Stellantis conseguiria sobreviver sem Chrysler, Jeep, Dodge e Ram? Americanos querem estas marcas fora do grupo porque estariam sendo abandonadas

chrysler 300 v8 hemi 1
chrysler 300 v8 hemi 1

A saída de Carlos Tavares, tido como o mentor por trás do fim do V8 Hemi na Stellantis, não arrefeceu os ânimos de alguns americanos, que desejam que as marcas Chrysler, Jeep, Dodge e Ram voltem ao controle de administradores dos EUA.

Parte importante da Stellantis , a divisão norte-americana originada da antiga Chrysler LLC está novamente no centro das atenções nos EUA por conta de um senador recém-eleito por lá, Bernie Moreno, eleito por Ohio.

Esse não é o primeiro movimento americano visando a separação de marcas da Stellantis oriundas da Chrysler. Recentemente, Frank Rhodes Jr., herdeiro do fundador da Chrysler, alegou o mesmo.

Mas, a Stellantis, mesmo que quisesse, poderia sobreviver sem as marcas americanas? Possivelmente, como grupo, não. O motivo nem estaria relacionado com a Chrysler em si ou muito menos com a Dodge.

Mesmo a Ram não teria tanto impacto numa Stellantis fora da “América”, porém, a Jeep sim. Das marcas americanas da Stellantis, esta última é a mais importante fora dos EUA, sem dúvidas.

Numa eventual separação, a divisão norte-americana impactaria a Stellantis por conta das operações que envolvem a Jeep na Europa e na América do Sul, sem contar a Índia.

Ainda que o mercado americano seja muito importante para a Stellantis, com as vendas de Ram e Jeep sendo as mais destacadas no grupo, uma separação afetaria enormemente as finanças do grupo.

Apesar dos esforços de Rhodes e Moreno, somente a Stellantis pode vender suas marcas americanas e, se decidir algum dia fazer, provavelmente não cederá a Jeep. Ela é parte importante do grupo no Brasil e na Europa, com enorme sinergia.

Isso sem contar a sempre lucrativa operação de picapes nos EUA, onde a Stellantis detém a Ram. Assim, sobrariam exatamente as marcas que Rhodes pleiteia estarem sob controle americano.

Chrysler e Dodge vêm juntas desde tempos imemoriais nos states e separadas da Stellantis, poderiam talvez sobreviver sob um grupo americano. Haveria logicamente um período de transição longa, como houve no caso de Opel e Vauxhall, passando de GM para PSA, por exemplo.

E o V8 Hemi? Movido por Moreno e Trump, poderia voltar à causa somente após o fim dessa transição, com uma nova plataforma Chrysler-Dodge que comportasse um novo V8, devidamente eletrificado para as duas marcas andarem com a concorrência. Daria certo este “resgate”? Só o tempo diria.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X