Fiat Matérias NA Pickups Recalls

Fiat Strada – defeitos e problemas

fiat-strada-mangalarga-marchador-1024x795 Fiat Strada - defeitos e problemas

Toro, Saveiro, S10, Montana e até Kombi. Esses foram os modelos que se revezaram na vice-liderança dos comerciais leves mais vendidos desde 2002. Mas nenhum deles chegou a incomodar a Fiat Strada, líder absoluta no segmento há muito tempo e com a proeza de ter sido o carro mais vendido do país em março de 2014.



Olhando os dados fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que voltam até 16 anos atrás, vemos que a primeira posição alcançada pela Strada em alguns anos veio com números avassaladores. Na antiga briga com a VW Saveiro (vice-líder em 2002-03, 2007 e 2011-15), por exemplo, a picape da Fiat conseguiu emplacar, em média, 77,7% a mais em número de unidades.

Essa disputa acabou se tornando interna em 2016, com os bons números obtidos pela Fiat Toro. Apesar de ter desbancado a Strada em alguns meses isolados, no ano passado a diferença entre as duas ainda favoreceu a irmã menor: 4.147 unidades (54.870 contra 50.723), número bem menor do que em 2016 (diferença de 18.166 – 59.449 versus 41.283). Nesse ano a história vem se repetindo, com a Strada em primeiro lugar ao final dos três primeiros meses (com 15.104 unidades vendidas) e a Toro em segundo (10.438).

Mas o que torna a Fiat Strada a preferida entre os consumidores? É verdade que muitas pessoas compram a picape apenas para andar na cidade, mas a maioria faz isso para o trabalho bruto, e é aí que a Strada conquista seus clientes. Sua capacidade superior na caçamba e um bom valor de revenda fazem muitos optar por ela. Além disso, vários proprietários que já tiveram outros modelos concorrentes relatam que a Strada realmente suporta melhor o trabalho pesado.



Obviamente, porém, nenhum modelo escapa das reclamações de seus proprietários, mesmo que ela seja o líder de vendas. Abaixo nós listamos as principais queixas registradas no site Reclame Aqui e nos fóruns dedicados ao modelo, bem como os últimos recalls feitos pela marca.

Infiltração de água na cabine

fiat-strada-mangalarga-marchador-1024x795 Fiat Strada - defeitos e problemas

Item campeão de reclamações dos proprietários da Fiat Strada no site Reclame Aqui e em fóruns dedicados. São muitas reclamações de infiltração de água, especialmente em dias de chuva. Em um caso específico, foi relatado que o veículo supostamente chegou a ficar encharcado de água e com cheiro de mofo. Além da infiltração na parte interna, outros reclamam da capota marítima, que não estaria vedando corretamente a caçamba. E mesmo dentro da caçamba estaria ocorrendo um vazamento, que leva água para dentro da cabine.

Outro proprietário reclamou que entra água e lama no cofre do motor, quando o carro é usado em estradas de terra. Isso teria causado problemas na correia dentada, que fica patinando. Ao entrar em contato com a concessionária, o proprietário ouviu que o problema já havia aparecido em outros modelos, e que seria necessário falar com a montadora. Após o contato com o SAC da Fiat, foi dito que essa é uma característica normal do veículo, não sendo possível fazer nada pra resolver o problema.

Ruídos excessivos

Esse é outro ponto muito citado nas reclamações registradas. Segundo alguns proprietários, o acabamento interno não é dos melhores, pelo uso excessivo de plásticos (convenhamos, um problema da maioria dos veículos vendidos por aqui).

Com isso, em pouco tempo aparecem os indesejados ruídos, como na tampa do porta-luvas (um proprietário relatou ser necessário tirar a tampa, pois o barulho era muito alto) e na vedação das portas (barulho excessivo em velocidades acima de 100 km/h).

Luzes e ponteiros do painel de instrumentos

fiat-strada-mangalarga-marchador-1024x795 Fiat Strada - defeitos e problemas

Mesmo sendo problemas com causas diversas, vários proprietários reclamaram de luzes que acendem de modo incorreto no painel, como luzes de advertência, de defeito no sistema de injeção e outras. Em todos os casos a resposta da concessionária foi de defeito no painel, e não no sistema em si.

Outros clientes da marca italiana relataram ter problema com o ponteiro de velocidade, que deixa de funcionar com o carro já em movimento. Em dois casos, os condutores perceberam falta de força no motor quando esse problema ocorreu.

Outro motorista relatou um problema no sensor de temperatura externa, que marcava acima da temperatura correta. O problema foi informado à concessionária, que informou ser necessária a troca do retrovisor externo esquerdo, onde fica localizado o sensor, gerando um custo de R$ 900.

Após entrar em contato com a montadora, o proprietário recebeu a confirmação de que esse era o procedimento necessário, não havendo a possibilidade de trocar apenas o sensor.

Sensor do airbag

Um defeito bem específico relatado por alguns proprietários está no sensor do airbag. Vários relataram que o problema ocorreu por um vazamento de água do suspiro do ar-condicionado, o que queimava o sensor.

Outro condutor percebeu que a luz do airbag no painel de instrumentos estava acesa, e quando o problema foi verificado por um mecânico, foi constatado que ele ocorreu devido a um entupimento do dreno do ar-condicionado.

Um mecânico da concessionária informou que o problema era raro, mas outros na cidade disseram que já tinham visto a mesma situação em outros veículos.

Barulhos na suspensão

fiat-strada-mangalarga-marchador-1024x795 Fiat Strada - defeitos e problemas

Alguns relatos de problemas na suspensão aparecem acompanhados de excessivos barulhos, como estalos e ruídos.

Segundo alguns proprietários, que levaram o veículo em um mecânico de confiança por não estarem satisfeitos com o atendimento da concessionária, o problema é frequente (e isso pode ser comprovado nos relatos feitos em fóruns).

E ele aparece mesmo quando o uso é estritamente urbano, sendo agravado se a picape é usada para o trabalho ou em estradas de terra.

Outros problemas

Além dos problemas acima, citados com mais frequência, também é possível encontrar relatos sobre os seguintes itens: consumo excessivo, problema de travamento das portas, dificuldade para colocar/tirar a capota marítima, bancos desconfortáveis, problema na caixa de direção e peças que quebram com facilidade, como macaco e alavanca do freio de mão.

Recalls recentes

Alguns problemas foram reconhecidos pela marca e acabaram sendo motivo para alguns recalls recentes. O mais extenso afetou quase 29 mil unidades da picape, por um problema no alternador (que acabou sendo motivo de novo recall no mês passado). Veja abaixo alguns dos chamados recentes envolvendo o modelo:

ALTERNADOR – 2.731 unidades de várias versões, fabricadas entre 2016 e 2017 (recall de 09/03/2018)

BOBINA DE IGNIÇÃO – 83 unidades das versões com motores 1.6 e 1.8, ano/modelo 2016/2017 (recall de 09/11/2017)

CAIXA DE MARCHAS – 62 unidades da Strada Working 1.4 2017 (recall de 05/10/2017)

ALTERNADOR – 28.935 unidades, ano/modelo 2016 e 2017 (recall de 22/05/2017)

COMPARTILHAR:
  • Lucas g.

    Esse carro é a maior prova que brasileiro gosta de coisa ruim kkkkkk

    • Luciano RC

      É a prova que brasileiro gosta de carro que aguenta o tranco e barato de manter. A Strada enterra toda a concorrência. Ninguém aguenta nada como ela.

      • Douglas

        Enterra mesmo, bateu morreu.

      • Bufallobill

        Barata de manter???? Nunca encheu o tanque duas vezes na mesma semana de um Strada Adventure 1.8, bebe mais que o Lula! Preços das peças são nos valores de carros de categoria médio, ar condicionado fraco e problemático também.

        • Luciano RC

          As Strada 1.4 que tive na empresa eram totalmente contrário. Até o Doblo 1.3, 1.4 e 1.8 que tive aqui me deixam saudade… carros de manutenção barata e fácil de mexer.

    • carlos arriel

      Negativo, o carro aguenta o tranco. Já tive várias pick-ups, dentre elas a Strada e a Saveiro. Se o uso é para trabalho: Strada! Inclusive, engenheiros norte americanos da Jeep ficaram impressionados com a capacidade da suspensão traseira da Strada. Então, se a pick-up é para lazer, carrega pouca carga e anda basicamente no asfalto, é a Saveiro. A Saverinho é mais confortável, além de mais moderna e econômica .

      • Eduardo Alves

        Ficaram surpresos com um fecho de mola?

        • carlos arriel

          O sistema como um todo. Eu li isso em uma reportagem sobre a dificuldade que a Fiat estava enfrentando para manter essa característica em um novo projeto.

    • Felipe Faria

      Não é que gostamos de coisa ruim, é que aqui no Brasil não tem uma pick up com melhor custo benefício para trabalho. Se comparada as concorrentes ela é que menos da manutenção e quando da, é a mais barata, é a mais econômica, entre outros trunfos. Ja cansei de ver Strada com 300, 400mil km por aí rodando de boa

    • Matafuego

      É tipo a Kombi: era horrível? Sim. Mas aguentava o tranco e era barata de se manter.

  • Ramon Grigio

    A da nossa Cooperativa queimou o sensor do AirBag justamente por entupimento do dreno do A/C. Carro com 1 ano de uso, justamente logo após o término da garantia.

  • Louis

    Jurássico. Se pelo menos fosse barato….

  • Ricardo

    De todas as listas de problemas que já passaram por aqui, esta é que mais mostra falta de qualidade na produção do carro.

  • FearWRX

    É muito bom ao que se propõe. Conjunto extremamente datado, motores jurássicos e interior pra lá de mediano.
    Mas vende bem justamente porque com 200 reais você arruma basicamente qualquer coisa dela, que é o maior trunfo de quem usa pra trabalho (90%) das pessoas.

    • Edson Fernandes

      Vc diz isso, mas aquela do sensor do ar, do dreno são bem mais caros hein.

      • FearWRX

        O conceito de caro varia muito de pessoa pra pessoa.
        A exemplo, quando eu tinha os Subaru, tudo era caro porque qualquer coisa era NO MÍNIMO uns 300 reais da marca mais tranqueira possível.
        Tinha peça que chegava a, e não eram poucas, a 2, 3 mil cada ou o par.

        Agora com o Honda, qualquer coisa mal passa de 500 reais, ou seja pra mim qualquer reparo nele é barato. Mas tem gente que acha qualquer peça acima de 400, 600 reais já um conserto caríssimo.

        Por isso comentei que, sim, tem peças que são mais caras, mas não tem absurdos.

  • Jok Jok

    Tive uma. Pra quem quer uma ferramenta de trabalho com peças, em geral, baratas e não procura firulas é um bom produto

  • tiago

    Bom, se é líder do segmento há tanto tempo, alguma coisa certa estão fazendo – a despeito da tônica dos comentários.
    Julgar a escolha alheia é muito fácil, fazer um julgamento leviano e superficial é mais fácil ainda.
    Outro dia um membro explicou porque comprou um onix – carro mais odiado por aqui, e não vi um argumento razoável que pudesse taxar a escolha do mesmo de ruim.

    • Luiz Romeu

      é muito simples, vou explicar, a maioria dos comentários são de robos da vw, o marketing viral boca-de-privasa dessa empresa é de dar nojo. Querem difamar o onix pq derrubou o gol, o kwid a mesma coisa, agora a strada nem tem tanto hater já que a saveiro saiu de linha. Se vc escreve isso que escrevi no site 4rodas eles te bloqueiam, aqui nesta pagina tenho uma coleção de seguidores sempre me xingando, ora de maluco, ora de drogado, ora de pobretão. A verdade é esta, o nível BR é muito baixo, a população desinformada, os sindicatos do ABC mancomunados com corruptos e empresários são muito influentes impedem a livre concorrencia.
      Que venham os chineses pra quebrar esse cartel.

      • Eduardo Alves

        Cara que Brisa é essa. Começou ate coerente mas depois o acido fez efeito.

      • Lucas g.

        Não cara, pelo amor de Deus KKKK. Não dá pra entender nem meu pai!!! Ele tinha um prisma/onix que, pasme, quando você girava a direção ELE PERDIA O FREIO! E ELE COMPROU OUTRO ONIX. O carro nunca foi econômico, o motor é defasado, a segurança é fraca. Carro nu! Sem nenhuma tecnologia, nem dentro do cofre do motor.

        A real é que brasileiro compra carro por estética. Carro que chama o mínimo de atenção do vizinho.

        Sobre os defeitos, basta pesquisar na internet Prisma 1.0 sem freio.

        • Luiz Romeu

          sinto muito suas informações não conferem com a realidade, recentemente aluguei um onix, veio todo digitalziado com telinha touch, super mega economiuco melhor que os numeros oficiais, confortavel, bom de dirigir, ele é realmente fit em todos os quesitos, só senti falta de motor nas subidas, nada que uma reduzida não resolva, por isso é dos mais vendidos do BR, esse mimimi de estrelas não colou pq simplesmente não é interesse colisão frontal, existem outras prioridades, inclusive o vw polo capotava fácil, não temos o teste do cabrito que fazem fora, o slam. A teoria meu amigo, na realidade é outra, o dia que vc tiver dinheiro pra comprar seu proprio carro, vc vai entender seu pai

          • Lucas g.

            Primeiro que eu tenho dinheiro pra comprar meu carro. Segundo que eu jamais compraria algo que deu defeito no carro anterior, pode ser até uma Ferrari. Terceiro que o custo benefício do Onix é péssimo! Ele custa muito pra oferecer pouco.

  • Robinho

    sempre tive vontade de ter uma Adventure Cabine dupla…mas o preço me impede.

  • Luconces

    Ué, ninguém falou nada de como é novo esse projeto? kkk

  • Emanuel Schott

    Minha família tinha uma Working 2011. Sofria com o mesmo problema da infiltração de água. Mas isso só começou a aparecer com mais de 80.000 km.

    De resto era pau pra toda obra e manutenção baratissima.

  • Rodrigo Rodrigues

    Carro terrível, fiz a maior burrada da minha vida de ter comprado uma, consumo surreal, desconforto total, manutenção não é baratissima, só tem fama de boca a boca, um ouviu falar e sai falando e por aí foi… Quem diz q é um carro bom é pq só ouviu alguém dizer q presta.

    • Felipe Faria

      Qual versão você comprou? Pra qual finalidade?

    • Eduardo Alves

      Usei duas pela empresa, e para o trabalho era boa sim. Agora se procurava algo diferente disso num carro com projeto dos anos 90, entao faltou ao menos procurar informação o quanto o consumo do 1.8 e surreal, que pula igual cabrito vazia e sobre a manutenção.

  • Se costuma dar infiltração normalmente, imagina aquela versão com teto solar então. #medo

    • Luciano RC

      O teto solar não tem forro.

