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Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Parar na garagem, sair do carro e acionar a trava do alarme. Que bom, não é mesmo?


Deixar o carro protegido por um sistema assim é importante, mas e aquele vidro aberto? Nos dispositivos mais atuais, ele aciona o vidro também, quando equipado com o módulo para isso.

No entanto, quando o vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, qual é a causa?

Existem muitos defeitos que podem ser atribuídos ao acionamento dos vidros elétricos. Desde dispositivos eletrônicos até chicote elétrico com defeito, assim como os módulos de acionamento.


Isso podemos responder num artigo específico sobre os defeitos nos vidros elétricos mais comuns.

Em nosso caso, o problema não é o acionamento físico dos vidros elétricos, feito por meio de botões nas portas ou console, mas quando este se dá através do alarme.

Os dispositivos de proteção modernos possuem diversas funcionalidades e uma das mais básicas é o levantamento dos vidros.

Algumas marcas oferecem o item de série com o alarme, mas outras ainda insistem em não disponibilizar isso de fábrica. Por isso, muita gente acaba comprando um kit de alarme com acionamento dos vidros.

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Mas então, o que acontece quando aciona o alarme e o vidro elétrico não sobe?

Antes de chegar à resposta, lembre de testar os vidros com acionamento manual nos botões. Teste todas as formas de abrir e fechar, exceto usando o alarme. Se todas funcionam, então o problema não está no módulo de acionamento dos vidros.

Nesse caso, o alarme é integrado ao comando para acionar os vidros elétricos, seja no travamento (subindo) ou no destravamento (descendo com um toque mais prolongado).

Dentro desse módulo, existem dois relês. Veja se eles não estão com defeito.

Eles podem simplesmente não estar recebendo o sinal de acionamento remoto do alarme, cuja ligação depende de rádio-frequência.

Normalmente, os alarmes recebem esse sinal diretamente através de uma antena para então travar as portas, acionar os vidros e cortar ignição ou combustível.

Módulo do vidro ou bateria

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Geralmente um defeito no módulo dos vidros elétricos afeta não só o acionamento por alarme, mas também nos botões das portas ou console.

Então, se não apresentarem defeitos nesse caso, é preciso verificar o comando do alarme. Se for de fábrica, verifique a pilha de energia da chave ou chaveiro.

Outra causa muito comum nesse caso é a troca de bateria do carro. Em muitos casos, o alarme continua funcionando, mas sem levantar os vidros.

Por isso, uma dica é segurar o botão na chave por 10 segundos até ouvir um bipe da buzina. Esse reset do alarme faz o vidro voltar ao normal.

Problema na chave ou chaveiro

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?

Além disso, um problema eletrônico pode estar presente na chave do carro. Se for acessório, é bom verificar o chaveiro eletrônico do alarme.

Fora a pilha fraca, um defeito por umidade ou mesmo contato direto com água, pode danificar a placa de circuitos e gerar um problema ainda mais grave que a não subida dos vidros.

Nesse caso, o alarme pode simplesmente não ativar ou acionar de forma involuntária durante o estacionamento do carro, podendo mesmo nem permitir a partida do carro se não for desativado ou mesmo deixando-o aberto, o que é pior.

Por isso, é importante estar sempre atento ao sistema de alarme, pois, antes de falhar completamente, ele começa a dar sinais de falhas que, se não forem reparadas rapidamente, poderão até mesmo deixar o condutor em situação ruim na rua.

Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Isso me lembrou de um amigo meu, que tinha tido Palio, Gol… até que comprou um Golf Highline 0km há uns 2 anos atrás. Quando ele pegou o carro, me ligou indignado falando que o Golf tinha vindo com defeito porque o vidro não subia quando armava o alarme. Falei pra ele que isso era normal nos carros atuais mais caros (só se mantivesse os botões do alarme apertados, claro), e ele não se conformou. Foi lá na concessionária tirar satisfação, hahahahah!

    • Louis

      O Golf não vem de fábrica com o fechamento automático? Eu sei que a linha Toyota não vem, e eu acho isso absurdo, pois “obrigam” a pagar o olho da cara no módulo instalado na concessionária. Com a eletrônica embarcada dos carros atuais, é a coisa mais simples do mundo implementar esta funcionalidade na própria central do carro. Fica a minha crítica à Toyota!

      • Domenico Monteleone

        Na verdade isso do vidro fechar automaticamente só existe no Brasil, quase nenhum importado ou projeto feito no exterior vem com isso. segundo fontes, é pra evitar que se esqueça uma criança no carro por ex.

        • Tio rico

          tem também o risco de machucar alguém perto do vidro, se não tiver anti-esmagamento, por isto as fábricas não colocam, senão teriam que colocar também o antiesmagamento, que é mais caro

        • TchauQueridos

          Não tem muito sentido neh!?
          Se esta frio vc nao abre o vidro, se está calor tb não abre pois liga o AC.
          Nesses casos a pessoa vai esquecer de qqr jeito…

        • Helder

          Meu fusion , não sobe na chave , como 90% do tempo o vidro tá fechado , nem ligo

          • Raimundo Nonato

            Os carros da Ford essa opção é configurável na central eletrônica, só levar na concessionária que eles mudam o tempo de apertar o botão de fechamento dos vidros de 3 segundos para 0.
            Nos importados da Ford vêm configurado como 3s, nos nacionais já vem com 0

        • Schwantes

          Para isso de esquecer criança ou objetos acho fantástico o cruze q se vc abrir a porta traseira antes de sair, qd desliga o carro há uma mensagem de voz para verificar se há objetos no banco traseiro

        • acabei de alugar uma E200 2019 na Alemanha… esqueci o vidro aberto 3x devido a isso.. os A6s que aluguei anteriormente também não tinham essa função..

      • Tio rico

        Se eu não me engano por Lei, pra fábrica colocar vidro que sobe automático no alarme, tem que colocar também anti-esmagamento, aí sai mais caro, então ela deixa(por conta e risco do incauto) colocar o módulo por conta própria. Se não toma processo

        • Louis

          Mas os carros com one-touch já vem com anti-esmagamento, no meu Yaris todos os vidros são one-touch, até o teto solar, e ntão este custo não teria.

          • Tio rico

            Você já testou se todos tem mesmo anti-esmagamento? o meu fiesta veio com anti-esmagamento somente no motorista e sem módulo e subida no alarme também

            • Louis

              Mas seu Fiesta tinha one-touch de fábrica em todos os vidros?
              Eu não testei, mas consta no manual de instruções do veículo, inclusive anti-esmagamento no teto solar.

              • Raimundo Nonato

                O meu ex New Fiesta sedan era one touch com antiesmagamento em todos os vidros

            • Raimundo Nonato

              Tive um New Fiesta, para os vidros subirem com um toque do alarme tem que levar na concessionária e com o scanner deles tem uma opção que vc tira o tempo de aperto do botão de 3s para 0 e passa a fechar com um único toque, sem precisar ficar segurando

          • No seu Yaris, veio com o travamento central das portas que inclui o levantamento automático dos vidros ? Caso contrário, quanto cobram por parte?

            • Louis

              Não veio com levantamento dos vidros, se colocar na concessionária é caro, eu não lembro bem o valor, se não me engano era R$ 800 para os vidros e mais R$ 800 para o rebatimento do retrovisor.

      • Rodolfo

        No Japão parece que é proibido os carros subirem os vidros automaticamente quando aciona o alarme. Por isso você não verá isso em nenhum dos fabricantes japoneses (Toyota, Honda, Nissan, etc). Aqui no Brasil é obrigatório que tenha o sistema anti-esmagamento em todos os vidros.

        • Rodrigo

          No Civic que eu tive (LXR 2016) o sistema era igual ao do golf: trava e segura o botão do controle, os vidros sobem. Destrava e segura o botão, os vidros descem.

          • Rodolfo

            O meu Nissan também é assim, diferente do Fiat que tinha que só de acionar o alarme os vidros já subiam sozinhos.

            • Rodrigo

              Eu já tive os dois sistemas, e obviamente o que não subia automático. Acredito que tudo é questão de costume. Tem muito mimimi sobre o assunto.

      • Rodrigo

        Vem sim, pra fechar e para abrir. O unico detalhe é que vc precisa segurar o botao ate que todos os vidros fechem (ou abram) justamente pra evitar machucar alguém, já que uma vez que a trava é acionada as portas não abrem por dentro de jeito nenhum (sistema SAFE de fechamento das portas).

    • André

      Tenho também um Golf Mk7 é estranhei também ele não subir os vidros ao acionar o alarme, já que a maioria dos carros nacionais sobem o vidro quando aciona o alarme, mas depois de pesquisar e perceber que o Golf por ser um carro europeu e que no velho continente pela norma de segurança não pode os vidros fecharem automaticamente como os carros do Brasil, somente pode fechar segurando o botão para o fechamento dos mesmos e por curiosidade o Golf tem a função dos vidros e teto solar com fechamento automático se o sensor de chuva detectar chuva.

      • th!nk.t4nk

        Tem outro motivo também: na Europa é comum fechar o carro e querer manter os vidros abertos (no verão). Como é bem mais seguro, dá pra deixar tipo um palmo do vidro aberto pra sair o ar quente. O alarme não dispara porque simplesmente nem existe alarme. Na Europa isso é um opcional que muitos carros nem sequer oferecem. Por fim, quem tem carro conversível costuma deixar estacionado com a capota aberta até. As seguradoras apenas pedem que neste caso os vidros estejam fechados (o que é bizarro, porque a capota toda tá aberta pouca diferença faz, mas é a regra).

        • André

          Se deixar os vidros abertos com alarme acionado do Golf ele não dispara(somente se o sensor captar algum movimento dentro do carro) e tem outro detalhe quando aciona o alarme todas as maçanetas não abrem o carro por dentro e se o ladrão quiser quebrar a janela para abrir o carro, as maçanetas não abrem as portas e o porta malas sem o telecomando da chave.

        • TchauQueridos

          Tem muita gente que deixa o vidro aberto pra não esquentar o interior. Problema que quando vem aquela chuva repentina ganha essa surpresa ao chegar no veiculo. Além de entrar mais poeira.
          Sendo seguro ou não jamais eu deixo aberto nem que seja 1 cm.

  • Tio rico

    Se eu não me engano por Lei, pra fábrica colocar vidro que sobe automático no alarme, tem que colocar também anti-esmagamento, aí sai mais caro, então ela deixa(por conta e risco do incauto) colocar o módulo por conta própria. Se não toma processo

    • TchauQueridos

      Mesmo assim é muito barato. Esses módulos que são vendidos por aí a maioria já tem essas funções.
      Ultima vez que coloquei me cobraram 150 instalado. Pra fabrica não ia custar 30 reais.
      Economia porca pra ser obrigado a por na css pra não perder garantia.

      • Marcelo Alves

        O que esses módulos fazem é mandar um sinal positivo em alguns fios que saem da porta do carro como se você estivesse colocando a chave na fechadura e mantendo ela acionada para fechar os vidros, em alguns carros isso é perigoso, pois o anti-esmagamento pode não funcionar nessa condição (depende do fabricante do carro).

  • afonso200

    “Vidro elétrico não sobe quando aciona o alarme, por que? ” —– Toda frase que se faz pergunta com o uso do PORQUE, para fazer pergunta no incio da frase usa-se POR QUE, no final da frase junto com o “?” usa-se POR QUÊ

  • Ricardo

    Meu Polo Classic 99 subia os vidros automaticamente, meu Polo 2009 atual preciso ficar segurando o botão do alarme.

    • biscoitao

      Polo 2018 voltou a subir sozinho

      • Alexandro Vieira Lopes

        ainda bem

  • Depende, alguns módulos era ou ainda são ligados em série ao sistema, logo se o módulo estiver com problema tanto no controle quanto nos botões do carro o vidro não aciona. E pode acreditar ele da defeito na hora que VC mais precisa, num pedágio, pra quem não tem AC no carro, na hora que começa a chover ou quando calor aumenta.

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