Manutenção Matérias NA Pickups

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Se você planeja estacionar uma picape/caminhonete movida a diesel em sua garagem, precisa ter em mente que os custos de modelos movidos a tal combustível são bem maiores que um exemplar equivalente dotado de uma motorização flex, por exemplo. Isso se deve, principalmente, ao fato do motor turbodiesel ser bem mais robusto que uma unidade a gasolina, além de ser dotado de uma série de recurso extras (como turbocompressor, intercooler, entre outros) e normalmente ser combinado ainda ao sistema de tração nas quatro rodas.


Por conta de toda essa complexidade mecânica, que resulta em mais força e também em maior eficiência, as revisões de uma picape a diesel costumam ser mais caras que as de um modelo flex. Para se ter uma ideia, num lado as seis revisões de uma Chevrolet S10 2.5 Flex são tabeladas a um preço total de R$ 4.636, enquanto em outro a tabela de revisões de uma Chevrolet S10 2.8 Diesel tem preço total de R$ 5.448. Ou seja, neste caso há uma diferença de pouco mais de R$ 800. Entretanto, a Fiat Toro 2.0 Diesel é mais barata de se manter do que uma Fiat Toro 1.8 Flex, por exemplo.

Elencamos abaixo todas as picapes a diesel comercializadas no mercado brasileiro com suas respectivas tabelas de revisões. Porém, alguns modelos ficaram de fora, como é o caso da Agrale Marruá AM 200 e também da grandalhona RAM 2500, já que ambas não dispõem de revisões tabeladas no País – pelo menos no que consta no site da marca e nos portais dos concessionários. Confira:

Chevrolet S10

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Uma das picapes mais vendidas no País e também uma das mais tradicionais do mercado, a Chevrolet S10 fica no meio da tabela quando o assunto são preços das revisões. A única opção turbodiesel da picape média é composta por um 2.8 litros de quatro cilindros, que rende até 200 cv e 51 kgfm, com câmbio manual ou automático e tração 4×4.

A respeito das revisões, a Chevrolet cobra R$ 5.448 pelas seis revisões da S10, intervaladas a cada 10 mil km rodados ou um ano. O modelo é ofertado com garantia de três anos. Já os preços partem de R$ 116.790 (no caso a S10 Chassi).

Fiat Toro

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

A líder de vendas entre as picapes compactas/médias e médias é também a que possui o menor custo de revisões entre os modelos turbodiesel. A Fiat Toro conta com somente três revisões até 60 mil km, sendo que todas elas são realizadas a cada 20 mil km ou 12 meses. As três totalizam uma cifra de R$ 3.336, que inclusive é inferior a cobrada pela Toro 1.8 Flex e pela Toro 2.4 Flex, de R$ 4.436 e R$ 5.244, respectivamente.

Atualmente, a Fiat Toro 2.0 Diesel de quatro cilindros consegue gerar 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático e tração 4×4. O preço inicial é de R$ 131.590. Já a garantia é de três anos.

Ford Ranger

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

A Ford Ranger é uma das únicas picapes médias que dispõem de mais de uma opção turbodiesel em nosso mercado. Neste caso, o utilitário oferece um 2.2 litros turbodiesel de quatro cilindros (160 cv e 39,3 kgfm) com câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4 e também um 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros (200 cv e 47,9 kgfm), acoplado sempre a uma transmissão automática e tração nas quatro rodas.

No caso da Ford Ranger 2.2, são seis revisões a cada 10 mil km ou um ano que totalizam uma cifra de R$ 5.432. Já na Ford Ranger 3.2, há também uma tabela com seis revisões, mas com preço total de R$ 5.968. Ambas possuem garantia de cinco anos. Já os preços começam em R$ 124.200 (Ranger Chassi 2.2) ou R$ 183.490 (Ranger Cabine Dupla 3.2).

Mitsubishi L200 Triton

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Por a partir de R$ 120.990, a atual linha da Mitsubishi L200 Triton oferece versões com um motor 2.4 litros turbodiesel de cinco cilindros, que é capaz de entregar até 190 cv e 43,9 kgfm, com transmissão manual ou automática e tração 4×4.

