Sprinter 2021: preço, consumo, motor, revisão, custos manutenção

Sprinter 2021: preço, consumo, motor, revisão, custos manutenção

O Mercedes-Benz Sprinter 2021 é um dos veículos comerciais mais tradicionais no mercado brasileiro. O modelo está disponível por aqui em mais de 20 configurações diferentes nas carrocerias Chassi, Chassi Street, Furgão, Furgão Street e Van.


Todas as configurações do Sprinter 2021 são equipadas com motor 2.2 litros turbodiesel, sempre com transmissão manual de seis velocidades. A potência e o torque da unidade variam de acordo com a variante (314, 416 ou 516).

Os preços do Sprinter 2021 começam na casa dos R$ 151 mil.

Porém, podem beirar os R$ 250 mil nas configurações mais equipadas.

Sprinter 2021: preço, consumo, motor, revisão, custos manutenção

Mercedes-Benz Sprinter 2021 – detalhes

Completando 20 anos de Brasil, a van Mercedes-Benz Sprinter ganhou edição especial comemorativa com apenas 20 exemplares, que já foram vendidos. Na época, ela substituiu também o comercial leve anterior, o MB190.

O modelo se tornou o principal player do mercado de vans e furgões em meados dos anos 90, após a enxurrada de modelos de origem sul-coreana.

O Mercedes-Benz Sprinter 20 Anos trazia também grade cromada, airbag duplo, freios ABS com EBD, alarme, rodas de liga leve, volante multifuncional, para-choques na cor do carro, adesivos “20 Anos no Brasil”, rádio com USB/SD/Bluetooth, faróis de neblina com assistente direcional integrado, freios a disco em todas as rodas, piloto automático com limitador de velocidade, entre outros.

O sistema ESP Adaptativo 9.i é um sistema que evita que o Mercedes-Benz Sprinter 2021 saia da trajetória em curvas devido ao escorregamento das rodas e perda do tangenciamento.

Ele envolve os sistemas de freios ABS, o controle de tração ASR, o dispositivo de frenagem de emergência BAS, a distribuição de força de frenagem EBD, controle de carga adaptativo LAC, controles de rolagem (ROM) e interação de movimento de rolagem (RMI), pré-carga eletrônica de freios (redução no tempo de frenagem) e limpeza dos discos de freio (BDW).

Atualmente, a Mercedes-Benz Sprinter 2021 tem dezenas de versões nas configurações 314 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 416 CDI (PBT de 4,10 ton) e 516 CDI (PBT de 5 ton), todos disponíveis nas opções Furgão ou Chassi.

O modelo ainda tem Van nas versões 416 CDI 9+1 (nove assentos para passageiros mais o banco do motorista) ou 15+1 e 516 CDI 17+1, 19+1 e 20+1.

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O interessante do Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2021 é que pode ser utilizado para baús fechados, caçamba de madeira, plataforma móvel para carros, baú refrigerado, entre outros implementos.

As versões 416 e 516 CDI são muito usadas em motor homes construídos geralmente na região sul e preservam a garantia do veículo. Ainda assim, o modelo Furgão também é conversível em motor home.

A Mercedes-Benz Sprinter 2021 tem motor diesel 2.2 Biturbo com 143 cv e 33,7 kgfm ou com 163 cv a 3.800 rpm e 36,4 kgfm. A transmissão é manual de seis velocidades. O veículo tem opções de entre eixos com 3,66 m e 4,32 m.

A Mercedes-Benz Sprinter já vendeu no Brasil 127 mil unidades desde os anos 90, mas em nível mundial, o modelo tem mais de 3,3 milhões de exemplares emplacados.

A empresa chegou a estudar um aumento da produção da série limitada, que é feita na Argentina, diante do sucesso demonstrado no país.

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Mercedes-Benz Sprinter 2021 – novidades

Depois de leves novidades nos anos anteriores, a Mercedes-Benz Sprinter ganhou uma nova geração com atualizações no visual e nos equipamentos em sua linha 2020, que se mantém em 2021.

