Antes a moda era a dos aerofólios, máscaras negras nos faróis, lanternas translúcidas, LEDs no assoalho e recentemente o envelopamento. Agora a tendência de personalização é a central multimídia.
Até então o equipamento estava disponível apenas nos SUVs e sedãs médios top de linha, mas agora esse dispositivo também passa a ser oferecido nos compactos. A Nissan já oferecia como acessório, além da Renault, onde é opcional em alguns modelos.
Contudo, quem fez decolar as vendas desse tipo de aparelho foi a Chevrolet com o MyLink, que é oferecido de série em alguns modelos e destacado fortemente nos lançamentos da marca americana.
Para não ficar atrás, a Hyundai também ofereceu recentemente uma central multimídia para o HB20 e suas variantes. Interessante lembrar que nos sites de leilões e lojas de som tem aparelhos para diversos modelos de carros, sendo que para vários deles, as montadoras não disponibilizam oficialmente.
Dentre os dispositivos mais vendidos no comércio de acessórios, destacam-se os das marcas CASKA e Xtrons.
Índice
Abaixo, os 10 carros mais baratos com central multimídia:
1) Renault Kwid Intense 1.0 MT – R$ 54.890
O Renault Kwid é o carro mais barato do Brasil, e na lista de modelos mais baratos com central multimídia ele também reina tranquilo. O outro modelo que compete em termos de preço é o Fiat Mobi, mas ele fica abaixo por cobrar um valor adicional para o cliente contar com esse item.
Mesmo sendo um item de série, o Renault Kwid cobra bem caro pela central multimídia, já que a versão dele que tem este item, chamada Intense, custa quase R$ 10.000 acima do Renault Kwid básico.
2) Fiat Mobi Like 1.0 MT – R$ 56.730
Como citado acima, o grande rival do Kwid em termos de preço é o Fiat Mobi. O italiano não tinha qualquer opção de central multimídia, mas passou a oferecer esse item como parte do pacote opcional Pack Multimídia.
Esse item custa R$ 3.190 adicionais, o que eleva bem o preço do compacto. O bom é que ele pode ser adicionado na versão Like, equipada com motor 1.0 de 75 cv e câmbio manual de 5 marchas.
Além da central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, esse opcional adiciona volante multifuncional, entrada USB e reconhecimento de voz.
3) Volkswagen Fox Connect 1.6 MT – R$ 62.340
Ele está no fim de sua vida no mercado brasileiro, mas ainda oferece um pacote muito interessante. Além da central multimídia de série desde a versão mais barata, o VW Fox tem outros equipamentos interessantes em sua lista e ainda conta com motor 1.6 de 104 cv.
4) Volkswagen Gol 1.0 + Media Plus – R$ 62.480
O Volkswagen Gol é ultrapassado perto de HB20 e Onix? Sim, mas o nome ainda pesa muito, e com motor 1.0 de três cilindros junto com outras alterações que a VW fez recentemente no carrinho, até que ele ganhou fôlego no mercado. Sua versão mais barata, com motor 1.0, pode ter central multimídia por R$ 1.320.
5) Hyundai HB20 Vision 1.0 – R$ 62.790
O Hyundai HB20 surpreende em relação ao quanto ele é mais barato do que seus concorrentes diretos. Não dá para dizer que o Renault Kwid seja concorrente dele, o francês na verdade briga com Fiat Mobi, que não tem central multimídia.
O HB20 briga com Onix, Gol e outros modelos maiores, e ele custa pouca coisa a mais que o Gol, que é um projeto super ultrapassado perto do coreano. Por falar em coreanos, eles aprenderam rapidamente como agradar o consumidor brasileiro, já que criaram uma versão quase básica (a segunda mais barata) que já vem com a central multimídia blueMedia.
6) Volkswagen Polo 1.0 – R$ 66.120
A sexta posição é do Volkswagen Polo, um modelo que chama a atenção por ser muito bem equipado desde sua versão básica, com motor 1.0 de 3 cilindros e 84 cv. Além da central multimídia, que nesse caso é a simplificada Composition Touch, ele vem de série com ESP e quatro airbags.
7) Hyundai HB20S Vision 1.0 – R$ 66.990
Diferente do seu irmão hatch, o HB20S é oferecido pela Hyundai com a central multimídia blueMedia desde a versão de entrada Vision, com motor 1.0. E o preço também é interessante frente aos rivais, como o Chevrolet Onix Plus.
8) Chevrolet Onix LT 1.0 – R$ 67.190
O queridinho do mercado aproveita para cobrar caro pela versão com central multimídia. Aliás, o Onix deixa a sua versão básica de entrada, a Joy (ainda com o visual antigo e vendida como um modelo separado) sem sequer opção da central multimídia MyLink, já que o equipamento só se encontra no novo Onix.
Mesmo no modelo renovado, a opção de entrada não tem esse equipamento, que aparece apenas na configuração LT.
9) Fiat Argo Drive 1.0 – R$ 68.290
O Fiat Argo, modelo que chegou junto com o VW Polo, tem a central multimídia como item de série na versão Drive 1.0. Antes o equipamento era oferecido como um opcional por salgados R$ 3.000, mas a marca percebeu a necessidade de oferecê-lo sem custos para evitar um preço alto diante do VW Polo, seu principal rival.
10) Renault Sandero Zen 1.0 – R$ 69.190
O Renault Sandero também não dá a opção de se colocar central multimídia na versão de entrada, oferecendo o item de conforto apenas a partir da versão Zen. Nessa opção, que custa quase R$ 70 mil, o Sandero oferece a central Media Evolution, com Android Auto e Apple CarPlay e tela de 7 polegadas.
Por Lucro Brasil