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Top 10: carros mais baratos para PcD

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O mercado automotivo vem registrando queda nas vendas. No entanto, a situação é diferente nas vendas de carros para pessoas com deficiência (PcD). Por conta da alta nas vendas de automóveis para este público, as fabricantes estão apostando cada vez mais em versões exclusivas de seus modelos com preços abaixo de R$ 70 mil, que dão direito à isenção de IPI, ICMS, IOF e IPVA, além de liberar o veículo para o rodízio municipal.



Confira abaixo os automóveis para PcD com preços mais em conta disponível no mercado brasileiro. Consideramos dois hatches, dois sedãs compactos, três sedãs médios e três crossovers, todos com câmbio automatizado, automático ou CVT.

Hatches

Fiat Mobi Drive 1.0 GSR – R$ 36.990

O hatch mais barato disponível para PcD é o Fiat Mobi na versão Drive, com motor 1.0 litro flex de três cilindros (que desenvolve até 77 cv e 10,4 kgfm), associado ao câmbio automatizado GSR de cinco velocidades. Este modelo tem preço de R$ 45.990 para pessoas com deficiência, mas pode ser adquirido por R$ 36.990 com a isenção de impostos.

Entre os equipamentos, há ar-condicionado, banco traseiro bipartido e rebatível com duas posições para o encosto, computador de bordo, direção elétrica, sinalização de frenagem de emergência, faróis com follow me home, volante com ajuste de altura, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas quatro portas, volante com paddle shifts para trocas de marcha, entre outros.

Volkswagen move up! 1.0 MPI i-Motion – R$ 38.587,27

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Rival do Mobi, o Volkswagen up! pode ser adquirido por PcD na versão move, com motor 1.0 litro flex de três cilindros (de até 82 cv e 10,4 kgfm) e o câmbio automatizado i-Motion de cinco marchas. O subcompacto tem preço tabelado em R$ 51.490, mas chega a R$ 38.587,27 com a isenção de impostos.

Nos itens de série, há direção elétrica, alerta de frenagem de emergência, alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista e volante ajustável em altura, ar-condicionado, computador de bordo, banco traseiro com encosto rebatível, retrovisores externos elétricos com tilt down e luzes indicadoras de direção, faróis de neblina, sistema Isofix, sistema de som com Bluetooth, suporte para celular, rodas de liga-leve aro 14, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante multifuncional em couro, entre outros.

Sedãs compactos

Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 MSI i-Motion – R$ 41.250,96

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Outro modelo da Volkswagen que aparece nesta lista é o Volkswagen Voyage, que aparece como o sedã compacto mais barato para PcD. Na versão Comfortline, o modelo oferece o motor 1.6 MSI flex de 104 cv e 15,6 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automatizado i-Motion de cinco marchas. Ele custa R$ 58.370, ou R$ 41.250,96 com isenção de impostos

De série, há computador de bordo, alerta de frenagem de emergência, ar-condicionado, volante e banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível, direção hidráulica, faróis de neblina, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, sistema de som com Bluetooth, suporte para celular, vidros dianteiros e travas elétricos, rodas aro 15 com calotas, entre outros.

Chevrolet Prisma LT 1.4 AT – R$ 43.528,65

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Sedã mais vendido no mercado brasileiro, o Chevrolet Prisma é o segundo mais barato da categoria para PcD e o mais em conta da lista com um câmbio automático de verdade. Na versão LT, o modelo oferece o motor 1.4 litro flex de até 106 cv e 13,9 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. O modelo tem preço tabelado em R$ 61.190, passando para R$ 43.528,65 com a isenção de impostos.

Nos itens de série, há lanterna de neblina, monitoramento da pressão dos pneus, alarme antifurto, rodas de aço aro 15, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, sensor de estacionamento traseiro, vidros dianteiros e travas elétricos, volante multifuncional com ajuste de altura, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, controle de cruzeiro e sistema MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay.

Sedãs médios

Peugeot 408 Business Pro 1.6 THP AT – R$ 49.990

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Do lado dos sedãs médios, o Peugeot 408 chama a atenção pelo custo benefício da versão Business Pro, dotada do motor 1.6 THP flex de até 173 cv e 24,5 kgfm, com transmissão automática de seis marchas. O modelo tem preço tabelado em R$ 69.990, podendo chegar a bons R$ 49.990 com a isenção de impostos.

De série, ele oferece controle de estabilidade, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 16 polegadas, piloto automático, alarme, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido em couro, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, sistema de som com entradas USB e auxiliar, entre outros.

Citroën C4 Lounge Origine 1.6 AT – R$ 54.655

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Outro francês que aparece nesta lista é o C4 Lounge na versão de entrada Origine, com motor 1.6 THP de 173 cv e 24,5 kgfm e transmissão automática de seis velocidades. Ele tem preço de R$ 69.990, ou R$ 54.655 com a isenção de impostos.

