Yaris XL Plus Tech 1.3: interessante, com preço irreal

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O Toyota Yaris é o novo queridinho da marca japonesa. Apesar de já superar o volume de vendas do Etios, ainda não deslanchou no mercado nacional desde seu lançamento em meados de 2018.

Oriundo de um projeto para mercados emergentes, o Toyota Yaris , em sua versão hatch, não é novo lá fora, mas aqui foi uma medida necessária dada a concepção simplista e pouco atraente do Etios.

Com visual esportivo e jovial, o hatch da Toyota se coloca como um compacto superior ao irmão menor, embora compartilhe com ele diversos componentes, em especial os motores, sendo que o 1.3 de até 101 cavalos se mantém como exclusivo do Yaris hatch.

Nessa versão XL Plus Tech, o Yaris hatch adiciona um conteúdo melhor por preço bem salgado, como é costume na Toyota: R$ 71.790, aumentado recentemente. Saindo da zona do PCD, deixou de ser opção nesse segmento. O bom pacote poderia ser melhor, pois, nas escolhas, a Toyota deixou itens importantes de fora.

Por fora…

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O Toyota Yaris hatch chama atenção por ter frente muito longa (veja aqui Toyota Yaris e Yaris Sedan ficam mais caros em maio), dotada de faróis enormes e grade diminuta. O para-choque com boca bem grande e linhas suavizadas nas laterais também se destaca. Nas laterais, as rodas aro 15 até que são elegantes e não parecem tão pequenas como no sedã.

As colunas C são colocadas em evidência com revestimento escurecido, que serve para dar um ar mais arrojado ao hatch, que tem lanternas envolventes, unindo vigia e acabamento preto com a carroceria limpa. Retrovisores com piscas e maçaneta com botão de acesso estão incluídos, assim como antena no teto.

Por dentro…

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Sem a esquisitice do cluster centralizado do Etios, o Toyota Yaris XL Plus Tech é bem mais tradicional e agrada pelo conjunto. Com exceção do volante sem expressão e regulagem de profundidade, que ainda mantém a alavanca do piloto automático, o restante não é ruim.

Não espere materiais soft touch e bancos em veludo como em compactos de 15 ou 20 anos atrás. Tudo muito simples e prático hoje em dia, tendo detalhes visuais apenas para remeter a algum luxo.

A instrumentação tem boa visibilidade e um computador de bordo realmente completo. Interessante são os botões de ajuste do relógio digital. Sim, parece que a Toyota tem enorme preocupação com o tempo. Aliás, até que a marca não demorou muito, dessa vez, em lançar algo novo no mercado.

A multimídia Toyota Play ainda não foi atualizada com os sistemas Android Auto e Car Play, como foi prometido pela marca. Sem GPS nativo nessa versão, só resta mesmo o espelhamento com smartphone ou conexão Wi-Fi com uma rede, que pode ser fixa ou móvel.

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Então, eis que vem uma ausência importante, a câmera de ré. O Yaris XL Plus Tech não tem nem mesmo sensor de estacionamento, acredite se quiser. Ele tem retrovisor eletrocrômico e até botão de partida com entrada presencial, mas nada de sensor de ré.

Só para lembrar, ele também tem ar-condicionado digital e o piloto automático. Luzes de neblina externas e o “obrigatório” pacote de controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa.

O espaço geral é bom, especialmente atrás. O Yaris XL Plus Tech ainda se faz notar no ambiente com um acabamento preto no teto e colunas, enquanto o banco traseiro tem até apoio de braço com porta-copos. O porta-luvas é bom, assim como o bagageiro de 310 litros.

Por ruas e estradas…

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Pesando 1.110 kg, o Yaris XL Plus Tech tem um desempenho mediano. O hatch da Toyota se apoia no motor 1.3 Dual VVT-i de quatro cilindros, que desde a chegada com o Etios, passou por duas atualizações, sendo a última para entrar no novo carro.

