Volkswagen CrossFox: uma análise completa (5 aspectos)

Volkswagen Crossfox 2005 1

Análise feita pela Agência Auto Informe – O Crossfox é bonito. Ele realmente atende às expectativas do consumidor, mas se for comparado com seus concorrentes, ele custa muito para oferecer o que oferece.

É um carro para andar na cidade e só. Quem quiser algo mais tem que procurar outras alternativas.

O carro tem uma direção que parece ser ultrapassada, pois as mãos não se encaixam com conforto.

Ele tem uma boa posição para o motorista e é alto, além de ter bom espaço. É confortável, mas depois de muitos quilômetros de estrada o motorista começa a sentir o cansaço.

CrossFox – por ruas e estradas

Andamos mil quilômetros na estrada com ele e num bom trecho pegamos chuva. Ele não transmite segurança em condições de asfalto molhado e vento.

Aceleramos 120 km/h e, por três vezes, ele saiu de traseira. Na chuva, o Crossfox precisa de cuidado. Nada de abusar da velocidade. Quando estávamos a 130 km/h, ele deu algumas balançadas, dando insegurança aos ocupantes.

CrossFox – visual

A Volkswagen conseguiu resolver bem o aspecto estético do carro. Externamente ele apaixona. Parece ser um carro muito robusto. Tem boas qualidades, assim com o Fox. Na parte interna também está bonito, apesar do acabamento simples.

Mas os relógios estão bem dimensionados e bonitos. Os porta-objetos estão na quantidade certa e, melhor, bem distribuídos, com a possibilidade de se colocar garrafas, copos e latinhas.

O problema é que não tem porta-luvas, o que impede de se deixar dentro do carro objetos que chamem a atenção.

O comando de rádio no volante é uma vantagem para quem viaja. Ele facilita bastante a vida do motorista, já que é possível mudar de estação ou trocar as faixas do CD sem tirar a atenção da estrada.

CrossFox – desempenho

O motor é bom e responde prontamente aos anseios do motorista nas ultrapassagens, mesmo em subidas, como serras. O câmbio é gostoso, e a suspensão parece um pouco mais suave do que o necessário, mas como ele é alto, pode-se andar com tranqüilidade em terrenos acidentados. Passamos por valetas, e ele foi muito bem.

O consumo não é o ponto forte do carro. Numa velocidade de 120 km/h, no máximo, ele fez 8,8 km/l, abastecido a álcool. Não medimos na cidade, mas aí o consumo aumenta bem, como acontece normalmente.

O Crossfox é um carro para quem gosta de beleza e espaço. O porta-malas é espaçoso, como deve ser um carro fora-de-estrada. Mesmo sendo urbano, ele tem aspecto de aventureiro, e aí as dimensões acompanham a proposta visual.

O modelo que testamos custa R$ 58,1 mil. Se tiver banco de couro, vai para R$ 61,4 mil. O básico sai por R$ 43,8 mil, mas é básico mesmo – sem trio elétrico, chave com controle remoto, ar-condicionado e air-bags.

José Carlos Pontes, da Agência AutoInforme

CrossFox – dados técnicos

MOTOR

Cilindrada 1599 cm³

Potência máxima (G) 101,0cv – (A) 103,0cv / 5.750rpm

Torque máximo (G) 14,3kgfm – (A) 14,5kgfm / 3.250rpm

DESEMPENHO

Aceleração de 0 a 100 km/h (G) 11,1s – (A) 10,9s

Velocidade máxima (G) 175km/h – (A) 177km/h

TRANSMISSÃO Manual de 5 marchas

FREIOS

Dianteiros Disco ventilado

Traseiros Tambor

DIREÇÃO Hidráulica

DIMENSÕES PRINCIPAIS

Comprimento 4.082 mm
Distância entre eixos 2.469 mm
Largura 1.689 mm
Altura 1.639 mm

RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL 50 litros

Itens de série

4 Portas

Aerofólio traseiro na cor do veículo

Ajuste manual de altura para o banco do motorista

Alto-falantes

Antena no pára-brisa

ARS – Banco traseiro com ajuste longitudinal

Bagageiro do teto (barras transversais)

Brake-light

Direção hidráulica

Estribos laterais

Pneus 205/60 R15 V

Rodas de liga-leve 15 (Crossline)

Vidros verdes e pára-brisa degradeé

Opcionais
ABS

Airbag para motorista e passageiro

CD-Player com função MP3

Volante de direção multifuncional de couro

Ar-condicionado

Banco de couro

Alarme ultra-som

Bateria 280A (60Ah)

Chave com controle remoto

Iluminação interna com interruptor de contato na porta

Luz de leitura na frente

Travamento central

Vidros elétricos com acionamento contínuo e limitador de força

Espelho retrovisor interno antiofuscante automático

Espelhos retrov. externos com controle interno elétr. + Esp. LD com inclinação automática ao engatar-se a marcha-à-ré

Faróis dianteiros com duplo refletor

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.