
A Fiat Strada é a picape compacta de projeto mais antigo à venda no mercado brasileiro. O modelo data de 1998 e, desde então, recebeu uma série de mudanças no visual, interior, mecânica e equipamentos, como a versão Strada Cabine Dupla.
Para efeito de comparação, a concorrente Volkswagen Saveiro de atual geração surgiu em 2009, enquanto a Chevrolet Montana (embora utilize uma plataforma antiga) ganhou sua segunda geração no ano de 2010.
Todavia, curiosamente e contrariando a idade do projeto, a Fiat Strada se posiciona como o utilitário mais inovador de seu segmento. Tudo isso por conta da carroceria com cabine dupla, sendo a primeira da categoria a oferecer tal solução.
A novidade da Strada Cabine Dupla estreou no ano de 2009 e foi um marco na história da picape – tanto é que alavancou consideravelmente as vendas do modelo.
No ano de 2009, a Fiat Strada fechou com 89.959 unidades comercializadas e uma vantagem de 55.919 exemplares frente a Chevrolet Montana, a segunda colocada.
Já em 2010 (o primeiro ano cheio da picape para quatro pessoas), foram nada mais, nada menos que 116.784 emplacamentos, ou 54.587 unidades a frente da Volkswagen Saveiro, que ficou com a segunda posição da categoria.
A receita da Fiat para a Strada Cabine Dupla deu tão certo que longos cinco anos depois a Volkswagen resolveu “copiar” com o lançamento da Volkswagen Saveiro Cabine Dupla.
Além do atraso, a picape compacta cabine dupla da marca alemã chegou devendo a solução de carroceria com três portas igual a rival, que fora lançada um ano antes.
Antes do lançamento da Saveiro Cabine Dupla, circulavam rumores que o modelo seria lançado com quatro portas para realmente superar a concorrente da Fiat.
Porém, elas não foram implementadas, sendo que a solução da VW para ser superior foi o banco traseiro para até três ocupantes, oferecendo espaço para cinco pessoas igual (pelo menos no papel) a um Gol e a um Voyage. A caçamba leva até 580 litros.
Índice
Strada Cabine Dupla – detalhes
Para desenvolver a Fiat Strada Cabine Dupla, a marca italiana precisou promover uma série de alterações na carroceria do modelo.
Para começar, houve um aumento de 55 centímetros na extensão da cabine em relação à Strada Cabine Simples ou 25 cm em comparação com a Strada Cabine Estendida.
O comprimento se manteve o mesmo do modelo Cabine Estendida, de 4,45 metros. Em contrapartida, a caçamba teve seu volume reduzido e passou a comportar 580 litros e 650 kg de capacidade de carga, contra os 830 litros da Fiat Strada Cabine Estendida. Esta capacidade era semelhante à de muitos sedãs pequenos.
O espaço ficava ainda pior se fossemos considerar o estepe presente por lá, o que atrapalhava significativamente a acomodação das bagagens.
Na ocasião do lançamento, a Fiat informou que o banco de trás da Strada Cabine Dupla era suficiente para acomodar bem duas pessoas de 1,75 metros de altura.
Isso, porém, após entrar em um acordo com o motorista e o passageiro da frente para que eles pudessem regular seus bancos a fim de acomodar todos com o mínimo de conforto e espaço possível.
Se você já andou no banco traseiro de uma Strada Cabine Dupla, deve saber que ele é suficiente apenas para viagens curtas.
Em caso de trechos mais longos, é preciso revezar com o passageiro do banco da frente para dar um descanso para as pernas. Na realidade, ele é mais adequado para a configuração 2+2 (dois adultos e duas crianças).
Afora os reajustes na cabine, a Strada Cabine Dupla passou por outras mudanças para levar os dois ocupantes a mais. Os amortecedores dianteiros e traseiros foram recalibrados (de 0,32 mm/daN para 0,36 mm/daN), garantindo maior conforto até mesmo para quem viaja no banco de trás.
A Fiat diz que os amortecedores contam com a tecnologia Magnetti Marelli Cofab e contam com molas internas anti-roll, aumentando a estabilidade em curvas e diminuindo aquele efeito de incilinação lateral.
A parte estrutural da Strada Cabine Dupla também sofreu algumas alterações extras, como reforços para a fixação do novo banco traseiro, este dotado de dois encostos de cabeça com regulagem de altura e cintos de segurança retráteis de três pontos.