Como a Toyota não é nada ousada em motores, a receita continua sendo a mesma de antes: um aspirado simples e eficiente em sua proposta, sem surpreender ninguém. Entregando 94 cavalos na gasolina e 101 cavalos no etanol, ambos a 5.600 rpm, ele não poderia fazer melhor.

Seus torques de 12,5/12,9 kgfm só aparecem totalmente aos 4.000 rpm. Ou seja, o pequeno 1.3 só vai render bem em alta e olha que tem duplo comando de válvulas no cabeçote, que hoje em dia já não faz tantos milagres como no passado. A culpa é da tendência do downsizing.

Assim, no dia a dia, o Yaris hatch 1.3 até que comporta bem em uso urbano, já que a transmissão CVT MultiDrive de sete posições virtuais, mantêm o giro nivelado em boa parte do tempo, reduzindo as desgastantes altas de giro características.

A linearidade ajuda no comportamento, que agrada para quem busca conforto e economia. Nosso consumo na cidade foi de 12,3 km/l de gasolina, o que é muito bom. Mas, nem por isso as saídas são lentas ou as retomadas em baixas são sofríveis. O modo manual do CVT só é bom quando se quer extrair um pouco mais do motor.

Claro, se houver necessidade de sair mais rápido, o giro vai subir sem delongas até a casa dos 4.000 rpm, quando o som do propulsor é nitidamente sentido. Na estrada, isso acontece com mais frequência, especialmente em subidas e ultrapassagens, onde a falta de força é perceptível.

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Não dá para passar apuros com o Yaris hatch 1.3 na estrada, mas também não é aquele carro que sobra com segurança. Na rodovia, conseguimos 14,3 km/l, o que poderia ser melhor. O comportamento na estrada é razoável, com ponteiro marcando 2.000 rpm a 110 km/l, o que mostra que poderia ser mais frugal.

A dirigibilidade agrada, sendo um carro confortável no cotidiano. A direção elétrica não tem ajuste de profundidade, mas sua calibração tem boas respostas. Só poderia ser um pouco mais leve em manobra.

Os freios também atendem bem, enquanto a suspensão tem um ajuste bem equilibrado entre conforto e estabilidade. O comportamento geral é elogiável, assim como o nível de ruído em rotações baixas. Contorna bem as curvas e, mesmo cheio, dá ao motorista uma sensação boa ao volante.

Por você…

O Yaris XL Plus Tech é um bom intermediário entre a versão básica XL e a segunda mais completa, a XS, que tem motor 1.5 de até 110 cavalos. A Toyota adicionou um bom pacote, mas a ausência de câmera de ré e sensores é fortemente sentida.

Tem de tudo um pouco a bordo, mas ainda peca pelo ajuste da direção, assim como pelo volante simples demais e a tradicional alavanca de “cruise control” da Toyota, que dá um aspecto de carro velho.

O câmbio CVT agradou em suavidade e linearidade com seu seletor em escada, enquanto os bancos se mostram confortáveis. O conjunto é bom e deve agradar quem procura conforto, segurança e um pós-venda considerado bom.

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A imagem da Toyota é outro atrativo por causa da valorização, mas o preço de quase R$ 72.000, faz qualquer um pensar em alternativas. Como exemplo, o Polo Comfortline Tech II custa R$ 72.415 e tem conteúdo superior, isso sem contar o motor 1.0 TSI de até 128 cavalos e muito mais tecnologia.

Então, a sensação clara é de que o Yaris XL Plus Tech poderia ser algo melhor.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Toyota Yaris XL Plus Tech 2019

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1.329 cm³

Potência – 94/101 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 12,5/12,9 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – CVT com mudanças manuais na alavanca

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 11,8 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 170 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 12,5 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 14,3 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 15 com pneus 185/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.145 mm

Largura – 1.730 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.490 mm

Entre eixos – 2.550 mm

Peso em ordem de marcha – 1.110 kg

Tanque – 45 litros

Porta-malas – 310 litros

Preço: R$ 71.790 (versão avaliada)

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X