VW T-Cross vs VW Nivus: Veja qual é melhor, ponto a ponto

volkswagen nivus 2024 comeri santos (1)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (1)

Seguindo nossa série de comparativos entre SUVs, chegou a hora de falar sobre uma briga interna: T-Cross vs Nivus, que aparecem entre os mais vendidos por aqui.

Alguns podem até argumentar que eles não competem no mesmo segmento, pois o Nivus tem um estilo de SUV-cupê.

Mas a verdade é que os compradores de um vão olhar para o outro, até porque ambos estarão na mesma concessionária.

Vamos conferir, ponto a ponto, onde cada um se destaca e em quais quesitos eles acabam empatando. Essa avaliação detalhada certamente vai te ajudar, se estiver em dúvida sobre qual colocar em sua garagem.

Veja tudo sobre o T-Cross 2024.

Confira!

volkswagen t cross 2024 comeri santos (1)
volkswagen t cross 2024 comeri santos (1)

Preço

Um dos fatores que pode determinar quem leva essa briga interna de SUVs da Volkswagen é o preço. Aliás, é nesse quesito que vemos o posicionamento de cada modelo, tanto na gama da marca quanto no mercado.

Quando foi lançado, o Nivus tinha preços realmente chamativos: a versão Comfortline era vendida por R$ 85.890, enquanto a topo de linha Highline saía por R$ 98.290. Com isso, sua vantagem sobre o T-Cross era nítida.

Atualmente, porém, o modelo mais descolado subiu bastante de preço, partindo de quase R$ 131 mil. Junte a isso o fato do irmão mais velho ter uma versão de entrada por quase R$ 9 mil a menos, e você vai entender o ponto.

Um detalhe importante na linha do Nivus é que ele tem apenas duas versões. Para alguns, isso descomplica a decisão de qual levar para casa, enquanto outros preferem mais opções para escolher exatamente aquilo que precisam.

Veja os preços do Nivus 2024:

  • Nivus Comfortline 1.0 TSI – R$ 130.890
  • Nivus Highline 1.0 TSI – R$ 147.890

Falando um pouco do T-Cross, a gama tem algumas diferenças em relação ao irmão mais novo, como o número de versões. Aqui são 4 configurações, o dobro do Nivus.

A linha começa com a versão Sense, antes destinada ao público PCD e que depois se tornou a versão de entrada da gama. Optando por essa configuração, você paga quase R$ 122 mil, muito menos que a opção mais barata do irmão.

Mas é bom destacar que o nível de equipamentos será diferente, como vamos detalhar no próximo tópico, então vale lembrar que o T-Cross ainda tem as versões 200 TSI, Comfortline e Highline, que ficam bem mais salgadas.

Tudo isso mostra que, pelo menos no que diz respeito aos valores em si, o Nivus apresenta a vantagem de concentrar suas versões numa faixa mais acessível, sem perder tanto para o T-Cross em equipamentos.

Confira a tabela do T-Cross 2024:

  • T-Cross Sense – R$ 121.990
  • T-Cross 200 TSI – R$ 140.690
  • T-Cross Comfortline – R$ 158.990
  • T-Cross Highline – R$ 174.690

VENCEDOR: Nivus.

volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)

Equipamentos

A Volkswagen decidiu lançar apenas duas versões do Nivus por aqui, e isso se mantém até hoje em nosso mercado. Essa estratégia exige que a marca coloque mais equipamentos no modelo, mesmo na versão de entrada.

Com isso, o Nivus Comfortline (versão de acesso) já vem com piloto automático adaptativo, 6 airbags, carregamento de celular por indução, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, luzes em LED, painel digital e rodas de liga leve aro 16.

Além desses itens, ele também traz ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, start/stop, sensores de estacionamento, assistente em rampas, banco do motorista com ajuste de altura e outros equipamentos “básicos” para um SUV nessa faixa de preço.

Já na versão topo de linha Highline, o modelo ganha bancos em couro, painel digital de 10,25″, rodas aro 17, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro, multimídia VW Play e detector de fadiga do motorista.

Pulando para o “concorrente”, o T-Cross Sense também oferece 6 airbags, A/C, controle de tração e estabilidade, direção elétrica, assistente em rampas, sensor de estacionamento, start/stop, entre outros.

Mas aqui as rodas aro 16 são de aço com calotas e apenas as lanternas são em LED. Além disso, diversos outros itens do Nivus Comfortline não aparecem nessa versão.

Para equilibrar a disputa, poderíamos usar o T-Cross 200 TSI ou ainda o T-Cross Comfortline, ambos bem mais equipados. Mas tudo isso tem seu preço, especificamente R$ 140 mil ou mais de R$ 160 mil, respectivamente.

Ou seja, a menos que você prefira o T-Cross por outros motivos, no quesito equipamentos o Nivus leva a melhor.

VENCEDOR: Nivus.

volkswagen t cross 2024 comeri santos (2)
volkswagen t cross 2024 comeri santos (2)

Motor

Além do emblema, a dupla Nivus e T-Cross também compartilha o motor 1.0 TSI de 3 cilindros, com 116/128 cv e 20,4 kgfm, associado ao câmbio automático de 6 marchas.

A diferença de peso e tamanho, ainda que seja pequena, traz números diferentes de desempenho. O Nivus chega aos 100 km/h em 10 segundos e tem máxima de 189 km/h, enquanto o T-Cross faz o mesmo em 10,4 segundos e alcança 184 km/h.

E o que dizer do consumo? Na cidade, o Nivus faz 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina, enquanto o T-Cross tem médias de 8,3 e 12 km/l, respectivamente. Já na estrada, o primeiro faz 10,1/14,2 km/l (com etanol e gasolina), enquanto o segundo alcança 10/14,4 km/l.

Você já deve ter percebido que o Nivus é mais eficiente (exceto com gasolina na estrada), mas essa diferença é muito pequena. Isso até colocarmos na disputa a versão mais cara do T-Cross.

Nesse caso, a VW usa o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, também com câmbio automático de 6 marchas. Com ele, o SUV chega aos 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 198 km/h de máxima.

E o melhor é que esse ganho no desempenho não afeta tanto o consumo, pois essa versão marca 8,2 km/l (E) e 11,8 km/l (G) na cidade e 10 km/l (E) e 14,2 km/l (G) na estrada.

Ainda que as vendas dos dois modelos estejam concentradas no motor 1.0 TSI, que equipa todas as versões do Nivus e a maioria das configurações do T-Cross, ter a versão 1.4 TSI coloca o irmão mais velho em vantagem nesse ponto.

VENCEDOR: T-Cross.

volkswagen nivus 2024 comeri santos (2)
volkswagen nivus 2024 comeri santos (2)

Visual e design

O grande destaque do Nivus está no visual, saindo da conhecida sobriedade da maioria dos modelos da Volkswagen. Talvez esse tenha sido o principal fator para seu sucesso inicial.

Por fora, o modelo trouxe um estilo cupê com o teto curvado, linhas mais agressivas na dianteira e traseira e rodas exclusivas, enquanto o interior já vinha com a nova multimídia VW Play e o volante renovado.

Além disso, é importante falar sobre as medidas desses modelos. O Nivus ganha no comprimento (4,26 m x 4,19 m), enquanto seu irmão leva a melhor na largura (1,76 m x 1,75 m), altura (1,56 m x 1,49 m) e no entre-eixos (2,65 m x 2,56 m).

Esses números destacam uma vantagem para o Nivus. Por ser mais comprido, ele conseguiu aumentar a capacidade do porta-malas, que leva 415 litros, enquanto seu irmão carrega 373 litros. Ele ainda oferece uma abertura mais ampla para esse compartimento, facilitando o acesso às bagagens.

Já o T-Cross tem um sistema de mudar a posição do encosto do banco traseiro para aumentar a capacidade do porta-malas, mas isso prejudica o conforto dos ocupantes.

Mas antes que você pense que o Nivus levou a disputa nesse quesito, é bom destacar que sua vantagem no comprimento está concentrada no balanço traseiro, melhorando apenas o tamanho do porta-malas.

Por dentro, o T-Cross segue sendo mais espaçoso. A começar pelo entre-eixos, onde ele ganha alguns centímetros por ser baseado no Virtus, enquanto o Nivus se baseia no Polo. Além disso, o irmão mais velho é mais alto, acomodando melhor passageiros mais altos.

Isso dá ao T-Cross uma ampla vantagem no conforto de quem anda no banco traseiro, tanto no espaço para as pernas, quanto no vão até o teto, evitando que os passageiros traseiros encostem a cabeça.

