A faixa de preço até os R$ 200 mil tem diversos concorrentes de peso no segmento de SUVs, e hoje vamos ver quem leva a melhor na disputa entre Corolla Cross e Taos.
O primeiro aposta na confiança da marca japonesa, é o único a oferecer versões híbridas e ainda conta com preços mais convidativos, enquanto o outro tem motor turbo e mais espaço interno.
Confira quem levou a melhor nessa disputa tão acirrada!
Todos os valores
Começando pela linha do Corolla Cross, vemos de cara que ele opta por oferecer mais versões que seu rival: são 6 configurações, contra apenas duas do alemão. Dentre elas, o Toyota tem 4 opções aspiradas e 2 versões híbridas.
Outro ponto importante é que o japonês começa bem abaixo do Taos, partindo de R$ 162.590 e chegando a R$ 196.290 nas opções com motor 2.0, enquanto as híbridas ficam entre R$ 202.690 e R$ 210.990.
Mesmo na versão mais cara da gama, o Corolla Cross ainda fica abaixo da opção topo de linha do Volkswagen. Isso dá ao consumidor mais opções na hora de comprar, o que muitos preferem.
Confira quanto custa cada versão do Corolla Cross:
- Corolla Cross XR 2.0 – R$ 162.590
- Corolla Cross XRE 2.0 – R$ 177.390
- Corolla Cross XRX 2.0 – R$ 190.290
- Corolla Cross GR-Sport 2.0 – R$ 196.290
- Corolla Cross XRV Hybrid – R$ 202.690
- Corolla Cross XRX Hybrid – R$ 210.990
Enquanto isso, o Taos segue a receita de outros carros da marca e concentra sua linha apenas nas versões Comfortline e Highline.
Ambas usam o mesmo conjunto mecânico, composto pelo motor 1.4 TSI e câmbio automático de 6 velocidades.
O problema é que o Taos ficou bem caro, partindo de R$ 186.280 e chegando a R$ 212.480.
Isso sem falarmos nos diversos opcionais oferecidos pela marca, que elevam o preço máxima da versão Highline para quase R$ 220 mil.
A diferença entre as marcas é que a alemã vende outros SUVs, e eles precisam conviver sem atrapalhar as vendas dentro da própria marca. Atualmente, o mais barato é o T-Cross, que fica entre R$ 121.990 e R$ 174.690.
O Nivus aparece dentro dessa faixa, com suas duas versões sendo vendidas entre R$ 130.890 e R$ 147.890. E o novo Tiguan Allspace tem apenas uma versão, oferecida por R$ 278.990. Ou seja, o Taos ficou com o espaço entre o T-Cross e o Tiguan.
Veja os preços do Taos (incluindo o valor com todos os opcionais):
- Taos Comfortline 1.4 TSI – R$ 186.280 (R$ 194.010)
- Taos Highline 1.4 TSI – R$ 212.480 (R$ 219.950)
VENCEDOR: Corolla Cross.
Versões disponíveis
A comparação entre os equipamentos de cada versão é bem interessante, além de ser mais justa para dizer quem leva a melhor no custo-benefício.
E o que vemos quando olhamos esses detalhes entre os dois SUVs desta matéria?
Falando sobre as versões de entrada, ambos oferecem controle de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor crepuscular, câmera de ré e multimídia com espelhamento de celular.
O Corolla Cross XR é o único com 7 airbags, ACC, assistente de farol alto, luzes de neblina, alerta de colisão frontal, mudança e permanência em faixa, retrovisores rebatíveis eletricamente e bancos traseiros reclináveis.
Por outro lado, só o Taos Comfortline vem com faróis de LED, monitoramento de pressão dos pneus, indicador de fadiga, A/C dual zone, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, bancos em couro, chave presencial, freio de estacionamento elétrico, carregador por indução e rodas aro 18.
O Taos oferece mais na opção de entrada, mas ele custa bem mais caro. Para igualar a disputa, temos o Corolla Cross XRX 2.0, que só fica devendo monitoramento de pressão, indicador de fadiga, freio de estacionamento elétrico e carregador por indução.
