Fiat Matérias NA Pickups Recalls

Fiat Strada – defeitos e problemas

Fiat Strada - defeitos e problemas

Toro, Saveiro, S10, Montana e até Kombi. Esses foram os modelos que se revezaram na vice-liderança dos comerciais leves mais vendidos desde 2002. Mas nenhum deles chegou a incomodar a Fiat Strada, líder absoluta no segmento há muito tempo e com a proeza de ter sido o carro mais vendido do país em março de 2014.


Olhando os dados fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que voltam até 16 anos atrás, vemos que a primeira posição alcançada pela Strada em alguns anos veio com números avassaladores.

Na antiga briga com a VW Saveiro (vice-líder em 2002-03, 2007 e 2011-15), por exemplo, a picape da Fiat conseguiu emplacar, em média, 77,7% a mais em número de unidades.

Essa disputa acabou se tornando interna em 2016, com os bons números obtidos pela Fiat Toro. Apesar de ter desbancado a Strada em alguns meses isolados, no ano passado a diferença entre as duas ainda favoreceu a irmã menor: 4.147 unidades (54.870 contra 50.723), número bem menor do que em 2016 (diferença de 18.166 – 59.449 versus 41.283).


Nesse ano a história vem se repetindo, com a Strada em primeiro lugar ao final dos três primeiros meses (com 15.104 unidades vendidas) e a Toro em segundo (10.438).

Mas o que torna a Fiat Strada a preferida entre os consumidores? É verdade que muitas pessoas compram a picape apenas para andar na cidade, mas a maioria faz isso para o trabalho bruto, e é aí que a Strada conquista seus clientes.

Sua capacidade superior na caçamba e um bom valor de revenda fazem muitos optar por ela. Além disso, vários proprietários que já tiveram outros modelos concorrentes relatam que a Strada realmente suporta melhor o trabalho pesado.

Obviamente, porém, nenhum modelo escapa das reclamações de seus proprietários, mesmo que ela seja o líder de vendas. Abaixo nós listamos as principais queixas registradas no site Reclame Aqui e nos fóruns dedicados ao modelo, bem como os últimos recalls feitos pela marca.

Infiltração de água na cabine

Fiat Strada - defeitos e problemas

Seja na Fiat Strada normal ou na Strada Cabine Dupla, este é o item campeão de reclamações dos proprietários da Fiat Strada no site Reclame Aqui e em fóruns dedicados.

São muitas reclamações de infiltração de água, especialmente em dias de chuva. Em um caso específico, foi relatado que o veículo supostamente chegou a ficar encharcado de água e com cheiro de mofo.

Além da infiltração na parte interna, outros reclamam da capota marítima, que não estaria vedando corretamente a caçamba. E mesmo dentro da caçamba estaria ocorrendo um vazamento, que leva água para dentro da cabine.

Outro proprietário reclamou que entra água e lama no cofre do motor, quando o carro é usado em estradas de terra. Isso teria causado problemas na correia dentada, que fica patinando. Ao entrar em contato com a concessionária, o proprietário ouviu que o problema já havia aparecido em outros modelos, e que seria necessário falar com a montadora.

Após o contato com o SAC da Fiat, foi dito que essa é uma característica normal do veículo, não sendo possível fazer nada pra resolver o problema.

Ruídos excessivos

Esse é outro ponto muito citado nas reclamações registradas. Segundo alguns proprietários, o acabamento interno não é dos melhores, pelo uso excessivo de plásticos (convenhamos, um problema da maioria dos veículos vendidos por aqui).

Com isso, em pouco tempo aparecem os indesejados ruídos, como na tampa do porta-luvas (um proprietário relatou ser necessário tirar a tampa, pois o barulho era muito alto) e na vedação das portas (barulho excessivo em velocidades acima de 100 km/h).

Luzes e ponteiros do painel de instrumentos

Fiat Strada - defeitos e problemas

Mesmo sendo problemas com causas diversas, vários proprietários reclamaram de luzes que acendem de modo incorreto no painel, como luzes de advertência, de defeito no sistema de injeção e outras. Em todos os casos a resposta da concessionária foi de defeito no painel, e não no sistema em si.

Outros clientes da marca italiana relataram ter problema com o ponteiro de velocidade, que deixa de funcionar com o carro já em movimento. Em dois casos, os condutores perceberam falta de força no motor quando esse problema ocorreu.

Outro motorista relatou um problema no sensor de temperatura externa, que marcava acima da temperatura correta. O problema foi informado à concessionária, que informou ser necessária a troca do retrovisor externo esquerdo, onde fica localizado o sensor, gerando um custo de R$ 900.

Após entrar em contato com a montadora, o proprietário recebeu a confirmação de que esse era o procedimento necessário, não havendo a possibilidade de trocar apenas o sensor.

Sensor do airbag

Um defeito bem específico relatado por alguns proprietários está no sensor do airbag. Vários relataram que o problema ocorreu por um vazamento de água do suspiro do ar-condicionado, o que queimava o sensor.

Outro condutor percebeu que a luz do airbag no painel de instrumentos estava acesa, e quando o problema foi verificado por um mecânico, foi constatado que ele ocorreu devido a um entupimento do dreno do ar-condicionado.

Um mecânico da concessionária informou que o problema era raro, mas outros na cidade disseram que já tinham visto a mesma situação em outros veículos.

Barulhos na suspensão

Fiat Strada - defeitos e problemas

Alguns relatos de problemas na suspensão aparecem acompanhados de excessivos barulhos, como estalos e ruídos.

Segundo alguns proprietários, que levaram o veículo em um mecânico de confiança por não estarem satisfeitos com o atendimento da concessionária, o problema é frequente (e isso pode ser comprovado nos relatos feitos em fóruns).

E ele aparece mesmo quando o uso é estritamente urbano, sendo agravado se a picape é usada para o trabalho ou em estradas de terra.

Outros problemas

Além dos problemas acima, citados com mais frequência, também é possível encontrar relatos sobre os seguintes itens: consumo excessivo, problema de travamento das portas, dificuldade para colocar/tirar a capota marítima, bancos desconfortáveis, problema na caixa de direção e peças que quebram com facilidade, como macaco e alavanca do freio de mão.

Recalls recentes

Alguns problemas foram reconhecidos pela marca e acabaram sendo motivo para alguns recalls recentes. O mais extenso afetou quase 29 mil unidades da picape, por um problema no alternador (que acabou sendo motivo de novo recall no mês passado). Veja abaixo alguns dos chamados recentes envolvendo o modelo:

ALTERNADOR – 2.731 unidades de várias versões, fabricadas entre 2016 e 2017 (recall de 09/03/2018)

BOBINA DE IGNIÇÃO – 83 unidades das versões com motores 1.6 e 1.8, ano/modelo 2016/2017 (recall de 09/11/2017)

CAIXA DE MARCHAS – 62 unidades da Strada Working 1.4 2017 (recall de 05/10/2017)

ALTERNADOR – 28.935 unidades, ano/modelo 2016 e 2017 (recall de 22/05/2017)

—————————

Veja também tudo sobre a Strada Adventure.

Fiat Strada – defeitos e problemas
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email