VENCEDOR: Empate.

volkswagen tcross impressões na 67
volkswagen tcross

Manutenção

Ao falarmos sobre a manutenção, existem algumas semelhanças entre Nivus e T-Cross. Ambos são vendidos com garantia de 3 anos e tem revisões a cada 1 ano ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.

Além disso, O Nivus ainda oferece o programa Revisão de Série, que elimina qualquer custo nas 3 primeiras revisões. Essa vantagem pode ser usufruída até por um segundo proprietário, valorizando o carro na venda.

No caso do T-Cross, apenas a versão mais cara Highline entra nesse programa, enquanto as outras tem todas as revisões com algum custo.

Com isso, o Nivus gera um gasto de R$ 3,1 mil até os 60.000 km. No mesmo período, o T-Cross chega a R$ 5,4 mil, sendo que apenas a versão mais cara tem a vantagem citada acima, saindo por R$ 3,2 mil.

Nivus 1.0 TSI T-Cross 1.0 TSI T-Cross 1.4 TSI
10.000 km (sem custo) R$ 744,17 (sem custo)
20.000 km (sem custo) R$ 826,95 (sem custo)
30.000 km (sem custo) R$ 733,95 (sem custo)
40.000 km R$ 1.535,95 R$ 1.569,38 R$ 1.696,34
50.000 km R$ 737,21 R$ 733,95 R$ 733,95
60.000 km R$ 830,21 R$ 826,95 R$ 826,95
TOTAL R$ 3.103,37 R$ 5.435,35 R$ 3.257,24

VENCEDOR: Nivus.

Vendas

Finalmente, vamos falar um pouco sobre o desempenho nas vendas em 2023, levando em conta os dados da Fenabrave entre janeiro e outubro deste ano. E nesse ponto é difícil disputar com o T-Cross, líder entre os SUVs.

O modelo já emplacou 58.125 unidades, representando 9,30% nesse segmento. Isso significa que são vendidos mais de 5.800 carros por mês, um número de respeito (ainda mais com a quantidade de concorrentes).

Mesmo não sendo tão procurado, o Nivus também não faz feio. Atualmente, ele é o 5º colocado entre os SUVs, com 42.037 emplacamentos nesse ano e 6,72% de participação no segmento.

VENCEDOR: T-Cross.

nivus highline
nivus highline

Conclusão

A verdade é que a briga interna entre T-Cross e Nivus é bem administrada pela Volkswagen, pois estamos falando de SUVs com propostas diferentes e que se complementam com suas versões.

Em todos os aspectos avaliados acima, o Nivus levou ampla vantagem, sendo melhor em preço, nível de equipamentos e gasto com manutenção. Já o T-Cross se destaca na motorização e desempenho nas vendas.

E o que isso significa para você?

Bem, se sua procura prioriza visual e você quer gastar menos, sem abrir mão de um bom nível de equipamentos, vá de Nivus.

Por outro lado, se o desempenho for o fator principal e dinheiro não for problema, opte pelo T-Cross Highline.

Fichas técnicas

Nivus

T-Cross

Preço  R$ 130.890 a R$ 147.890 R$ 121.990 a R$ 174.690
Motor 1.0 TSI 1.0 TSI ou 1.4 TSI
Potência e torque 128 cv e 20,4 kgfm 128 cv e 20,4 kgfm / 150 cv e 25,5 kgfm
Câmbio Automático de 6 marchas Automático de 6 marchas
Aceleração e velocidade máxima 10s e 189 km/h 1.0T – 10,4s e 184 km/h
1.4T – 8,7s e 198 km/h
Consumo cidade 8,3 km/l (E) e 12,1 km/l (G) 1.0T – 8,3 km/l (E) e 12 km/l (G)
1.4T – 8,2 km/l (E) e 11,8 km/l (G)
Consumo estrada 10,1 km/l (E) e 14,2 km/l (G) 1.0T – 10 km/l (E) e 14,4 km/l (G)
1.4T – 10 km/l (E) e 14,2 km/l (G)
Rodas e pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17 205/60 R16 ou 205/55 R17
Medidas comprimento, 4,26 m; altura, 1,49 m; largura, 1,75 m; entre-eixos, 2,56 m comprimento, 4,19 m; altura, 1,56 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,65 m
Tanque 52 litros 52 litros
Porta-malas 415 litros 373 litros
Peso  1.199 kg 1.252 kg a 1.292 kg
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viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.