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Pickups pequenas: qual é a melhor?

Pickups pequenas: qual é a melhor?

Como definir o melhor carro em um segmento? Existem inúmeros fatores que podemos levar em conta, mas isso não deve impedir alguém de comprar o último colocado da lista. Para alguns, esse é o melhor carro, e não há nada de errado com isso.


Mesmo assim, decidimos pensar em alguns parâmetros para definir a melhor pickup pequena à venda no Brasil.

E nesse momento já surgiram duas dúvidas: com poucos concorrentes nesse segmento, deveríamos limitar o ranking apenas aos modelos zero quilômetro ou incluir os usados? E o que dizer em relação a Fiat Toro e Renault Duster Oroch, elas podem ser comparadas com rivais menores?

Os parâmetros do ranking

Quando você pensa num ranking do melhor modelo em outras categorias, pode ter certeza de uma coisa: serão muitos concorrentes em busca do primeiro lugar.


Se colocarmos como base a definição de categorias usada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), por exemplo, nós teremos 9 modelos brigando entre os veículos de entrada, 12 entre os hatchs pequenos, 10 entre os sedãs pequenos e 12 entre os sedãs grandes.

Algumas categorias extrapolam, como a de sedãs médios, que conta com 21 integrantes, e a povoada categoria dos SUVs, que apresenta absurdos 40 modelos!

Mas quando voltamos nossa atenção para as pickups pequenas, apenas três integrantes aparecem: Fiat Strada, VW Saveiro e Chevrolet Montana.

E é aí que surge a pergunta: será que vale a pena eleger um ranking com tão poucas opções? É verdade que seria melhor poder compará-los com outros, mas juntar modelos novos e usados não parece ser uma boa ideia. As versões e os equipamentos mudam, assim como o gasto com manutenção e seguro.

Por isso decidimos deixar apenas as opções zero quilômetro. Mas fique tranquilo, pois no final da matéria vamos falar (de forma separada) dos usados também.

A outra questão é em relação a Toro e Oroch. Um argumento que pesa a favor da inclusão delas no comparativo é o preço das versões mais básicas, que fica muito perto do valor pedido pelas configurações top de linha das picapes pequenas (no caso de Strada e Saveiro).

Mas outros pontos pesam contra, e eles são mais fortes: o tamanho é diferente, a lista de equipamentos também, e nós precisamos pensar em toda a gama dum modelo pra avaliar sua posição aqui. Por isso, decidimos deixar Toro e Oroch para outro comparativo.

Dito isso, vamos ao que interessa. Para eleger a melhor pickup pequena vamos falar de seu visual, conteúdo das versões, motor/capacidade de carga e, é claro, vamos levar em conta seu desempenho nas vendas (mesmo que isso não seja determinante).

1) Volkswagen Saveiro – R$ 48.390 a R$ 80.690

Pickups pequenas: qual é a melhor?

A melhor opção nesse segmento, levando em conta todos os fatores, pode ser a VW Saveiro. É verdade que ela não é a pickup pequena mais vendida do Brasil, apesar de já ter ocupado essa posição por vários anos. Mas isso não elimina as qualidades que a levaram ao primeiro lugar nesse comparativo.

A começar pelo visual, que é o quesito mais subjetivo de todos, a Saveiro parece ter vantagem por ter recebido o último retoque. Além disso, seu desenho parece mais harmonioso, com menos plástico preto do que a Strada e um aparência mais robusta do que a Montana.

A versão mais vendida da pickup pequena da Volkswagen é a Trendline, que responde por mais de um terço das vendas atualmente. Usando essa opção como base, ela oferece freios ABS com EBD e airbag duplo, direção hidráulica, sistema infotainment “Media Plus” com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e auxiliar, trio elétrico (com tilt-down e repetidor de seta), computador de bordo, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura e rodas aro 15 com pneus 205/60.

Outro ponto positivo da Saveiro é seu conjunto mecânico. O motor 1.6, que rende até 120 cv e 16,8 kgfm de torque, usado na versão Cross, é superior em desempenho e consumo quando comparado ao 1.8 de algumas versões da Strada (132 cv e 18,9 kgfm), mesmo sendo menos potente (a outra opção é um 1.6 de 104 cv, que fica devendo um pouco, especialmente na estrada). O câmbio manual da Saveiro também é mais agradável, por ter engates mais precisos. Já a capacidade da caçamba é de 924 litros/712 kg nas versões de cabine simples, 734 litros/668 kg na cabine estendida e 580 litros/623 kg com cabine dupla.

