Toyota reage e desafia chinesas com elétrico de R$ 75 mil que conquistou até ex-donos de Tesla

toyota bz3x (2)
toyota bz3x (2)

Depois de anos consecutivos perdendo espaço na China, a Toyota finalmente parece ter encontrado a receita certa para reconquistar os consumidores locais.

A maior montadora do mundo registrou um sólido crescimento de vendas no país asiático em 2025, sinalizando sua primeira recuperação real em quatro anos — algo que nem Nissan nem Honda conseguiram replicar.

O segredo do renascimento da Toyota na China está em duas frentes: carros elétricos acessíveis e uma linha consistente de híbridos, que ainda têm espaço entre os consumidores que não estão prontos para abandonar totalmente o motor a combustão.

Com isso, a montadora japonesa passou a falar a mesma língua do mercado chinês — uma linguagem feita de preços agressivos e tecnologia embarcada.

Veja também

Um dos destaques da virada é o novo bZ3X, um crossover compacto 100% elétrico desenvolvido especialmente para o público chinês e com preço inicial em torno de US$ 15 mil (cerca de R$ 75 mil).

toyota bz3x (1)
toyota bz3x (1)

O modelo caiu nas graças de consumidores jovens e urbanos, como o empresário de TI Yu Cunhai, de Xangai.

Ele chegou a considerar um BYD Song L e até um Tesla Model Y, mas, segundo a reportagem da Bloomberg, se encantou pelo bZ3X ao ver vídeos nas redes sociais.

“Já tivemos um Corolla por 13 anos e foi um ótimo carro. O bZ3X é acessível e cumpre bem a função no dia a dia na cidade”, contou Yu, que destacou o bom pacote de tecnologia embarcada, incluindo sistemas avançados de assistência à condução.

Apesar de relatar pequenos defeitos de acabamento, ele disse que compraria o carro novamente.

O sucesso do bZ3X abriu caminho para novos lançamentos. A Toyota apresentou também o bZ5 e planeja ampliar sua gama com o bZ7 e versões elétricas e híbridas de modelos da Lexus.

toyota bz3x (3)
toyota bz3x (3)

A montadora já anunciou que terá uma fábrica 100% própria na China — algo que só a Tesla havia feito até então — com previsão de iniciar operações em 2027 e capacidade inicial de 100 mil veículos por ano.

No entanto, a Toyota ainda enfrenta desafios. O lucro médio por carro vendido caiu quase pela metade desde 2021, e o lucro total no país despencou de ¥525 bilhões para ¥290 bilhões.

Ainda assim, a estratégia atual parece acertada, especialmente quando comparada ao desempenho desastroso das concorrentes japonesas.

Entre janeiro e agosto, as vendas da Toyota na China cresceram 6%, enquanto a Nissan viu suas vendas caírem 9% e a Honda, impressionantes 21%.

O contraste deixou claro que, dentro do grupo das montadoras japonesas, só a Toyota entendeu o que o consumidor chinês quer — e está disposta a entregar.

toyota bz3x 4
toyota bz3x 4

Mesmo com os híbridos perdendo força em relação ao ano passado, a Toyota segue mantendo uma base sólida nesse segmento, enquanto expande sua ofensiva elétrica com modelos desenvolvidos sob medida para o mercado local.

A disputa é feroz, com concorrência afiada da BYD, Leapmotor, Xiaomi e tantas outras, mas a Toyota, ao que tudo indica, voltou ao jogo.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.