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TOP 10: Os carros mais baratos com suspensão traseira multilink

top-10-carros-mais-baratos-com-suspensao-multilink-700x332 TOP 10: Os carros mais baratos com suspensão traseira multilink

Nesta lista TOP 10 colocamos em destaque os carros com suspensão traseira multilink mais baratos vendidos no mercado brasileiro. A tecnologia consiste em braços múltiplos para sustentar o conjunto traseiro, gerando maior conforto e acima de tudo, mais estabilidade e melhor nível de dirigibilidade.



O conjunto multilink torna a suspensão traseira independente em cada roda, possibilitando também a introdução de tração integral, apesar do uso de eixos/barras de torção com semieixos de tração. Alguns carros chegam a oferecer os dois sistemas em versões diferentes, tais como o famoso Novo Golf, por exemplo.

Um braço superior mantém a roda na posição correta. Existem alguns carros que utilizam dois braços inferiores e um de apoio em cada roda com barra estabilizadora superior. Estes são considerados Dual Link ou Dobble Wishbone, portanto, não foram relacionados. Os JAC J3, J5 e J6, o Hyundai Tucson e o Renault Duster 4×4, por exemplo, fazem uso desses sistemas.

Confira abaixo os 10 carros mais baratos com suspensão traseira multilink:

1) Chery Cielo – R$ 43.990
2) Chery Tiggo – R$ 51.990
3) Ford Focus (antigo) – R$ 53.000
4) Lifan X60 – R$ 54.777
5) Ford Focus (novo) – R$ 60.990
6) Honda Civic/Mitsubishi Lancer – R$ 66.890
7) VW Golf (novo) – R$ 67.990
8) Ford EcoSport 4×4 – R$ 68.990
9) Suzuki Grand Vitara – R$ 75.490
10) MINI Cooper One – R$ 76.950

OBS: Jetta 2014 ainda não lançado oficialmente e portanto sem preço.

Galeria de fotos dos 10 carros mais baratos com suspensão multilink:

4.0

  • PabloRJ

    Mas o Jetta com multilink não é só o TSI?

    • AllanGFP

      Houve a mudança tem pouco tempo, agora o 2.0 também vem com Multilink, abs.

      • Lukoh

        VW Jetta: R$ 65.990

      • cavevolution

        Acho que o 2.0 8v vem agora com Multilink por causa daquele incidente ocorrido com um Jetta preto, no qual a suspensão traseira simples foi quase ejetada do veículo.

        • Ubaldir

          Ah sim, foi por isso mesmo… é cada uma… mas, como dizia o sábio, melhor ler essas coisas que ser cego, não? kkkkk.

          • Edson Roberto

            Caraca…. ser alterado por conta de 1 problema que nem sequer provaram que foi "culpa" do carro ou da marca….. dureza…

            Compromisso Volkswagen! rs

            • Ubaldir

              Pois é… só no Brasil foram uns 30 mil Jettas com suspensão de eixo de torção vendidos… um dá problema, sabe-se lá onde andou, em que tipo de buraco caiu, como foi o uso a que foi submetido e a empresa troca a suspensão do carro por conta disso? Sem falar que existem milhões de carros de todas as eras andando por aí com esse tipo de suspensão. Tudo a ver mesmo o incidente com a substituição da suspensão. De certo nada tem a ver com o fato de que a VW tenha passado a oferecer o Jetta americano básico com a suspensão traseira também multlink e que seria extremamente antieconômico continuar produzindo menos de mil Jettas com semi-independente na traseira só para o mercado brasileiro… é cada uma…

    • PONCIO PILATOS

      acho uma pouca vergonha da toyota, nao implementar esse tipo de suspensao no vovorolla…

      • mgbalbo

        É porque a toyota não acredita no downsizing e acho que na suspensão multi link também kkkk

        • kkkkkkkkkkk realmente nesse negócio dela não acreditar e não evolui os carros..

          Qualidade realmente é boa da Toyota, agora ela tá se aproveitando muito da fama que tem..

          E o pessoais mais ainda sustenta esse mito, pois corolla e hilux e etios, os dois primeiros atualmente defasados em comparação a concorrência, e o último sem esforço em design… E todos esses vendem bastante…

          Acredito que 75% ou mais das vendas se dê por conta da fama…

        • waltervac

          A Toyota também não acredita em câmbios com mais de 4 marchas, risos (andei num vovorala automático estes dias e vi o quanto o motor esgüela para passar para a próxima marcha).

