Linha 2019 Mercedes Benz Vans Veículos Comerciais

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos
Sprinter 2019

O Mercedes-Benz Sprinter 2019 é um dos veículos comerciais mais tradicionais no mercado brasileiro. O modelo está disponível por aqui em mais de 20 configurações diferentes nas carrocerias Chassi, Chassi Street, Furgão, Furgão Street e Van.

Todas as configurações do Sprinter 2019 são equipadas com motor 2.1 litros turbodiesel, sempre com transmissão manual de cinco velocidades. A potência e o torque da unidade variam de acordo com a variante (313, 415 ou 515).


Os preços do Sprinter 2019 começam na casa dos R$ 116 mil. Porém, podem beirar os R$ 200 mil nas configurações mais equipadas.

Mercedes Sprinter – história

Em 1995, a Daimler-Benz decidiu por um fim ao clássico comercial leve MB190, um modelo que chegou a ser vendido no Brasil, mas que já estava bem limitado em suas aplicações, pois já estava no mercado mundial desde 1977.


O novo produto tinha até um nome, Sprinter, e teria uma importância enorme para a Mercedes-Benz. O modelo surgiu também com uma variante da Volkswagen, que foi batizada de LT.

O Mercedes-Benz Sprinter surgiu com um perfil bem mais aerodinâmico e motor longitudinal turbo diesel posicionado sobre o eixo dianteiro, como nos antigos caminhões leves 608D, por exemplo, mas com frente bem inclinada ao invés de um pequeno capô e para-brisa em ângulos diferentes.

O grande volume do baú permitia grande quantidade de carga ou encomendas, que seriam facilmente descarregadas em portas traseiras ou laterais corrediças.

O modelo tinha também chassi com cabine simples ou dupla, bem como furgão com teto alto ou baixo, além de van de passageiros com as mesmas opções de teto e também de tamanho.

Rapidamente, a Mercedes-Benz Sprinter ganhou o sucesso merecido no mercado europeu e mundial, sendo equipada com motores diesel de quatro ou cinco cilindros, entregando de 79 cv a 143 cv, além de ter câmbio manual de cinco marchas, bem como automático de cinco marchas.

Com a Daimler-Chrysler, a marca introduziu o modelo nos EUA como um produto da Freightliner, empresa da Daimler. Também passou a ser vendido como um Dodge em 2003. O modelo também era produzido na Argentina, de onde chegava ao Brasil.

Em 2006, surge a segunda geração, que é atualmente vendida no Brasil. Mais aerodinâmica e versátil, o Mercedes-Benz Sprinter ganhou um capô mais pronunciado e gerou também a Volkswagen Crafter, nunca vendida aqui como a LT.

Equipada com motor diesel 2.1 de 129 cv ou 143 cv, além de um V6 3.0 CDI. O veículo ganhou ainda um motor a gasolina, o primeiro do comercial leve, sendo um V6 3.5. No decorrer do tempo, chegou a ter motor 1.6 Turbo de 156 cv a gasolina ou GNV, sendo o mesmo do Classe C, por exemplo.

Essa segunda geração é feita em duas fábricas na Alemanha, além de Argentina e Argélia. O modelo apresenta uma boa performance com câmbio manual de seis marchas ou automático, que pode ter cinco ou sete marchas.

A próxima geração deverá chegar bem sofisticada e conectada.

Ela terá ao seu serviço uma rede online integrada na Europa com funcionalidades remotas para o operador, possibilitando até mesmo a busca de frete ou a localização de carga e/ou passageiro. A conexão remota permitirá um monitoramento do veículo e sua performance em tempo real, além de gerenciar os custos da frota durante sua operação.

A Mercedes-Benz Sprinter 2019 terá ainda dados em nuvem para compartilhamento com outras unidades da frota e assim reduzir os custos operacionais como um todo.

Outra novidade será a propulsão 100% elétrica, que eliminará a emissão de CO2 no meio urbano, além de evitar restrições de circulação para carros diesel em horários de pico.

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – detalhes

Completando 20 anos de Brasil, a van Mercedes-Benz Sprinter 2019 ganhou edição especial comemorativa com apenas 20 exemplares, que já foram vendidos. Na época, ela substituiu também o comercial leve anterior, o MB190.

