Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Se você planeja estacionar uma picape/caminhonete movida a diesel em sua garagem, precisa ter em mente que os custos de modelos movidos a tal combustível são bem maiores que um exemplar equivalente dotado de uma motorização flex, por exemplo.


Isso se deve principalmente ao fato do motor turbodiesel ser bem mais robusto que uma unidade a gasolina, além de ser dotado de uma série de recurso extras (como turbocompressor, intercooler, entre outros) e normalmente ser combinado ainda ao sistema de tração nas quatro rodas.

Por conta de toda essa complexidade mecânica, que resulta em mais força e também em maior eficiência, as revisões de uma picape a diesel costumam ser mais caras que as de um modelo flex. Para se ter uma ideia, de um lado as seis revisões de uma Chevrolet S10 2.5 Flex são tabeladas a um preço total de R$ 5.868, enquanto em outro a tabela de revisões de uma Chevrolet S10 2.8 Diesel tem preço total de R$ 6.600. Ou seja, neste caso há uma diferença de pouco mais de R$ 730.

Elencamos abaixo todas as picapes a diesel comercializadas no mercado brasileiro com suas respectivas tabelas de revisões. Porém, alguns modelos ficaram de fora, como é o caso da Agrale Marruá AM 200 e também da grandalhona RAM 2500, já que ambas não dispõem de revisões tabeladas no país – pelo menos no que consta no site da marca e nos portais dos concessionários.

Confira em detalhes:

Chevrolet S10

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Uma das picapes mais vendidas no país e também uma das mais tradicionais do mercado, a Chevrolet S10 fica em segundo lugar quando o assunto são preços das revisões. A única opção turbodiesel da picape média é composta por um 2.8 litros de quatro cilindros, que rende até 200 cv e 51 kgfm, com câmbio manual ou automático e tração 4×4.

A respeito das revisões, a Chevrolet cobra R$ 6.600 pelas seis revisões da S10, intervaladas a cada 10 mil km rodados ou um ano. O modelo é ofertado com garantia de três anos. O preço inicial é de R$ 185.290.

Fiat Toro

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A líder de vendas entre as picapes compactas/médias e médias possuía o menor custo de revisões entre os modelos turbodiesel. Mas um aumento muito expressivo fez com que a Fiat Toro passasse a ser uma das mais caras entre todas as concorrentes.

Isso ocorreu com a adição de revisões a cada 10 mil km, quando antes as paradas ocorriam apenas a cada 20 mil km. O valor total atual passou de R$ 3.464 para R$ 7.884.

Atualmente, a Fiat Toro 2.0 Diesel de quatro cilindros consegue gerar 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático e tração 4×4. O preço inicial é de R$ 149.990. Já a garantia é de três anos.

Ford Ranger

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A Ford Ranger é uma das poucas picapes médias que dispõem de mais de uma opção turbodiesel em nosso mercado. Neste caso, o utilitário oferece um 2.2 litros turbodiesel de quatro cilindros (160 cv e 39,3 kgfm) com câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4 e também um 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros (200 cv e 47,9 kgfm), acoplado sempre a uma transmissão automática e tração nas quatro rodas.

No caso da Ford Ranger 2.2, são seis revisões a cada 10 mil km ou um ano que totalizam uma cifra de R$ 6.794. Já na Ford Ranger 3.2, há também uma tabela com seis revisões, mas com preço total de R$ 7.314. Ambas possuem garantia de cinco anos. Já os preços começam em R$ 166.790.

Mitsubishi L200 Triton

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Por a partir de R$ 219.990, a atual linha da Mitsubishi L200 Triton oferece versões com um motor 2.4 litros turbodiesel de cinco cilindros, que é capaz de entregar até 190 cv e 43,9 kgfm, com transmissão manual ou automática e tração 4×4. Vale lembrar que aqui estamos falando dos valores apenas da nova L200 Triton Sport 2022, mas a marca ainda tem a L200 Triton GL para frotistas (R$ 179.990) e a L200 Triton Outdoor (R$ 183.990).

