Corsa Classic (2002-2016): as novidades com o passar do tempo

Corsa Classic
Corsa Classic

A gama da Chevrolet sempre esteve repleta de sedãs para todos os gostos, bolsos e necessidades. Desde o início da década, a marca oferecia modelos como o Corsa Classic , Prisma e Corsa Sedan.

O mais simples deles era justamente o Classic, que inclusive se posicionava como o modelo de projeto mais antigo da gama de três-volumes da marca.

O modelo mudou de identidade e passou a se chamar Chevrolet Corsa Classic em 2002, para se diferenciar da nova geração da família Corsa, que foi introduzida no mesmo ano e se destacava pela plataforma mais avançada.

mudanças

Versão com câmbio automático

A opção de transmissão automática não é uma novidade recente entre os carros de porte compacto. O Chevrolet Corsa Classic passou a oferecer tal recurso no início de 2005.

A versão com câmbio automático, que antes era uma exclusividade de modelos luxuosos, fez do Corsa Classic o carro automático mais em conta do país. Ele chegou por R$ 36,8 mil iniciais, podendo atingir R$ 42,5 mil em sua configuração topo de linha, e durou até meados de 2006.

Chevrolet Classic – defeitos e problemas

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Motor 1.0 mais potente e econômico

No fim de 2008, a Chevrolet passou a equipar o Classic com o motor 1.0 VHCE (Very High Compression), que recebeu aprimoramentos para ficar mais potente e econômico, passando a desenvolver 78 cavalos de potência e 9,7 kgfm, contra os 72 cv e 9 kgfm da linha anterior.

Reestilização

Em 2010, a Chevrolet anunciou a chegada da primeira reestilização do Corsa Classic – ou a segunda, considerando que o Corsa Sedan foi reestilizado em 2000.

O modelo ganhou formas inspiradas no Chevrolet Sail comercializado pela marca em países como China, Chile e Peru, além do México (onde ele era vendido como Chevy C2), e foi anunciado por aqui como linha 2011.

Além de alterações estéticas, ele recebeu mudanças no pacote de opcionais.

A única versão disponível era a LS, com motor 1.0 litro flex de até 78 cavalos e câmbio automático, que tinha preço inicial de R$ 28,3 mil.

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Oferta de airbags e freios ABS

Apesar da oferta de airbags frontais nas primeiras versões do Chevrolet Corsa Classic, a fabricante norte-americana deixou de oferecer tal recurso de segurança por um bom tempo na gama do sedã popular.

Todavia, para se antecipar à obrigatoriedade do airbag duplo e freios ABS para carros de passeio conforme a legislação do nosso país, o Corsa Classic voltou a ofertar tais itens em agosto de 2012. Entretanto, naquela ocasião eles eram oferecidos em pacotes opcionais.

Em 2012, os interessados pelo Chevrolet Corsa Classic com airbags frontais precisavam pagar R$ 1.172 a mais pelo pacote opcional PDC.

Lançamento da série especial Advantage

Como a última grande novidade para a linha do Corsa Classic, a Chevrolet anunciou em março de 2014 a chegada da nova série especial Advantage, que já havia sido ofertada na gama dos modelos Celta, Cobalt e Spin.

O modelo tinha preço inicial de R$ 34.170 e se destacava por equipamentos de conforto, aparência e conveniência.

A lista de equipamentos do Classic Advantage incluía rodas de liga-leve de 14 polegadas, sistema de som com entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth e display no console central (com dados de temperatura externa, data e hora).

Fim de linha

Depois de longos 21 anos e mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas (o segundo sedã mais vendido da história do Brasil), a Chevrolet, enfim, decretou o fim de linha do Corsa Classic em agosto de 2016.

Na realidade, não foi bem um fim de linha, e sim o fim das importações do modelo da fábrica de Rosário, na Argentina. O Classic seguiu sendo produzido por mais alguns meses por lá para abastecer o mercado local.

gama completa

  • Chevrolet Corsa Classic Super 1.6
  • Chevrolet Corsa Classic Spirit 1.6
  • Chevrolet Corsa Classic Spirit 1.6 AT
  • Chevrolet Corsa Classic Life 1.6
  • Chevrolet Corsa Classic Super 1.6
  • Chevrolet Corsa Classic LS 1.0
  • Chevrolet Corsa Classic Advantage 1.0

Motor, câmbio e Dinâmica

O Chevrolet Corsa Classic foi ofertado com duas opções de motorizações, sendo que a partir de 2005 ele passou a oferecer somente o 1.0 para não canibalizar as vendas do Corsa Sedan 1.4.

Até meados de 2008, havia o 1.0 litro flex de quatro cilindros, capaz de gerar 70 cavalos com gasolina e 72 cv com etanol, a 6.400 rpm, e torque de 8,8 e 9 kgfm, respectivamente, a 3.000 rpm, com câmbio manual de cinco marchas.

O Corsa Classic 1.0 acelerava de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos e conseguia atingir velocidade máxima de 163 km/h.

chevrolet corsa classic 6

Porém, a partir do fim de 2008 ele passou a contar com o 1.0 VHCE, mais potente e econômico, com 77 cv com gasolina e 78 cv com etanol, a 6.400 rpm, e 9,5 e 9,7 kgfm, respectivamente, a 5.200 rpm, atrelado ao câmbio manual de cinco velocidades.

Uso de combustível

A respeito do consumo, o Corsa Classic 1.0 registrava 7,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 10,4 e 13 km/l, respectivamente, com gasolina.

Já o Corsa Classic 1.6 AT entregava consumo de 9,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com gasolina.

Gastos de manutenção

O Corsa Classic é aquele tipo de carro que praticamente todo mecânico consegue consertar, devido à mecânica de concepção bastante simples e também o fato de que o modelo compartilha centenas de peças com outros carros antigos da marca, como o próprio Corsa hatch da geração anterior e também o Celta e o Prisma.

Conforme consta no site oficial da Chevrolet, o Corsa Classic de ano/modelo 2009 com motor 1.0 tem revisões de 10 mil km a 60 mil km, totalizando seis idas à concessionária, com preço total de R$ 4.680.

Já o Corsa Classic 2016, também com motor 1.0, tem as seis revisões por R$ 5.012. Já as quatro revisões entre 70 mil km e 100 mil, os valores totais são de R$ 3.652 e R$ 3.896, respectivamente.

Ficha de informações

Motor

1.0

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

999

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

78 cv a 6.400 rpm

Torque Máximo

9,7 kgfm a 5.200 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não assistida (mecânica) ou hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 14 polegadas

Pneus

175/65 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.152

Largura (mm)

1.608

Altura (mm)

1.436

Distância entre os eixos (mm)

2.443

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

440

Tanque (litros)

54

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

905

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

 

Motor

1.6

Tipo

Dianteiro, transversal e monocombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.598

Válvulas

8

Taxa de compressão

9,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

92 cv a 5.600 rpm

Torque Máximo

13 kgfm a 2.800 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, braço arrastado

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 13 polegadas

Pneus

165/70 R13

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.056

Largura (mm)

1.608

Altura (mm)

1.436

Distância entre os eixos (mm)

2.443

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

440

Tanque (litros)

48

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.040

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

Chevrolet Corsa Classic – galeria de fotos

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Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.