Quanto tempo dura uma bateria de carro?

bateria

A bateria é um dos componentes mais importantes de um automóvel. É ela que garante o armazenamento de energia elétrica para ser usada quando o veículo está desligado e também para garantir o funcionamento do mesmo durante a condução.

Mas quanto tempo dura uma bateria de carro?

Todo automóvel utiliza uma bateria, aliás, todos os veículos que possuem um motor a combustão e mesmo os elétricos, embora nesse caso ela seja na verdade o “tanque” do carro.

Mas aqui estamos falando da comum, que vem junto com o veículo. Quando sua vida útil chega ao fim, basta trocá-la por uma nova.

Entretanto, esse tempo de vida útil vai depender de alguns fatores que abordaremos abaixo, sendo algumas dicas recomendáveis para prolongar o tempo de serviço da bateria de carro.

Leia também: Baterias automotivas, tipos, amperagem, como cuidar

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

A grosso modo, uma bateria de carro dura em média entre 3 e 4 anos. Como já falamos acima, isso dependerá de como ela será utilizada durante sua permanência no veículo.

Geralmente, os fabricantes dão garantia que varia de um a três anos. Também existem aquelas que procuram recuperar a bateria ruim para mantê-la por mais tempo.

Uma bateria de carro é um dos componentes mais importantes do veículo e tem tamanhos variados, dependendo da amperagem e tipo de veículo que ela irá servir. No primeiro caso, a amperagem varia de 45 a 100, mas ainda existem baterias mais fracas, de apenas 35 ou 36 amperes. Por incrível que pareça, estas servem até carros bem modernos.

A voltagem é sempre a mesma: 12V. Ela é suficiente para um automóvel de passeio ou utilitário. No caso de veículos comerciais diesel de porte grande, como caminhões e ônibus, a carga é de 24V.

A bateria de carro tem carga suficiente para girar o motor durante a ignição e ligar todos os componentes elétricos e eletrônicos do veículo. Alguns itens importantes de um carro, porém, não dependem da bateria diretamente para seu funcionamento, como é o caso de direção hidráulica e ar-condicionado, geralmente acionados pela correia em “V”.

Existem carros com climatização eletrificada, como era o caso do antigo chinês Effa M100. A direção elétrica atua apenas com o carro em funcionamento, mas em certos modelos, durante o Start&Stop, o sistema continua operacional.

E de onde vem a energia da bateria? Suas células de chumbo-ácido recebem uma carga na fábrica e esta é reposta sempre que o motor funciona, através do alternador, que é acionado mecanicamente através de correia.

O alternador pega o movimento do motor funcionando e o transforma em energia elétrica, sendo uma parte enviada para a bateria, outra para mantê-lo operando e o restante para o sistema elétrico do automóvel.

Para manter-se bem carregada, a voltagem que chega na bateria de carro, precisa estar entre 13,5 volts e 14,5 volts. Essa é uma corrente contínua, que havia sido transformada da corrente alternada produzida pelo motor.

Como prolongar a vida da bateria de carro?

luz bateria

A vida útil varia de acordo com a utilização do carro. Se o mesmo roda muito em determinados trechos, isso diminui sua vida.

A quantidade de aparelhos elétricos usados constantemente no carro também influencia, assim como o número de partidas e a temperatura média do ambiente onde o carro circula.

Além disso, remover a bateria várias vezes também reduz sua vida, bem como sua recarga em carregador externo ou a chamada “chupeta” em outros veículos ou no próprio, caso a carga esteja “arriada”.

Também é importante saber a amperagem correta para cada modelo, a fim de não sobrecarrega-la. A revisão do sistema elétrico do carro ao longo da vida do mesmo é importante para manter a bateria sempre em funcionamento.

Uma dica é não comprar bateria com mais de 3 ou 4 meses de fabricação. Evite deixar aparelhos ligados no carro com motor parado. Uma bateria de carro custa de R$ 300 a R$ 700.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X