O modelo se tornou o principal player do mercado de vans e furgões em meados dos anos 90, após a enxurrada de modelos de origem sul-coreana.

O Mercedes-Benz Sprinter 20 Anos trazia também grade cromada, airbag duplo, freios ABS com EBD, alarme, rodas de liga leve, volante multifuncional, para-choques na cor do carro, adesivos “20 Anos no Brasil”, rádio com USB/SD/Bluetooth, faróis de neblina com assistente direcional integrado, freios a disco em todas as rodas, piloto automático com limitador de velocidade, entre outros.

O sistema ESP Adaptativo 9.i é um sistema que evita que o Mercedes-Benz Sprinter 2019 saia da trajetória em curvas devido ao escorregamento das rodas e perda do tangenciamento.

Ele envolve os sistemas de freios ABS, o controle de tração ASR, o dispositivo de frenagem de emergência BAS, a distribuição de força de frenagem EBD, controle de carga adaptativo LAC, controles de rolagem (ROM) e interação de movimento de rolagem (RMI), pré-carga eletrônica de freios (redução no tempo de frenagem) e limpeza dos discos de freio (BDW).

Atualmente, a Mercedes-Benz Sprinter 2019 tem 60 versões nas configurações 313 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (PBT de 3,88 ton) e 515 CDI (PBT de 5 ton), bem como a van de passageiros possui quatro opções: 9+1 (nove assentos para passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1.

O interessante do Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2019 é que pode ser utilizado para baús fechados, caçamba de madeira, plataforma móvel para carros, baú refrigerado, entre outros implementos.

As versões 415 e 515 CDI são muito usadas em motor homes construídos geralmente na região sul e preservam a garantia do veículo. Ainda assim, o modelo Furgão também é conversível em motor home.

A Mercedes-Benz Sprinter 2019 tem motor diesel OM651 2.2 Biturbo com 129 cv e 31,1 kgfm ou com 146 cv a 3.800 rpm e 33,6 kgfm. A transmissão é manual de seis velocidades. O veículo tem opções de entre eixos com 3,66 m e 4,32 m.

A Mercedes-Benz Sprinter já vendeu no Brasil 127 mil unidades desde os anos 90, mas em nível mundial, o modelo tem mais de 3,3 milhões de exemplares emplacados.

A empresa chegou a estudar um aumento da produção da série limitada, que é feita na Argentina, diante do sucesso demonstrado no país.

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – novidades

A última novidade da linha Mercedes-Benz Sprinter 2019 foi anunciada em outubro de 2018 no mercado brasileiro. A van estreou uma nova edição especial para comemorar seu desempenho em vendas no País – foram 5,4 mil unidades emplacadas entre janeiro e setembro e mais de 130 mil desde o seu lançamento por aqui, no ano de 1997.

“Para nossa satisfação, temos muito a comemorar com o desempenho de vendas da Sprinter num mercado extremamente competitivo. Por isso, trouxemos uma edição especial, com um visual exclusivo, para retribuir a confiança e grande aceitação de nossos produtos pelos clientes”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.

Batizada de Mercedes-Benz Sprinter Golden Edition, a van especial tem como base a configuração na 415 CDI 15+1, que se posiciona com a mais vendida da marca. O preço do modelo é de R$ 191 mil.

Com produção limitada a 100 unidades, o novo Sprinter Golden Edition traz carroceria pintada em prata ou dourado, adesivo alusivo à versão especial, grade frontal com detalhes cromados, rodas de liga-leve de 16 polegadas e uma série de equipamentos adicionais.

Entre os itens, há volante multifuncional, piloto automático com limitador de velocidade, alarme, airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade, assistente de ventos laterais, assistente de partida em rampas, câmera de ré, bancos reclináveis, computador de bordo, faróis de neblina com assistente direcional, luzes de condução diurna, freios a disco em todas as rodas, ar-condicionado, entre outros.

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos

Vale lembrar que a Mercedes-Benz apresentou no início deste ano a terceira geração do Sprinter. O novo utilitário fará a sua estreia na América do Sul em 2020, mas já é vendido na Europa desde junho deste ano. Ele recebeu um visual mais moderno, novas tecnologias e terá até uma versão totalmente elétrica.

O Sprinter 2019 agora conta com uma nova arquitetura, que possibilita sistema de tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas. Além disso, a altura interna teve um aumento de 8 cm e a carga útil foi ampliada em 200 kg, sendo 50 kg por roda.

O volume máximo do compartimento de cargas agora é de 17 m³, ao passo que a capacidade de carga agora tem PBT máximo de 5,5 toneladas. A distância entre-eixos pode ser de até 3,92 metros com tração dianteira ou 4,32 metros com tração traseira. Ao todo, são 1.700 configurações diferentes.

O Sprinter 2019 pode ser encontrado lá fora as carrocerias furgão, chassi, picape, passageiro e minibus, com motores turbodiesel de 114 cv ou 177 cv ou um 2.0 turbo a gasolina de 190 cv. Há até a opção de um câmbio automático de nove marchas ou automatizado 7G-Tronic de sete velocidades.

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos

A respeito da estética, o novo Sprinter 2019 segue parte da identidade visual aplicada pela Mercedes em seus carros de passeio. A dianteira tem faróis mais afilados e uma grade mais proeminente. As laterais, por sua vez, oferecem janelas com recorte mais reto. A traseira foi ligeiramente alterada e manteve seu formato mais quadrado para promover maior aproveitamento de espaço.

O interior, porém, traz diversos recursos mais modernos. Um deles é a central multimídia MBUX, que já é usada na nova geração do hatch Classe A. Ele traz até o sistema Mercedes Pro, que permite que as empresas gerenciem suas frotas, com o envio de endereços e serviços para a tela do recurso multimídia. É possível ainda monitorar o nível de combustível e a localização do veículo.

A lista de equipamentos contempla também sistema de câmeras com visão 360 graus, baú de carga com iluminação em LED, tomadas USB e opção de conexão WiFi nas versões para passageiros, ar-condicionado com ajustes individuais entre cabine e salão, suspensão pneumática, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, aviso de ponto cego, alerta de tráfego lateral, entre outros.

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – versões

A linha do Mercedes-Benz Sprinter está disponível em dezenas de configurações nas carrocerias chassi, furgão e van. Todas elas são equipadas com um motor 2.1 litros turbodiesel e câmbio manual.

Confira abaixo a gama completa:

Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2019

  • Sprinter 415 Chassi Longo 2019
  • Sprinter 515 Chassi Longo 2019
  • Sprinter 515 Chassi Extra Longo 2019

Mercedes-Benz Sprinter Chassi Street 2019

  • Sprinter 313 Chassi Street Longo 2019
  • Sprinter 313 Chassi Street Extra Longo 2019

Mercedes-Benz Sprinter Furgão 2019

  • Sprinter 415 Furgão Teto Baixo (7,5 m) 2019
  • Sprinter 415 Furgão Teto Alto (10,5 m) 2019
  • Sprinter 415 Furgão Teto Baixo (9 m) 2019
  • Sprinter 415 Furgão Teto Alto (14 m) 2019
  • Sprinter 515 Furgão (14 m) 2019
  • Sprinter 515 Furgão (15,5 m) 2019

Mercedes-Benz Sprinter Furgão Street 2019

  • Sprinter 313 Furgão Street (9 m) 2019
  • Sprinter 313 Furgão Street (10,5 m) 2019
  • Sprinter 313 Furgão Street (7,5 m) 2019
  • Sprinter 313 Furgão Street (14 m) 2019

Mercedes-Benz Sprinter Van 2019

  • Sprinter 415 Van Teto Baixo 15+1 Standard 2019
  • Sprinter 415 Van Teto Alto 15+1 Luxo 2019
  • Sprinter 415 Van 9+1 Teto Baixo 2019
  • Sprinter 415 Van 9+1 Teto Alto 2019
  • Sprinter 515 Van 17+1 2019
  • Sprinter 515 Van 20+1 2019
  • Sprinter 415 Van 15+1 Golden Edition 2019 (série limitada a 100 unidades)

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – equipamentos

Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2019 – De série com direção hidráulica, airbag duplo, freios com ABS e EDB, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, vidros dianteiros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos com aquecimento, sistema de áudio com CD/SD/USB/Bluetooth, faróis de neblina com função curva, assistente de vento lateral (menos 515), conta giros, entre outros.

Opcionais: Ar-condicionado, airbag do passageiro (415/515), conta giros (313/415), volante multifuncional, rodas de liga leve aro 16 polegadas (menos 515) e piloto automático com limitador.

Mercedes-Benz Sprinter Furgão Street 2019 – Itens acima, mais luzes diurnas, piso naval, revestimento lateral, estribo traseiro, portas traseiras com 270 graus de abertura, entre outros.

Opcionais: Ar-condicionado, volante multifuncional, conta-giros, rodas de liga leve aro 16 polegadas, piloto automático com limitador e portas laterais corrediças lado esquerdo.

Mercedes-Benz Sprinter Furgão 2019 – Itens do Sprinter Furgão 2019.

Opcionais: Ar-condicionado, airbag do passageiro, volante multifuncional, conta-giros (de série no 415), rodas de liga leve aro 16 polegadas (menos 515), piloto automático com limitador e portas laterais corrediças lado esquerdo.

Mercedes-Benz  Sprinter Van 2019 – Itens acima, mais banco do passageiro reclinável ou fixo, airbag para passageiro extra na frente, ar-condicionado digital, travamento central por controle remoto, desembaçador do vidro traseiro, carpete, limpador do vidro traseiro, porta-objetos em alumínio, conta-giros, rodas de liga leve aro 16 polegadas, entre outros.

Opcionais: Dependendo da versão ar-condicionado digital, airbag do passageiro extra, volante multifuncional, conta-giros, carpete, desembaçador do vidro traseiro, rodas de liga leve aro 16 polegadas e piloto automático com limitador.

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – preços

O Sprinter 2019 está disponível com preços que partem de R$ 116,8 mil. Porém, sua versão mais completa para passageiros, com capacidade para até 21 pessoas, pode chegar a R$ 191 mil.

Veja abaixo os preços* da atual linha do utilitário da Mercedes-Benz:

Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2019

  • Sprinter 415 Chassi Longo 2019: R$ 116.796
  • Sprinter 515 Chassi Longo 2019: R$ 125.435
  • Sprinter 515 Chassi Extra Longo 2019: R$ 127.974

Mercedes-Benz Sprinter Chassi Street 2019

  • Sprinter 313 Chassi Street Longo 2019: R$ 122.596
  • Sprinter 313 Chassi Street Extra Longo 2019: R$ 124.156

Mercedes-Benz Sprinter Furgão 2019

  • Sprinter 415 Furgão Teto Baixo (7,5 m) 2019: R$ 122.290
  • Sprinter 415 Furgão Teto Alto (10,5 m) 2019: R$ 128.040
  • Sprinter 415 Furgão Teto Baixo (9 m) 2019: R$ 132.673
  • Sprinter 415 Furgão Teto Alto (14 m) 2019: R$ 139.540
  • Sprinter 515 Furgão (14 m) 2019: R$ 148.547
  • Sprinter 515 Furgão (15,5 m) 2019: R$ 150.980

Mercedes-Benz Sprinter Furgão Street 2019

  • Sprinter 313 Furgão Street (9 m) 2019: R$ 134.163
  • Sprinter 313 Furgão Street (10,5 m) 2019: R$ 136.240
  • Sprinter 313 Furgão Street (7,5 m) 2019: R$ 137.155
  • Sprinter 313 Furgão Street (14 m) 2019: R$ 144.435

Mercedes-Benz Sprinter Van 2019

  • Sprinter 415 Van Teto Baixo 15+1 Standard 2019: R$ 152.688
  • Sprinter 415 Van Teto Alto 15+1 Luxo 2019: R$ 164.149
  • Sprinter 415 Van 9+1 Teto Baixo 2019: R$ 165.425
  • Sprinter 415 Van 9+1 Teto Alto 2019: R$ 171.720
  • Sprinter 515 Van 17+1 2019: R$ 189.147
  • Sprinter 515 Van 20+1 2019: R$ 191.865
  • Sprinter 415 Van 15+1 Golden Edition 2019: R$ 191.000 (série limitada a 100 unidades)

*Preços com base na tabela Fipe em novembro de 2018.

