplo, com o pacote completo. Estive interessado no modelo antigo e para descobrir os códigos de cada pacote/modelo vc tem que ir pra concessionária.. Achei lamentável!

              • Cristiano_RJ

                Concordo com você, camarada. Mas na verdade, doug, essa é uma política da CAOA. Repare que no site da HMB, é possível montar perfeitamente o HB20, o HB20x e o HB20s. Só no site da CAOA é que não é possível montar os importados da Hyundai, assim como no site da Subaru. Mas concordo com você, essa política é lamentável. Desinformam o consumidor para enfraquecerem um dos lados. Patético e covarde. E infelizmente a CAOA não está sozinha nessa: Suzuki, BMW, Audi, Volvo, Mercedes-Benz, Ssang Yong, MINI e Land Rover também estão nessa. E o pior é que parece que as marcas tem aderido a essa prática; pois há uns anos o site da Audi e da Land Rover tinham configurador. E sabe o que é curioso? Quando acessamos os sites dessas marcas em outros países, eles disponibilizam configuradores ao público. Estranho, não?

      • RafaelIntata

        E se ele trabalhasse teria algum problema? Ou seria bullynado? Pelo amor de Deus !! Esse cara é aquele que tem um Volvo Xc60 e postou a avaliação aqui…

    • dudupruvinelli

      Não coloquei os carros da hyundai por não ter os preços no site, por existir mais de uma versão do mesmo carro, etc. A CAOA é muito confusa.

  • Julio

    otima materia. ponto para o new fiesta

  • rogam2010

    Fusca tem só 4 airbags.

  • alfredo

    O jetta tsi também tem e não esta na lista.

    • Cristiano_RJ

      Dá uma lida com mais critério na matéria.

  • mario

    Esqueceram do Ecosport Freestyle com 6 airbags e ESP por 65k!

    • Cristiano_RJ

      E você se esqueceu de ler que tem que ser item de SÉRIE.

  • victorcvs

    Eu sei que a reportagem é só pra quem tem esses itens de série, mas acho que seria mais produtiva mostrar também os modelos que possui esses itens como opcional (acrescentando o valor). Isso porque na prática, se a pessoa está procurando um carro com esses itens, não vai desconsiderar aquele que não oferece de série, porque o que importa é o valor final de compra e a disponibilidade.

    • _oliveira

      Imagino que ele não tenha considerado os que oferecem como opcional, pois esses possivelmente não terão boa disponibilidade.

      • Cristiano_RJ

        Mais do que isso. Os "exigentes" consumidores brasileiros, ou a grande maioria deles, irão preferir economizar uns trocados do que adicionar ESP e 6 Air Bags. Tanto é que quando falam em Bravo T-Jet e comparam com 308 THP, nenhum deles se dá ao trabalho de adicionar esses equipamentos. E ainda falam que são dispensáveis. Que com os itens de série já tá bom.

  • Eduardo Palandi

    belo trabalho, parabéns. só uma coisinha: o C5 já não é mais vendido…

    • dudupruvinelli

      Não sabia. Ele ainda está disponível no site.

  • João Cagnoni

    E o Bravo T-Jet por R$ 71.413,00?

    • Cristiano_RJ

      Itens de série. Dá uma lida com cuidado na matéria, meu velho. Itens de série…

  • Eduasg

    Matéria extremamente interessante e importante!
    A questão da segurança dos veículos merece um foco muito maior de todos (fabricantes e consumidores).

  • guinho_pe

    fiquei supreso com o preço do "novo"Gol Rallye com todos os opcionais: farol de neblina, pintura amarela, roda liga leve 16" e banco bi-partido custa mais que um Fiesta Titanium e próximo de um C4 Pallas , exatos : R$ 52.418,00.
    Essa VW é uma mãe.

  • Phillipp

    não colocou o fiat 500 , muito feio , tem 7 airbags

    • dudupruvinelli

      Tinha 7 airbags quando era importado da polônia. Agora ele vem do méxico e só como opcional os 7 airbags.

  • abelardo barbosa

    minha spacefox é luxuosa, tem até porta-caneta na tampa do porta-luvas

  • arianoneves

    Discordo com o que foi escrito, na Europa o ESP é obrigatório, estudos indicam que se todos os carros na Europa tivessem ESP os acidentes diminuiriam 60%. Sobre a Hyundai, o nosso querido CAOA tirou o ESP que era de serie do azera por exemplo, só na versão completíssimo, absurdo. Ano passado ainda tínhamos azera do modelo antigo vendido 0km com ESP, BAS, TCS, EBD, ABS e 8 airbags ( que a CAOA conta como 10) por 72mil, foi o melhor custo beneficio de sedan na época.

  • Claudio

    Parabéns para a Ford,com o New Fiesta! Onde estão os concorrentes da GM,VW e Fiat na categoria ?

  • EduP

    Disse tudo!! A oferta de dívida pela mídia é imensa e, infelizmente, atrativa para muita gente.

  • roberto_araujo

    AirBag é quase ficção científica no Brasil.

  • dsjailson

    Nova Ranger Limited Flex (R$ 89.900,00) vem de série com 6 AB, ESP e TCS…
    Foram citados alguns utilitários esportivos como Captiva e Freemont, penso que a Ranger e Amarok por exemplo poderiam estar na lista também.
    Abraço.

    • dudupruvinelli

      Obrigado pela lembrança…Esqueci deste.

  • ocduarte

    É inacreditável a capacidade de polemizar de alguns. O texto deixa claro que para entrar na lista é obrigatório que ambos, 6 airbags ou mais e ESP, sejam de série. Mas o que veio de gente dizer que a lista está errada, que faltou esse ou aquele, todos em que esses itens são opcionais, foi uma grandeza! Custa ler direito uma matéria?

  • dougkmt

    Esqueci deste detalhe, mas acabei pensando na marca como um todo, ou seja, independente da representação, o objetivo final é vender carros da marca X. Logo a marca X teria que fiscalizar ou cobrar alterações nesta representação, algo que não vimos acontecer, pelo menos de forma transparente, rs.

    Agora uma coisa que passou pela minha cabeça agora é que vc citou exemplos de marcas ditas de luxo. Será que a CAOA não pensou igual ao tirar os detalhes dos modelos para se "equiparar" com Audi, BMW, Volvo, etc?? Heauheauheae

  • Daiber B. Gonçalves

    Porque vocês esqueceram do Veloster?

    • dudupruvinelli

      Veloster não vem com ESP no carro, apenas no comercial.

  • carfanbra

    Os Citroen C4 alem de ESP vem tambem de serie com controle de tracao.

    Se fizer uma nova lista dos mais baratos com EPS e Controle de tracao vai ficar 3 ou 4.

    E A LISTA CONTINUARA SEM NENHUM JAPONES OU COREANO… os melhores do mundo

  • Alexandre Santos

    Pelo que sei o Honda City 2017 e o Honda W-RV não tem ESP. O novo Honda City 2018 que deve chegar em Novembro/Dezembro deve vir com ESP. Tirem esses 2 carros da lista…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend