VW Nivus vs Fiat Fastback: Qual é o melhor dos dois?

fiat fastback 2024 milazzo santos (1)
fiat fastback 2024 milazzo santos (1)

Além de todas as disputas entre os SUVs, nosso mercado também tem uma briga mais específica entre rivais com visual cupê: Nivus e Fastback. Quem leva a melhor entre eles?

O modelo da Volkswagen chegou primeiro, trazendo um visual diferente do restante da linha na marca e agradando com seu estilo, sem deixar de lado a boa dinâmica de seu conjunto mecânico.

Com seu sucesso, outras marcas perceberam que também poderiam fazer isso, e a Fiat não demorou para lançar o Fastback 2024. Mas será que ele consegue superar o Nivus?

Confira!

Qual é mais barato?

A diferença de preço entre os rivais da VW e Fiat se dá por conta da estratégia de cada um no mercado brasileiro. Enquanto o Nivus foca em apenas duas versões, o Fastback oferece uma linha mais ampla.

Isso faz com que os preços do alemão estejam concentrados numa faixa menor, enquanto o italiano começa mais barato com sua versão de entrada e termina mais caro com a opção mais equipada.

fiat fastback 2024 milazzo santos (2)
fiat fastback 2024 milazzo santos (2)

Detalhando tudo isso em números, o Nivus custa entre R$ 130.890 e vai até R$ 147.890. Como já ressaltamos em outras análises, isso facilita a vida de quem já decidiu levá-lo para casa, pois existem poucas opções.

Mesmo assim, você ainda pode optar pelos pacotes opcionais. A versão Comfortline tem a multimídia VW Play, que custa R$ 1.550, enquanto a topo de linha Highline tem apenas o Pacote Bicolor, que escurece teto, rodas e emblemas por R$ 2.070 (além dos R$ 900 da pintura).

Confira os preços do Nivus 2024 (com os valores máximos com opcionais):

  • Nivus Comfortline 1.0 TSI – R$ 130.890 (R$ 132.440)
  • Nivus Highline 1.0 TSI – R$ 147.890 (R$ 150.860)

Enquanto isso, o Fastback tem uma gama que varia entre R$ 121.990 e R$ 159.990, lembrando que sua versão topo de linha é a esportiva Abarth. Aqui a oferta de opcionais é maior, fazendo com que o preço final varie bastante.

Pulando a versão de entrada, que tem uma lista de equipamentos fechada, a configuração Audace oferece bancos em couro (R$ 2.490) e pacote multimídia (R$ 1.490) para incrementar seu repertório.

A opção intermediária Impetus tem bancos em couro claro (R$ 1.290) e o sistema Connect Me (R$ 2.850), enquanto a Limited oferece os mesmos opcionais. Já o Fastback Abarth não tem opcionais.

Veja a gama de preços do Fastback 2024 (com os valores máximos com opcionais):

  • Fastback 1.0 Turbo – R$ 121.990 (sem opcionais)
  • Fastback Audace 1.0 Turbo – R$ 140.490 (R$ 144.470)
  • Fastback Impetus 1.0 Turbo – R$ 150.990 (R$ 155.130)
  • Fastback Limited 1.3 Turbo – R$ 154.490 (R$ 158.630)
  • Fastback Abarth 1.3 Turbo – R$ 159.990 (sem opcionais)

VENCEDOR: Fastback.

volkswagen nivus 2024 comeri santos (1)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (1)

Pouca diferença entre os equipamentos

Não há como negar que o Nivus trouxe a inovação que o segmento de SUVs pedia, mas o Fastback ainda conseguiu apresentar novidades interessantes. Será que isso também ocorreu em relação aos equipamentos?

De cara, podemos dizer que a briga entre os dois nesse quesito é muito apertada. Para comprovar isso, vamos separar a disputa em duas partes: o que cada um oferece no geral e um confronto entre duas versões específicas.

Ambos tem versões de entrada bem equipadas. O Nivus Comfortline, por exemplo, vem com ACC, 6 airbags, carregamento por indução, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, faróis e lanternas em LED, painel digital de 8″ e rodas aro 16.

Pulando para a versão Highline, ele ganha A/C automático, bancos em couro, painel digital de 10,25″, rodas aro 17, sensor de chuva e crepuscular, chave presencial e multimídia VW Play, com tela de 10″.

Enquanto isso, o Fastback começa de forma mais tímida, por ter mais versões. É uma tática diferente, que o deixa em vantagem no preço inicial, mas poucos clientes acabam optando por essa configuração.

Mesmo assim, ela oferece 4 airbags, sensores de estacionamento, A/C automático digital com saída traseira, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, multimídia, luzes em LED, piloto automático e rodas de 17 polegadas.

