Volvo V40: Boa opção de entrada para o mundo dos carros premium, começando na faixa dos R$ 70.000

Volvo V40 2018
Volvo V40 2018

Apresentado mundialmente em março de 2012 durante o Salão de Genebra, o Volvo V40 foi, por muito tempo, um dos carros mais vendidos da marca sueca.

Em 2012, o dois-volumes foi considerado como o carro mais seguro do mundo pelo Euro NCAP, com cinco estrelas nos testes de impacto.

Desde a versão mais básica, que custava na faixa dos R$ 120 mil, o V40 saía de fábrica com o sistema City Safety, que identifica situações de potencial perigo por meio de radar e câmera.

Hoje, os Volvo V40 usados no mercado, com anos de fabricação entre 2013 e 2019, tem preços de Tabela Fipe que variam entre R$ 67.000 e R$ 125.000, dependendo da versão e também da motorização.

Versão esportiva R-Design chega em 2013

O Volvo V40 R-Design estreou como a primeira grande novidade da gama do hatch médio no Brasil. Anunciado em outubro de 2013, o modelo chegou apostando na esportividade como (na ocasião) a opção mais cara da gama, com preço inicial de R$ 135.950.

No visual, o V40 R-Design contava como para-choques reestilizados, defletores laterais, aerofólio traseiro, dupla ponteira de escape cromada, suspensão com acerto mais firme e rodas exclusivas de 18 polegadas.

Outro destaque era o motor 2.0 turbo de cinco cilindros, que consegue entregar até 210 cv e 30,7 kgfm, com uma transmissão automática de seis marchas e tração dianteira.

Chegada do V40 Cross Country com tração AWD, em 2014

A segunda grande novidade do Volvo V40 no mercado brasileiro foi a estreia do modelo aventureiro Cross Country. O inédito V40 Cross Country estreou na Europa em setembro de 2012 e no Brasil em março de 2014.

Por R$ 141,5 mil, ele chegou como a opção mais cara e equipada da gama. O novo Volvo V40 Cross Country conta com para-choques redesenhados com apliques em plástico preto, grade frontal com régua cromada e moldura em plástico preto nas caixas de roda e na parte inferior das portas e saias laterais.

Vinha também com rack de teto em alumínio, novas saídas de escape, aerofólio exclusivo, rodas de 18 polegadas e novas opções de acabamento interno.

A grande novidade, porém, foi o inédito sistema de tração integral Haldex de quinta geração. Ele conta com sistema de embreagens no diferencial controladas por uma bomba elétrica e entrega 90% da força do motor para o eixo dianteiro, mas em condições de baixa aderência essa taxa passa para 50/50 entre os dois eixos.

O V40 Cross Country dispõe também de suspensão mais alta em 40 mm.

Todas essas mudanças acresceram 113 kg no peso do Volvo V40 Cross Country em relação às demais configurações, chegando a 1.634 kg. Ele estreou com um motor 2.0 litros T5 turbo de cinco cilindros, capaz de desenvolver até 210 cv e 30,7 kgfm, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

Volvo V40 Cross Country

Nova versão de entrada Comfort, também em 2014

Em outubro de 2014 foi a vez da estreia do Volvo V40 Comfort, o modelo mais em conta da gama do carro.

Por R$ 112.950 (ou R$ 11,6 mil a menos que o Dynamic), ele deixava de ofertar recursos como sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, bancos com ajustes elétricos e apoio de braço, central multimídia com GPS e controle de velocidade de cruzeiro.

Por outro lado, o V40 Comfort seguiu com equipamentos como controles de estabilidade e tração, ar-condicionado digital de duas zonas, partida por botão, sistema start/stop, destravamento das portas sem chave, sete airbags, luzes de condução diurna em LED, rodas de alumínio de 17 polegadas, sistema multimídia Sensus, entre outros.

V40 Cross Country com novos motor e câmbio, em 2015

O aventureiro Volvo V40 Cross Country passou por mudanças relevantes em julho de 2015. Ele adotou um novo motor 2.0 turbo Drive-E, capaz de desenvolver até 245 cavalos de potência, ou 35 cv a mais que o modelo anterior.

O modelo partia de R$ 145.990, ou 3,2% a mais que o valor de lançamento.

