Nissan Kicks vs Hyundai Creta: Qual é o melhor dos dois?

hyundai creta 2024 caoa santos (1)
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Depois de algumas mudanças recentes, a dupla Kicks e Creta ganhou mais força para brigar entre os SUVs mais vendidos no Brasil. Mas qual deles é melhor?

Essa disputa coloca frente a frente estratégias diferentes, com o Nissan se apoiando numa receita mais conservadora e o Hyundai ofertando mais opções, incluindo a nova geração e seu visual controverso.

Confira quem se deu melhor nessa disputa!

nissan kicks 2024 iremoc santos (1)
nissan kicks 2024 iremoc santos (1)

Qual é mais barato?

A briga de preços entre Kicks 2024 e Creta é singular entre os SUVs, pois estamos falando de dois modelos com muitas versões. O japonês tem 7 configurações, enquanto o rival sul-coreano conta com 10 versões, incluindo uma da geração anterior.

Falando primeiro sobre o Nissan, seus preços começam em R$ 112.990 na versão de entrada Active, que ainda tem o opcional da central multimídia. Acima dela estão as opções Sense e Advance, enquanto a topo de linha Exclusive chega a R$ 148.790.

Ou seja, sua gama varia entre R$ 113 mil e R$ 149 mil, uma faixa que compreende diversos concorrentes e, apesar de ser salgada, ainda está dentro do esperado para esse segmento.

Veja a tabela do Kicks 2024:

  • Kicks Active 1.6 CVT – R$ 112.990
  • Kicks Active 1.6 CVT + Multimídia – R$ 114.990
  • Kicks Sense 1.6 CVT –  R$ 118.290
  • Kicks Advance 1.6 CVT – R$ 132.990
  • Kicks Advance 1.6 CVT + Pack Plus – R$ 135.190
  • Kicks Exclusive 1.6 CVT – R$ 146.790
  • Kicks Exclusive 1.6 CVT + Pack Tech – R$ 148.790

Já o Creta é vendido entre R$ 117 mil e R$ 180 mil, mas esse preço inicial pode enganar. Na verdade, essa é a pedida pela versão da geração anterior Action, sendo que o modelo atual começa em mais de R$ 135 mil.

A marca fez algumas alterações recentes em sua gama, oferecendo duas versões Comfort, duas opções da Limited e três variantes da Platinum, além da esportivada N Line e a da topo de linha Ultimate, a única com motor 2.0 aspirado.

hyundai creta 2024 caoa santos (5)
hyundai creta 2024 caoa santos (5)

O interessante é que não existe muita diferença entre as versões com mesmo nome, uma estratégia que empurra o consumidor sempre para a opção mais cara. Outro detalhe curioso é que as opções Platinum e Platinum Safety, ambas com teto solar, estão com o mesmo preço no site da marca.

Confira os preços do Creta 2024:

  • Creta Action 1.6 AT – R$ 116.990 (geração anterior)
  • Creta Comfort 1.0 Turbo AT – R$ 135.390
  • Creta Comfort Plus 1.0 Turbo AT – R$ 135.890
  • Creta Limited 1.0 Turbo AT – R$ 146.390
  • Creta Limited Safety 1.0 Turbo AT – R$ 147.890
  • Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT – R$ 158.890
  • Creta Platinum 1.0 Turbo AT + teto solar – R$ 165.590
  • Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT + teto solar –  R$ 165.590
  • Creta N Line 1.0 Turbo AT – R$ 174.090
  • Creta Ultimate 2.0 AT – R$ 179.890

De qualquer forma, quando olhamos apenas para os valores dos dois modelos, o Kicks sai em vantagem por começar mais barato e compreender todas as suas configurações numa faixa mais acessível.

VENCEDOR: Kicks.

hyundai creta 2024 caoa santos (6)
hyundai creta 2024 caoa santos (6)

Muitas versões, muitos equipamentos

Enquanto alguns SUVs oferecem linhas concentradas em poucas versões, os dois modelos nesse comparativo vão na direção oposta, somando impressionantes 17 configurações entre si.

O Kicks tem uma linha um pouco mais enxuta, concentrada nas versões Active, Sense, Advance e Exclusive. Cada uma delas oferece pacotes opcionais para rechear ainda mais sua lista, com exceção da Sense.

Com isso, o SUV da Nissan vem de série com ar-condicionado, rodas aro 16 com calotas, volante multifuncional, piloto automático, lanternas em LED, 6 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente em rampas e ajuste no banco do motorista e volante.

Na outra ponta, sua versão mais cara oferece rodas de liga leve aro 17, sensor crepuscular, ar digital, carregador wireless, faróis em LED, alerta de colisão e de mudança de faixa, câmera 360º, monitor de ponto cego e multimídia de 8″ com som Bose.