O Fastback ganha equipamentos interessantes nas versões Audace, que tem pacote ADAS, partida remota e carregador wireless, e Impetus, que adiciona bancos em couro, multimídia de 10,1″, painel digital e rodas aro 18.

A versão Limited ganha apenas alguns badges, enquanto a Abarth tem visual e rodas exclusivos, bancos esportivos e suspensão com acerto diferenciado.

A comparação entre os dois ficaria mais justa em preço se separarmos o Nivus Highline (R$ 147.890) e o Fastback Impetus (R$ 150.990). Entre essas duas opções, qual é mais equipada?

Ambos oferecem bancos em couro, câmera de ré, carregador wireless, luzes em LED, sensor de chuva e crepuscular, volante multifuncional com paddle shift, entre outros equipamentos.

Além disso, o Nivus tem ACC, airbags de cortina, 6 alto-falantes, painel digital maior e detector de fadiga, enquanto o Fastback vem com pacote ADAS, A/C automático digital e rodas aro 18 diamantadas.

Ou seja, entre essas duas versões tudo é muito equilibrado e depende de quais itens você considera mais importante.

VENCEDOR: Empate.

fiat fastback abarth 2023 9
fiat fastback abarth 2023 9

O desempenho, que é a carta na manga da Fiat

Debaixo do capô, os dois SUVs com cara de cupê voltariam a empatar, pois entregam propulsores turbo com números muito próximos. Mas o modelo da Fiat ainda tem uma carta na manga.

Explicando melhor, todas as versões do Nivus são equipadas com o motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, enquanto quase todas do Fastback usam o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm. Ou seja, apenas 2 cv de diferença e com o mesmo torque.

Uma distinção importante nesses conjuntos está no câmbio: o VW usa uma caixa automática de 6 marchas, o Fiat aparece com o CVT de 7 velocidades, sendo superior nesse quesito e explorando melhor o que seu propulsor oferece.

O desempenho comprova isso, com o Fastback chegando aos 100 km/h em 9,4 segundos e com máxima de 194 km/h, enquanto o Nivus faz o mesmo em 9,9 segundos e atinge 189 km/h.

No consumo, dá pra dizer que eles empatam. Na cidade, o Fastback faz 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina, enquanto o rival da VW faz 8,3 km/l e 12,1 km/l, respectivamente.

Já na estrada, o primeiro marca 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina, enquanto o outro faz 10,1 km/l e 14,2 km/l. A diferença é pequena nas duas situações e pode variar bastante dependendo da região do país e do estilo de condução.

Mas ainda precisamos falar da carta na manga do Fiat, que aparece nas versões Limited e Abarth. Elas são equipadas com o motor 1.3 turbo de até 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades.

Essa diferença fica evidente no desempenho, com 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e máxima de 210 km/h na versão Limited e 7,6 segundos e 220 km/h na esportiva Abarth.

Além disso, o consumo não é tão afetado na opção Limited, sofrendo um pouco apenas na Abarth. Nesse caso, o Fastback tem médias urbanas de 7,2 km/l (E) e 10,3 km/l (G) e rodoviárias de 9,3 km/l (E) e 13,1 km/l (G).

VENCEDOR: Fastback.

volkswagen nivus 2024 comeri santos (2)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (2)

Qual é mais bonito?

O quesito mais subjetivo dessa disputa acaba sendo muito importante para quem começa a olhar para esses dois modelos, afinal eles fogem um pouco do visual que a maioria dos SUVs oferecem.

Quando chegou ao mercado brasileiro, o Nivus agradou a maioria das pessoas com seu estilo jovial, e é exatamente isso que o Fastback tenta imitar. A dianteira é agressiva e a traseira lembra o BMW X4, ainda que o Fiat divida opiniões por aqui.

Por dentro, os dois pecam na quantidade de plásticos, mas parece que isso fica mais evidente no Volkswagen, enquanto a Fiat caprichou um pouco mais na hora de disfarçar esse material.

Ainda falando sobre o interior, vale lembrar que modelos com essa carroceria fazem os ocupantes traseiros sofrerem um pouco com o caimento do teto. Mas nesse aspecto é bom destacar que o Fastback leva vantagem.

Ainda que seu entre-eixos seja menor (2,53 m contra 2,56 m), os passageiros parecem ter mais espaço. Além disso, ele ganha com muita facilidade no porta-malas, que leva excelentes 516 litros, contra 415 litros do VW.

Os outros números reforçam o que já dissemos, pois o Fastback é mais comprido (4,43 m contra 4,27 m), mais largo (1,77 m vs 1,76 m) e mais alto (1,54 m contra 1,49 m). No peso, não há muita diferença, com o Fiat pesando 1.253 kg e o VW 1.238 kg.

