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Pickups pequenas: qual é a melhor?

Pickups pequenas: qual é a melhor?

Como definir o melhor carro em um segmento? Existem inúmeros fatores que podemos levar em conta, mas isso não deve impedir alguém de comprar o último colocado da lista. Para alguns, esse é o melhor carro, e não há nada de errado com isso.


Mesmo assim, decidimos pensar em alguns parâmetros para definir a melhor pickup pequena à venda no Brasil.

E nesse momento já surgiram duas dúvidas: com poucos concorrentes nesse segmento, deveríamos limitar o ranking apenas aos modelos zero quilômetro ou incluir os usados? E o que dizer em relação a Fiat Toro e Renault Duster Oroch, elas podem ser comparadas com rivais menores?

Os parâmetros do ranking

Quando você pensa num ranking do melhor modelo em outras categorias, pode ter certeza de uma coisa: serão muitos concorrentes em busca do primeiro lugar.


Se colocarmos como base a definição de categorias usada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), por exemplo, nós teremos 9 modelos brigando entre os veículos de entrada, 12 entre os hatchs pequenos, 10 entre os sedãs pequenos e 12 entre os sedãs grandes.

Algumas categorias extrapolam, como a de sedãs médios, que conta com 21 integrantes, e a povoada categoria dos SUVs, que apresenta absurdos 40 modelos!

Mas quando voltamos nossa atenção para as pickups pequenas, apenas três integrantes aparecem: Fiat Strada, VW Saveiro e Chevrolet Montana.

E é aí que surge a pergunta: será que vale a pena eleger um ranking com tão poucas opções? É verdade que seria melhor poder compará-los com outros, mas juntar modelos novos e usados não parece ser uma boa ideia. As versões e os equipamentos mudam, assim como o gasto com manutenção e seguro.

Por isso decidimos deixar apenas as opções zero quilômetro. Mas fique tranquilo, pois no final da matéria vamos falar (de forma separada) dos usados também.

A outra questão é em relação a Toro e Oroch. Um argumento que pesa a favor da inclusão delas no comparativo é o preço das versões mais básicas, que fica muito perto do valor pedido pelas configurações top de linha das picapes pequenas (no caso de Strada e Saveiro).

Mas outros pontos pesam contra, e eles são mais fortes: o tamanho é diferente, a lista de equipamentos também, e nós precisamos pensar em toda a gama dum modelo pra avaliar sua posição aqui. Por isso, decidimos deixar Toro e Oroch para outro comparativo.

Dito isso, vamos ao que interessa. Para eleger a melhor pickup pequena vamos falar de seu visual, conteúdo das versões, motor/capacidade de carga e, é claro, vamos levar em conta seu desempenho nas vendas (mesmo que isso não seja determinante).

1) Volkswagen Saveiro – R$ 48.390 a R$ 80.690

Pickups pequenas: qual é a melhor?

A melhor opção nesse segmento, levando em conta todos os fatores, pode ser a VW Saveiro. É verdade que ela não é a pickup pequena mais vendida do Brasil, apesar de já ter ocupado essa posição por vários anos. Mas isso não elimina as qualidades que a levaram ao primeiro lugar nesse comparativo.

A começar pelo visual, que é o quesito mais subjetivo de todos, a Saveiro parece ter vantagem por ter recebido o último retoque. Além disso, seu desenho parece mais harmonioso, com menos plástico preto do que a Strada e um aparência mais robusta do que a Montana.

A versão mais vendida da pickup pequena da Volkswagen é a Trendline, que responde por mais de um terço das vendas atualmente. Usando essa opção como base, ela oferece freios ABS com EBD e airbag duplo, direção hidráulica, sistema infotainment “Media Plus” com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e auxiliar, trio elétrico (com tilt-down e repetidor de seta), computador de bordo, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura e rodas aro 15 com pneus 205/60.

Outro ponto positivo da Saveiro é seu conjunto mecânico. O motor 1.6, que rende até 120 cv e 16,8 kgfm de torque, usado na versão Cross, é superior em desempenho e consumo quando comparado ao 1.8 de algumas versões da Strada (132 cv e 18,9 kgfm), mesmo sendo menos potente (a outra opção é um 1.6 de 104 cv, que fica devendo um pouco, especialmente na estrada). O câmbio manual da Saveiro também é mais agradável, por ter engates mais precisos. Já a capacidade da caçamba é de 924 litros/712 kg nas versões de cabine simples, 734 litros/668 kg na cabine estendida e 580 litros/623 kg com cabine dupla.

VENDAS: em 2018 a Saveiro já acumulou 9.783 unidades vendidas, ficando na 3ª posição entre os comerciais leves (atrás de Strada e Toro).

2) Fiat Strada – R$ 49.290 a R$ 78.690

Pickups pequenas: qual é a melhor?

Picape mais vendida do Brasil há muito tempo, a Strada não está nessa posição por ter um projeto atual, mas sim por ser um modelo bom para o trabalho bruto. Como citamos aqui no NA recentemente, existem reclamações recorrentes de seus proprietários que mostram a necessidade de uma atualização.

Mesmo assim, a pickup da Fiat tem pontos positivos que a ajudaram a permanecer por tantos anos como líder de vendas em seu segmento, apesar disso não ter sido suficiente para colocá-la no lugar da rival Saveiro em nosso comparativo. O visual cansado, por exemplo, ainda agrada quem procura um carro para trabalhar.

O espaço interno também é bom, e o acesso a ele é o melhor da categoria, graças à sua inovadora terceira porta, mesmo tendo espaço para apenas quatro ocupantes (na Saveiro são cinco lugares, mas, na prática, são apenas quatro adultos que vão ali confortavelmente).

O pacote de equipamentos difere bastante entre as versões, já que as mais básicas são voltadas para o trabalho (mesmo caso da Saveiro). Pensando numa versão intermediária e mais vendida, podemos usar como base a Adventure, que vem com ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, airbag duplo, ajuste de altura do volante (revestido em couro e com comandos do rádio), tela multimídia de 6,2 polegadas, bússola e inclinômetros, capota marítima e rodas de liga-leve de 16 polegadas.

O motor, nessa versão, é o já citado 1.8 flex de 132 cv e 18,9 kgfm, valente quando a pickup está carregada, mas com desempenho e consumo abaixo do motor menor usado na Saveiro. Já a caçamba tem as seguintes capacidades: 1220 litros/705 kg (cabine simples), 910 litros/685 kg (cabine estendida) e 680 litros/650 kg (cabine dupla).

E isso reflete o grande problema da Strada: é um carro pioneiro em oferecer três portas (e em outros aspectos no segmento), mas com visual e projeto cansados frente à sua grande rival. Outro ponto que deixa isso claro é o conforto dos ocupantes, que vão apertados no banco traseiro das versões para quatro ocupantes.

VENDAS: a Strada continua como esteve nos últimos anos, líder em seu segmento. Até aqui, nesse ano, já foram 15.104 unidades acumuladas.

3) Chevrolet Montana – R$ 49.090 a R$ 59.490

Pickups pequenas: qual é a melhor?

Percebeu como sempre citamos, nas comparações acima, apenas Strada e Saveiro? Pois é, infelizmente a Montana não faz frente às rivais na maioria dos aspectos, e isso a fez ser a última colocada nesse pequeno ranking.

O visual é um ponto bastante controverso, principalmente na dianteira. Além disso, ela não passa a mesma sensação de robustez que suas rivais. Na lista de equipamentos de série ela oferece direção hidráulica, capota marítima, ajuste de altura no banco do motorista, faróis com função siga-me, freios ABS e airbag duplo. Ar-condicionado, conjunto elétrico, computador de bordo e rádio com CD/MP3 (não existem versões com central multimídia) só estão disponíveis na versão Sport.

O motor usado é sempre o 1.4 de até 99 cv e 13 kgfm de torque, bem mais fraco que os rivais (apesar de ter bons números de consumo), com câmbio manual de cinco marchas. A caçamba tem capacidade para até 756 kg. Um grande ponto negativo da Montana, e que pesa muito nesse segmento, é ser oferecida apenas com uma opção de cabine, a simples, enquanto as rivais oferecem também as opções estendida e dupla. Isso acaba limitando (e muito) os possíveis compradores, pois o carro não serve para uma família.

VENDAS: A Montana não perdeu espaço apenas para suas concorrentes diretas, mas também para outras picapes (intermediárias ou grandes). Isso a deixa apenas na 9ª posição no acumulado desse ano, com 2.682 unidades vendidas até aqui.

E as pickups usadas?

Pickups pequenas: qual é a melhor?

O mercado de usados no segmento das pickups pequenas reflete o que vimos acima, pois também é limitado em relação às opções oferecidas. Além do trio Saveiro, Strada e Montana, temos poucas opções. E os números de venda nos três primeiros meses desse ano refletem a preferência pelas opções que ainda são vendidas nas concessionárias, como você pode conferir abaixo:

Venda das pickups usadas entre janeiro e março de 2018

1º Strada – 62.381
2º Saveiro – 47.579
3º Montana – 22.379
4º Pampa – 4.045
5º Courier – 3.889
6º Hoggar – 714
7º Chevy 500 – 467

Conclusão

Existem diferentes tipos de compradores para esse segmento, e notamos que uma parte considerável está disposto a desembolsar uma quantia razoável por uma pickup, mesmo que seja apenas para andar em trajetos urbanos. Isso faz com que outros fatores (como visual e lista de equipamentos de conforto) acabe pesando mais do que a capacidade de carga.

Além disso, ver as opções oferecidas atualmente levanta uma questão interessante: por que as montadoras deixaram de investir no segmento das pickups pequenas, se elas ainda são tão procuradas? Será que elas vão acabar perdendo espaço para modelos maiores, como Toro e Oroch?

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