Por outro lado, o japonês ganha faróis em LED, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, teto solar, bancos em couro (com ajustes elétricos pro motorista) e chave presencial.
E o que dizer das versões mais caras, que estão separadas por apenas R$ 1,5 mil? O Corolla Cross XRX Hybrid continua tendo as luzes de neblina, inexistentes no Taos, e o teto solar, que é opcional (e panorâmico) no modelo alemão. Fora isso, a vantagem fica com o Taos Highline.
O modelo da VW oferece frenagem automática em manobras, assistente de estacionamento, retrovisores aquecidos, freio de estacionamento elétrico, HD interno, banco do motorista com aquecimento e outros equipamentos que o japonês não tem.
Ou seja, o Corolla Cross oferece mais nas opções mais baratas, ou pelo menos em sua versão mais em conta quando comparada com o Taos de entrada. Mas o rival da VW é mais completo no topo da gama.
VENCEDOR: Empate.
Motores
A gama de versões do Taos é bem mais enxuta que a do Corolla Cross, e isso também se reflete nas opções de motor e câmbio oferecidas por cada modelo. Ainda que o VW tenha uma carta na manga.
Começando pelo Toyota, a maioria das suas versões usam o propulsor 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de marchas. Já o conjunto híbrido une o motor 1.8 ao propulsor elétrico, gerando 122 cv (o torque não é informado).
São duas opções contra apenas uma do Taos, mas esse modelo é o único dessa disputa com um motor turbo. Esse propulsor de 1,4 litro rende 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas, e acaba sendo a preferência de muitos consumidores.
O motivo é o desempenho: o motor 1.4 TSI leva o Taos de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, contra 9,8 segundos do Corolla Cross 2.0 e 13 segundos da versão híbrida. Na velocidade máxima, o alemão marca 194 km/h contra 195 km/h do japonês, enquanto a versão híbrida atinge 170 km/h.
Finalmente, temos o consumo, onde todos sabem que o Corolla Cross Hybrid leva a melhor. Mas o que acontece quando comparamos as outras versões nessa disputa?
O Toyota leva a melhor, quando equipado com seu motor 2.0, no trecho urbano, seja com etanol ou gasolina. Já na estrada, ambos marcam o mesmo consumo, com uma leve vantagem para o Taos quando abastecido com etanol.
Em resumo, o Corolla Cross 2.0 acaba tendo um desempenho próximo ao Taos, mesmo sendo aspirado. Além disso, o japonês tem mais opções de motorização e ainda ganha fácil no consumo com sua versão híbrida.
Consumo | Corolla Cross 2.0 | Corolla Cross Hybrid | Taos 1.4 TSI |
Cidade – etanol | 8,2 | 11,8 | 7,6 |
Cidade – gasolina | 11,7 | 17,8 | 10,9 |
Estrada – etanol | 9,0 | 9,7 | 9,1 |
Estrada – gasolina | 13,0 | 14,7 | 13,0 |
VENCEDOR: Corolla Cross.
Tamanho e espaço interno
Sem enrolação, dá pra dizer que o Taos tem mais espaço interno que o Corolla Cross. Sim, o alemão é maior, mas a diferença é muito menor nos números da ficha técnica do que o visto na vida real, especialmente no banco traseiro.
A vantagem do Volkswagen é menor no comprimento (4.461 mm contra 4.460 mm) e na altura (1.626 mm x 1.620 mm), mas um pouco maior na largura (1.841 mm x 1.825 mm) e ainda mais no entre-eixos (2.680 mm x 2.640 mm).
Na prática, isso faz diferença a favor do Taos, pois os joelhos dos ocupantes traseiros não vão encostar no banco da frente e os pés também tem mais espaço.
O mesmo acontece no porta-malas, onde o Corolla Cross tem 440 litros e fica dentro do esperado, mas não surpreende. Já o Taos ganha com seus 498 litros, acomodando bem melhor as bagagens e deixando as famílias mais felizes em viagens longas.
VENCEDOR: Taos.
Custo de manutenção
O Corolla Cross é um dos poucos em seu segmento com garantia de 5 anos, enquanto o Taos fica na média com sua cobertura de 3 anos. Mas qual será o custo com manutenção nesse período?