A dianteira recebeu faróis mais finos e uma nova grade, passando a estar em conformidade com a linguagem visual da marca, mas a traseira continua praticamente a mesma. Por dentro, o motorista e seus passageiros vão notar um modelo que provocará um salto de qualidade no segmento, com itens que lembram os carros de passeio da Mercedes-Benz, considerados itens de luxo no Brasil.

Essas novidades dentre os equipamentos incluem a central multimídia MBUX, presente nas versões mais caras da Sprinter 2021. É o mesmo equipamento visto nos modelos Classe C e S, sendo compatível com Android Auto e Apple Carplay.

O modelo ainda vem de série com direção elétrica, controle de estabilidade, chave presencial, partida por botão, volante multifuncional, assistente ativo de frenagem, entre outros.

Depois de ser lançada nas versões Furgão, Chassi e Van, o modelo ainda ganhou a nova versão 19+1.

Essa opção foi pensada para quem precisa da Sprinter 2021 para levar uma quantidade maior de passageiros e pedia por mais praticidade, já que eles podem entrar pela porta do passageiro, ao lado do motorista, como num ônibus.

As mudanças dessa versão incluem um teto mais alto e um corredor entre os assentos que vai até a última fileira, permitindo uma acomodação mais rápida de todos os passageiros.

A novidade ainda vem com ar-condicionado traseiro com saídas multidirecionais, portas USB-C em todas as fileiras e novos compartimentos, entre outros itens, com preços que variavam no lançamento entre R$ 222.894 e R$ 225.749 (hoje já subiram, conforme você pode ver abaixo).

Confira abaixo as mudanças anteriores:

A última novidade da linha Mercedes-Benz Sprinter 2019 foi anunciada em outubro de 2018 no mercado brasileiro. A van estreou uma nova edição especial para comemorar seu desempenho em vendas no País – foram 5,4 mil unidades emplacadas entre janeiro e setembro e mais de 130 mil desde o seu lançamento por aqui, no ano de 1997.

“Para nossa satisfação, temos muito a comemorar com o desempenho de vendas da Sprinter num mercado extremamente competitivo. Por isso, trouxemos uma edição especial, com um visual exclusivo, para retribuir a confiança e grande aceitação de nossos produtos pelos clientes”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.

Batizada de Mercedes-Benz Sprinter Golden Edition, a van especial tem como base a configuração na 415 CDI 15+1, que se posiciona com a mais vendida da marca. O preço do modelo é de R$ 191 mil.

Com produção limitada a 100 unidades, o novo Sprinter Golden Edition traz carroceria pintada em prata ou dourado, adesivo alusivo à versão especial, grade frontal com detalhes cromados, rodas de liga-leve de 16 polegadas e uma série de equipamentos adicionais.

Entre os itens, há volante multifuncional, piloto automático com limitador de velocidade, alarme, airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade, assistente de ventos laterais, assistente de partida em rampas, câmera de ré, bancos reclináveis, computador de bordo, faróis de neblina com assistente direcional, luzes de condução diurna, freios a disco em todas as rodas, ar-condicionado, entre outros.

Sprinter 2021: preço, consumo, motor, revisão, custos manutenção

Vale lembrar que a Mercedes-Benz apresentou no início deste ano a terceira geração do Sprinter. O novo utilitário fará a sua estreia na América do Sul em 2020, mas já é vendido na Europa desde junho deste ano. Ele recebeu um visual mais moderno, novas tecnologias e terá até uma versão totalmente elétrica.

O Sprinter 2019 agora conta com uma nova arquitetura, que possibilita sistema de tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas. Além disso, a altura interna teve um aumento de 8 cm e a carga útil foi ampliada em 200 kg, sendo 50 kg por roda.

O volume máximo do compartimento de cargas agora é de 17 m³, ao passo que a capacidade de carga agora tem PBT máximo de 5,5 toneladas. A distância entre-eixos pode ser de até 3,92 metros com tração dianteira ou 4,32 metros com tração traseira. Ao todo, são 1.700 configurações diferentes.