VENDAS: em 2018 a Saveiro já acumulou 9.783 unidades vendidas, ficando na 3ª posição entre os comerciais leves (atrás de Strada e Toro).

2) Fiat Strada – R$ 49.290 a R$ 78.690

Pickups pequenas: qual é a melhor?

Picape mais vendida do Brasil há muito tempo, a Strada não está nessa posição por ter um projeto atual, mas sim por ser um modelo bom para o trabalho bruto. Como citamos aqui no NA recentemente, existem reclamações recorrentes de seus proprietários que mostram a necessidade de uma atualização.

Mesmo assim, a pickup da Fiat tem pontos positivos que a ajudaram a permanecer por tantos anos como líder de vendas em seu segmento, apesar disso não ter sido suficiente para colocá-la no lugar da rival Saveiro em nosso comparativo. O visual cansado, por exemplo, ainda agrada quem procura um carro para trabalhar.

O espaço interno também é bom, e o acesso a ele é o melhor da categoria, graças à sua inovadora terceira porta, mesmo tendo espaço para apenas quatro ocupantes (na Saveiro são cinco lugares, mas, na prática, são apenas quatro adultos que vão ali confortavelmente).

O pacote de equipamentos difere bastante entre as versões, já que as mais básicas são voltadas para o trabalho (mesmo caso da Saveiro). Pensando numa versão intermediária e mais vendida, podemos usar como base a Adventure, que vem com ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, airbag duplo, ajuste de altura do volante (revestido em couro e com comandos do rádio), tela multimídia de 6,2 polegadas, bússola e inclinômetros, capota marítima e rodas de liga-leve de 16 polegadas.

O motor, nessa versão, é o já citado 1.8 flex de 132 cv e 18,9 kgfm, valente quando a pickup está carregada, mas com desempenho e consumo abaixo do motor menor usado na Saveiro. Já a caçamba tem as seguintes capacidades: 1220 litros/705 kg (cabine simples), 910 litros/685 kg (cabine estendida) e 680 litros/650 kg (cabine dupla).

E isso reflete o grande problema da Strada: é um carro pioneiro em oferecer três portas (e em outros aspectos no segmento), mas com visual e projeto cansados frente à sua grande rival. Outro ponto que deixa isso claro é o conforto dos ocupantes, que vão apertados no banco traseiro das versões para quatro ocupantes.

VENDAS: a Strada continua como esteve nos últimos anos, líder em seu segmento. Até aqui, nesse ano, já foram 15.104 unidades acumuladas.

3) Chevrolet Montana – R$ 49.090 a R$ 59.490

Pickups pequenas: qual é a melhor?

Percebeu como sempre citamos, nas comparações acima, apenas Strada e Saveiro? Pois é, infelizmente a Montana não faz frente às rivais na maioria dos aspectos, e isso a fez ser a última colocada nesse pequeno ranking.

O visual é um ponto bastante controverso, principalmente na dianteira. Além disso, ela não passa a mesma sensação de robustez que suas rivais. Na lista de equipamentos de série ela oferece direção hidráulica, capota marítima, ajuste de altura no banco do motorista, faróis com função siga-me, freios ABS e airbag duplo. Ar-condicionado, conjunto elétrico, computador de bordo e rádio com CD/MP3 (não existem versões com central multimídia) só estão disponíveis na versão Sport.

O motor usado é sempre o 1.4 de até 99 cv e 13 kgfm de torque, bem mais fraco que os rivais (apesar de ter bons números de consumo), com câmbio manual de cinco marchas. A caçamba tem capacidade para até 756 kg. Um grande ponto negativo da Montana, e que pesa muito nesse segmento, é ser oferecida apenas com uma opção de cabine, a simples, enquanto as rivais oferecem também as opções estendida e dupla. Isso acaba limitando (e muito) os possíveis compradores, pois o carro não serve para uma família.

VENDAS: A Montana não perdeu espaço apenas para suas concorrentes diretas, mas também para outras picapes (intermediárias ou grandes). Isso a deixa apenas na 9ª posição no acumulado desse ano, com 2.682 unidades vendidas até aqui.

E as pickups usadas?

