Vidro elétrico não sobe quando aciono alarme, por que?

vidro eletrico alarme 1

Parar na garagem, sair do carro e acionar a trava do alarme. Que bom ter essa facilidade, não é mesmo? Deixar o carro protegido por um sistema assim é importante, mas e quando o vidro fica aberto?

Nos dispositivos mais atuais, o sistema também aciona o vidro, quando equipado com o módulo para isso.

No entanto, quando o vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, qual é a causa?

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

vidro eletrico

Mas então, o que acontece quando aciona o alarme e o vidro elétrico não sobe?

Antes de chegar à resposta, lembre de testar os vidros com acionamento manual nos botões. Teste todas as formas de abrir e fechar, exceto usando o alarme. Se todas funcionam, então o problema não está no módulo de acionamento dos vidros.

Nesse caso, o alarme é integrado ao comando para acionar os vidros elétricos, seja no travamento (subindo) ou no destravamento (descendo com um toque mais prolongado).

Dentro desse módulo, existem dois relês. Veja se eles não estão com defeito. Eles podem simplesmente não estar recebendo o sinal de acionamento remoto do alarme, cuja ligação depende de radiofrequência.

Normalmente, os alarmes recebem esse sinal diretamente através de uma antena para então travar as portas, acionar os vidros e cortar ignição ou combustível.

Módulo do vidro ou bateria

bateria

Um defeito no módulo dos vidros elétricos geralmente afeta não só o acionamento por alarme, mas também os botões das portas ou console. Então, se não apresentarem defeitos nesse caso, é preciso verificar o comando do alarme.

Se for de fábrica, verifique a pilha de energia da chave ou chaveiro.

Outra causa muito comum nesse caso é a troca de bateria do carro. Em muitos casos, o alarme continua funcionando, mas sem levantar os vidros.

Por isso, uma dica é segurar o botão na chave por 10 segundos até ouvir um bipe da buzina. Esse reset do alarme faz o vidro voltar ao normal.

Problema na chave ou chaveiro

vidro eletrico 1

Além disso, um problema eletrônico pode estar presente na chave do carro. Se for um acessório, é bom verificar o chaveiro eletrônico do alarme.

Fora a pilha fraca, um defeito por umidade ou mesmo contato direto com água pode danificar a placa de circuitos e gerar um problema ainda mais grave que a não subida dos vidros.

Nesse caso, o alarme pode simplesmente não ativar ou acionar de forma involuntária durante o estacionamento do carro, podendo mesmo nem permitir a partida do carro se não for desativado ou mesmo deixando-o aberto, o que é ainda pior.

Por isso, é importante estar sempre atento ao sistema de alarme, pois antes de falhar completamente, ele começa a dar sinais. Se tais sinais não forem reparados rapidamente, poderão até mesmo deixar o condutor em situação ruim na rua.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X