VENCEDOR: Fastback.

fiat fastback 2024 milazzo santos (3)
fiat fastback 2024 milazzo santos (3)

Revisões de graça?

A preocupação com os gastos de manutenção são bem menores para quem optar pelo Nivus, que oferece as 3 primeiras revisões sem custo como parte do programa Revisão de Série.

Nesse mesmo intervalo, os donos do Fastback gastam entre R$ 2,1 mil e R$ 2,4 mil, dependendo da versão. Até os 60.000 km, o modelo da VW custa R$ 3,1 mil, enquanto os donos do Fiat desembolsam de R$ 4,8 mil a R$ 5,7 mil.

Os dois rivais oferecem 3 anos de garantia no mercado nacional, e exigem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro) para manter essa cobertura.

Revisões Nivus 1.0 TSI Fastback 1.0 Turbo Fastback 1.3 Turbo
10.000 km (sem custo) R$ 668,00 R$ 760,00
20.000 km (sem custo) R$ 684,00 R$ 880,00
30.000 km (sem custo) R$ 772,00 R$ 760,00
40.000 km R$ 1.535,95 R$ 868,00 R$ 1.080,00
50.000 km R$ 737,21 R$ 696,00 R$ 792,00
60.000 km R$ 830,21 R$ 1.204,00 R$ 1.456,00
TOTAL R$ 3.103,37 R$ 4.892,00 R$ 5.728,00

VENCEDOR: Nivus.

volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)

Desempenho nas vendas

As vendas de cada modelo indicam como tem sido sua aceitação no mercado, além de mostrar qual deles é mais fácil de vender no futuro. Quando falamos disso, a vantagem do Nivus continua grande.

O modelo não é o SUV mais procurado por aqui, posição que cabe ao seu irmão T-Cross. Mas ele consegue emplacar mais de 4 mil unidades por mês, o que é um resultado impressionante nesse segmento tão disputado.

Em 2023, o Nivus já alcançou 42.037 unidades de janeiro a outubro, tendo uma participação de 6,72% entre os SUVs e assegurando a 5ª posição entre os mais vendidos. Ele fica atrás apenas de Tracker, Creta e Compass, além do próprio T-Cross.

Já o Fastback aparece como o 11º mais vendido, com 32.745 emplacamentos acumulados nesse período e 5,24% de participação no segmento. Nos últimos meses ele tem melhorado, alcançando 3,6 mil unidades mensais.

VENCEDOR: Nivus.

Conclusão

Sem enrolação, dá pra dizer que o Fastback leva essa disputa. O modelo da Fiat é melhor em quesitos importantes, como preço, motor, visual, espaço interno e tamanho do porta-malas.

Enquanto isso, o Nivus é vantajoso no custo de manutenção (com suas 3 primeiras revisões gratuitas) e nas vendas até aqui, ainda que esse último ponto seja menos importante para a maioria dos consumidores.

Outra vantagem do Nivus é sua dinâmica, sendo um carro que pode agradar um perfil mais jovem e que não precisa de tanto espaço interno. Para as famílias e o restante do público, porém, o Fastback vai ser melhor.

Fichas técnicas

Nivus

Fastback

Preço  R$ 130.890 a R$ 147.890 R$ 121.990 a R$ 159.990
Motor 1.0 TSI 1.0 turbo ou 1.3 turbo
Potência e torque 128 cv e 20,4 kgfm 130 cv e 20,4 kgfm / 185 cv e 27,5 kgfm
Câmbio Automático de 6 marchas CVT de 7 velocidades ou Automático de 6 marchas
Aceleração e velocidade máxima 10s e 189 km/h 1.0T – 9,4s e 196 km/h
1.3T – 8,1/7,6s e 210/220 km/h
Consumo cidade 8,3 km/l (E) e 12,1 km/l (G) 1.0T – 8,4 km/l (E) e 11,9 km/l (G)
1.3T – 7,9 km/l (E) e 11,3 km/l (G)
Consumo estrada 10,1 km/l (E) e 14,2 km/l (G) 1.0T – 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G)
1.3T – 9,7 km/l (E) e 13,6 km/l (G)
Rodas e pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17 205/50 R17 ou 215/45 R18
Medidas comprimento, 4,26 m; altura, 1,49 m; largura, 1,75 m; entre-eixos, 2,56 m comprimento, 4,42 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m
Tanque 52 litros 47 litros
Porta-malas 415 litros 516 litros
Peso  1.238 kg 1.253 kg a 1.304 kg
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.