Este propulsor é mais eficiente, graças ao uso também do sistema star/stop e da função Eco+ (que altera a programação do motor e câmbio para reduzir o consumo em até 5%). Ele passou a trabalhar também com um novo câmbio automático de oito velocidades, agora também com paddle shifts atrás do volante.

Estreia de novas versões com motores T3 e T4

Já em setembro de 2015, a linha Volvo V40 passou a dispor de novas versões e motores. O carro deixou de usar os nomes Comfort e Dynamic para as versões de entrada e abandonou o motor 2.0 litros de cinco cilindros e 180 cavalos, com concepção do começo dos anos 90.

No lugar dele, há um novo motor 1.5 litro T3 Drive-E turbo de quatro cilindros e com injeção direta de combustível, que consegue desenvolver 152 cavalos de potência, acoplado a um câmbio automático de seis velocidades.

Ele estreou na versão T3 Kinetic com preço inicial de R$ 99.950.

Acima dela havia o V40 T4 Momentum, com um novo 2.0 T4 Drive-E turbo de quatro cilindros e 190 cavalos, com recursos extras, como painel de instrumentos digital configurável, sensores de estacionamento e chuva, chave presencial, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis de xênon, entre outros. O preço era de R$ 132.950.

Linha 2017 com facelift e mais recursos

O Volvo V40 2017 começou a ser vendido no mercado nacional em setembro de 2016. Entre as novidades, o hatch médio premium passou a contar com retoques no visual e no acabamento interno e novos equipamentos de série.

O carro passou a contar com novos faróis com opção de iluminação em LED, para-choques retocados e novas rodas, além de novas opções de cores. O interior adotou novas combinações de cores para os bancos de couro, além de um novo acabamento em alumínio preto e superfície texturizada no console central.

A gama de motores do V40 2017 seguiu sem qualquer novidade. Os preços do modelo eram os seguintes: R$ 129.900 para o Volvo V40 Kinetic, R$ 146.900 para o Volvo V40 Momentum, R$ 156.900 para o Volvo V40 Cross Country e R$ 166.900 para o Volvo V40 R-Design.

Fim da linha em 2019, para dar lugar aos híbridos

A Volvo anunciou que o V40 sairia de linha em todos os mercados até o final de 2020, mas isso acabou acontecendo um pouco antes por aqui. O motivo era a preferência por modelos híbridos.

Para tornar o V40 compatível com essa ideia, um enorme investimento seria necessário.

Por isso, os executivos da marca decidiram colocar esse dinheiro na própria tecnologia híbrida e no desenvolvimento de outros modelos, especialmente SUVs.

Volvo V40 2018 7

Versões

Confira as últimas versões do Volvo V40, antes de sair de linha no Brasil:

  • Volvo V40 T4 Kinetic 2019
  • Volvo V40 T5 Momentum 2019
  • Volvo V40 T5 R-Design 2019

Equipamentos

Volvo V40 T4 Kinetic 2019: equipado de série com airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, assistente de frenagem de emergência, sistema City Safety (frenagem automática de emergência), freios ABS, controles de estabilidade e tração, sistema de proteção contra impactos laterais e de lesões na coluna cervical, sistema inteligente de informação, Isofix, alarme, assistente de partida em rampas, direção elétrica com três ajustes, retrovisor interno antiofuscante, piloto automático, luzes de aproximação e sensor de monitoramento interno.

Ele oferece ainda ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela de sete polegadas e DVD player, bancos dianteiros com ajustes manuais, acabamento interno em couro, sistema de som com oito alto-falantes, sistema Sensus Connect de entretenimento e conectividade, volante em couro ajustável em altura e profundidade, sistema Volvo On Call, faróis com acendimento automático, luzes de condução diurna em LED, retrovisores externos com desembaçador, monitoramento da pressão dos pneus e rodas de alumínio de 17 polegadas com pneus 225/45 R17.

Volvo V40 T5 Momentum 2019: recebe banco do motorista com regulagem elétrica e memória, painel de instrumentos com tela digital personalizável de oito polegadas com três temas, destravamento das portas e partida do motor sem chave, paddle shifts, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, faróis de LED com lavador, apoio de braço central traseiro com porta-copos, retrovisores externos com memória e rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 18 polegadas com pneus 225/40 R18, entre outros.

