VUC: conheça os modelos para entregas nos centros urbanos

vuc-modelos-3

VUC (Veículo Urbano de Carga). Esse é o termo usado para uma categoria de caminhões semi-leves e leves que são aptos para entregas urbanas nas regiões centrais das cidades.


Para atender ao requisito, o veículo deve ter no máximo 6,30 m de comprimento e 2,20 m de largura. Por estas características, eles podem estacionar mais fácil e também possuem permissões especiais que outros caminhões não têm.

No mercado nacional, existem várias opções de caminhões VUC, mesmo pertencentes a categorias diferentes, mas todos adaptados para o serviço urbano de entregas.

Entre os fabricantes de caminhões, alguns possuem até mais de um modelo para atender aos requisitos do segmento, seja derivado de vans comerciais (geralmente vendidos como cabine-chassi), seja propriamente um caminhão pequeno.

Eles podem ter rodado simples ou duplo no eixo traseiro.

vuc-modelos-9

Dos fabricantes tradicionais, os destaques do segmento nos últimos anos são o Mercedes-Benz Sprinter, Mercedes-Benz Accelo 815, o Renault Master, Iveco Daily, Ford Transit, Volkswagen 5.150, Ford Cargo 816, Agrale 6500, Kia Bongo, Hyundai HR e Hyundai HD78, por exemplo.

Há também aqueles modelos de marcas que chegaram depois ao país, tais como JAC T140, Effa JBC, Effa JMC N601/900 e Foton Aumark 3.50/6.50/8.60, por exemplo.

Importados ou nacionais, os veículos VUC basicamente são movidos por óleo diesel e com motores compactos de alta rotação ou motores grandes de baixa rotação, estes últimos aplicados aos caminhões leves.

As potências variam da casa dos 80 cv até acima dos 150 cv.

vuc-modelos-7

O segmento é um dos mais promissores do mercado de caminhões, pois devido às restrições ao trânsito de veículos de carga na maioria das grandes cidades brasileiras, este tipo se destaca por isenções e se torna lucrativo para muitas empresas.

vuc-modelos-1

Então, quando a entrega é em regiões centrais onde há restrição para caminhões grandes, o VUC é a escolha ideal para entregar cargas.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.