Voltando a falar do modelo mais caro, essa é a picape a diesel com as revisões mais caras do país. As seis idas à concessionária totalizam ao bolso do consumidor nada mais, nada menos que R$ 8.421. A garantia da picape é de três anos.

Nissan Frontier

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A segunda picape média de origem japonesa que aparece por aqui é a Nissan Frontier. O modelo oferece um motor 2.3 litros turbodiesel de quatro cilindros, com até 190 cv e 45,9 kgfm, atrelado a um câmbio automático e tração 4×4. Ela parte de R$ 181.400.

Quanto às revisões, a Frontier tem os valores mais em conta da categoria. São seis revisões (a cada 10 mil km ou seis meses) a um preço total de R$ 5.712. Ela também tem garantia de três anos.

Toyota Hilux

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A Toyota Hilux quase conseguiu liderar em dois quesitos entre as picapes: nas vendas e também no preço das revisões. A picape média da marca japonesa é um modelo caro pra se manter. São R$ 8.399,17 cobrados pelas seis revisões a cada 10 mil km ou um ano. Para efeito de comparação, esse valor supera a rival Ford Ranger em R$ 1,6 mil!

Estas revisões são para a Hilux 2.8 Diesel de quatro cilindros, que entrega 177 cv e 45,9 kgfm, com câmbio manual ou automático e tração 4×4. A Toyota Hilux turbodiesel parte de R$ 190.290 e conta com garantia de três anos.

Volkswagen Amarok

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A Volkswagen Amarok vencia quando o quesito eram as opções de motorização. Havia um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros (140 cv e 34,7 kgfm) com câmbio manual e tração 4×4, o 2.0 biturbo a diesel de quatro cilindros (180 cv e 42,8 kgfm) com transmissão manual ou automática e tração 4×4 e também um 3.0 V6 turbo (seis cilindros de 258 cv e 59,1 kgfm) com caixa automática e tração nas quatro rodas.

Tudo isso mudou recentemente, quando a marca decidiu manter apenas a versão mais potente para o público em geral. Com isso, as seis paradas da Amarok 3.0 V6 totalizam uma cifra de R$ 7.587,33, sendo o quarto modelo mais caro desse comparativo.

Com garantia de três anos, a Amarok 3.0 V6 começa em R$ 260.150.

Pickups Diesel: comparativo de custos de revisão até 60.000 km

Revisões
Modelo10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
Nissan Frontier 2.3R$ 702,00R$ 1.202,00R$ 702,00R$ 1.202,00R$ 702,00R$ 1.202,00R$ 5.712,00
Chevrolet S10 2.8R$ 464,00R$ 1.152,00R$ 1.316,00R$ 1.176,00R$ 832,00R$ 1.660,00R$ 6.600,00
Ford Ranger 2.2R$ 949,00R$ 949,00R$ 1.299,00R$ 1.099,00R$ 1.099,00R$ 1.399,00R$ 6.794,00
Ford Ranger 3.2R$ 999,00R$ 999,00R$ 1.499,00R$ 1.109,00R$ 1.109,00R$ 1.599,00R$ 7.314,00
VW Amarok 3.0 V6R$ 987,86R$ 1.541,25R$ 987,86R$ 1.541,25R$ 987,86R$ 1.541,25R$ 7.587,33
Fiat Toro 2.0R$ 780,00R$ 1.212,00R$ 1.396,00R$ 2.016,00R$ 1.068,00R$ 1.412,00R$ 7.884,00
Toyota Hilux 2.8R$ 785,17R$ 1.365,00R$ 1.416,00R$ 2.151,00R$ 1.068,00R$ 1.614,00R$ 8.399,17
Mitsubishi L200 TritonR$ 1.375,00R$ 1.375,00R$ 1.375,00R$ 1.546,00R$ 1.375,00R$ 1.375,00R$ 8.421,00

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.