E ela é a segunda picape a diesel com as revisões mais caras do País. As seis idas à concessionária totalizam ao bolso do consumidor nada mais, nada menos que R$ 6.142. Neste quesito, ela só perde para a Toyota Hilux. A garantia da picape é de três anos.

Nissan Frontier

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

A segunda picape média de origem japonesa que aparece por aqui é a Nissan Frontier. O modelo oferece um motor 2.3 litros turbodiesel de quatro cilindros, com até 190 cv e 45,9 kgfm, atrelado a um câmbio automático e tração 4×4. Ela parte de R$ 152.390.

Quanto às revisões, a Frontier tem a terceira cifra mais em conta da categoria. São seis revisões a cada 10 mil km ou seis meses a um preço total de R$ 5.292. Ela também tem garantia de três anos.

Toyota Hilux

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

A Toyota Hilux consegue liderar em dois quesitos entre as picapes: nas vendas e também no preço das revisões. A picape média da marca japonesa é o modelo que ostenta o plano de revisões mais caro do segmento. São R$ 6.277,99 cobrados pelas seis revisões a cada 10 mil km ou um ano. Para efeito de comparação, esse valor supera a rival VW Amarok 2.0 TDI Biturbo em R$ 1,4 mil!

Estas revisões são para a Hilux 2.8 Diesel de quatro cilindros, que entrega 177 cv e 45,9 kgfm, com câmbio manual ou automático e tração 4×4. A Toyota Hilux turbodiesel parte de R$ 120.150 e conta com garantia de três anos.

Volkswagen Amarok

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

A Volkswagen Amarok vence quando o quesito são opções de motorização. Há um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros (140 cv e 34,7 kgfm) com câmbio manual e tração 4×4, 2.0 biturbo a diesel de quatro cilindros (180 cv e 42,8 kgfm) com transmissão manual ou automática e tração 4×4 e também um 3.0 V6 turbo (seis cilindros de 225 cv e 56,1 kgfm) com caixa automática e tração nas quatro rodas.

No caso da Amarok 2.0 turbodiesel e também da Amarok 2.0 biturbo a diesel, as seis revisões são ofertadas por R$ 4.864,54, sendo o segundo modelo mais caro da categoria. Já na topo de linha Amarok 3.0 V6, as seis revisões totalizam uma cifra de R$ 5.556,52. O modelo tem garantia de três anos. A Amarok 2.0 TDI tem preço inicial de R$ 117.990, a Amarok 2.0 TDI Biturbo, R$ 141.990, e a Amarok 3.0 V6, R$ 184.990.

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Revisões
Modelo10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
Fiat Toro 2.0R$ 768,00R$ 1.196,00R$ 1.372,00R$3.336,00
VW Amarok 2.0 TurboR$ 500,09R$ 896,09R$ 838,09R$ 896,09R$ 838,09R$ 896,09R$4.864,54
VW Amarok 2.0 BiturboR$ 500,09R$ 896,09R$ 838,09R$ 896,09R$ 838,09R$ 896,09R$4.864,54
Nissan Frontier 2.3R$ 615,00R$ 1.149,00R$ 615,00R$ 1.149,00R$ 615,00R$ 1.149,00R$5.292,00
Ford Ranger 2.2R$ 448,00R$ 760,00R$ 984,00R$ 1.128,00R$ 652,00R$ 1.460,00R$5.432,00
Chevrolet S10 2.8R$ 336,00R$ 940,00R$ 1.128,00R$ 960,00R$ 660,00R$ 1.424,00R$5.448,00
VW Amarok 3.0 V6R$ 538,92R$ 1.031,92R$ 947,92R$ 1.031,92R$ 973,92R$ 1.031,92R$5.556,52
Ford Ranger 3.2R$ 500,00R$ 828,00R$ 1.080,00R$ 1.240,00R$ 748,00R$ 1.572,00R$5.968,00
Mitsubishi L200 Triton 2.4R$ 936,00R$ 936,00R$ 936,00R$ 1.462,00R$ 936,00R$ 936,00R$6.142,00
Toyota Hilux 2.8R$ 574,99R$ 987,00R$ 1.080,00R$ 1.617,00R$ 849,00R$ 1.170,00R$6.277,99
Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km
Nota média 5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email