Nos equipamentos de série, o Citroën C4 Lounge Origine 1.6 AT dispõe de controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis e lanterna de neblina, Isofix, luzes diurnas em LED, piloto automático, trio elétrico, ar-condicionado, computador de bordo, porta-luvas climatizado, sistema de som com entradas USB e auxiliar, entre outros.

Ford Focus Fastback SE 2.0 AT – R$ 69.100

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O terceiro sedã médio da lista é o Ford Focus Fastback SE 2.0 AT, que não dispõe de uma versão abaixo de R$ 70 mil para PcD e, portanto, pode receber apenas a isenção de IPI. Com este desconto, o carro passa de R$ 81,9 mil para R$ 69,1 mil. Ele usa um motor 2.0 litros flex de 178 cv e 22,5 kgfm, com câmbio PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.

O modelo oferece controles de estabilidade e tração com sistema de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, sistema SYNC com tela colorida de 4,2 polegadas e Bluetooth, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de luz e chuva, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, alarme volumétrico, entre outros.

Crossovers

Renault Duster Authentique 1.6 CVT – R$ 45.900

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Entre os crossovers, o mais barato é o Renault Duster Authentique, dotado do motor 1.6 flex de até 118 cv e 16,2 kgfm e câmbio automático Xtronic CVT. O utilitário-esportivo compacto custa R$ 59.990, podendo chegar a R$ 45,9 mil com a isenção de impostos.

De série, ele oferece controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, rodas de liga-leve de 16 polegadas, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos, alarme, barras longitudinais de teto, entre outros.

Peugeot 2008 Allure Business 1.6 AT – R$ 49.990

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Por R$ 69.990, a Peugeot oferece para PcD o crossover 2008 Allure Business. Entretanto, este preço cai para R$ 49.990 com a isenção de impostos. O modelo oferece um motor 1.6 flex de até 118 cv e 16,1 kgfm, com o novo câmbio automático de seis velocidades.

O Peugeot 2008 Allure Business é equipado de série com faróis de neblina dianteiros, alarme, sensor de estacionamento traseiro, sistema Isofix, luzes diurnas em LED, piloto automático, volante multifuncional, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de aço de 16 polegadas, entre outros.

Nissan Kicks S Direct 1.6 CVT – R$ 53.082

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O Nissan Kicks S Direct é o terceiro crossover mais em conta para PcD. Por R$ 53.082 (ou R$ 68.640 na tabela), o modelo oferece um motor 1.6 litro flex de 114 cv e 15,5 kgfm, atrelado ao câmbio automático Xtronico do tipo CVT.

De série, ele dispõe de controles de estabilidade e tração, Isofix, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, volante multifuncional, sistema de som com Bluetooth e seis alto-falantes, assento traseiro bipartido e rebatível, entre outros.

Carros mais baratos para PcD

Preço de tabelaPreço com isenção de IPI e ICMS
Hatches
Fiat Mobi Drive 1.0 GSRR$45.990R$36.990
Volkswagen move up! 1.0 i-MotionR$51.490R$38.587,27
Sedãs compactos
Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 i-MotionR$58.370R$41.250,96
Chevrolet Prisma LT 1.4 ATR$61.190R$43.528,65
Sedãs médios
Peugeot 408 Business Pro 1.6 THP ATR$69.990R$49.990
Citroën C4 Lounge Origine 1.6 ATR$69.990R$54.655
Ford Focus Fastback SE 2.0 ATR$81.900R$69.100
Crossovers
Renault Duster Authentique 1.6 CVTR$59.990R$45.900
Peugeot 2008 Allure Business 1.6 ATR$69.990R$49.990
Nissan Kicks S Direct 1.6 CVTR$68.640R$53.082
5.0

  • Renan Ribeiro

    Parabéns a dona Peugeot que deixou a 2008 mais pelada com essas calotas e também tirando o ar digital em algumas versões. Depois reclama por que não vende.

    • Aristeu Junior

      ah, sério? deveria colocar a versão mais recheada pelo menor preço né, como todas as outras montadoras fazem…. só que não!

      Peugeot não vende pq brasileiro não sabe comprar carro, compra achando q ainda tá nos anos 80~~90 e almeja revender por um valor maior do que o que ele comprou.

      • Renan Ribeiro

        Não estou falando apenas de venda para pcd. Os carros vendidos para os normais compradores também sofrenram um
        downgrade, basta olhar o configurador (208 também)

    • João Cagnoni

      Se fosse por isso….. O “mais pelado” da Peugeot deixa qualquer outra montadora no chinelo.

