Matérias NA Mercado Veículos Comerciais

VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

vuc-modelos-3-620x372 VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

VUC (Veículo Urbano de Carga). Esse é o termo usado para uma categoria de caminhões semi-leves e leves que são aptos para entregas urbanas nas regiões centrais das cidades. Para atender ao requisito, o veículo deve ter no máximo 6,30 m de comprimento e 2,20 m de largura. Por estas características, podem estacionar mais fácil nas ruas e também possuem permissões especiais que outros caminhões não têm.



No mercado nacional, existem várias opções de caminhões VUC, mesmo pertencentes a categorias diferentes, mas todos adaptados para o serviço urbano de entregas. Entre os fabricantes de caminhões, alguns possuem até mais de um modelo para atender aos requisitos do segmento, seja derivado de vans comerciais (geralmente vendidos como cabine-chassi), seja propriamente um caminhão pequeno. Eles podem ter rodado simples ou duplo no eixo traseiro.

vuc-modelos-9-620x412 VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

Dos fabricantes tradicionais, os destaques do segmento são o Mercedes-Benz Sprinter, Mercedes-Benz Accelo 815, o Renault Master, Iveco Daily, Ford Transit, Volkswagen 5.150, Ford Cargo 816, Agrale 6500, Kia Bongo, Hyundai HR e Hyundai HD78, por exemplo. Há também novos modelos de marcas que chegaram recentemente ao país, tais como JAC T140, Effa JBC, Effa JMC N601/900 e Foton Aumark 3.50/6.50/8.60, por exemplo.

Importados ou nacionais, os veículos VUC basicamente são movidos por óleo diesel e com motores compactos de alta rotação ou motores grandes de baixa rotação, estes últimos aplicados aos caminhões leves. As potências variam da casa dos 80 cv até acima dos 150 cv.

vuc-modelos-7-620x412 VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

Importados ou nacionais, os veículos VUC basicamente são movidos por óleo diesel e com motores compactos de alta rotação ou motores grandes de baixa rotação, estes últimos aplicados aos caminhões leves. As potências variam da casa dos 80 cv até acima dos 150 cv.

O segmento é um dos mais promissores do mercado de caminhões, pois devido às restrições ao trânsito de veículos de carga na maioria das grandes cidades brasileiras, este tipo se destaca por isenções e se torna lucrativo para muitas empresas. No mês de março, as vendas de VUC cresceram 12,5% em relação a fevereiro, embora com queda de 31,4% em relação a 2012, de acordo com a VUC Brasil.

vuc-modelos-1-620x465 VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

O Iveco Daily 35S14 registrando a maior alta (46% com 276 vendidos), seguido do Ford Transit com 41% (174 emplacados). O modelo que mais caiu foi o Renault Master (689) com queda de 12,7% motivada pela renovação do produto e pelo reajuste nos preços da nova geração. Logo após o Kia Bongo aparece com 4% de crescimento (336).

No primeiro trimestre de 2013, o Renault Master continua liderando com 36,3%, seguido Hyundai HR com 20,3%, Kia Bongo (14,8%), Mercedes Sprinter 311 (11,1%), Iveco Daily 35S14 (10,3%) e Ford Transit (6,6%). Então, quando a entrega é em regiões centrais onde há restrição para caminhões grandes, o VUC é a escolha ideal para entregar cargas.

Galeria de fotos de VUC:

  • MythBH

    Esse chineses parecem que vão desmontar quando se coloca carga

  • Tosca16

    Agrale coloca um excelente produto e com custo benefício garantido vide a qualidade deles , mas a marca nacional amarga vendas insignificantes mesmo com a atual linha que é muito superior as antecessoras.

    • Matheus_Ulisses_P

      Já falei aqui que torço pela Agrale. Ela prova a todos que podemos sim ter montadoras nacionais e de qualidade!
      Pena que nesse país ninguém se interessa…

      • Tosca16

        Eu amo a marca, gostaria de ter um Marruá mas o preço mesmo com a qualidade inegável do produto é desanimador …sua linha de tratores é boa, caminhões também e utilitários nem se comenta .

      • thiagoviniciusx

        A Agrale tem mecânica conhecida no mercado e bem elogiada (MWM), tem bom preço, tem qualidade, mas como você disse, Ninguem se interessa por Agrale

  • Gaf1991

    Transit é um excelente veiculo , tenho 6 em minha fazenda e a resistencia e durabilidade delas é excelente . E agora em troca de 4 sprinters antigas que tinhamos , colocamos 4 t140 da jac e tem se saido bem .

    • Edson Roberto

      Curioso, de todos os VUCs que vejo por ai, justamente o da JAC foi unico que ainda não vi. Interessante serem robustos.

      • giodoesitbetter

        Aqui em SP já vi vários.

  • Diggo

    O Agrale que sempre foi o patinho feio da história está com o mais bonito agora, agora o Worker tem que mudar logo já cansou este visual que deve ter mais de 10 anos.

    • Eddu13

      O VW é o mesmo desde os anos 80.

      • Diggo

        Verdade, mas o visual andou dando uma mudada. Falando nisso aquele dos anos 1980 era mais bonito, com cara de T2.

  • Uber

    Outra coisa a se destacar é como alguns motoristas estão abusando da potência e da agilidade desses VUCs.
    Principalmente nas estradas, andam pela esquerda, saem costurando e andam acima da velocidade permitida para caminhões.

    • duhehe

      Eu ia falar exatamente isso.