O Sprinter 2019 pode ser encontrado lá fora as carrocerias furgão, chassi, picape, passageiro e minibus, com motores turbodiesel de 114 cv ou 177 cv ou um 2.0 turbo a gasolina de 190 cv. Há até a opção de um câmbio automático de nove marchas ou automatizado 7G-Tronic de sete velocidades.

A respeito da estética, o novo Sprinter 2019 segue parte da identidade visual aplicada pela Mercedes em seus carros de passeio. A dianteira tem faróis mais afilados e uma grade mais proeminente. As laterais, por sua vez, oferecem janelas com recorte mais reto. A traseira foi ligeiramente alterada e manteve seu formato mais quadrado para promover maior aproveitamento de espaço.

O interior, porém, traz diversos recursos mais modernos. Um deles é a central multimídia MBUX, que já é usada na nova geração do hatch Classe A. Ele traz até o sistema Mercedes Pro, que permite que as empresas gerenciem suas frotas, com o envio de endereços e serviços para a tela do recurso multimídia. É possível ainda monitorar o nível de combustível e a localização do veículo.

A lista de equipamentos contempla também sistema de câmeras com visão 360 graus, baú de carga com iluminação em LED, tomadas USB e opção de conexão WiFi nas versões para passageiros, ar-condicionado com ajustes individuais entre cabine e salão, suspensão pneumática, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, aviso de ponto cego, alerta de tráfego lateral, entre outros.

Mercedes-Benz Sprinter 2021 – versões

A linha do Mercedes-Benz Sprinter está disponível em dezenas de configurações nas carrocerias chassi, furgão e van. Todas elas são equipadas com um motor 2.2 litros turbodiesel e câmbio manual.

Confira abaixo a gama completa:

Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2021

  • 314 CDI Street Chassi Longo
  • 314 CDI Street Chassi Extra-longo
  • 416 CDI Chassi Longo
  • 516 CDI Chassi Longo
  • 516 CDI Chassi Extra-longo

Mercedes-Benz Sprinter Furgão 2021

  • 314 CDI Street Chassi Curto (7,5 m)
  • 314 CDI Street Chassi Longo (9 m)
  • 314 CDI Street Chassi Longo (10,5 m)
  • 314 CDI Street Chassi Extra-longo (14 m)
  • 416 CDI (7,5 m)
  • 416 CDI (9 m)
  • 416 CDI (10,5 m)
  • 416 CDI (14 m)
  • 516 CDI (14 m)
  • 516 CDI (15,5 m)

Mercedes-Benz Sprinter Furgão Vidrado 2021

  • 416 CDI Chassi Longo (10,5 m)
  • 416 CDI Chassi Extra-longo (14 m)
  • 516 CDI Chassi Extra-longo (15,5 m)

Mercedes-Benz Sprinter Van 2021

  • 416 CDI 9+1 Teto baixo
  • 416 CDI 9+1 Teto alto
  • 416 CDI 15+1 Teto baixo
  • 416 CDI 15+1 Teto alto
  • 516 CDI 17+1 Teto alto
  • 516 CDI 19+1 Teto alto
  • 516 CDI 20+1 Teto alto

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Mercedes-Benz Sprinter 2021 – equipamentos

Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2021 – De série com direção elétrica, ar-condicionado, rádio AM/FM com Bluetooth, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores prolongados e elétricos com aquecimento, alarme, fechamento central das portas via controle remoto, rodas de aço, partida sem chave, entradas USB-C, airbags motorista e acompanhantes, volante com ajuste de altura e profundidade, luzes de circulação diurna e de neblina, assistente ativo de frenagem, ESP adaptativo, assistente de partida em rampa, assistente de fadiga, entre outros.

Opcionais: Pacote Hi-Tech (sistema multimídia MBUX, volante multifuncional, piloto automático, entre outros).

Mercedes-Benz Sprinter Furgão Street 2021 – Itens acima + piso naval com ancoragem, estribo traseiro, portas traseiras com 270 graus de abertura, entre outros.