    • Rodas de aço… faz parte. A maioria dos PCD do mercado tem dessas coisas. Passa na loja de acessórios e gasta uns trocados em um jogo de rodas e está resolvido. As versões “normais” do 2008 vem sempre com rodas de liga.
      Quanto ao ar digital, o mercado é assim: versões mais simples com ar analógico, versões top com ar digital. Não é por isso que a Peugeot não vende. Não vende porque ainda há uma percepção do público em geral de que o pós-venda ainda não é o desejável, seja isso verdade ou não.

    • Jurandir Filho

      A peugeot só se equiparou com a concorrência, com o cambio automático de 6 marchas não tá devendo nada a concorrência

  • Luís Paulo

    esses deveriam ser os preços a serem praticados para TODOS os consumidores!!!

    • ViniciusVS

      Na prática já é, só não é “PCD” hoje em dia quem não quer…

      É só ligar para aquela empresa que facilita o processo e pronto, isso ai virou comércio faz tempo, o dia que o governo cortar o benefício ai quem realmente precisa ficará na mão.

      • João Cagnoni

        Falou tudo. Além disso tem o caso do sujeito que tem um deficiente na família e faz a compra, mas o deficiente nunca faz uso do carro.

        • ViniciusVS

          Igual o cartão de idoso, a pessoa pede para a avó ou alguém de idade que não tem carro tirar o cartão e ai usa a credencial sem o idoso do lado.

          • Brasil-sil-sil. Aí depois chamamos os políticos de ladrões e perdemos a percepção de que eles saem do meio de nós, não caem de Marte.

      • Maneco

        Explica isso, pois não faz o menor sentido o que diz. Tenho filho deficiente e há 8 meses ainda não consegui a tal carta de isenção, mesmo fazendo tudo no prazo. E depois de ter a carta ainda demora uns 30 para faturar.

        • ViniciusVS

          Porque você acha que suas cartas de isenção estão demorando 8 meses? Existem casos de 12 meses + o tempo de produção do veículo…

          Sim, todo mundo está procurando essas empresas que “facilitam” tirar cartas em outras palavras todo mundo consegue o direito a elas sobrecarregando o sistema e prejudicando quem realmente precisa delas como no seu caso.

          Era pra você pegar essas cartas ai com no máximo 3 meses, geralmente a de IPI demora mais, como todo mundo entrou na onda agora você está ai na fila…

          Entende onde quero chegar? Isso virou comércio e se continuar a feeta em breve o governo vai cortar.

          • Maneco

            Sim, agora entendi teu raciocínio. E tem mais uma. Não consegui o tal psicólogo do SUS no posto de saúde da minha região. É capaz de ser indeferido o meu pedido, pois um psicólogo particular assinou o que vai ser uma palhaçada. Daí vou levar meu filho na repartição e mandar chamar quem indeferiu para ver in loco o estado dele. Capaz ainda de ser preso por desacato.

            • ViniciusVS

              Infelizmente criam dificuldade para vender facilidade.

    • 1 Raul

      Quando vi alguns preços, continuei lendo para ver o valor com desconto….

  • Lucas086

    O Focus por 70 mil as um por comprar, todo mês a Ford inventar uma “promoção “, tipo para engenheiro civil, contador… mas todos conseguem tirar.

  • pedro

    Pior carro da lista é o Voyage. E os melhores, empatados, é o C4 e o Focus. Mas levaria o C4 porque é bem mais barato.

    • Mr. Pug

      O problema do Focus é o câmbio lixo. Powershit não dá!

      • leandro

        O seu deu defeito? O meu com 90 mil km tá liso como novo

        • afonso200

          com 3mil km, ja deu pau

          • leandro

            Se deu pau com 3 mil km só posso pensar que o problema era o motorista

            • dogmarley

              pensamento limitado o seu

            • Louis

              Cambio bom, nem o pior motorista consegue estragar com 3 mil km.

        • José Barbosa

          quero ver usar nos 39ºC à sobra e asfalto em torno de 45~50ºC.

      • pedro

        Ford resolveu este problema faz tempo, ficou o preconceito apenas. Mas se for considerar preconceito, pode incluir os franceses também. Mas eu não sigo estes preconceitos.

        • Kadu_CE

          eu tbm.

    • Zé Mundico

      Eu iria de Peugeot 408 de olhos fechados.

  • lheu

    Só lembrando que PCD não precisa necessariamente de câmbio AT

  • TT 230

    Se eu fosse a Renault, lançaria o Kwid 1.0 Zen automatizado por R$ 39.990, que com as isenções ficaria por cerca de R$ 31.990.

    Como ela posiciona bem Duster e kicks PCD, isso provavelmente acontecerá.

  • Marco Bonato

    O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), na sua ultima reunião na data de 5 de outubro de 2017, prorrogou o convênio 32/2012(limite de 70.000,00) até 30 de abril de 2019!

