Tesla e Stellantis destronam a Ford, como as empresas que mais fizeram recalls de seus modelos, este ano

cybertruck batida abandonada 1
cybertruck batida abandonada 1

Ser a terceira pior marca nos Estados Unidos, em número de recalls, pode não soar como uma conquista, mas para a Ford, acostumada a liderar esse ranking nada invejável nos últimos três anos, a descida para a “medalha de bronze” já é motivo de comemoração.

A gigante americana foi superada em 2024 por Tesla e Stellantis, que assumiram os dois primeiros lugares na lista das marcas mais problemáticas em recalls.

Embora a Tesla tenha anunciado apenas 15 campanhas de recall este ano, seus números globais impressionam. Com mais de 5,1 milhões de veículos afetados, a montadora de EVs lidera o ranking, muito à frente dos 4,7 milhões da Stellantis e dos 4,3 milhões da Ford.

O principal golpe veio na semana passada, quando a Tesla anunciou um recall massivo envolvendo 700 mil Model 3, Model Y e Cybertruck por problemas no sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Se a Tesla surpreendeu pela liderança, a Stellantis consolidou sua posição como uma das marcas mais problemáticas. A montadora, que inclui Chrysler, Dodge, Jeep, Ram e Fiat, viu o número de recalls saltar de 45 campanhas para 67 em 2024, afetando quase o dobro de veículos em comparação ao ano anterior.

A marca enfrentou problemas variados, desde falhas elétricas até questões críticas de segurança.

Depois de liderar o ranking por três anos consecutivos, a Ford finalmente foi superada, embora o alívio seja relativo. Em 2024, a marca anunciou 62 recalls que afetaram 4,37 milhões de veículos.

Ainda assim, é uma redução significativa em comparação aos 54 recalls que impactaram mais de 5,6 milhões de carros em 2023.

O quarto lugar trouxe uma surpresa: Honda (e Acura), que nem sequer aparecia entre as 10 piores em 2023, mas subiu na lista com 18 campanhas que afetaram 3,8 milhões de veículos. GM, que inclui marcas como Chevrolet e Cadillac, ficou em quinto com 33 recalls para 1,9 milhão de unidades.

Entre as outras marcas, BMW (com Mini e Rolls-Royce) ficou em sexto, impactando 1,8 milhão de veículos, seguida pela Toyota (e Lexus) em sétimo, com 1,22 milhão.

Kia, Hyundai (e Genesis) e Volkswagen (com Audi) completaram a lista dos 10 mais problemáticos, todos com números entre 1,09 e 1,21 milhão de veículos afetados.

Apesar de os números serem precisos até 20 de dezembro, qualquer grande recall nos últimos dias do ano pode mudar esse ranking, especialmente para marcas como Stellantis, Ford ou Honda, que têm volumes significativos de veículos em circulação.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.