O Toyota Yaris Cross é o próximo lançamento da marca japonesa no Brasil e o SUV compacto será produzido na planta 1 da montadora em Sorocaba, onde atualmente são feitos os modelos Corolla Cross, Yaris e Yaris Sedan.
O Yaris Cross será uma importante resposta da Toyota para o mercado de SUVs compactos, onde não participa por aqui, assim como suas rivais nipônicas Honda e Mitsubishi, que trarão os novos WR-V (Elevate) e ASX (Xforce).
Todavia, o Yaris Cross será o terceiro híbrido flex da Toyota no país, mas diferente dos irmãos maiores, ele terá um motor 1.5 Flex com um motor elétrico duplo, além de CVT transaxle.
Até agora, o mercado tem falado somente nessa opção de propulsão, mas Roberto Braun, diretor de comunicação da Toyota, confirmou ao podcast CBN/Auto Esporte que o SUV terá também a versão a combustão, no caso, igualmente flex.
Braun comentou: “Nossos próximos modelos terão sim a tecnologia híbrida flex […]. Os carros produzidos no Brasil têm que atender o mercado de forma mais ampla. Então, consideramos também a motorização flex [sem eletrificação]”.
Nesse caso, lá fora, o Yaris Cross usa o motor 1.5 do Yaris, que aqui tem até 110 cavalos e 14,9 kgfm usando etanol. Com transmissão CVT de sete marchas do sedã e do hatch, a Toyota economiza em custos de produção, com um powertrain já feito localmente.
Assim, pelo menos o motor é feito em Porto Feliz, perto de Sorocaba. Pelos números, o Toyota Yaris Cross parece oferecer pouco, mas o Nissan Kicks com seu motor 1.6 de até 113 cavalos, não fica longe disso.
Com uma calibração mais efetiva para permitir pelo menos saídas mais animadoras, o Yaris Cross poderá ser uma opção atraente para o consumidor, apoiado pela boa imagem da marca.
Já o modelo híbrido usa este motor numa configuração Atkinson com potência combinada de 111 cavalos, mas com etanol, pode ser que o Yaris Cross Hybrid alcance pelo menos 113 cavalos.
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