      • arzanette

        E aquele pensamento time que esta ganhando não se mexe ai continua na mesma.

      • thales_sr

        Tem algum problema na suspensão do Corolla?

      • blindzector

        Ponico…. acho qe o Vovorola se da bem com a suspencao dele!

      • Sr_Andante

        pouca vergonha = muito lucro

      • rafa

        vovorolla mais é mais seguro em impacto fica dica :P aff

        • jao_simonetti

          Segundo o Latim NCap, fez menos pontos que o Cruze……….

      • Ebanir Alencar Melo

        Pois, continua com a barra de torção simplesmente ridiculo

    • VININITEROI

      E o Fusca

    • Massignan

      Mudar o motor que é bom nada…

  • nando_acf

    Dois chineses com essa tecnologia, surpreendente!!Pra eles,faltaria ainda investir em carros mais seguros,e isso digo, segurança contra impacto…Crash Test.

  • mgbalbo

    " Existem alguns carros que utilizam dois braços inferiores e um de apoio em cada roda com barra estabilizadora superior. Estes são considerados Dual Link ou Dobble Wishbone, portanto, não foram relacionados. Os JAC J3, J5 e J6, o Hyundai Tucson e o Renault Duster 4×4, por exemplo, fazem uso desses sistemas. "

    Fonte: Texto que você não leu.

    • Kadu

      O Double Wishbone não é um sistema melhor que o multi link? Perguntando porque eu realmente não sei (mas também porque vejo muitos carros de corrida com double wishbone).

      • Joel Pereira

        Sim e' a melhor, mas para carros de estrada tem a desvantagem de ocupar muito espaço e e' mais util ter espaço para bagagens.

    • jao_simonetti

      O Civic usa double wishbone.

      • Edson Roberto

        O Civic anterior ao atual.

  • tpbastos

    Caro, no último parágrafo ele explica o motivo do J3 não entrar na lista.

  • Doccar

    nenhum carro da fiat tem suspensao independente…

    • TecoPadaratz

      se fosse……os 10 carros mais baratos com mais firula e luzinha no painel, com certeza teríamos muitos fiats…..

      É por isso que não gosto da fiat……carro pra mim é motor, suspensão, câmbio, segurança……o resto, firulinha é legal, mas não essencial em um carro……..

      • Walter Costa

        Então, vc é igual à mim, tenho um Versa por conta destas vantagens, mesmo que o painel e o exterior do carro sejam muito controversos.

    • Zambarigood

      Tem sim!

      A Mille tem suspensão traseira independente McPherson, herdado do 147.

      A Palio Weekend tem suspensão traseira independente por braços arrastados.

  • Ismael

    Salvo engano o DUster 4×4 também é multilink.EU ACHO

    • JPaulo10

      Redação:
      Conforme Ismael escreveu, Renault Duster 4×4 (R$ 66.430) possui suspensão traseira multilink.

      Fonte: BCWS – http://bestcars.uol.com.br/testes3/renault-duster

      • Dragoniten

        Você leu mesmo a matéria?

        "Existem alguns carros que utilizam dois braços inferiores e um de apoio em cada roda com barra estabilizadora superior. Estes são considerados Dual Link ou Dobble Wishbone, portanto, não foram relacionados. Os JAC J3, J5 e J6, o Hyundai Tucson e o Renault Duster 4×4, por exemplo, fazem uso desses sistemas."

        • JPaulo10

          E você por acaso é revisor?

          Eu dei um link da matéria da BCWS e, dentro dela, uma explicação completa sobre conjunto de suspensão.
          Vá lá e veja.

  • Rafael_rec

    Interessante é o Cielo com suspensão multilink e umas das maiores reclamações do modelo é a fragilidade da suspensão. Devem ter gasto o orçamento inteiro na traseira e esqueceram da dianteira.

    • thales_sr

      A arquitetura da suspensão não diz se ela vai ser resistente ou frágil.

  • Daniel

    Fiat não tem multlink nem cãmbio 100% automático.
    geralmente ela investe mais em perfumaria e vem dando resultado a anos, é claro no Brasil!

    • alfredo_araujo

      P/ não dizer q nenhum deles tem, o Freemont tem um de quatro marchas e o 500 Sport tem um de 6

      • Louis

        Freemont agora ganhou de 6 marchas, parece que melhorou bastante.

        • TecoPadaratz

          menos nas vendas……..que continuam lá pra baixo……….

          • gcarlos

            421 unidades para o preço desse carro, não é nada mal.