Outro recurso oferecido inicialmente pela Strada Cabine Dupla foi o sistema “Easy Entry”, que nada mais é um recurso que permite que os bancos dianteiros deslizem para frente assim que se move a alavanca de rebater o encosto, permitindo um acesso mais fácil dos ocupantes à parte traseira da cabine.
Após isso, o banco desliza novamente e retorna para sua posição original.
Não bastasse a cabine dupla, a Fiat resolveu lançar uma nova linha com uma terceira porta em 2014. A nova porta é do tipo “suicida”, com abertura reversa e a coluna “B” integrada em sua estrutura.
Todavia, ela serve de batente para a porta dianteira e só se abre se a outra estiver aberta – tanto é que a maçaneta fica embutida na parte interna do batente.
Até mesmo o cinto de segurança do passageiro dianteiro está acoplado na terceira porta, obrigando o ocupante da frente desafivelar o cinto caso algum outro ocupante traseiro queira sair do habitáculo.
Tal solução facilitou o acesso ao banco de trás da cabine, ampliando a área de entrada de 0,5 m² para 1 m².
No visual, a Fiat Strada Cabine Dupla seguia a mesma linha das demais versões, somente, obviamente, com a cabine alongada para acomodar os novos moradores.
Inicialmente, ela foi ofertada somente na versão topo de linha Strada Adventure, que inclusive era (e ainda é) a mais “plastificada” de todas elas.
Nesta configuração, havia plásticos por todos os lados. A dianteira era decorada por um para-choque mais robusto, formado por plásticos pretos e em cinza tipo alumínio, que abrigava a grade do radiador, a tomada de ar inferior e os faróis auxiliares.
Eles formavam conjunto com as caixas de roda quadradas e com parafusos aparentes, além das saias e estribos laterais e o para-choque traseiro também com plástico preto.
Havia também na Strada Cabine Dupla retrovisores mais esguios em preto e com repetidores de seta, além de rack de teto interligado a uma espécie de santoantônio.
O interior seguia a mesma receita das “gerações” anteriores da Fiat Strada, com direito inclusive a tecido em praticamente todo o painel das portas dianteiras, algo que é encontrado até hoje na picape.
Porém, as saídas de ar centrais em posição bastante baixa, por exemplo, denunciam a idade do projeto do modelo.
A configuração Adventure da Strada Cabine Dupla conta ainda com painel de instrumentos com decoração exclusiva e recursos como bússola e inclinômetro no topo do console central.
Strada Cabine Dupla – novidades
Chegada da versão Working
Poucos meses após a estreia da Strada Cabine Dupla, a Fiat anunciou a chegada da versão de entrada Working, que ocupou o lugar da antiga Fire. O modelo foi ofertado nas carrocerias cabine simples, estendida e dupla, com motor 1.4 de até 86 cavalos e transmissão manual de cinco marchas.
Por se tratar de uma versão destinada ao trabalho, a Strada Working trazia somente o básico, como volante ajustável em altura, computador de bordo, tampa da caçamba removível, ganchos para amarração de carga na caçamba, entre outros. Como opcional, podia receber direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS, capota marítima, entre outros.
A Strada Cabine Dupla Working 1.4 tinha preço de R$ 36.580.
Novos motores E.torQ
Julho de 2010 marcou a chegada dos motores E.torQ para os modelos da família Palio, em substituição ao 1.8 litro produzido pela GM. A Fiat Strada passou a dispor do novo 1.6 16V E.torQ de até 117 cv e 16,8 kgfm na versão intermediária Trekking e também o 1.8 16V E.torQ de até 132 cv e 18,9 kgfm na opção topo de linha Adventure.
Todavia, inicialmente apenas a configuração Adventure recebeu o novo motor. A Trekking adotou o 1.6 16V posteriormente, enquanto a Working seguiu sendo ofertada com o 1.4 Fire. A Strada Adventure Cabine Dupla 1.8 16V Flex custava R$ 49.870.
Opção de câmbio Dualogic
Seguindo os carros de passeio da marca, a Fiat Strada Cabine Dupla Adventure ganhou a opção do câmbio automatizado Dualogic. A novidade foi anunciada em agosto de 2011 e tinha preço de R$ 55.350.