Opcionais: Pacote Hi-Tech (sistema multimídia MBUX, volante multifuncional, piloto automático, entre outros).

Mercedes-Benz Sprinter Furgão 2021 – Mesmos itens do Sprinter Furgão Street 2021 + tacógrafo diário (de série nos modelos 516 CDI.

Opcionais: Mesmos itens do Sprinter Furgão Street 2021.

Mercedes-Benz  Sprinter Van 2021 – Itens acima + entradas USB-C em todas as fileiras, entre outros.

Opcionais: Pacote Luxo (assentos luxo), Pacote Luxo Hi-Tech (multimídia MBUX, câmera de ré, volante multifuncional, piloto automático e assentos luxo) e Pacote Premium (itens do Luxo Hi-Tech + assentos premium, rodas de liga leve e carpete_.

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Mercedes-Benz Sprinter 2021 – preços

O Sprinter 2019 está disponível com preços que partem da casa de R$ 151 mil. Porém, sua versão mais completa para passageiros, com capacidade para até 21 pessoas, pode chegar a R$ 250 mil.

Veja abaixo os preços* da atual linha do utilitário da Mercedes-Benz:

Mercedes-Benz Sprinter Chassi 2021

  • Sprinter 314 CDI Street Chassi Longo – R$ 164.671
  • Sprinter 314 CDI Street Chassi Extra-longo – R$ 165.628
  • Sprinter 416 CDI Chassi Longo – R$ 151.047
  • Sprinter 516 CDI Chassi Longo – R$ 158.115
  • Sprinter 516 CDI Chassi Extra-longo – R$ 163.378

Mercedes-Benz Sprinter Furgão 2021

  • Sprinter 314 CDI Street Chassi Curto (7,5 m) – R$ 176.420
  • Sprinter 314 CDI Street Chassi Longo (9 m) – R$ 174.108
  • Sprinter 314 CDI Street Chassi Longo (10,5 m) – R$ 180.060
  • Sprinter 314 CDI Street Chassi Extra-longo (14 m) – R$ 183.007
  • Sprinter 416 CDI (7,5 m) – R$ 160.215
  • Sprinter 416 CDI (9 m) – R$ 166.371
  • Sprinter 416 CDI (10,5 m) – R$ 172.483
  • Sprinter 416 CDI (14 m) – R$ 188.512
  • Sprinter 516 CDI (14 m) – (preço não disponível)
  • Sprinter 516 CDI (15,5 m) – R$ 192.462

Mercedes-Benz Sprinter Furgão Vidrado 2021

  • Sprinter 416 CDI Chassi Longo (10,5 m) – R$ 182.818
  • Sprinter 416 CDI Chassi Extra-longo (14 m) – R$ 190.959
  • Sprinter 516 CDI Chassi Extra-longo (15,5 m) – R$ 206.900

Mercedes-Benz Sprinter Van 2021

  • Sprinter 416 CDI 9+1 Teto baixo – R$ 219.928
  • Sprinter 416 CDI 9+1 Teto alto – R$ 227.888
  • Sprinter 416 CDI 15+1 Teto baixo – R$ 213.450
  • Sprinter 416 CDI 15+1 Teto alto – R$ 217.876
  • Sprinter 516 CDI 17+1 Teto alto – R$ 232.943
  • Sprinter 516 CDI 19+1 Teto alto – R$ 244.259
  • Sprinter 516 CDI 20+1 Teto alto – R$ 250.929

*Preços com base na tabela Fipe em janeiro de 2021.

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Mercedes-Benz Sprinter 2021 – motor

A Mercedes-Benz Sprinter 2021 vem sempre com o motor diesel 2.2 Turbo, mas que varia sua potência dependendo da versão escolhida.

A versão inicial tem 143 cv a 3.800 rpm e 33,7 kgfm a 1.200 rpm, enquanto a mais potente entrega 163 cv a 3.800 rpm e 36,4 kgfm a 1.200 rpm.