    • paulo

      concordo.

    • Fernando

      Ela oferece teto-solar no Palio 1.0…para alguns aqui isso faz dela a melhor do mundo. Pra que investir em tecnologia e segurança se um teto resolve.

  • pberaldo
  • Marco_ABP

    Três chineses na lista…
    Os fanboys de qualquer marca vão dizer: "A (nome da montadora) não precisa usar multilink porque conseguiu fazer um acerto de suspensão tão bom quanto se usasse multilink e assim permitiu uma redução de custos que foi repassado ao consumidor…"

    • Rafael_rec

      Se for para ter multilink na traseira e a suspensão dianteira descartável, Cielo por exemplo, eu prefiro ficar com a barra estabilizadora mesmo.

      • thales_sr

        Barra estabilizadora ou barra de torção?

        • Barra de torçao tb não eh :P, eh eixo de torção, barra de torção seria como "molas" usadas na dianteira de diversas pickups

      • fabioalisson

        Eu também. Sou mais qualquer compacto nacional "completo" que um Cielo.

  • Raphael Rodrigues

    Não tem essa de que a "suspensão multilink é melhor que o eixo de torção". A melhor é aquela que foi construida e desenvolvida para determinado veiculo transmitindo robustez, equilibrio e durabilidade.

    • Rafael_rec

      Exato. Isso é o mesmo mimimi da tração dianteira x tração traseira.

      • Dragoniten

        Sim, só que não.

  • waltervac

    Alguém aqui sabe qual a qualidade desta suspensão "Dual Link ou Dobble Wishbone" ? Agora será interessante o Notícias Automotivas fazer um texto sobre esta suspensão (ela seria algo que ficaria superior em qualidade em relação ao eixo de torção e inferior ao Dual link?, ou seria bom igual o Dual link?)! Fica a dica.

    • Kadu

      Uma suspensão independente (seja ela multilink, double wishbone ou qualquer outra) diminui o peso dos componentes do carro fora da suspensão, também conhecido como "massa não suspensa". Ela inclui rodas, freios, pneus e os componentes da suspensão — quanto mais leve eles forem, mais confortável a suspensão. Uma suspensão independente tem braços menores e mais leves, ao contrário de um eixo de torção que é uma viga gigante e pesada. Além do mais, em suspensões independentes a roda de uma lado não transmite movimento do solo para a roda do outro lado, mantendo o pneu não afetado em contato ideal com o solo, sem alterar os ângulos de cambagem ou compressão do amortecedor.

      Suspensão independente é melhor pro conforto e pra dirigibilidade, mas é um arranjo bem mais caro que o famoso "semi-indepentende" (que de semi pra mim não tem nada) do eixo de torção.

    • thales_sr

      Não se ligue somente em arquitetura da suspensão. O refinamento usado no projeto dela, independente da arquitetura básica, é mais importante. Hoje em dia, se você quer um motor potente, o fabricante opta por turbo ou por aspirado? Não existe consenso, cada fabricante segue de um jeito, e quando o serviço é bem feito, todos atingem seus objetivos. O mais importante é o fim e não o meio.

      • Kadu

        Concordo que o que importa é o resultado final, tipo o caso do Corvette usar feixe de molas que é visto como algo arcaico mas conseguir andar igual a esportivos europeus sem problema. Mas no caso de arquitetura de suspensão é uma situação em que lidamos com fatos, matemática e engenharia: certos desenhos são mais vantajosos que outros, e fim. Caso contrário carros caros, indo de esportivos até luxuosos, não iriam investir muito em suspensões caras e complexas, e nós veríamos Rolls Royce e Ferrari com eixo do torção.

  • ARISTEU

    6º Renault Duster 4×4 2.0 Manual R$66.430!

    • Dragoniten

      Leu o texto?

      "Existem alguns carros que utilizam dois braços inferiores e um de apoio em cada roda com barra estabilizadora superior. Estes são considerados Dual Link ou Dobble Wishbone, portanto, não foram relacionados. Os JAC J3, J5 e J6, o Hyundai Tucson e o Renault Duster 4×4, por exemplo, fazem uso desses sistemas."

  • Tosca16

    Nisso os Chinas estão de parabéns mas vão dizer que a estabilidade dos seus carros mesmo assim ainda estão abaixo dos "tradicionais" ; mas por um lado estão no caminho certo, isso sim.

  • O jac J2 não tinha esse tipo de suspenção?