  • Edson Fernandes

    E o curioso: O 208 allure automatico se encontra entre R$39990 e R$41000. É outro que eu tenho olhado com atenção. Ainda que eu gostaria que fosse o 1.2 (mas para PCD minha mulher só pode automatico).

    • Davi Millan

      A Peugeot ta dormindo, porque poderia trazer o 1.2 Puretech 130 (EB2DTS(F?)) e colocar pra brigar direto com novo Polo.

      • Edson Fernandes

        Penso igual.

    • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

      O 208 1.2 com esse cambio Assin ficaria muito bom. Também pegaria um sem pensar muito.

  • Alvaro Guatura

    Esses deveriam ser o preço final pra qualquer consumidor

  • Rodrigo

    Achei o Duster com melhor custo x benefício.
    Tem espaço de sobra.

    • Jurandir Filho

      408 tem muito espaço além do motor turbo e controle de estabilidade…

  • Fábio Paranaíba

    Tentem colocar uma cadeira de rodas no porta-malas do MOBI.
    No UP cabe.

  • Zé Mundico

    Semana passada vi o Renegade por 54 mil.

  • Pete Alves

    O melhor negócio até há pouco tempo era o Corolla Gli 1.8 aut. “tecido”. Era possível vendê-lo 2 anos depois até mais caro do que comprou Okm. Mas a Toyota não o vende mais.

    • Douglas

      Será mesmo que com 2 anos ele vale mais de 55 mil?

      • Zé Mundico

        Acho que não, além do mais tem que achar quem tenha a grana disponível….

  • Douglas

    Incluam também o 308, custa 50 mil e vem com motor THP.

  • Vinícius

    Prisma , 2008 e Kicks foram os que achei melhores opções.

  • afonso200

    até varias doencças voce pode comprar por PCD

  • zekinha71

    Acho que esse Mobi não é pra PCD, e sim transformar o motorista em PCD.

    • Zé Mundico

      Seria o caso da Fiat lançar uma linha de cadeira de rodas.

  • Fábio Sola

    Esqueceram de colocar o 208 1.6 At6 completo com teto panorâmico, central multimídia e muito mais por R$39.000,00

  • Ediane Batista

    Informações importantes bem colocadas. Conteúdo bom e eficiente. Parabéns

  • José Eduardo D’Acampora Guazzi

    Entre os compactos não tem opção melhor que o 208 Allure 1.6 AT por 39900 para PCD. Essa diferença de preço entre os dois apresentados é irrisório perto dos itens a mais de conforto e motor 1.6

  • leomix leo

    Só acho que essa carros deveriam custar isso sem os descontos. Muito caro essas bagaças.

  • Peugeot 308 e C4 Lounge são os que mais compensam, na minha opinião.

  • Mario Vinha

    Faltou a SpaceFox que parte de 43.831,49

  • Léo Dalzochio

    Minha esposa se encaixa no PcD há anos, mas por “vias normais” já gastou bem mais que a diferença de preço entre a tabela com isenção de imposto e a tabela para “pobres mortais” dos veículos que estão no teto da tabela. Sem contar a perda de tempo e gastrite com a burocracia…Resumindo: não vale a pena, a não ser que vc contrate algum “comerciante de papelada PcD” e entre no jogo sujo.

    • Maneco

      Mesma situação minha. 4 meses para conseguir uma médico credenciado do SUS que assinasse o laudo e agora está há 4 meses na Receita Federal e nada ainda do deferimento. Total 8 meses e nada ainda. Essa converva que li acima de empresa q facilita é conversa besta de quem não conhece como funciona.

    • Maneco

      … qual jogo sujo, pois desconheço completamente ou sequer ouvi falar que existe uma maneira de facilitar o deferimento pela Receita Federal. Não acredito que exista esse jogo sujo e, sim, uma burocracia exagerada.

      • Léo Dalzochio

        Muito antes de chegar na parte da Receita Federal. Conseguir consultas e laudos dependendo do SUS, levará anos. Minha esposa demorou meses com médico particular. Computando todo o gasto com papelada, consultas, burocracia, já dá a diferença no desconto do veículo. Isso sem computar o tempo perdido.

        • Maneco

          Não sou de comentar, mas achei essa postagem do NA oportuna para as quem ler saber que não é uma gandaia esse benefício que qualquer um ganha e no mês seguinte está com o carro. No meu caso, como tantos outros ajudaria a contrabalancear todos inúmeros gastos com fraldas vitalíciamente, medicamentos, médicos particulares, fisioterapia etc etc etc. A ideia é boa, mas ainda não consegui usufruir desse benefício.

  • Maneco

    Na esperta Honda esses 30% de redução de impostos não fica em benefício do deficiente, pois um city ou fity fica uns 54 mil e qualquer um compra o mesmo carro por 65 mil. 10 mil de diferença que não correspondem a esses 30%.

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