Volvo V40 T5 R-Design 2019: recebe banco do passageiro com ajustes elétricos, bancos esportivos R-Design revestidos em couro, teto solar panorâmico fixo, câmera de ré, jogos de tapetes R-Design, manopla de câmbio R-Design revestida em couro, pedais esportivos R-Design, volante esportivo R-Design revestido em couro com detalhes em alumínio, grade frontal R-Design, moldura dos vidros laterais em alumínio, para-choques esportivos R-Design, spoiler traseiro R-Design, dupla ponteira de escape, Chassi Dynamic e rodas aro 18 com desenho exclusivo.

Volvo V40 2018 1

Preços

  • Volvo V40 T3 Kinetic: R$ 69.729 (2016)
  • Volvo V40 T4: de R$ 67.364 (2013) a R$ 71.731 (2015)
  • Volvo V40 T4 Kinetic: de R$ 87.770 (2017) a R$  (2019)
  • Volvo V40 T4 Momentum: de R$ 82.774 (2016) a R$ 113.750 (2019)
  • Volvo V40 T5 R-Design: de R$ 81.020 (2014) a R$ 125.699 (2019)
  • Volvo V40 T5 Cross Country AWD: de R$ 63.242 (2013) a R$ 92.810 (2016)

(preços com base na Tabela FIPE em abril de 2024)

Motor, câmbio e desempenho

A última configuração mais em conta da linha do V40 2019 era oferecida com um motor 2.0 litros T4 Drive-E turbo de quatro cilindros, dotado de tecnologias como injeção direta de combustível.

Este propulsor consegue desenvolver 190 cavalos de potência, a 4.700 rpm, e 30,6 kgfm de torque, já a 1.500 giros. Junto a ele está um câmbio automático de seis marchas com conversor de torque e tração dianteira.

A Volvo diz que o V40 T4 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge velocidade máxima de 230 km/h.

Já as outras duas configurações dessa linha derradeira eram dotadas de um 2.0 T5 Drive-E turbo de quatro cilindros em linha, também com injeção direta.

Ele rende até 245 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 35,7 kgfm, a 1.500 rpm, e está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades e tração dianteira.

Volvo V40 2018 3

Consumo

Confira abaixo os números de consumo das versões do Volvo V40 informados pela marca:

Volvo V40 T4

  • 10,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina

Volvo V40 T5

  • 8,8 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina

Manutenção e revisão

Ao contrário de diversas outras fabricantes premium, a Volvo dispõe de uma tabela completa com valores dos planos de revisões de seus modelos. E com o V40, a situação não é diferente.

A Volvo oferece a revisão de 10 mil km do V40 (com substituição do filtro de óleo, junta e 5,9 litros do óleo do motor) por R$ 1.029, a de 20 mil km (com os mesmos itens da anterior, mais filtro de ar-condicionado, filtro de combustível, inspeção adicional, inspeção de desgaste e limpeza interior do para-brisa) por R$ 2.199 e a de 30 mil km (mesmos itens da revisão de 10 mil km) por R$ 1.029.

Já a de 40 mil km (mesmos itens da revisão de 20 mil km, mais inspeção da linha motriz, troca de 400 mil do fluído de freio e troca do filtro de ar do motor) a marca oferece por R$ 2.749, a de 50 mil (mesmos itens da primeira revisão) por R$ 1.029 e a de 60 mil km (mesmos itens da segunda revisão, mais troca de velas e troca de óleo da transmissão) por R$ 2.899.

Ficha técnica

Motor

2.0 T4

Tipo

Dianteiro, transversal e monocombustível (gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.969

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Injeção direta

Potência Máxima

190 cv a 4.700 rpm

Torque Máximo

30,6 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de seis marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de alumínio de 17 polegadas

Pneus

205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.369

Largura (mm)

1.783

Altura (mm)

1.420

Distância entre os eixos (mm)

2.647

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

430

Capacidade do porta-malas (litros)

324

Tanque (litros)

62

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.554

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,29

 

Motor

2.0 T5

Tipo

Dianteiro, transversal e monocombustível (gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.969

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,8:1

Injeção eletrônica de combustível

Injeção direta

Potência Máxima

245 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

35,7 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de oito marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de alumínio de 18 polegadas

Pneus

245/40 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.369

Largura (mm)

1.783

Altura (mm)

1.420

Distância entre os eixos (mm)

2.647

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

430

Capacidade do porta-malas (litros)

324

Tanque (litros)

62

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.580

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,29

Fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias V40

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.