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Cobalt 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos e detalhes

O Novo Cobalt 2018/2019 chega ao mercado com novidades.

Ele continua com suas ótimas qualidades e agora tem novos equipamentos.


O projeto nasceu em 2011 como substituto para o envelhecido Corsa Sedan. O sedã foi feito em um projeto global da GM voltado para mercados emergentes, utilizando para isso a plataforma compacta Gamma II modificada.

Cobalt 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos e detalhes

Assim, o Cobalt tinha missão de ser um intermediário entre Cruze e Prisma, que também acabaria ganhando uma segunda geração nos anos seguintes. Testado inclusive na Rússia, o sedã da Chevrolet acabou não chegando na Índia e nem na China.


Na primeira, a GM desistiu do mercado e, no segundo caso, o local Baojun 630 assumiu a tarefa que seria do Chevrolet.

Com isso, o Chevrolet Cobalt começou a ser feito em São Caetano do Sul-SP e logo depois em Cundinamarca, Colômbia.

Além disso, o sedã da GM ganhou duas linhas de montagem em plantas de produção nos ex-membros da União Soviética: Uzbequistão e Bielorrússia, respectivamente nas cidades de Asaka e Obchuk.

Começando sua vida comercial no Brasil com motor 1.4 EconoFlex de apenas 106 cv no etanol e 98 cv na gasolina, entregando somente 13,0 kgfm com gasolina e 13,9 kgfm no etanol.

Imediatamente ganhou câmbio automático de seis marchas, quando a GM começou a democratizar o uso desse item de conforto. No entanto, logo a falta de um bom desempenho chamou a atenção do mercado e, com as vendas ameaçadas, a GM introduziu o longevo, mas potente, 1.8 EconoFlex.

A diferença em potência era pouca, mas o torque era bem mais generoso, garantindo exatamente o que o pequeno 1.4 não podia oferecer. Mas, o Cobalt tinha um problema e esse era o visual, muito criticado.

Os grandes faróis do modelo e a grade bem vertical não agradaram, mas a GM conseguiu manter o modelo até 2015, quando a atualização chegou trazendo faróis menores e mais fluídos, grade redesenhada e mais leve, assim como para-choque de perfil aerodinâmico.

As novas lanternas traseiras deram um aspecto mais leve à traseira, que antes tinha lentes verticais e tampa do porta-malas ainda com reflexo do estilo dos anos 2000. As novas lentes são divididas pela tampa do porta-malas, que foi redesenhada, assim como o para-choque traseiro.

As rodas de alumínio aro 15 polegadas do modelo anterior lembravam vagamente os anos 80, assim como o rádio e parte do acabamento.

Na atualização, o Chevrolet Cobalt ganhou multimídia MyLink 2 com Android Auto e Car Play, aposentando a anterior, que era bem mais simples e sem sistema de integração. O painel também foi redesenhado, assim como a instrumentação.

O ambiente ficou melhor com tonalidade marrom e a chegada da versão Elite, mais completa.

Com as mudanças, que incluíram aumento de aços de alta resistência, novos coxins, rolamentos de menor atrito, pneus de baixa resistência à rolagem, sistema elétrico mais eficiente, mudanças técnicas no motor (pistões, bielas, anéis, virabrequim, lubrificantes de menor viscosidade, alternador, bomba de óleo) e molas e amortecedores recalibrados, deixaram o sedã mais econômico e com melhor desempenho.

As alterações também fizeram com que o Chevrolet Cobalt mudasse de posição dentro da gama da GM, visto que o modelo chegou a ser rival do irmão menor, o Prisma, quando a diferença entre versões LT com motor 1.4 chegou a pouco menos de R$ 150.

Para extinguir o fogo amigo, a marca reposicionou o sedã maior, que agora fica bem acima do compacto, mas em uma faixa de preço intermediária que não afeta o Novo Cruze e nem o Prisma, que atualmente é um dos carros mais vendidos do país.

Veja a seguir tudo sobre o Chevrolet Cobalt:

Cobalt 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos e detalhes

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – detalhes

O Cobalt 2018/2019 é um sedã compacto da marca americana com um ótimo espaço interno. Anteriormente ele chegou a ser equipado com motor 1.4, mas hoje tem apenas o motor 1.8, para evitar concorrer dentro de casa com o Prisma 1.4.