  • Humberto

    Cruze, Fluence, Peugeot 408, C4 L, todos possuem suspensão com eixo de torção igual ao Corolla.

  • Carlos

    E o uno nao deveria estar na lista??

  • Michel

    Faltou o Lifan 320, usa o mesmo tipo de suspensão desse x60 que foi incluído.

  • cavevolution

    Meu Civic ano 2000 possui a suspensão do tipo "Dobble Wishbone". Já a versão 2001 aboliu este sistema.

  • GUGASP

    A suspensão traseira multi-link do Focus é uma solução e um problema ao mesmo tempo.
    Dá mais estabilidade e conforto ao carro, mas é mais frágil também, desalinha com facilidade e causa desgaste prematuro dos pneus.
    Podem notar que há muitos Focus com os pneus traseiros com desgaste irregular bem visível.
    No meu Focus, tenho que fazer alinhamento de todo o conjunto com menos de 10 mil km, e olha que as estradas aqui na minha região, no interior de sp, são uns tapetes, embora cheia de pedágios..

    • Rodrigo Maziero

      10mil tem q fazer mesmo cara.. vc poderia reclamar se estivesse fazendo a cada 3 mil…

      eeheheh

      • GUGASP

        Falo por fatos reais e não por hipótese.
        Já tive Civic 2009 e meu irmão teve i30 2010 e agora está com um Jetta TSI 2013, todos com suspensão independente.
        E só o Focus desalinha a traseira com tanta facilidade.

        • pauloreis

          deve ser vício do seu, o meu esta com 140 mil km e, nunca alinhei a trazeira! Subo para alinhar o carro religiosamente a cada 10 mil km, fiz cambagem 2 vezes até agora… inclusive os pneus duraram na média de 65 mil km o jogo… vejo aí um refinamento…

    • ctnmartins

      Tenho Focus e faço alinhamento a cada 10.000km, conforme recomendação do fabricante. O carro está com 60.000km e nunca tive problema com desalinhamento ou desgaste prematuro dos pneus. Devo estar com sorte. :D

  • PFator

    Bom dia Senhores.
    Por que a TR4 não está na lista? Amigo meu comprou uma 0km 4×4 por 76mil.
    Ela tem Multlink não tem?

    Abraços e parabéns pelo Post, para uma próxima análise seria legal listar carros com MultLink que tenham ESP, pois acho que o ESP com MultLink funciona muito melhor.

    Abs.
    PFator

  • Cadê o Jac J3???

  • fabioalisson

    Tirando os meios de transporte xing-ling, carro mesmo, só temos:

    3)Ford Focus (antigo) – R$ 53.000
    5)Ford Focus (novo) – R$ 60.990
    6)Honda Civic/Mitsubishi Lancer – R$ 66.890
    7)VW Golf (novo) – R$ 67.990
    8)Ford EcoSport 4×4 – R$ 68.990
    9)Suzuki Grand Vitara – R$ 75.490
    10)MINI Cooper One – R$ 76.950

  • LS7

    Seria interessante mostrar também o funcionamento de uma suspensão traseira semi-independente, como a do Cruze. Ela também possui braços que funcionam de maneira independente em cada roda.

    E nem toda suspensão independente é melhor que qualquer semi-independente. A do primeiro Uno, por exemplo, era do tipo que ficava em qualquer ângulo, menos no reto. Os pneus comiam uma barbaridade.

    As suspensões independentes na traseira também costumam dar muito mais manutenção que as suspensões semi-independentes. Basta ver que nessas últimas não há necessidade de alinhamento de rodas traseiras.

    • Anisio

      Verdade, mais lembre-se da necessidade de desempenar o eixo traseiro, que requer a desmontagem total da suspensão, o que fica caríssimo.

  • giggio

    Os Hondinhas de 92 a 2000 me parece que todos são double wishbone frente e trás (Civic Sedan, Coupé e Hatch, Targa Delsol, Prelude, Legend e Accord) me corrijam se eu estiver errado. E acho que também é por isso que esses modelos ainda são uma febre lá fora (motorzinho ousado e suspensão de competição original de fábrica). Já vi casos que a pessoa troca o motor por um mais potente (normalmente de new civic SI) mas não muda de carro. Vá entender.

  • Paulo

    O focus zetec e o rocam primeiros modelos tbm tem a multlink

  • Antonio

    O Uno mille tinha hehhehe

    • Celso Cristiano

      E ele fica com as perninha aberta com peso nas porta malas, mas é.

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