Olhando para o que as marcas informam, dá pra dizer que a Volkswagen acertou ao incluir seu SUV no programa Revisão de Série, que dá as três primeiras manutenções sem custo para as duas versões do modelo.
Com isso fica difícil para qualquer concorrente quando o assunto é o valor gasto nas revisões, como você pode conferir na tabela abaixo. Vale lembrar que a Toyota informa os preços apenas até a revisão dos 50 mil km, por isso nos limitamos a ela.
Revisões | Corolla Cross 2.0 | Corolla Cross Hybrid | Taos 1.4 TSI |
10.000 km | R$ 503,50 | R$ 470,50 | (sem custo) |
20.000 km | R$ 945,00 | R$ 930,00 | (sem custo) |
30.000 km | R$ 747,00 | R$ 819,00 | (sem custo) |
40.000 km | R$ 1.374,00 | R$ 1.341,00 | R$ 1.697,32 |
50.000 km | R$ 714,00 | R$ 723,00 | R$ 767,46 |
TOTAL | R$ 4.283,50 | R$ 4.283,50 | R$ 2.464,78 |
VENCEDOR: Taos.
Vendas
A briga entre os SUVs, como você já sabe, é feroz. Com isso, os dois rivais ainda não alcançaram um volume tão grande nas vendas. Mas quando olhamos apenas os utilitários desse porte, o Corolla Cross tem o que comemorar.
Em 2023, computando as vendas entre janeiro e novembro, o modelo da Toyota acumulou 37.681 unidades e aparece na 10ª posição. Isso representa 5,38% de participação no segmento e uma média de 3,4 mil emplacamentos mensais.
Já o Taos ficou apenas em 14º, com 14.225 vendas no mesmo período e 2,03% de participação. Ele disputa essa posição com o outro Toyota, o SW4, que é bem mais caro e maior.
VENCEDOR: T-Cross.
Conclusão
A briga foi bem acirrada por aqui, mas o Corolla Cross ficou na frente em mais quesitos.
Ele tem preços mais convidativos, uma linha de motores mais completa e tem se saído muito melhor nas vendas.
Já o Taos oferece mais espaço interno e no porta-malas, e ainda conta com um custo de manutenção muito mais baixo.
Por fim, quando falamos sobre o que cada versão deles oferece, tivemos um empate.
E o que isso significa para você? Se a sua procura prioriza um carro voltado para famílias com filhos, vá de Taos (e ainda economize nas revisões). Mas se você quer um SUV com preço mais baixo e não faz questão do motor turbo, o Corolla Cross vai te atender bem.
Fichas técnicas
Corolla Cross |
Taos |
|
Preço | R$ 162.590 a R$ 210.990 | R$ 186.280 a R$ 212.480 |
Motor | 2.0 ou híbrido | 1.4 turbo |
Potência e torque | 2.0 – 177 cv e 21,4 kgfm | 150 cv e 25,5 kgfm |
Híbrido – 122 cv (torque não divulgado) | ||
Câmbio | CVT de 10 marchas | Automático de 6 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 2.0 – 9,8s e 195 km/h | 9,3s e 194 km/h |
Híbrido – 13s e 170 km/h | ||
Consumo cidade | 2.0 – 8,2 km/l (E) e 11,7 km/l (G) | 7,6 km/l (E) e 10,9 km/l (G) |
Híbrido – 11,2 km/l (E) e 17,8 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 2.0 – 9 km/l (E) e 13 km/l (G) | 9,1 km/l (E) e 13 km/l (G) |
Híbrido – 9,7 km/l (E) e 14,7 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 215/60 R17 ou 225/50 R18 | 215/55 R18 ou 235/45 R19 |
Medidas | comprimento, 4,46 m; altura, 1,62 m; largura, 1,82 m; entre-eixos, 2,64 m | comprimento, 4,46 m; altura, 1,62 m; largura, 1,84 m; entre-eixos, 2,68 m |
Tanque | 47 ou 36 litros (versão híbrida) | 51 litros |
Porta-malas | 440 litros | 498 litros |
Peso | 1.400 a 1.420 kg | 1.420 kg |
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