Pickups pequenas: qual é a melhor?

O mercado de usados no segmento das pickups pequenas reflete o que vimos acima, pois também é limitado em relação às opções oferecidas. Além do trio Saveiro, Strada e Montana, temos poucas opções. E os números de venda nos três primeiros meses desse ano refletem a preferência pelas opções que ainda são vendidas nas concessionárias, como você pode conferir abaixo:

Venda das pickups usadas entre janeiro e março de 2018

1º Strada – 62.381
2º Saveiro – 47.579
3º Montana – 22.379
4º Pampa – 4.045
5º Courier – 3.889
6º Hoggar – 714
7º Chevy 500 – 467

Conclusão

Existem diferentes tipos de compradores para esse segmento, e notamos que uma parte considerável está disposto a desembolsar uma quantia razoável por uma pickup, mesmo que seja apenas para andar em trajetos urbanos. Isso faz com que outros fatores (como visual e lista de equipamentos de conforto) acabe pesando mais do que a capacidade de carga.

Além disso, ver as opções oferecidas atualmente levanta uma questão interessante: por que as montadoras deixaram de investir no segmento das pickups pequenas, se elas ainda são tão procuradas? Será que elas vão acabar perdendo espaço para modelos maiores, como Toro e Oroch?

Pickups pequenas: qual é a melhor?
Nota média 4 de 1 votos

  • Duda Haddad

    Esqueceu de falar um ponto importante de todas as saveiros, que é o freio a disco nas quatro rodas! E na cross, abs off road e ESP!

    • Galeno Faria de Oliveira

      A Saveiro é mais carro que a Strada.
      A Strada é mais pick-up que a Saveiro. Como as duas são pick-ups – conclusão: a Strada é melhor.
      A Strada tem projeto mais antigo em relação à Saveiro, mas deve receber mais uma remodelação antes da próxima geração em 2021 segundo a mídia automobilística. Inconvenientes da Saveiro: para-choque traseiro sem estribo para pisar e tampa traseira não pode ser removida em casa, pelo fato do para-choque e a placa de identificação ser fixada na tampa. A VW deveria rever isso na próxima remodelação ou geração da Saveiro. O fato de ter freio a disco nas 4 rodas não muda muita coisa. Quanto à Monstrana, sinto muito, melhor matá-la sem piedade.

      • bruno romero

        Isso aí amigo!

      • Celio

        ” O fato de ter freio a disco nas 4 rodas não muda muita coisa”. Segurança não vale de nada? É o que precisa ser mudado na mentalidade da grande maioria dos brasileiros. Por isso as montadoras oferecem e ora tiram equipamentos de segurança dos carros (vide a Ford que removeu 5 air-bags das versões de entrada da Eco), os consumidores não se importam. Eu não só importo como pra mim é decisivo. Penso em comprar uma pick-up pequena pra serviços e a Saveiro está na mimha lista justamente por ter esse diferencial que ao seu ver “não muda muita coisa”.

    • Paulo Lustosa

      Fora o fato da Saveiro não aguentar peso nenhum.

    • Mario

      Este post deve ser piada!!! A maioria é burra mesmo!!! Este post só pode ser patrocinado!!! A melhor pickup pequena é a Strada, há ‘milhares’ de anos!!! Por favor, não forcem a natureza!!!

      • Duda Haddad

        Manda isso para o post, não fui eu que fiz e nem estou defendendo a saveiro. Só falei de itens que as outras não tem! Não sei porque tanto ódio ao meu comentário!

        • Mario

          Tranquilo Duda..não foi para Vc, foi apenas comentando a notícia. Nada contra a sua opinião!!!

      • Verdades sobre o mercado

        Se for para trabalho pesado na mão de peão a Strada é a melhor opção de compra sem dúvidas. Agora se for para uso do proprio dono e não precisar usar capacidade máxima na caçamba com frequência a Saveiro é MUITO melhor que a Strada, Ande em uma SAveiro e em uma Strada e veja a diferença absurda entre elas. Obs: fui gerente de vendas de css VW e Fiat.

        • carlos arriel

          Isso aí! Se porventura as opiniões de quem possuiu ambas não foram suficientes. Nada melhor que a experiência de quem vendeu as duas.

      • Ramon Grigio

        Cara, depende o uso.

        Vai usar os 650kg de carga dela todo santo dia? Vaí moer em estrada de chão? Vai de Strada.