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – motor

A Mercedes-Benz Sprinter 2019 na versão 313 CDI tem motor diesel OM651 2.1 Biturbo com 129 cv a 3.800 rpm e 31,1 kgfm a 2.400 rpm. Nas versões 415 CDI e 515 CDI, ele entrega 146 cv a 3.800 rpm e 33,6 kgfm a 2.400 rpm.

Em todas, a transmissão é manual de seis velocidades. O propulsor conta com injeção Common Rail, reversão catalítica seletiva com Arla 32, intercooler, entre outros.

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • 2.1 CDI 313 Street Chassi – não declarada e 138 km/h
  • 2.1 CDI 415 Street Chassi – não declarada e 146 km/h
  • 2.1 CDI 515 Street Chassi – não declarada e 141 km/h
  • 2.1 CDI 313 Street Curto – não declarada e 155 km/h
  • 2.1 CDI 313 Street Longo – não declarada e 151 km/h
  • 2.1 CDI 415 Furgão Teto Baixo – não declarada e 157 km/h
  • 2.1 CDI 415 Furgão Teto Alto – não declarada e 155 km/h
  • 2.1 CDI 515 Furgão Teto Alto – não declarada e 151 km/h
  • 2.1 CDI 415 Van Teto Baixo – não declarada e 157 km/h
  • 2.1 CDI 415 Van Teto Alto – não declarada e 155 km/h
  • 2.1 CDI 515 Van Teto Alto – não declarada e 151 km/h

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – consumo

O Mercedes-Benz Sprinter 2019 tem consumo médio de 7,6 km/litro na cidade e 9,1 km/litro na estrada, dependendo da versão e aplicação. Com transmissão manual de seis marchas, o comercial leve tem um bom consumo para a categoria e seu tanque de combustível de 75 litros, fora os outros 18 litros do Arla 32, são suficientes para a grande maioria das viagens, garantindo uma boa autonomia.

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Custo

Quilometragem

313 Street Chassi/Furgão

415/515 Chassi/Furgão

415/515 Van

10.000 km

20.000 km

R$ 899

R$ 899

R$ 899

30.000 km

40.000 km

R$ 999

R$ 999

R$ 1.125

50.000 km

60.000 km

R$ 899

R$ 899

R$ 899

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – ficha técnica

Motor

313

415 / 515

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

2143

2143

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

ND

ND

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 129 cv @ 3800 rpm

Diesel: 146 cv @ 3800 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 31,1 kgfm @ 1200 rpm

Diesel: 33,6 kgfm @ 1200 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Manual 6 marchas

Tração

Tipo

Traseira

Traseira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Pneus

225/75 R16

225/75 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

5870 (Longo) 6680 (Extralongo) 5245 (Furgão Street) 5910 ( Furgão Street Longo) 6945 ( Furgão Street Extralongo)

5910 (Furgão Longo) 6945 (Furgão Extralongo) 6085 (515 Longo) 6845 (515 Extralongo) 7345 (Furgão Extralongo 15,5 m3)

Largura sem retrovisores (mm)

1993

1993

Altura (mm)

2366 (Chassi) 2430 (Teto Baixo) 2710 (Teto Alto)

1562

Distância entre os eixos (mm)

3250 (Curto) 3665 (Padrão) 4325 (Longo)

3665 (Padrão) 4325 (Longo)

Capacidades

Baú (m3)

7,5 / 9,0 / 10,5 / 14,0

7,5 / 9,0 / 10,5 / 14,0 / 15,5

Tanque (litros)

75

75

Carga útil (kg)

3500

3880 (415) 5000 (515)

Peso em ordem de marcha (kg)

1840 (Chassi) 2240 (Furgão Street)

2990 (Chassi) 1630 (Furgão) 2430 (Furgão Extralongo)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Mercedes-Benz Sprinter 2019 – fotos

Sprinter 2019: preço, consumo, motor, revisão, custos
Nota média 3.7 de 6 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email