Alerta! 3 tipos de óleo de motor reprovados pelo Ipem

óleo motor troca

Quem diria, até tradicionais marcas de óleo de motor estão sendo reprovados pela quantidade menor do produto nas embalagens.

Neste caso, 3 de um lote de 62 marcas de óleo não passaram nos testes do Ipem-SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

Os óleos lubrificantes automotivos analisados foram dos tipos mineral, semi-sintético e sintético, para uso em motores diesel, gasolina, álcool e bi-combustível.

Na cidade de Bauru-SP, foram analisadas 32 amostras de óleo mono viscoso para motores diesel Lubrioil da Lubrax. Destas, 28 apresentaram menor conteúdo na embalagem do que o indicado pelo fabricante.

Neste caso, o maior erro representa cerca de 260 ml a menos na embalagem. Já o Lubrax BR SAE 15W40 para motores diesel apresentou 3 erros em 12 amostras analisadas. O maior erro foi de 18,7 ml em uma embalagem de 1 litro.

Em outra cidade do interior paulista, mais erros como os citados foram encontrados. Em Ribeirão Preto, o óleo multi viscoso Brutus T5 CH4 SAE 15W40 da Ipiranga, apresentou erros em 2,10 ml (0,21%) em todas as 14 amostras analisadas pelo Ipem-SP.

Mas não foi somente em Bauru e Ribeirão Preto que o teste foi efetuado. Os laboratórios de São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Carlos, realizaram os mesmos testes, não detectando erros de quantidade nas amostras dos mesmos produtos analisados.

Essa medida do IPEM-SP visa defender o consumidor de eventuais prejuízos causados pela quantidade inferior do produto adquirido, sendo que tais produtos terão de ser recolhidos dos pontos de vendas e as empresas autuadas têm 10 dias para apresentar defesa ao Ipem-SP.

Os valores das multas variam de R$100 a R$50 mil, dobrando no caso de reincidência. Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem.

O orgão disponibiliza o telefone 0800 013 0522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Se seu carro estiver queimando óleo, veja essa nossa reportagem.

Fonte: Diário Net.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X