        Vai carregar mais volume do que peso? Circuito é misto? Vá na que lhe agrade mais e que lhe apresente C*B interessante a você.

        A Strada tem uns defeitos bestas e um motor que, embora resistente, é horrível na relação desempenho*consumo.

        Vai depender até das concessionárias. (umas são boas, outras não prestam).

        • Verdades sobre o mercado

          Perfeito !

      • Noan bispo dos santos

        Ja tive varias stradas nao troco Saveiro por nem umas delas tive uma strada 2014 com 10 mil ela ja estava com vazamento de oleo Saveiro e Saveiro

  • Gustavo Baeta

    Ao meu ver, a Strada é mais robusta para o uso severo, pois possui feixe de mola traseiro, desta forma mais resistente que as molas helicoidais presentes na VW e GM, entretanto para o uso civilizado a Saveiro é a melhor opção por se tratar de um veículo melhor construído em termos de tecnologia e segurança.

    • marcos wild

      Se fosse assim a Toro teria feixe de molas na traseira igual na Strada e não molas helicoidais

      • Tosca16

        Toro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk; picape, digo carrinho pra passear, zero vocação pra trabalho.

    • Ramon Grigio

      Tem que explicar o porque a Toro não usa feixe então. Afinal, na ficha ela leva 1.000kg e por isso tem motor Diesel.

      • Gustavo Baeta

        A toro não nasceu com o propósito de ser um veículo de carga e sim de passeio (afinal, sua plataforma é a do Renegade), o simples fato dela levar 1.000 kg, não quer dizer que é apropriada para o uso severo constante em serviços de carga, se fosse assim todos os caminhões abririam mão do feixe de mola. Como você mesmo disse: “Vai usar os 650kg de carga dela todo santo dia? Vaí moer em estrada de chão? Vai de Strada.”
        Não quer dizer que X é melhor que Y, cada um tem que eleger o veículo que atenda seu gosto e necessidade.

  • Luiz camurça neto

    é incrivel a participaçao da Ford com Pampa e Courier no mercado de usados, isso reflete o que ocorre com alguns carros da marca. no caso da Courier, não foi lider de mercado mas se refletiu como um carro robusto usado e ai tem interesse no mercado de usados.

    • Dp Som

      Robusto posso afirmar que eh, e muito, principalmente o motor Rocam e a estrutura em si (não quebra tunel como saveiro, nem “copo/base” como na strada.. sendo que tb já tive saveiros e stradas…

  • Robinho

    Pampa o resto é resto.

    • Munn Rá : O de Vida Eterna

      Concordo em partes porque acho que a Pampa e a Peugeot 504 embora diferentes são equiparáveis

      • Robinho

        Sim, pode ser, mas não conheço muito a 504, mas realmente ja me falaram que é um trator!

    • Hugo Victor

      Pô cara, não humilha as Saveiro’zinhas/Stradinhas. Haha
      Sério, pampa, kombi e a bem lembrada Peugeot 504, são tratores civís para carga.

      • Robinho

        é neste quesito que eu disse…Saveiro e Strada não aguenta metade do que uma Pampa aguenta, não é atoa que uma Pampa em bom estado de conservação custa um fortuna.

    • Ricardo Blume

      A boa e velha Pampa. Sortudo quem encontrar uma em bom estado.

  • Marcos Santana ↙

    É uma puta sacanagem nenhuma delas possuir câmbio automático!

    • Ricardo Blume

      Gol e Voyage agora terão como opção de câmbio o AT6 do Polo. Vamos ver se ao menos a Saveiro Cross terá essa opção. Pena que seu valor chegará fácil aos 85k.

  • Marcos Santana ↙

    Gosto muito da Saveiro, mas ela merecia uma motor mais potente, ainda que na versão topo de linha.

  • El Gato Negro

    80 mil em uma Saveiro… meu Deus…

    • Robinho

      é, e eu particularmente acho que a Saveiro de uns tempos pra cá feio muito feia…

  • Marcos Ponciano

    Tenho uma Saveiro CE 1.6 2011 e um Civic 2014, acho a saveiro mais prazerosa de dirigir que o civic, muitos falam que ela nao “aguenta “tanto quanto a strada e coisas do tipo, meu uso da caçamba é em fins de semana e ela atende totalmente, cabe um pallet tranquilo na traseira, e ja excedi a capacidade de carga algumas vezes (levei 1,1Ton por 11km, sendo 4km de terra) e ela se mostrou totalmente eficiente, nada de freio fadigar, de dar fim de curso no amortecedor, alem do que ela é um tesão de dirigir e não da defeito, 150mil km sem nenhuma dor de cabeça, suspensão toda original e em perfeito estado!