No caso do Creta, a versão Action tem rádio com Bluetooth, ar-condicionado, sensor crepuscular, piloto automático, rodas de liga leve aro 16, controle de tração e estabilidade, assistente em rampa e airbag duplo.

Na nova geração, a versão Comfort vem com multimídia de 8″, câmera de ré, DRL em LED e 6 airbags, mas vale lembrar que o preço dá um salto de R$ 18,4 mil entre essas duas opções.

Ao pularmos para a versão topo de linha Ultimate, o SUV ganha multimídia de 10,25″, ar digital, banco do motorista com ventilação, carregador wireless, câmera 360º, teto panorâmico, rodas aro 18 e painel digital.

Na segurança, ele ainda tem monitoramento de ponto cego, detector de fadiga, alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de centralização e permanência em faixa, farol alto adaptativo e alerta de presença no banco traseiro.

VENCEDOR: Creta.

hyundai creta 2024 caoa santos (7)
hyundai creta 2024 caoa santos (7)

Indo além do motor 1.6

Por enquanto, o Kicks continua oferecendo apenas um motor. Isso vai mudar em breve, pois a marca prepara a chegada do modelo renovado com motor turbo, seguindo a tendência do mercado.

Até lá, ele segue com o propulsor 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm, com câmbio CVT de 6 velocidades. A versão mais barata do Creta é parecida, pois vem com motor 1.6 de 130 cv e 16,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas.

Pulando para a nova geração, quase todas as versões usam o propulsor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, enquanto apenas a versão mais cara opta pelo 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm de torque, ambos com câmbio automático de 6 marchas.

Mas o que cada SUV mostra na hora de acelerar? Bem, o Kicks não anima tanto nesse quesito, chegando aos 100 km/h em 11,8 segundos e alcançando 175 km/h de velocidade máxima.

O Creta 1.6 é ainda mais lento, mesmo sendo mais potente, levando 12 segundos no 0 a 100 km/h e atingindo 172 km/h de máxima. Já a versão 1.0 turbo leva 11,5 segundos e alcança 180 km/h.

Com isso, a opção mais rápida é o Creta Ultimate 2.0, que faz o mesmo em 9,3 segundos e alcança 190 km/h. Mas isso não significa que essa seja a versão mais eficiente, pois ainda falta falar do consumo.

Na cidade, o Nissan faz 7,8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina, enquanto que na estrada suas médias são de 9,6 km/l (E) e 13,9 km/l (G). Já o Creta 1.6 marca 7,1 km/l (E) e 10,1 km/l (G) na cidade e 8,1 km/l (E) e 11,5 km/l (G) na estrada.

Pulando para a versão 2.0 do Hyundai, as médias urbanas são de 7,7 km/l e 10,9 km/l e as rodoviárias de 8,9 km/l e 12,5 km/l, respectivamente com etanol e gasolina.

Finalmente, o Creta 1.0 turbo alcança 8,2 km/l na cidade com etanol e 12 km/l com gasolina, sendo o mais eficiente de todos no ciclo urbano, além de marcar 8,9 e 12,2 km/l na estrada com cada combustível.

VENCEDOR: Creta.

nissan kicks 2024 iremoc santos (2)
nissan kicks 2024 iremoc santos (2)

Parece, mas não é

O Kicks ainda não mudou de forma radical por aqui desde seu lançamento, mas o tapa no visual recebido no começo de 2021 deu novo fôlego ao japonês. Já seu rival tem uma história bem diferente.

Com exceção da versão de entrada, o novo Creta mudou (e muito) na parte externa e trouxe muito mais tecnologia no interior. O problema é que a mudança foi tão drástica que dividiu opiniões, especialmente em relação à traseira.

Falando sobre as medidas desses rivais, talvez você tenha a impressão que o Creta é bem maior em sua nova geração. Mas os números contam outra história, o que ajuda a perceber que ninguém leva uma vantagem significativa.

O modelo da Nissan tem 4,31 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, além de levar 432 litros no porta-malas. O novo Creta ganha na largura (+ 3 cm) e na altura (+ 4 cm), mas empata no entre-eixos e perde no comprimento (- 1 cm) e no porta-malas (- 10 litros).

Já o modelo antigo do Creta é o pior no comprimento (4,29 m), mudando também na largura (1,78 m), na altura (1,63 m) e no entre-eixos (2,59 m). A vantagem é que seu porta-malas é quase igual ao do Kicks, com 431 litros.

VENCEDOR: Empate.

hyundai creta 2024 caoa santos (11)
hyundai creta 2024 caoa santos (11)

Dois anos que fazem a diferença

A garantia do Kicks é de 3 anos, o que fica dentro da média de mercado, mas o Creta se sobressai ao oferecer 5 anos de cobertura. E vale lembrar que isso inclui as duas gerações vendidas por aqui.

As duas marcas exigem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, e o valor total até os 60.000 km não é tão diferente entre todas as versões citadas nesse comparativo.