Entre os recursos, o modelo contava com airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus de uso misto, entre outros. O motor era o mesmo 1.8 16V flex de até 132 cv.
Facelift e mudanças internas
Em 2012, a Fiat anunciou mudanças visuais para os modelos Siena EL, Palio Weekend e Strada. A picape adotou um novo para-choque para a versão Adventure e também para a Trekking, novas rodas de liga-leve e calotas, retrovisores mais amplos, entre outros.
O interior passou a contar com um novo volante, que nas versões topo de linha trazia revestimento em couro e comandos do sistema de som. Mudaram ainda os botões do console, difusores de ar, tampa do porta-luvas/airbag do passageiro e o sistema de som.
Série especial Mangalarga Marchador
Acredite se quiser: a Strada Cabine Dupla já teve uma série especial relacionada a cavalos. A Strada Mangalarga Marchador estreou em abril de 2013 e foi fruto de uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), sendo destinada aos “associados desta entidade, criadores, cavaleiros, apreciadores da raça e o produtor rural”.
O modelo contava com rodas de liga-leve com pinturas exclusivas, adesivos alusivos à versão nos para-lamas traseiros, tapetes internos e soleiras de porta, bancos dianteiros personalizados, faróis e lanternas escurecidos, volante multifuncional em couro, trio elétrico, sistema de som com MP3 player, entre outros.
Na configuração Adventure Cabine Dupla, a picape especial saía por R$ 59.440.
Carroceria com três portas e novo visual
Já em outubro de 2013, foi a vez do lançamento da última reestilização da Fiat Strada (pelo menos até o momento) e da carroceria cabine dupla com três portas (que comentamos acima).
Na parte estética, a picape passou a contar com um novo para-choque dianteiro para a versão Working, lanternas traseiras redesenhadas, nova tampa da caçamba e caçamba mais alta em 8 cm, aumentando o volume em 100 litros para o modelo de quatro lugares.
O modelo trouxe ainda para-choque traseiro redesenhado, novas molduras para as caixas de roda, porta-escada e grade de proteção do vidro traseiro reestilizados, nova moldura no para-lama da Adventure e painel de instrumentos com novo grafismo.
Na ocasião, a Fiat Strada Cabine Dupla Adventure partia de R$ 54.360.
Nova série Hard Working
Ainda entre as versões diferenciadas, a Fiat Strada Hard Working chegou em outubro de 2014. O modelo na versão cabine dupla tinha preço inicial de R$ 51.190 e oferecia o motor 1.4 Fire de 86 cavalos. Ela era destinada ao trabalho.
Entre os itens de série, havia ar-condicionado, faróis com máscara negra, vidros dianteiros elétricos, volante ajustável em altura, soleiras de porta, nome da versão nas laterais da carroceria, travas elétricas, para-brisa degradê, rodas com pintura exclusiva, entre outros.
Série especial Extreme
Entre as séries especiais, a Fiat ofereceu ainda a Strada Cabine Dupla na versão Adventure Extreme, que na carroceria cabine dupla custava R$ 71.120. Tal configuração chegou em novembro de 2015 e trazia detalhes estéticos e novos equipamentos de série.
No visual, a picape contava com rodas aro 16 com pintura exclusiva, novas molduras nos para-choques, grade e caçamba, faróis com máscara negra, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, navegador GPS, DVD player, TV digital, Bluetooth e câmera de ré, entre outros.
Strada Cabine Dupla – versões
- Fiat Strada Cabine Dupla – Working 1.4
- Fiat Strada Cabine Dupla – Hard Working 1.4
- Fiat Strada Cabine Dupla – Trekking 1.6
- Fiat Strada Cabine Dupla – Adventure 1.8
- Fiat Strada Cabine Dupla – Adventure 1.8 Dualogic
Strada Cabine Dupla – preços
- Fiat Strada Cabine Dupla Working 1.4: de R$ 43.600 (2010) a R$ 66.480 (2016)
- Fiat Strada Cabine Dupla Hard Working 1.4: de R$ 64.140 (2015) a R$ 77.200 (2020)
- Fiat Strada Cabine Dupla Trekking 1.6: de R$ 54.060 (2013) a R$ 68.050 (2016)
- Fiat Strada Cabine Dupla Adventure 1.8: de R$ 48.870 (2010) a R$ 94.250 (2020)
- Fiat Strada Cabine Dupla Adventure 1.8 Dualogic: de R$ 47.810 (2012) a R$ 74.490 (2017)
(preços com base na tabela FIPE de maio de 2022)
Strada Cabine Dupla – motor, câmbio e desempenho
Inicialmente, a Strada foi vendida com o motor 1.8 8V flex de até 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol, a 5.500 rpm, e 17,8 e 18,5 kgfm, respectivamente, a 2.800 rpm, com câmbio manual de cinco marchas.
