Tranquei a chave dentro do carro, e agora o que fazer?

trancar carro chave dentro

O que fazer se tranquei a chave dentro do carro?

Muitas vezes cometemos erros infantis, como esquecer a chave dentro do carro e trancar o veículo. É uma situação embaraçosa que merece uma análise especial, mas que tem várias soluções práticas para resolver o problema.

Nesta matéria, veremos algumas de dicas para recuperar sua chave quando você trancá-la dentro do carro. São dicas muito simples que você poderá usar sem muitas dificuldades.

Primeiros passos

O primeiro passo é ficar calmo e ter o seguinte pensamento: eu não sou ladrão e preciso recuperar a chave do meu carro. Este foi um acontecimento isolado. Vou resolver o problema e a polícia não vai me prender por isso.

Respire fundo, tendo em mente que não vai se esquecer de nenhum detalhe e tudo vai correr da melhor forma possível. Vamos ver alguns métodos para abrir a porta sem a chave.

Use um gancho de arame

O seu carro tem um pino de trava? Caso tenha, esse método é muito eficaz e já deu certo para muitas pessoas. Ele funciona nos modelos mais antigos, onde o pino é visível e (em certos casos) tem um formato que facilita puxá-lo para abrir a porta.

Pegue um arame e escolha uma extremidade para fazer um gancho. Insira o arame cuidadosamente no vão da porta e procure o pino, puxando-o para cima. Vá tentando até destravar o pino e puxe a maçaneta.

Essa forma de resolver o problema exige um pouco de paciência, pois dificilmente você vai conseguir na primeira tentativa. Além disso, continue tranquilo e aja naturalmente caso seja abordado por alguém que ache sua atitude um pouco suspeita.

Afinal de contas, você não está fazendo nada errado!

Barbante ou cadarço

Outra forma muito eficaz de abrir a porta do seu carro (em modelos mais antigos, como citamos acima) é através de um barbante ou cadarço de tênis.

Pegue um pedaço de um dos dois, de preferência bem longo, e dê um nó bem feito em uma das pontas. Leve o nó até o pino e puxe para cima que ele irá destravar.

É essencial que o nó se encaixe no pino e facilite a abertura da porta. Realmente é uma ideia simples e, se você tiver calma e tranquilidade, poderá ter sucesso. Se você estiver usando tênis pode até utilizar seu próprio cadarço neste serviço.

Arame dentro da porta

Pegue um arame e faça um gancho na ponta do mesmo. Tire cuidadosamente o batente de borracha da porta e, assim que retirá-lo totalmente, coloque o arame dentro do carro e puxe pino para destravar a porta.

Lembre-se de usar essa sugestão apenas se as anteriores não derem certo, pois ele prejudica o seu veículo. Por outro lado, caso seja a única opção, pelo menos ele resolve o problema.

Portanto, pense bem se vale a pena usar este método do arame para arrancar o batente.

Cabide

O bom e velho cabide de armário também pode te ajudar a resolver este problema. Pegue um cabide de metal e desdobre-o totalmente até que ele fique reto, mas não desfaça do gancho na ponta.

Coloque o cabide entre a janela e a borracha de proteção. Faça com muito cuidado para não danificar o seu carro, movendo o gancho do cabide até chegar na trava da porta. Coloque-o com calma e sem pressa.

Quando estiver no ponto certo, puxe para destravar a porta e abra.

Porta-malas

Se o porta-malas não estiver trancado, sorte sua. Procure pelo cordão de emergência e puxe a fim de destravar os bancos de trás do veículo. Entre por este espaço e recupere as suas chaves.

É verdade que esse método vai exigir algum preparo físico e uma pessoa pequena e magra para executá-lo, mas a grande vantagem é que você vai conseguir resolver o problema rapidamente e não vai correr o risco de danificar a porta do veículo.

Seguro

Se você paga um valor mensal pelo seguro, não pense duas vezes antes de acioná-lo em uma situação como essa. Fazer isso vai colocar um profissional para te ajudar neste problema emergencial.

Pagamos os seguros não apenas para acidentes ou roubos, mas também para este tipo de problema ou até mesmo troca de bateria.

Aliás, muitos não sabem que o seu seguro fornece serviços como esse, então fique atento inclusive na hora de escolher sua seguradora.

Chaveiro

Outro profissional capaz de te ajudar é o chaveiro. Procure por este profissional perto de onde o seu carro está localizado para que ele faça o serviço de forma rápida e prática.

Eles vão te cobrar um valor que pode ser alto (serviços emergenciais normalmente custam mais caro), mas certamente será muito bem pago porque resolverá rapidamente seu problema.

Um detalhe importante, caso você tenha essa possibilidade, é consultar dois ou três chaveiros para conseguir o melhor preço.

Chave reserva

Outra saída é sempre levar com você a chave reserva, colocando-a em seu bolso ou até mesmo junto aos seus documentos do veículo. Ou você pode ir até sua casa buscar a chave reserva.

É muito importante este tipo de precaução, senão poderá ter problemas (e até danos maiores ao seu carro) na tentativa de abri-lo usando um dos métodos mencionados acima.

Por outro lado, tome muito cuidado se carregar a chave reserva de seu veículo, pois perdê-la também pode gerar um enorme problema. Talvez o melhor seja guardá-la em casa e pedir pra alguém buscar caso você tranque a chave principal dentro do carro.

Dica importante

Se o seu carro estiver em um local perigoso e de muito movimento, o ideal é chamar um profissional para que o serviço seja feito de forma rápida.

Mas se você estacionou o carro em uma área mais tranquila, e tem tempo para usar uma das dicas acima, realmente vale a pena tentar um destes métodos.

Conclusão

Como você pode ver, não é tão complicado recuperar a sua chave, portanto, tenha muita calma e confie em sua habilidade para resolver o problema. Não fique nervoso e nem entre em pânico, senão a situação piora.

Procure pelos objetos sugeridos nos métodos acima e escolha aquele que achar mais conveniente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.