Em todas, a transmissão é manual de seis velocidades. O propulsor conta com injeção Common Rail, reversão catalítica seletiva com Arla 32, intercooler, entre outros.

Mercedes-Benz Sprinter 2021 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • 2.2 CDI 314 Street Chassi – não declarada e 138 km/h
  • 2.2 CDI 416 Street Chassi – não declarada e 149 km/h
  • 2.2 CDI 516 Street Chassi – não declarada e 143 km/h
  • 2.2 CDI 314 Street (7,5, 9, 10,5 ou 14 m) – não declarada e 155 km/h
  • 2.2 CDI 416 Furgão Teto Baixo – não declarada e 157 km/h
  • 2.2 CDI 416 Furgão Teto Alto – não declarada e 155 km/h
  • 2.2 CDI 516 Furgão Teto Alto – não declarada e 151 km/h
  • 2.2 CDI 416 Furgão Vidrado Teto Alto – não declarada e 160 km/h
  • 2.2 CDI 516 Furgão Vidrado Teto Alto – não declarada e 156 km/h
  • 2.2 CDI 416 Van Teto Baixo – não declarada e 157 km/h
  • 2.2 CDI 416 Van Teto Alto – não declarada e 157 km/h
  • 2.2 CDI 516 Van Teto Alto – não declarada e 157 km/h

Mercedes-Benz Sprinter 2021 – consumo

O Mercedes-Benz Sprinter 2021 na versão Chassi tem consumo médio de 9,7 km/litro na cidade e 10,5 km/litro na estrada, sendo que isso pode variar um pouco dependendo da versão e/ou aplicação.

Com transmissão manual de seis marchas, o comercial leve tem um bom consumo para a categoria e seu tanque de combustível de 71 ou 75 litros, fora os outros 18 litros do Arla 32, são suficientes para a grande maioria das viagens, garantindo uma boa autonomia.

Mercedes-Benz Sprinter 2021 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços Nova Sprinter

10.000 km

20.000 km

R$ 699

30.000 km

40.000 km

R$ 1.799

50.000 km

60.000 km

R$ 699

Mercedes-Benz Sprinter 2021 – ficha técnica

Motor

314

416 / 516

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

2143

2143

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

ND

ND

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

143 cv @ 3800 rpm

163 cv @ 3800 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

33,7 kgfm @ 1200 rpm

36,4 kgfm @ 1200 rpm

Transmissão Sprinter

Tipo

Manual 6 marchas

Manual 6 marchas

Tração

Tipo

Traseira

Traseira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção Sprinter

Tipo

Elétrica

Elértrica

Suspensão

Dianteira

Independente, braços sobrepostos

Independente, braços sobrepostos

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus Sprinter

Rodas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Pneus

225/75 R16

225/75 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

5886 (Longo) 6696 (Extralongo) 5267 (Furgão Street) 5932 (Furgão Street Longo) 6967 (Furgão Street Extralongo)

5932 (Furgão Curto) 5956 (Furgão Longo) 6967 (Furgão Extralongo) 6104 (516 Longo) 6864 (516 Extralongo) 7367 (Furgão Extralongo 15,5 m3)

Largura sem retrovisores (mm)

2020

2020

Altura (mm)

2366 (Chassi) 2430 (Teto Baixo) 2710 (Teto Alto)

2280 a 2360 (Chassi) 2331 a 2620 (Furgão) 2535 a 2874 (Van)

Distância entre os eixos (mm)

3250 (Curto) 3665 (Padrão) 4325 (Longo)

3665 (Padrão) 4325 (Longo)

Capacidades Sprinter

Baú (m3)

7,5 / 9,0 / 10,5 / 14,0

7,5 / 9,0 / 10,5 / 14,0 / 15,5

Tanque (litros)

75

75

Carga útil (kg)

3500

3880 (415) 5000 (515)

Peso em ordem de marcha (kg)

1840 (Chassi) 2240 (Furgão Street)

2990 (Chassi) 1630 (Furgão) 2430 (Furgão Extralongo)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Mercedes-Benz Sprinter 2021 – fotos

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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