A Volkswagen está mudando seu design global e sinais claros disse já surgiram na China e por aqui, onde o VW A0 SUV será a partida de agora para essa nova direção, mas de modo geral, a alemã não fará mais distinção estética entre elétricos e comuns.
Segundo a revista Autocar, a mudança ocorrerá a partir do ID.2 em 2026, que combinará esse design único com carros também a combustão ou híbridos plug-in. A ideia é que os elétricos pareçam menos separados do restante da linha.
Hoje, os Volkswagen ID. são veículos tão distintos dentro do portfólio da marca que, em alguns aspectos, nem parecem um VW de fato. Isso tirou deles milhares ou até milhões de compradores, já clientes da alemã, simplesmente por não parecer com os tradicionais.
Martin Sander, novo head de vendas e marketing da VW, revelou em Paris que “o futuro é elétrico”, mas que a montadora continuará a investir em motores a combustão, ressaltando que “o mercado ICE [combustão] globalmente ainda é tão grande que não podemos colocar uma data final para o desenvolvimento do ICE hoje”.
Assim, os próximos carros da VW combinarão com os elétricos um mesmo layout. Isso deve facilitar a passagem até mesmo em lugares como o Brasil, onde pode haver resistência inicialmente, devido às limitações de infraestrutura.
Todavia, a manutenção dos motores na agenda favorece o mercado brasileiro, onde não apenas o 1.5 TSI poderá ser hibridizado, liberando assim o 1.0 TSI para também responder à Stellantis com um sistema MHEV de 12V ou 48V.
Na Europa, reduzir as emissões e os custos podem facilitar que o 1.0 TSI se inicie no atual Golf 8,5 quando o mesmo se tornar o próximo Citi Golf por lá (já falamos dele aqui).
Assim, com elétricos como o ID.2 em sinergia visual com players como um Citi Golf 8,5 MHEV, aproximará os clientes de ambos. Quem for de elétrico, se sentirá mais a vontade por não ser mais “diferente” dos demais compradores da marca.
Sander reforçou: “Acho que é realmente importante que tenhamos uma linguagem de design clara da Volkswagen. Para os próximos lançamentos, você verá muito mais clareza na maneira como os veículos Volkswagen são projetados.”
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!