Como você pode conferir abaixo, o mais barato é o Creta 1.6, que totaliza R$ 4,1 mil. Ele é seguido pelo Kicks (quase R$ 4,4 mil), enquanto o mais caro é o Creta de nova geração, que fica entre R$ 4,6 mil e R$ 4,7 mil.

Revisões Kicks 1.6 Creta 1.6 Creta 1.0 Turbo Creta 2.0
10.000 km R$ 588,00 R$ 358,69 R$ 362,81 R$ 428,22
20.000 km R$ 876,00 R$ 740,35 R$ 744,47 R$ 809,88
30.000 km R$ 588,00 R$ 667,69 R$ 671,81 R$ 737,22
40.000 km R$ 876,00 R$ 925,41 R$ 1.000,94 R$ 1.032,01
50.000 km R$ 588,00 R$ 633,35 R$ 637,47 R$ 702,88
60.000 km R$ 876,00 R$ 809,01 R$ 1.246,14 R$ 878,54
TOTAL R$ 4.392,00 R$ 4.134,50 R$ 4.663,64 R$ 4.588,75

VENCEDOR: Creta.

nissan kicks 2024 iremoc santos (3)
nissan kicks 2024 iremoc santos (3)

O mais vendido

Contabilizando as vendas entre janeiro e outubro de 2023, o Creta leva uma grande vantagem. Com todas as suas versões, ele já emplacou 50.252 unidades, respondendo por 8,04% do segmento e assegurando a 3ª posição entre os SUVs.

Isso significa que o modelo da Hyundai consegue vender, todos os meses, cerca de 5 mil unidades, o que é um número muito bom. Melhor ainda se vermos seu crescimento, pois em outubro foram 5.354 carros vendidos.

Já o Kicks aparece na 6ª posição do segmento, com 41.770 unidades emplacadas nos 10 primeiros meses do ano. Sua participação entre os SUVs é de 6,68%, mas isso deve crescer, pois em outubro ele vendeu 6.115 unidades, sendo o 3º melhor do segmento nesse período.

VENCEDOR: Creta.

Conclusão

A briga entre Kicks e Creta é muito boa, pois esses rivais oferecem um bom pacote e estão entre os queridinhos dos brasileiros quando falamos sobre os SUVs. Mas não vamos ficar em cima do muro.

Ao final desse comparativo, o Creta levou a melhor no nível de equipamentos, contando com a modernidade de sua nova geração. Além disso, ainda consegue brigar numa faixa de entrada com sua versão Action.

O modelo da Hyundai também ficou acima do rival na motorização, oferecendo opções mais eficientes, na manutenção, pois tem uma garantia maior, e nas vendas, indicando a preferência do público.

Por outro lado, o Kicks ganhou apenas no quesito preço, com uma linha que começa e termina numa faixa mais acessível. E quando o assunto foi visual e espaço interno, os dois empataram.

Fichas técnicas

Kicks

Creta

Preço  R$ 112.990 a R$ 148.790 R$ 116.990 a R$ 179.890
Motor 1.6 1.6, 1.0 turbo ou 2.0
Potência e torque 113 cv e 15,3 kgfm 1.6 – 130 cv e 16,5 kgfm
1.0 turbo – 120 cv e 17,5 kgfm
2.0 – 167 cv e 20,6 kgfm
Câmbio CVT de 6 marchas Automático de 6 marchas
Aceleração e velocidade máxima 11,8s e 175 km/h 1.6 – 12s e 172 km/h
1.0T – 11,5s e 180 km/h
2.0 – 9,3s e 190 km/h
Consumo cidade 7,8 km/l (E) e 11,4 km/l (G) 1.6 – 7,1 km/l (E) e 10,1 km/l (G)
1.0T – 8,2 km/l (E) e 12 km/l (G)
2.0 – 7,7 km/l (E) e 10,9 km/l (G)
Consumo estrada 9,6 km/l (E) e 13,9 km/l (G) 1.6 – 8,1 km/l (E) e 11,5 km/l (G)
1.0T – 8,9 km/l (E) e 12,2 km/l (G)
2.0 – 8,9 km/l (E) e 12,5 km/l (G)
Rodas e pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17 205/65 R16, 215/60 R17 ou 215/55 R18
Medidas comprimento, 4,31 m; altura, 1,59 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,61 m 1.6 – comprimento, 4,29 m; altura, 1,63 m; largura, 1,78 m; entre-eixos, 2,59 m
1.0T e 2.0 – comprimento, 4,29 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m
Tanque 41 1.6 – 55 litros
1.0T e 2.0 – 50 litros
Porta-malas 432 1.6 – 431 litros
1.0T e 2.0 – 422 litros
Peso  1.122 kg a 1.139 kg 1.6 – 1.359 kg
1.0T e 2.0 – 1.270 kg a 1.359 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.