    • thi

      volks é volks

    • Verdades sobre o mercado

      Fui gerente de css VW e Fiat e realmente para uso do dono e sem usar carga máxima frequentemente a Saveiro é MUITO melhor que a Saveiro e realmente é muito gostosa de dirigir. Quando a Saveiro Croos foi lançada fiz uma viagem de 440km e fiquei tentado em comprar uma Saveiro (sem ter a menor necessidade de uma pick-up) de tão boa que ela é de dirigir. Porém para uso de peão no trabalho pesado (frequentemente carga máxima) a Strada é mais negócio.

  • 💀GHOC💀

    pra trampo com certeza a Strada

    • Robinho

      Em se tratando das novas, sem duvida alguma.

  • thi

    pelo conjunto : saveiro!

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    ” Fugindo do assunto ” se tratando de beleza a é Hoggar superior

    Considero esse design agressivo/arrojado dela muito interessante

  • jvc

    A Ford Pampa até hoje fazendo bonito no mercado! Grande picape…

  • Paulo Lustosa

    Strada é muito melhor veículo de carga que a Saveiro, isso é fato.

    • Robinho

      Aqui na empresa so tem Strada, ja tivemos Saveiro, mas não aguenta não, isso é picape de boyzinho.

      • REDDINGTON

        Uma autorizada da LG veio um dia na minha casa pegar uma máquina de lavar, aquelas pesadas lava/seca. O cara veio numa Saveiro, depois trouxe numa Strada novinha…Perguntei curioso: “O patrão tá trocando as 4 Saveiro por Strada, aquela não aguentava nada, batia o fundo e a frente a toa, todo mundo só quer dirigir a Strada, até ele sai pra fazer entregas agora”…morri de rir da forma que ele disse…Empresas que trabalham com entregas de ração nas roças e tal, a maioria esmagadora vão de Strada. Parece sim ser um bom carro.

        • Robinho

          os números de vendas não comprovam isto…gostando ou não a Strada nada de braçada e ponto final.

          • REDDINGTON

            Acho que vc NÃO leu o que eu escrevi…

            • Robinho

              Desculpe, coloquei um não errado na minha frase, concordo contigo.

  • zekinha71

    Melhor opção Saveiro, mas até virar a esquina e roubarem.
    Tive 4 Stradas e usava sem dó, 24 hora na rua, sem garagem, carregando lenha, engradados cheios de bebidas, sacos de farinha, nunca quebraram e nem foram roubadas, meu irmão quis trocar de modelo e pegou uma Saveiro zero.
    Na segunda semana, já tava dando pau na marcha lenta, parecia que sempre se estava chamando pro racha, depois foi as correias gritando, era levar na ccs e tudo voltar na semana seguinte.
    Foi assim por 6 meses até roubarem. Depois ele pegou outra que entrava água sem parar pela vigia traseira, nunca resolveram e logo também foi roubada, fora que não aguentavam o serviço pesado.

    • thi

      Ai ele pegou outra e bla bla , veja o relato do nosso amigo q tem um civic e Uma saveiro ai em cima

      • zekinha71

        Vc já teve as duas pra usar diariamente no trabalho?
        Usando por anos, e não só fazer TD em volta do quarteirão?
        Se for pra chamar a atenção, elas levam pau de Hilux, Ranger, S10, RAM.

        • Tibúrcio

          Esse rapazinho é fã nonsense. Ignore que passa!

        • REDDINGTON

          Cara esse cidadão quando vê notícia de qq carro da VW ele convulsiona e solta foguetes. Ou ele defende até a morte ou fala que vai comprar um. Foi assim com o UP TSI, com o Polo, com o Vírus, com a Amarok v6…acho que ele vai abrir uma ccs da VW de tantos “carros que ele compra”…tadinho!

          • zekinha71

            Não deve ter nem um Gol caixa, ou nem tem idade pra ter CNH.

    • REDDINGTON

      Meu cunhado há exatos seis meses comprou uma saveiro cross, top, cabine dupla, todos opcionais branca. Com duas semanas e com menos de 300 km começou a vazar óleo…ficou sem o carro “pra teste” uma semana. Ok, entregaram o carro. Depois de 3 meses o bloco do motor simplesmente quebrou….O carro estava com 4 mil e poucos km…Aí estavam vendo se iam trocar o carro. Uma confusão, ele ficou um tempão sem carro, parecia que ia pra justiça. Não perguntei mais, ele fica puto quando toca no assunto. Não comprou a Strada por que “estava enjoado”, já que na casa dele tiveram várias. Outra coisa: ele reclama MUITO por ter um carro manual, antes tinha um Civic LXR AT kkkkkkkk

  • carlos arriel

    Acabar!! Vendendo +/- 140 mil unidades em três meses? Não vai mesmo! Evidente que ao inserir produtos como a Toro o mercado é afetado. Entretanto, será se as pequenas fossem mais modernas (Saveiro derivada do Polo) a migração para Toro seria tão forte?
    Eu tenho a Saveiro Cross(já tive Strada, S10, Ranger…) não só por questão de espaço na vaga de garagem, mas também devido aos transtornos de rodar com veículos avantajados nas cidades. Além do mais, não necessito mais de pick-ups com grande capacidade de carga.

  • Duh

    Saveiro virou a picape dos manos, vejo um monte rebaixada com neon com o pancadão rolando solto.

    • Ramon Grigio

      Sempre foi hehehe

    • REDDINGTON

      JUSTAMENTE!!! Quem quer carro pro trabalho mesmo, vai de Strada.

  • Ricardo

    Se atualizarem a Strada se baseando no Argo custará apenas uns R$ 100.000.

  • Ricardo

    Monstrana dá até me de dirigir, parece que a qualquer momento vai se desintegrar, sair do controle ou capotar. Hahaha

  • Ricardo

    Acho que essa história de que a Strada é melhor que a Saveiro para carga é lenda, queria ver uma boa comparação nesse quesito para confirmar, nunca vi!

    • thi

      Lenda mesmo

    • REDDINGTON

      Olha em pequenos materiais de construção, empresas de entregar gás/água mineral…Quem tem Saveiro troca por Strada, quem tem Strada troca por outra Strada. Pelo que EU vejo a Strada veio mesmo pro trabalho pesado. É um projeto antigo??? Com certeza, mas oferece um cambio pra quem não quer trocar marcha, só isso pra mim já justificaria a escolha. Quando vejo uma saveiro nova ela está rebaixada, com “sonzão” na traseira tocando funk…

    • Verdades sobre o mercado

      Fui gerente de css Fiat e VW. A Saveiro dá um banho na Strada desde que não seja para uso intensivo (carga máxima) e na mão de peão, caso em que a Strada é sim melhor opção

  • Mateus Rigaud Faria

    Nao foi nem comentadado sobre as picapes chinesinhas como towner, effa, shineray, relly e foison porque elas não entram nos desafios???

    • Jorge Castro

      PORQUE AI VIRA COVARDIA QUANDO O ASSUNTO E TRABALHO ELAS DAO PAU NAS TRES COM PENEU FURADO .

  • marcos wild

    Mas como tem gente que idolatra esse Palio Fire jurássico de 1996 cortado ao meio (Strada)

    E o que é pior, tem gente que tem coragem de pagar R$ 80 mil Reais nesse Palio Fire

  • PAULO SANTOS

    Fiat strada é a unica que tem suspensão de pick up e tem estrutura reforçada, o mercado já provou com a iferença no numero de vendas.Nasceu como pick up desde o lançamento.

  • Tosca16

    Pra trabalho zero km vou de Palio picape, digo Strada. Se for numa usada, iria novamente na Strada ou numa Ford Courier.

  • Fabão Rocky

    Tem cada coisa q eu leio aqui q é osso duro de roer. O cara só pq foi gerente de vendas de uma ccss de determinada montadora, acha q entende mais de carro do q qualquer um e seu conhecimento automobilístico está acima de tudo e de todos. O mal desses vendedores de carro é achar q é engenheiro e até mesmo piloto de testes. Vendedor de carro é apenas vendedor de carro e sua área é apenas vendas e nada mais do q isso.
    N tô aqui querendo dizer q eu sei mais do q A, nem B nem C, mas só p/ deixar claro q vendedor de carro sabe ou n sabe tanto qto a gente.

  • Fabão Rocky

    59k numa Monstrana é de doer.

  • Pipo pipo

    Já tive as 3. Para mim a melhor foi a Montana. De longe a mais confortável e carregou tudo que precisei pelo menor preço das três.

    • cepereira2006

      Também tive, era valente, robusta e confortável. Andava bem com aquele motor 1.4 e mesmo assim era econômica. E atrás do banco cabia muita coisa, o que trazia praticidade. A que tive inclusive era bonita, era a frente do Corsa. Acho uma pena a GM ter abandonado este segmento que, como disse a matéria, segue vendendo e bastante.

  • Ramon Grigio

    Entre Strada e Saveiro CD, fui de Oroch Express + Kit Dignidade e acessórios (roda, capota, protetor/alargador, farol neblina) por 61.800 (plano produtor). Não é o suprassumo, mas acho que o custo-benefício é melhor que as menorzinhas.

    O que pesou na decisão é que trabalho dirigindo duas Stradas, uma working 2017 com kit dignidade e uma HardWorking 2018. Amigo de trabalho possuía uma Adventure 1.8 CD e me deu carona múltiplas vezes. Era boazinha, mas não deixava de ser uma Strada.

    Outra coisa que meu carro particular é VW. Já andei de saveiro, considerei melhor (de vida a bordo) do que a Strada, mas para mim não vale o que pedem.

    É questão de oportunidade de compra. As versões peladas das pickups são oferecidas com bons descontos de produtor rural, já as versões Top não são, então às vezes compensa pegar uma pickup básica de categoria superior do que uma completa compacta.

    Minha opinião.

  • Luis Burro

    Ué,porte pra vcs é algo q não existe! Então podem considerar a Ram e a F250, não vai fazer diferença.
    Mesmo tendo três já tem pra concorrer, além disto só tem elas,então não há alternativa.
    Outro ponto a ser considerado é a função,Fiat e Chevrolet tem bem mais “parentesco” q a Volks q não possui suspensão pra trabalho pesado e é mais pra lazer.Mas como a função do segmento é puxar carga e independente do destino dado pelo consumidor,a alemã já sai perdendo.
    O q me surpreende é a quantidade de Pampa ainda em circulação.Por não estar mais em produção,relativamente ela é a mais visada.

  • Luis Burro

    Outro ponto a ser considerado é q tanto Renault e Fiat não parecem querer lançar versões cabine simples de suas monoblocos, já teriam matado as pequenas.

  • Emanuel Schott

    Depende do uso. Strada aguenta mais pancada. Saveiro é pra quem quer carro com caçamba.

  • Leonardo Balieiro

    A melhor é a Pampa.

  • pedro

    Strada é melhor para trabalho.

  • Ailton Maschio Gomes

    Tenho a chamada “monstrana” kkkkkk. Vou falar que trocaria pela mesma. Faço pequenas entregas, é confortável, econômica e com 80.000 km, só revisões, freios e pneus até agora. Sem contar que na hora da compra o desconto é monstro (se comprar em feira agropecuária, bate nos 30%). Tentei comprar a saveiro, mas pelo meu uso, não achei que justificava o investimento maior, pois o desconto é bem menor. A strada só cogitaria se fosse pra levar muito peso com frequência .

  • Ricardo Blume

    Tivemos diversas Saveiros na empresa e digo que, para o trabalho do dia-a-dia, ela não abre o bico não. Não carregamos carga excessivamente pesada (que nesse caso, acredito, a Strada se sairia melhor) mas, com relação a motor, câmbio e dirigibilidade, eu considero mais a pick up da VW. Seu antigo EA 111 1.6 faz boa média, não decepciona na estrada e seu câmbio é um caramelo.

  • pmol30

    Nuca tive Strada, já tive 2 Pampas e agora tenho 2 Courier para trabalho, e vou dizer, pra trabalho igual as duas citadas não existem melhores.
    A Pampa é muito robusta mas sem conforto algum, a Courier é também robusta e com muito mais conforto que a Pampa.
    Capacidade de carga igual as duas não tem, mas a Courier é mais refinada que a Pampa.
    Penso que se a Ford tivesse lançado a Courier com o nome de Pampa, acho que hoje a história seria outra.

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