Matérias NA Mercado Veículos Comerciais

VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

VUC (Veículo Urbano de Carga). Esse é o termo usado para uma categoria de caminhões semi-leves e leves que são aptos para entregas urbanas nas regiões centrais das cidades. Para atender ao requisito, o veículo deve ter no máximo 6,30 m de comprimento e 2,20 m de largura. Por estas características, podem estacionar mais fácil nas ruas e também possuem permissões especiais que outros caminhões não têm.


No mercado nacional, existem várias opções de caminhões VUC, mesmo pertencentes a categorias diferentes, mas todos adaptados para o serviço urbano de entregas. Entre os fabricantes de caminhões, alguns possuem até mais de um modelo para atender aos requisitos do segmento, seja derivado de vans comerciais (geralmente vendidos como cabine-chassi), seja propriamente um caminhão pequeno. Eles podem ter rodado simples ou duplo no eixo traseiro.

VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

Dos fabricantes tradicionais, os destaques do segmento são o Mercedes-Benz Sprinter, Mercedes-Benz Accelo 815, o Renault Master, Iveco Daily, Ford Transit, Volkswagen 5.150, Ford Cargo 816, Agrale 6500, Kia Bongo, Hyundai HR e Hyundai HD78, por exemplo. Há também novos modelos de marcas que chegaram recentemente ao país, tais como JAC T140, Effa JBC, Effa JMC N601/900 e Foton Aumark 3.50/6.50/8.60, por exemplo.


Importados ou nacionais, os veículos VUC basicamente são movidos por óleo diesel e com motores compactos de alta rotação ou motores grandes de baixa rotação, estes últimos aplicados aos caminhões leves. As potências variam da casa dos 80 cv até acima dos 150 cv.

VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

Importados ou nacionais, os veículos VUC basicamente são movidos por óleo diesel e com motores compactos de alta rotação ou motores grandes de baixa rotação, estes últimos aplicados aos caminhões leves. As potências variam da casa dos 80 cv até acima dos 150 cv.

O segmento é um dos mais promissores do mercado de caminhões, pois devido às restrições ao trânsito de veículos de carga na maioria das grandes cidades brasileiras, este tipo se destaca por isenções e se torna lucrativo para muitas empresas. No mês de março, as vendas de VUC cresceram 12,5% em relação a fevereiro, embora com queda de 31,4% em relação a 2012, de acordo com a VUC Brasil.

VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos

O Iveco Daily 35S14 registrando a maior alta (46% com 276 vendidos), seguido do Ford Transit com 41% (174 emplacados). O modelo que mais caiu foi o Renault Master (689) com queda de 12,7% motivada pela renovação do produto e pelo reajuste nos preços da nova geração. Logo após o Kia Bongo aparece com 4% de crescimento (336).

No primeiro trimestre de 2013, o Renault Master continua liderando com 36,3%, seguido Hyundai HR com 20,3%, Kia Bongo (14,8%), Mercedes Sprinter 311 (11,1%), Iveco Daily 35S14 (10,3%) e Ford Transit (6,6%). Então, quando a entrega é em regiões centrais onde há restrição para caminhões grandes, o VUC é a escolha ideal para entregar cargas.

Galeria de fotos de VUC:

VUC: Entregando mercadorias nos centros urbanos
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email