      Os motoristas fazem basbaridades com esses VUC … não é raro ver os da Hyundai a 140/150km/h na bandeirantes … insano !!

      • ToNemAi_

        Entrega rápida!

        • Oziel

          coloca rápido nisso….. rsrsrsrsrsrrs!!!

      • GuiCastro

        Na Fernão Dias (especialmente depois que entra em MG) eles andam com caminhões grandes nessa velocidade!

      • Cacio

        Da ultima vez que peguei um desse.. eu na faixa da esquerda.. a 180 na bandeirantes.. entra na minha frente uma HR, vindo da faixa do meio, a cerca de uns 100m com velocidade de 100km/h…

        Se eu tivesse uma arma ali era um motorista de HR a menos..

        • Louis

          E vc acha bonito andar a 180 em rodovia com tráfego? Não sei quem estava mais errado nessa situação.

          • Rafael_Phanton

            Como não sabe quem estava errado?
            Ele estava 50% acima da máxima permitida e o outro na velocidade da via pois, em alguns horários é impossível trafegar na bandeirantes acima dos 100km/h em muitos trechos.

            • Louis

              Porque ele quis dizer que o outro jogou o carro em cima dele, e todos sabemos que os motoristas de caminhões e ônibus muitas vezes fecham os carros sem dó. Já tomei fechadas "bonitas" de caminhões, e foram algumas, em que tive que jogar o carro p/ o acostamento para não bater.

              Mas ele estando a 180km/h realmente perde qualquer razão de reclamar.

        • Rafael_Phanton

          Estava a 180Km/h na bandeirantes?
          Então o único imprudente na história é você.Típico motorista que desrespeita os limites de velocidade e acham que são os donos da estrada.
          Se tivesse uma arma era um motorista a menos?
          Típico cidadão que não é macho pra pegar ninguém no popular "mano a mano".
          E sem contar que se provocasse um acidente, seria o único culpado por estar fora dos limites permitidos.

      • Rafael_Phanton

        Por isso sempre tem um monte por ai capotados.Não é raro também ver um deles assim.
        Acham que são "os motoristas" e que isso é uma forma de demonstrar, lamentável.

  • Eddu13

    Estragaram a nova Master.

    • giodoesitbetter

      Eu adorei.

  • CharlesAle

    E pensar que todas as 3 grandes tem seus "caminhoezinhos"à venda,e a GM,com todo seu poderio,deixou este eimportante mercado de lado,tem até um caminhão GMC,5 90 se não me engano,é um pequeno cara-chata GMC,que é muito melhor que muitos chinas e até nacionais,mas a GM abandonou o mercado,e pior,abandonou os caminhões praticamente sem peças de reposição,mesmo que volte,quem foi cliente vai dar uma banana para a GM……..

  • pauloferrer

    Nas cidades em horario comercial só deveria entrar esses VUC's… Caminhões um pouco maiores fazem um caos no transito esses ai nem tanto!!!

    • giodoesitbetter

      São Paulo é assim. Caminhões são proibidos na capital nos horários de movimento. Aí entram os VUCs.

  • Danilo

    Esses VUC´s, especialmente a transit, sprinter, andan muito! Uma vez fui de carona numa ducato 2.8 2010, o cara tava acelerando, acelerando, quando vi a van ja tava a 150km! isso porque ela tava bem carregada!

  • Hoosier 559

    Têm horas que esses caminhões são um perigo nas mãos dos (maus) motoristas. Andam MUITO e têm uma suspensão tão estável quanto um colchão d'agua. Direto eu vejo um desses pulando por aí…

  • Felipe

    Dirigi o Effa JBC, tem A/C, até q é bem potente, mas não tem embreagem hidraulica, e a marcha parece caixa seca, pra uso urbano é necessário q o carro possua caixa de marcha macia e embreagem hidraulica, imagina engarrafamento!

  • Pacheco

    Reportagem está com alguns erros.

    Iveco 35S14, a Sprinter, a Master, a HD e a Bongo não são VUC. São Camionete e rodam como carro de passeio normal. Sem restrição ou mesmo licença especial.

    Andam na velocidade de carros e alem de tudo pagam pedagio normal. Ahhh.. tem a Transti tb.
    Dirige com habilitação B mesmo e não existe fiscalização de tamanho do bau.

    Isso é errado, pq hj vc encontra um monte de moleque com 18 anos dirigindo esses veiculos e fazendo barbaridades pelas ruas.

  • claudio

    alguem ai sabe dizer se o effa jbc é bom?

  • jkpops

    de todos o mais bonito é o Agrale 8200 … aliás a agrale tinha que ter um modelo semelhante aos hr,bongo,e T140 poderia se o TX2000….

  • claudio

    estou pensando em comprar um effa jbc,alguem tem alguma sugestao se o carro é bom?

  • Cassio

    tambem estou pensando em comprar um JBC , alguem sabe se precisa de carteira C para dirigir ele ?

  • claudio

    cassio,por ele ter rodado simples nao precisa de carteira c, pode dirigir com a B.

    • geerson

      Claudio, este JBC no documento sai como caminhão, então é obrigatório a habilitação categoria “C”.

  • Wesley B. Guimaraes

    Ola

  • Wesley B. Guimaraes

    Bom dia pessoal… Estou querendo comprar um caminhaozinho mas tenho carta B, e alguém nsabe o melhor custo benefício??? Ou o melhor pra trabalhar…. Desde que seja carta B…
    Me dêem uma luz ai pessoal… Obrigado valeu!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend