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Strada Cabine Dupla: história, versões, motores, equipamentos

Strada Cabine Dupla: história, versões, motores, equipamentos
Strada Cabine Dupla

A Fiat Strada é a picape compacta de projeto mais antigo à venda no mercado brasileiro. O modelo data de 1998 e, desde então, recebeu uma série de mudanças no visual, interior, mecânica e equipamentos, como a versão Strada Cabine Dupla.

Para efeito de comparação, a concorrente Volkswagen Saveiro de atual geração surgiu em 2009, enquanto a Chevrolet Montana (embora utilize uma plataforma antiga) ganhou sua segunda geração no ano de 2010.


Todavia, curiosamente e contrariando a idade do projeto, a Fiat Strada se posiciona como o utilitário mais inovador de seu segmento. Tudo isso por conta da carroceria com cabine dupla, sendo a primeira da categoria a oferecer tal solução.

A novidade da Strada Cabine Dupla estreou no ano de 2009 e foi um marco na história da picape – tanto é que alavancou consideravelmente as vendas do modelo.

No ano de 2009, a Fiat Strada fechou com 89.959 unidades comercializadas e uma vantagem de 55.919 exemplares frente a Chevrolet Montana, a segunda colocada.


Já em 2010 (o primeiro ano cheio da picape para quatro pessoas), foram nada mais, nada menos que 116.784 emplacamentos, ou 54.587 unidades a frente da Volkswagen Saveiro, que ficou com a segunda posição da categoria.

A receita da Fiat para a Strada Cabine Dupla deu tão certo que longos cinco anos depois a Volkswagen resolveu “copiar” com o lançamento da Volkswagen Saveiro Cabine Dupla.

Além do atraso, a picape compacta cabine dupla da marca alemã chegou devendo a solução de carroceria com três portas igual a rival, que fora lançada um ano antes.

Antes do lançamento da Saveiro Cabine Dupla, circulavam rumores que o modelo seria lançado com quatro portas para realmente superar a concorrente da Fiat.

Porém, elas não foram implementadas, sendo que a solução da VW para ser superior à VW foi o banco traseiro para até três ocupantes, oferecendo espaço para cinco pessoas igual (pelo menos no papel) a um Gol e a um Voyage. A caçamba leva até 580 litros.

Strada Cabine Dupla: história, versões, motores, equipamentos

Strada Cabine Dupla – detalhes

Para desenvolver a Fiat Strada Cabine Dupla, a marca italiana precisou promover uma série de alterações na carroceria do modelo. Para começar, houve um aumento de 55 centímetros na extensão da cabine em relação à Strada Cabine Simples ou 25 cm em comparação com a Strada Cabine Estendida.

O comprimento se manteve o mesmo do modelo Cabine Estendida, de 4,45 metros. Em contrapartida, a caçamba teve seu volume reduzido e passou a comportar 580 litros e 650 kg de capacidade de carga, contra os 830 litros da Fiat Strada Cabine Estendida. Esta capacidade era semelhante à de muitos sedãs pequenos.

O espaço ficava ainda pior se fossemos considerar o estepe presente por lá, o que atrapalhava significativamente a acomodação das bagagens.

Na ocasião do lançamento, a Fiat informou que o banco de trás da Strada Cabine Dupla era suficiente para acomodar bem duas pessoas de 1,75 metros de altura.

Isso, porém, após entrar em um acordo com o motorista e o passageiro da frente para que eles pudessem regular seus bancos a fim de acomodar todos com o mínimo de conforto e espaço possível.

Se você já andou no banco traseiro de uma Strada Cabine Dupla, deve saber que ele é suficiente apenas para viagens curtas.

Em caso de trechos mais longos, é preciso revezar com o passageiro do banco da frente para dar um descanso para as pernas. Na realidade, ele é mais adequado para a configuração 2+2 (dois adultos e duas crianças).

Afora os reajustes na cabine, a Strada Cabine Dupla passou por outras mudanças para levar os dois ocupantes a mais. Os amortecedores dianteiros e traseiros foram recalibrados (de 0,32 mm/daN para 0,36 mm/daN), garantindo maior conforto até mesmo para quem viaja no banco de trás.

A Fiat diz que os amortecedores contam com a tecnologia Magnetti Marelli Cofab e contam com molas internas anti-roll, aumentando a estabilidade em curvas e diminuindo aquele efeito de incilinação lateral.

A parte estrutural da Strada Cabine Dupla também sofreu algumas alterações extras, como reforços para a fixação do novo banco traseiro, este dotado de dois encostos de cabeça com regulagem de altura e cintos de segurança retráteis de três pontos.

Strada Cabine Dupla: história, versões, motores, equipamentos

Outro recurso oferecido inicialmente pela Strada Cabine Dupla foi o sistema “Easy Entry”, que nada mais é um recurso que permite que os bancos dianteiros deslizem para frente assim que se move a alavanca de rebater o encosto, permitindo um acesso mais fácil dos ocupantes à parte traseira da cabine. Após isso, o banco desliza novamente e retorna para sua posição original.

Não bastasse a cabine dupla, a Fiat resolveu lançar uma nova linha com uma terceira porta em 2014. A nova porta é do tipo “suicida”, com abertura reversa e a coluna “B” integrada em sua estrutura.

Todavia, ela serve de batente para a porta dianteira e só se abre se a outra estiver aberta – tanto é que a maçaneta fica embutida na parte interna do batente.

Até mesmo o cinto de segurança do passageiro dianteiro está acoplado na terceira porta, obrigando o ocupante da frente desafivelar o cinto caso algum outro ocupante traseiro queira sair do habitáculo.

Tal solução facilitou o acesso ao banco de trás da cabine, ampliando a área de entrada de 0,5 m² para 1 m².

No visual, a Fiat Strada Cabine Dupla seguia a mesma linha das demais versões, somente, obviamente, com a cabine alongada para acomodar os novos moradores.

Inicialmente, ela foi ofertada somente na versão topo de linha Strada Adventure, que inclusive era (e ainda é) a mais “plastificada” de todas elas.

Nesta configuração, haviam plásticos por todos os lados. A dianteira era decorada por um para-choque mais robusto, formado por plásticos pretos e em cinza tipo alumínio, que abrigava a grade do radiador, a tomada de ar inferior e os faróis auxiliares.

Eles formavam conjunto com as caixas de roda quadradas e com parafusos aparentes, além das saias e estribos laterais e o para-choque traseiro também com plástico preto.

Havia também na Strada Cabine Dupla retrovisores mais esguios em preto e com repetidores de seta, além de rack de teto interligado a uma espécie de santoantônio.

O interior seguia a mesma receita das “gerações” anteriores da Fiat Strada, com direito inclusive a tecido em praticamente todo o painel das portas dianteiras, algo que é encontrado até hoje na picape.

Porém, as saídas de ar centrais em posição bastante baixa, por exemplo, denunciam a idade do projeto do modelo.

A configuração Adventure da Strada Cabine Dupla conta ainda com painel de instrumentos com decoração exclusiva e recursos como bússola e inclinômetro no topo do console central.

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Strada Cabine Dupla – novidades

Chegada da versão Working

Poucos meses após a estreia da Strada Cabine Dupla, a Fiat anunciou a chegada da versão de entrada Working, que ocupou o lugar da antiga Fire. O modelo foi ofertado nas carrocerias cabine simples, estendida e dupla, com motor 1.4 de até 86 cavalos e transmissão manual de cinco marchas.

Por se tratar de uma versão destinada ao trabalho, a Strada Working trazia somente o básico, como volante ajustável em altura, computador de bordo, tampa da caçamba removível, ganchos para amarração de carga na caçamba, entre outros. Como opcional, podia receber direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS, capota marítima, entre outros.

A Strada Cabine Dupla Working 1.4 tinha preço de R$ 36.580.

Novos motores E.torQ

Julho de 2010 marcou a chegada dos motores E.torQ para os modelos da família Palio, em substituição ao 1.8 litro produzido pela GM. A Fiat Strada passou a dispor do novo 1.6 16V E.torQ de até 117 cv e 16,8 kgfm na versão intermediária Trekking e também o 1.8 16V E.torQ de até 132 cv e 18,9 kgfm na opção topo de linha Adventure.

Todavia, inicialmente apenas a configuração Adventure recebeu o novo motor. A Trekking adotou o 1.6 16V posteriormente, enquanto a Working seguiu sendo ofertada com o 1.4 Fire. A Strada Adventure Cabine Dupla 1.8 16V Flex custava R$ 49.870.

Opção de câmbio Dualogic

Seguindo os carros de passeio da marca, a Fiat Strada Cabine Dupla Adventure ganhou a opção do câmbio automatizado Dualogic. A novidade foi anunciada em agosto de 2011 e tinha preço de R$ 55.350.

Entre os recursos, o modelo contava com airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus de uso misto, entre outros. O motor era o mesmo 1.8 16V flex de até 132 cv.

Facelift e mudanças internas

Em 2012, a Fiat anunciou mudanças visuais para os modelos Siena EL, Palio Weekend e Strada. A picape adotou um novo para-choque para a versão Adventure e também para a Trekking, novas rodas de liga-leve e calotas, retrovisores mais amplos, entre outros.

O interior passou a contar com um novo volante, que nas versões topo de linha trazia revestimento em couro e comandos do sistema de som. Mudaram ainda os botões do console, difusores de ar, tampa do porta-luvas/airbag do passageiro e o sistema de som.

Série especial Mangalarga Marchador

Acredite se quiser: a Strada Cabine Dupla já teve uma série especial relacionada a cavalos. A Strada Mangalarga Marchador estreou em abril de 2013 e foi fruto de uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), sendo destinada aos “associados desta entidade, criadores, cavaleiros, apreciadores da raça e o produtor rural”.

O modelo contava com rodas de liga-leve com pinturas exclusivas, adesivos alusivos à versão nos para-lamas traseiros, tapetes internos e soleiras de porta, bancos dianteiros personalizados, faróis e lanternas escurecidos, volante multifuncional em couro, trio elétrico, sistema de som com MP3 player, entre outros.

Na configuração Adventure Cabine Dupla, a picape especial saía por R$ 59.440.

Carroceria com três portas e novo visual

Já em outubro de 2013, foi a vez do lançamento da última reestilização da Fiat Strada (pelo menos até o momento) e da carroceria cabine dupla com três portas (que comentamos acima).

Na parte estética, a picape passou a contar com um novo para-choque dianteiro para a versão Working, lanternas traseiras redesenhadas, nova tampa da caçamba e caçamba mais alta em 8 cm, aumentando o volume em 100 litros para o modelo de quatro lugares.

O modelo trouxe ainda para-choque traseiro redesenhado, novas molduras para as caixas de roda, porta-escada e grade de proteção do vidro traseiro reestilizados, nova moldura no para-lama da Adventure e painel de instrumentos com novo grafismo.

Na ocasião, a Fiat Strada Cabine Dupla Adventure partia de R$ 54.360.

Strada Cabine Dupla: história, versões, motores, equipamentos

Nova série Hard Working

Ainda entre as versões diferenciadas, a Fiat Strada Hard Working chegou em outubro de 2014. O modelo na versão cabine dupla tinha preço inicial de R$ 51.190 e oferecia o motor 1.4 Fire de 86 cavalos. Ela era destinada ao trabalho.

Entre os itens de série, havia ar-condicionado, faróis com máscara negra, vidros dianteiros elétricos, volante ajustável em altura, soleiras de porta, nome da versão nas laterais da carroceria, travas elétricas, para-brisa degradê, rodas com pintura exclusiva, entre outros.

Série especial Extreme

Entre as séries especiais, a Fiat ofereceu ainda a Strada Cabine Dupla na versão Adventure Extreme, que na carroceria cabine dupla custava R$ 71.120. Tal configuração chegou em novembro de 2015 e trazia detalhes estéticos e novos equipamentos de série.

No visual, a picape contava com rodas aro 16 com pintura exclusiva, novas molduras nos para-choques, grade e caçamba, faróis com máscara negra, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, navegador GPS, DVD player, TV digital, Bluetooth e câmera de ré, entre outros.

Strada Cabine Dupla – versões

  • Fiat Strada Cabine Dupla – Working 1.4
  • Fiat Strada Cabine Dupla – Hard Working 1.4
  • Fiat Strada Cabine Dupla – Trekking 1.6
  • Fiat Strada Cabine Dupla – Adventure 1.8
  • Fiat Strada Cabine Dupla – Adventure 1.8 Dualogic

Strada Cabine Dupla – preços

  • Fiat Strada Cabine Dupla Working 1.4: de R$ 32.047 (2010) a R$ 46.829 (2016)
  • Fiat Strada Cabine Dupla Hard Working 1.4: de R$ 45.451 (2015) a R$ 55.020 (2018)
  • Fiat Strada Cabine Dupla Trekking 1.6: de R$ 40.377 (2013) a R$ 51.592 (2016)
  • Fiat Strada Cabine Dupla Adventure 1.8: de R$ 34.543 (2010) a R$ 66.558 (2018)
  • Fiat Strada Cabine Dupla Adventure 1.8 Dualogic: de R$ 37.294 (2012) a R$ 64.766 (2017)
  • Fiat Strada Cabine Dupla Hard Working 1.4: R$ 64.190 (0 km)
  • Fiat Strada Cabine Dupla Adventure 1.8: R$ 78.690 (0 km)

(preços com base na tabela FIPE de julho de 2018)

Strada Cabine Dupla: história, versões, motores, equipamentos

Strada Cabine Dupla – motor, câmbio e desempenho

Inicialmente, a Strada foi vendida com o motor 1.8 8V flex de até 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol, a 5.500 rpm, e 17,8 e 18,5 kgfm, respectivamente, a 2.800 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Este conjunto levava a picape de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e permitia atingir velocidade máxima de 175 km/h.

Porém, um ano depois ele foi substituído pelo 1.8 16V E.torQ, que rende 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm, e 18,4 e 18,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, combinado a uma transmissão manual ou automatizada Dualogic de cinco marchas. A Fiat diz que a picape alcança os 100 km/h em 10,3 s e máxima de 179 km/h.

A linha contou ainda com o 1.6 16V de 115 cv e 117 cv, a 5.500 rpm, e 16,2 kgfm e 16,8 kgfm, a 4.500 rpm, com caixa manual de cinco marchas. A Strada CD 1.6 16V vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 178 km/h.

Há também a Strada Cabine Dupla 1.4 8V, de até 85 e 86 cv, a 5.750 rpm, e 12,4 e 12,5 kgfm, a 3.500 rpm, também com câmbio de cinco velocidades. Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 s e alcança máxima de 164 km/h.

Strada Cabine Dupla – consumo

A Strada Cabine Dupla 1.8 8V entregava consumo de 5,9 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada com etanol e 8,5 km/l e 10,9 km/l, respectivamente, com gasolina. Já o modelo 1.8 16V registra médias de 6,7 e 7,5 km/l com etanol e 9,6 e 11 km/l com gasolina.

No caso da Strada Cabine Dupla 1.4 8V, são 6,3 km/l e 7,6 km/l com etanol e 10,3 e 11,2 km/l com gasolina. Por fim, a Strada Cabine Dupla 1.6 16V oferecia 7,4 e 8,7 km/l com etanol e 10,6 e 12,1 km/l com gasolina.

Strada Cabine Dupla: história, versões, motores, equipamentos

Strada Cabine Dupla – manutenção e revisões

Por contar com um projeto antigo e dividir motores e outros componentes com outros carros da Fiat, a Strada Cabine Dupla tem manutenção simples e relativamente barata.

A respeito das revisões, a Fiat cobra R$ 3.464 pelas seis manutenções até 60 mil km da Strada 1.4 e R$ 4.016 da Strada 1.8.

Strada Cabine Dupla – ficha técnica

Motor

1.8 8V

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.796

Válvulas

8

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

114 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

18,5 kgfm a 2.800 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic de cinco velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 15 polegadas

Pneus

205/70 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.457

Largura (mm)

1.740

Altura (mm)

1.631

Distância entre os eixos (mm)

2.753

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

650

Tanque (litros)

58

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.195

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

Não divulgado

 

Motor

1.8 16V

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.747

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

132 cv a 5.250 rpm

Torque Máximo

18,9 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic de cinco velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 15 polegadas

Pneus

205/70 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.471

Largura (mm)

1.740

Altura (mm)

1.631

Distância entre os eixos (mm)

2.753

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

650

Tanque (litros)

58

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.203

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

Não divulgado

.

Motor

1.6 16V

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.598

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

117 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

16,2 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 14 polegadas ou de liga-leve de 15 polegadas

Pneus

175/80 R14 ou 205/70 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.423

Largura (mm)

1.664

Altura (mm)

1.580

Distância entre os eixos (mm)

2.718

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

650

Tanque (litros)

58

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.176

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

Não divulgado

 

1.4 8V

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.368

Válvulas

8

Taxa de compressão

10,35:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

86 cv a 5.750 rpm

Torque Máximo

12,5 kgfm a 3.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 14 polegadas

Pneus

175/70 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.409

Largura (mm)

1.664

Altura (mm)

1.580

Distância entre os eixos (mm)

2.718

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

650

Tanque (litros)

58

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.100

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

Não divulgado

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