O estado dos amortecedores interfere na atuação do controle de estabilidade (ESP)?

controle de estabilidade ilustracao
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Os amortecedores são muito importantes no sistema de suspensão de um carro, pois eles são os únicos responsáveis por estabilizar o veículo depois de passar por uma lombada, uma valeta, ou qualquer outra imperfeição no solo.

O bom estado dos amortecedores ajuda os pneus a ficarem sempre em contato com o asfalto. Eles absorvem os solavancos e buracos da estrada. Isso é essencial para controlar o carro, especialmente ao acelerar, frear e fazer curvas.

Já sabemos que amortecedores desgastados deixam o carro mais lento para responder e dão uma sensação ruim ao volante.

Amortecedores e o controle de estabilidade

Mas será que eles interferem na atuação do controle de estabilidade, item que é obrigatório em todos os carros vendidos no Brasil desde janeiro de 2024?

Existe sim uma correlação entre o estado dos amortecedores e se o controle de estabilidade, ou ESP, irá funcionar adequadamente.

Na verdade, o controle de estabilidade exige que toda a suspensão esteja funcionando perfeitamente, para que ele funcione corretamente. O mesmo acontece com outros sistemas de segurança dos carros, como os freios ABS e o controle de tração.

Se um amortecedor com defeito não está atenuando adequadamente o movimento de oscilação das rodas, isso reduz o tempo de contato com o pavimento, o que vai atrapalhar e muito o controle de estabilidade.

Como funciona o controle de estabilidade

O controle de estabilidade usa um sistema com vários sensores, para detectar se o veículo está quase perdendo o controle.

Estes sensores incluem sensores de velocidade nas rodas, sensores que analisam o ângulo do volante, e até mesmo sistemas que analisam a taxa de guinada do veículo, que é o quanto o veículo está inclinado para um lado ou o outro.

A velocidade do carro e a direção em que o veículo está indo também são monitorados.

O sistema então, com essas informações, consegue  comparar a direção intencionada do motorista com a direção em que o carro está na verdade indo.

Quando alguma situação mais perigosa acontece, o ESP pode acionar os freios e reduzir a potência do motor para, assim, estabilizar as rodas.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.