  • Luciano RC

    O maior defeito da Strada é esse teto solar porco dela. KKKKK

  • Geraldo Xavier

    O pior é quando estoura a mangueira do arrefecimento e o carro perde a força e trava motor e nada do sensor de temperatura alarmar. Comum nos fire

  • Luiz Romeu

    cheio de problemas como todo o fiat ainda assim dá menos problema que a concorrente direta a vw Saveiro, mais uma vez comprova que os produtos da região do ABC estão em decadencia, ainda mais agora com a prisão do seu protetor-mor, o fim do inovarauto, questão de tempo pra são bernanrdo virar uma Detroit

  • Luiz Romeu

    eu tive um UNO antigo e as características são indenticas, barulhento pacas, o feixe de molas, os plasticos colados mal-parafusados, o consumo que exorbita se vc por qualquer peso em cima, o sensor de temperatura que depois de tantos mil serve pra nada, as borrachas que não veda agua ou barulho. MAS QUER SABER, era o +barato me levava pra onde quisesse quase sempre, peças baratissimas, não dura nada, mas muito baratas, portanto um excelente custo-benefício pra quem quer um auto honesto, confiável, pé-de-boi e que não engana ninguem com aquele blablabla de minigolf, minisantana, miniporranenhuma. É só um carro xucro, prum país xucro, prum povo idem que te custa o minimo possível diante das outras opções tão ruins quanto só que muito mais caras.

  • delvane sousa

    Meu pai tem uma 2006 1.5. 95%rodando em Estrada de terra. Fico impressionado com a robustez, quase nunca da problema. Ta com 150 mil km e roda bem

  • Alvarenga

    Comentarios:
    1-Onde fala que a contaminação por lama estraga a correia dentada que fica patinando. Correia dentada não patina e nem fica exposta. Acredito que o autor queira se referir a correia V ou poli-V, que aciona os periféricos, correto ?
    2-Capota maritima não veda mesmo, ela apenas protege parcialmente.
    3-Raro é achar um veiculo que marque corretamente a temperatura externa. Quase todos que conheço marcam sempre uns 2 graus a mais. Normalmente os da GM são os mais próximos do real.
    4-Não ha Suspiro do Ar condicionado, e sim dreno, e em alguns casos um Respiro ou equalizador de pressão.

    • T1000

      se blindar já vai dar a capacidade de carga e se for no 1.4, não vai sair do lugar.

      • Eduardo Alves

        Normalmente se blinda as 1.8. Se blinda essas pick upinhas pq a blindagem nelas sao mais baratas e despertam menos atenção dos gatunos.

      • Alvarenga

        Ah sim, pra mim a 1.8 é o mínimo aceitavel, olha se ainda não chipar pra ganhar alguma coisa mais. E o principio é o que o Eduardo escreveu, uma blindagem barata em um carro que não da muita dó de estragar e nem chama muita atenção.

  • T1000

    “entra água e lama no cofre do motor”
    meu, as pessoas tem que entender que isto é um Palio com caçamba, portanto, não é adequado para trafegar em algumas condições mais severas.
    Para este tipo de uso o cara tem que comprar uma pickup de verdade – S10, Hilux, Ranger, e afins, não pickups baseadas em carros.

  • CanalhaRS

    Rapaz, é tanto defeito que tiveram que escrever um parágrafo resumindo vários deles, senão o texto ficaria gigante…hehehe…

  • Junio Tavares Silva

    “Isso teria causado problemas na correia dentada, que fica patinando”, fala pro estagiário que se a correia dentada “patinar” o motor já era!kkkkkkkkkk

  • marcos wild

    Apenas um Palio Fire jurássico de 1996 que a FIAT transformou nessa pseudo picape.

    Quem tem ZERO em segurança e qualidade de construção, plásticos de péssima qualidade, cheio de rebarbas,

    Resumindo: Um Palio Fire cortado ao meio e que a FIAT pede 80 mil Reais

    E tem média de 3000 mil trouxas todo mês que compram

    E ainda ficam idolatrando essa gambiarra chamada Strada

    .

  • Matuska

    “… Isso teria causado problemas na correia dentada, que fica patinando.”
    Alguém me explica como patina uma correia dentada? Não seria a correia de acessórios?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email