Esse conjunto levava a picape de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e permitia atingir velocidade máxima de 175 km/h.
Porém, um ano depois ele foi substituído pelo 1.8 16V E.torQ, que rende 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm, e 18,4 e 18,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, combinado a uma transmissão manual ou automatizada Dualogic de cinco marchas. A Fiat diz que a picape alcança os 100 km/h em 10,3 s e máxima de 179 km/h.
A linha contou ainda com o 1.6 16V de 115 cv e 117 cv, a 5.500 rpm, e 16,2 kgfm e 16,8 kgfm, a 4.500 rpm, com caixa manual de cinco marchas. A Strada CD 1.6 16V vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 178 km/h.
Há também a Strada Cabine Dupla 1.4 8V, de até 85 e 86 cv, a 5.750 rpm, e 12,4 e 12,5 kgfm, a 3.500 rpm, também com câmbio de cinco velocidades. Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 s e alcança máxima de 164 km/h.
Strada Cabine Dupla – consumo
A Strada Cabine Dupla 1.8 8V entregava consumo de 5,9 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada com etanol e 8,5 km/l e 10,9 km/l, respectivamente, com gasolina. Já o modelo 1.8 16V registra médias de 6,7 e 7,5 km/l com etanol e 9,6 e 11 km/l com gasolina.
No caso da Strada Cabine Dupla 1.4 8V, são 6,3 km/l e 7,6 km/l com etanol e 10,3 e 11,2 km/l com gasolina. Por fim, a Strada Cabine Dupla 1.6 16V oferecia 7,4 e 8,7 km/l com etanol e 10,6 e 12,1 km/l com gasolina.
Strada Cabine Dupla – manutenção e revisões
Por contar com um projeto antigo e dividir motores e outros componentes com outros carros da Fiat, a Strada Cabine Dupla tem manutenção simples e relativamente barata.
A respeito das revisões, a Fiat cobra R$ 3.464 pelas seis manutenções até 60 mil km da Strada 1.4 e R$ 4.016 da Strada 1.8.
Strada Cabine Dupla – ficha técnica
Motor | 1.8 8V |
Tipo | Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 1.796 |
Válvulas | 8 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | 114 cv a 5.500 rpm |
Torque Máximo | 18,5 kgfm a 2.800 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic de cinco velocidades |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Rodas de liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 205/70 R15 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.457 |
Largura (mm) | 1.740 |
Altura (mm) | 1.631 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.753 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 650 |
Tanque (litros) | 58 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.195 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | Não divulgado |
Motor | 1.8 16V |
Tipo | Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 1.747 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 11,2:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | 132 cv a 5.250 rpm |
Torque Máximo | 18,9 kgfm a 4.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic de cinco velocidades |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Rodas de liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 205/70 R15 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.471 |
Largura (mm) | 1.740 |
Altura (mm) | 1.631 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.753 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 650 |
Tanque (litros) | 58 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.203 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | Não divulgado |
.
Motor | 1.6 16V |
Tipo | Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 1.598 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | 117 cv a 5.500 rpm |
Torque Máximo | 16,2 kgfm a 4.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de cinco marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Rodas de aço de 14 polegadas ou de liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 175/80 R14 ou 205/70 R15 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.423 |
Largura (mm) | 1.664 |
Altura (mm) | 1.580 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.718 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 650 |
Tanque (litros) | 58 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.176 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | Não divulgado |
1.4 8V | |
Tipo | Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 1.368 |
Válvulas | 8 |
Taxa de compressão | 10,35:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | 86 cv a 5.750 rpm |
Torque Máximo | 12,5 kgfm a 3.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual de cinco marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Rodas de aço de 14 polegadas |
Pneus | 175/70 R14 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.409 |
Largura (mm) | 1.664 |
Altura (mm) | 1.580 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.718 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 650 |
Tanque (litros) | 58 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.100 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | Não divulgado |