A gama da Chevrolet sempre esteve repleta de sedãs para todos os gostos, bolsos e necessidades. Desde o início da década, a marca oferecia modelos como o Corsa Classic, Prisma e Corsa Sedan.
O mais simples deles era justamente o Classic, que inclusive se posicionava como o modelo de projeto mais antigo da gama de três-volumes da marca.
O modelo mudou de identidade e passou a se chamar Chevrolet Corsa Classic em 2002, para se diferenciar da nova geração da família Corsa, que foi introduzida no mesmo ano e se destacava pela plataforma mais avançada.
mudanças
Versão com câmbio automático
A opção de transmissão automática não é uma novidade recente entre os carros de porte compacto. O Chevrolet Corsa Classic passou a oferecer tal recurso no início de 2005.
A versão com câmbio automático, que antes era uma exclusividade de modelos luxuosos, fez do Corsa Classic o carro automático mais em conta do país. Ele chegou por R$ 36,8 mil iniciais, podendo atingir R$ 42,5 mil em sua configuração topo de linha, e durou até meados de 2006.
Motor 1.0 mais potente e econômico
No fim de 2008, a Chevrolet passou a equipar o Classic com o motor 1.0 VHCE (Very High Compression), que recebeu aprimoramentos para ficar mais potente e econômico, passando a desenvolver 78 cavalos de potência e 9,7 kgfm, contra os 72 cv e 9 kgfm da linha anterior.
Reestilização
Em 2010, a Chevrolet anunciou a chegada da primeira reestilização do Corsa Classic – ou a segunda, considerando que o Corsa Sedan foi reestilizado em 2000.
O modelo ganhou formas inspiradas no Chevrolet Sail comercializado pela marca em países como China, Chile e Peru, além do México (onde ele era vendido como Chevy C2), e foi anunciado por aqui como linha 2011.
Além de alterações estéticas, ele recebeu mudanças no pacote de opcionais.
A única versão disponível era a LS, com motor 1.0 litro flex de até 78 cavalos e câmbio automático, que tinha preço inicial de R$ 28,3 mil.
Oferta de airbags e freios ABS
Apesar da oferta de airbags frontais nas primeiras versões do Chevrolet Corsa Classic, a fabricante norte-americana deixou de oferecer tal recurso de segurança por um bom tempo na gama do sedã popular.
Todavia, para se antecipar à obrigatoriedade do airbag duplo e freios ABS para carros de passeio conforme a legislação do nosso país, o Corsa Classic voltou a ofertar tais itens em agosto de 2012. Entretanto, naquela ocasião eles eram oferecidos em pacotes opcionais.
Em 2012, os interessados pelo Chevrolet Corsa Classic com airbags frontais precisavam pagar R$ 1.172 a mais pelo pacote opcional PDC.
Lançamento da série especial Advantage
Como a última grande novidade para a linha do Corsa Classic, a Chevrolet anunciou em março de 2014 a chegada da nova série especial Advantage, que já havia sido ofertada na gama dos modelos Celta, Cobalt e Spin.
O modelo tinha preço inicial de R$ 34.170 e se destacava por equipamentos de conforto, aparência e conveniência.
A lista de equipamentos do Classic Advantage incluía rodas de liga-leve de 14 polegadas, sistema de som com entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth e display no console central (com dados de temperatura externa, data e hora).
Fim de linha
Depois de longos 21 anos e mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas (o segundo sedã mais vendido da história do Brasil), a Chevrolet, enfim, decretou o fim de linha do Corsa Classic em agosto de 2016.
Na realidade, não foi bem um fim de linha, e sim o fim das importações do modelo da fábrica de Rosário, na Argentina. O Classic seguiu sendo produzido por mais alguns meses por lá para abastecer o mercado local.
gama completa
- Chevrolet Corsa Classic Super 1.6
- Chevrolet Corsa Classic Spirit 1.6
- Chevrolet Corsa Classic Spirit 1.6 AT
- Chevrolet Corsa Classic Life 1.6
- Chevrolet Corsa Classic Super 1.6
- Chevrolet Corsa Classic LS 1.0
- Chevrolet Corsa Classic Advantage 1.0
Motor, câmbio e Dinâmica
O Chevrolet Corsa Classic foi ofertado com duas opções de motorizações, sendo que a partir de 2005 ele passou a oferecer somente o 1.0 para não canibalizar as vendas do Corsa Sedan 1.4.
Até meados de 2008, havia o 1.0 litro flex de quatro cilindros, capaz de gerar 70 cavalos com gasolina e 72 cv com etanol, a 6.400 rpm, e torque de 8,8 e 9 kgfm, respectivamente, a 3.000 rpm, com câmbio manual de cinco marchas.
O Corsa Classic 1.0 acelerava de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos e conseguia atingir velocidade máxima de 163 km/h.
Porém, a partir do fim de 2008 ele passou a contar com o 1.0 VHCE, mais potente e econômico, com 77 cv com gasolina e 78 cv com etanol, a 6.400 rpm, e 9,5 e 9,7 kgfm, respectivamente, a 5.200 rpm, atrelado ao câmbio manual de cinco velocidades.
Uso de combustível
A respeito do consumo, o Corsa Classic 1.0 registrava 7,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 10,4 e 13 km/l, respectivamente, com gasolina.
Já o Corsa Classic 1.6 AT entregava consumo de 9,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com gasolina.
Gastos de manutenção
O Corsa Classic é aquele tipo de carro que praticamente todo mecânico consegue consertar, devido à mecânica de concepção bastante simples e também o fato de que o modelo compartilha centenas de peças com outros carros antigos da marca, como o próprio Corsa hatch da geração anterior e também o Celta e o Prisma.
Conforme consta no site oficial da Chevrolet, o Corsa Classic de ano/modelo 2009 com motor 1.0 tem revisões de 10 mil km a 60 mil km, totalizando seis idas à concessionária, com preço total de R$ 4.680.
Já o Corsa Classic 2016, também com motor 1.0, tem as seis revisões por R$ 5.012. Já as quatro revisões entre 70 mil km e 100 mil, os valores totais são de R$ 3.652 e R$ 3.896, respectivamente.
Ficha de informações
Motor |
1.0 |
Tipo |
Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm³ |
999 |
Válvulas |
8 |
Taxa de compressão |
12,6:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima |
78 cv a 6.400 rpm |
Torque Máximo |
9,7 kgfm a 5.200 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual de cinco marchas |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Não assistida (mecânica) ou hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson |
Traseira |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Rodas de aço de 14 polegadas |
Pneus |
175/65 R14 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4.152 |
Largura (mm) |
1.608 |
Altura (mm) |
1.436 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.443 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
440 |
Tanque (litros) |
54 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
905 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,35 |
Motor |
1.6 |
Tipo |
Dianteiro, transversal e monocombustível |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm³ |
1.598 |
Válvulas |
8 |
Taxa de compressão |
9,4:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima |
92 cv a 5.600 rpm |
Torque Máximo |
13 kgfm a 2.800 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson |
Traseira |
Independente, braço arrastado |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Rodas de aço de 13 polegadas |
Pneus |
165/70 R13 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4.056 |
Largura (mm) |
1.608 |
Altura (mm) |
1.436 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.443 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
440 |
Tanque (litros) |
48 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
1.040 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,35 |
Chevrolet Corsa Classic – galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!