Supercharger Oasis: Tesla abre megacomplexo de carregamento “off-grid”, com energia solar e 168 vagas simultâneas

tesla supercharger oasis (1)
tesla supercharger oasis (1)

Mesmo enfrentando um momento de queda nas vendas, a Tesla acaba de mostrar que sua ambição em liderar o setor de infraestrutura para veículos elétricos continua firme.

A marca inaugurou oficialmente a maior estação de recarga rápida de sua história: o Supercharger Oasis, localizado em Lost Hills, na Califórnia, em pleno entroncamento da Interestadual 5, que liga Los Angeles à região da baía de São Francisco.

Não, o sistema não é uma homenagem a aquela banda de rock que acaba de voltar á ativa.

Mas o novo complexo ocupa uma área impressionante de 30 acres e, quando estiver 100% operacional, contará com 168 vagas para recarga simultânea.

tesla supercharger oasis (2)
tesla supercharger oasis (2)

Atualmente, metade dessa capacidade já está em funcionamento, com 84 estações disponíveis para uso durante o movimentado feriado do 4 de julho nos Estados Unidos.

Mais do que um espaço gigantesco, o Oasis é uma vitrine tecnológica. O local tem potencial para operar de forma autônoma, sem depender da rede elétrica convencional.

Isso é possível graças a uma estrutura com 11 megawatts de painéis solares e dez baterias Megapack que somam 39 megawatts-hora em armazenamento de energia. Essa combinação permite que a estação funcione mesmo em casos de apagão ou sobrecarga na rede.

O projeto do Oasis foi anunciado em outubro de 2024 e, surpreendentemente, levou apenas oito meses para sair do papel e ser parcialmente inaugurado. Antes dele, o posto mais robusto da Tesla era o Supercharger de Harris Ranch, também na Califórnia, com 98 vagas.

tesla supercharger oasis (3)
tesla supercharger oasis (3)

A criação de uma estação tão ambiciosa como essa contrasta com a realidade atual da empresa. No segundo trimestre de 2025, a Tesla entregou 384.122 veículos globalmente, uma queda expressiva em relação aos 443.956 entregues no mesmo período do ano passado.

A maior parte das vendas ainda é puxada por Model 3 e Model Y, que juntos somaram pouco mais de 373 mil unidades, uma redução em relação às 422 mil do ano anterior.

Já os modelos de alto valor, como Model S, Model X e Cybertruck, registraram desempenho ainda mais tímido.

A estação Oasis também é um aceno ao compromisso antigo de Elon Musk de utilizar energia solar para alimentar os Superchargers. Embora essa promessa tenha sido feita há anos, poucos pontos da rede realmente contam com esse tipo de solução.

A Tesla já está implantando a nova geração dos Superchargers, chamada V4, mas apenas uma minoria vem acompanhada de estrutura solar.

Com o lançamento do Oasis, a Tesla não apenas reforça sua vantagem competitiva na infraestrutura de recarga — que já conta com mais de 70 mil estações ao redor do mundo — como também responde às críticas sobre sua lentidão em adotar energia renovável na prática.

O desafio agora será manter essa consistência em novos projetos, especialmente num momento em que o mercado dá sinais claros de desaceleração na demanda por carros elétricos.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.