O Chevrolet Cobalt 2018/2019 oferece espaço suficiente para famílias de cinco pessoas, sem custar tão caro quanto sedãs médios como Civic, Corolla, Cruze, etc.

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – novidades

Seguindo os outros compactos da Chevrolet, o Cobalt 2018/2019 acaba de estrear a linha atual com novidades.

O sedã com apelo familiar passa a ser oferecido com novos equipamentos de segurança de série, o que inclui sistemas Isofix e Top Tether de ancoragem para cadeirinhas infantis e luz de neblina na parte inferior do para-choque traseiro. Há também uma nova opção de cor para a carroceria.

O sistema Isofix do Chevrolet Cobalt permite a fixação de cadeirinha compatível em engates soldados à carroceria, posicionados na base dos assentos laterais traseiros.

Segundo a marca, a tecnologia “diminui o risco de má instalação da cadeirinha e permite montagem mais rápida que o processo convencional, que utiliza o cinto de segurança do veículo para a amarração”.

O Top Tether, por sua vez, funciona como ponto adicional de ancoragem na parte superior.

Cobalt 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos e detalhes

Nos demais itens de segurança, o carro oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, alerta de baixa pressão dos pneus e sistema OnStar com serviço de resposta automática em caso de acidente e do botão de emergência (SOS).

Outra novidade fica por conta da lanterna de neblina e o reposicionamento dos logos de identificação do nome do carro e da versão na base da tampa do porta-malas.

Agora, o nome do carro fica na esquerda, e o da versão, na direita.

Cobalt 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos e detalhes

O Cobalt estreia também uma nova opção de cor metálica para a carroceria: o Cinza Satin Steel.

A gama oferece ainda as tonalidades Branco Summit, Prata Switchblade, Marrom Mogno Brown, Cinza Graphite, Azul Blue Eyes e Preto Ouro Negro.

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – versões

As versões do Chevrolet Cobalt são:

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 manual
Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático
Chevrolet Cobalt Elite 1.8 automático

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – equipamentos

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 manual – De série com motor 1.8 Flex e transmissão manual de seis marchas, mais airbag duplo, freios ABS com EDB, Isofix, cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para cinco ocupantes, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos com função one touch, travas elétricas nas quatro portas e porta-malas, retrovisores com ajustes elétricos, faróis duplos, faróis de neblina, lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 195/65 R15 de baixa resistência à rolagem, chave canivete com telecomando, detalhes cromados e em preto brilhante no interior, acabamento em dois tons de cinza e marrom, sensor de estacionamento, grade cromada, piloto automático, computador de bordo, indicador de mudanças de marchas, bancos com acabamento premium e multimídia MyLink 2 com Google Android Auto (incluindo navegadores Maps e Waze) e Car Play (incluindo Siri), tela de 7 polegadas, rádio AM/FM, Bluetooth com streaming e comandos de voz, conexões USB e auxiliar e serviço OnStar – Pacote Exclusive com navegação por setas com comando de voz, além de volante em couro com comandos de mídia, telefonia e controle de cruzeiro.

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático – Itens do LTZ manual, mais transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas “Active Select”, bem como alavanca de câmbio com revestimento premium.

Chevrolet Cobalt Elite 1.8 automático – Itens do LTZ automático, mais frisos cromados na base das portas e nas molduras dos faróis de neblina, placas metálicas Elite, soleiras exclusivas, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, rodas de liga leve aro 15 polegadas exclusivas, bancos em couro sintético, câmera de ré, acabamento geral em cor marron, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, revestimento em couro nas portas e banco traseiro bipartido e rebatível.

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – preço

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 manual: R$ 65.290
Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático: R$ 68.570
Chevrolet Cobalt Elite 1.8 automático: R$ 72.490

Cobalt 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos e detalhes

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – motor

O Chevrolet Cobalt 2018/2019 ainda utiliza o velho motor GM Família I, que chegou ao Brasil no começo dos anos 80 a bordo do clássico Chevrolet Monza.

O sedã compacto “grande” já utilizou o motor 1.4 GM Família 0, que inicialmente foi oferecido para os consumidores comuns, mas após mostrar baixa demanda, ficou limitado aos taxistas, que também acabaram por deixar essa opção de lado, que chegou a ser ofertada já com a atualização visual do modelo.

Mas voltando ao velho GM Família I, o 1.8 Flex tem quatro cilindros, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio, dotado de comando de válvulas com variador de fase mecânico, bem como duas válvulas por cilindros e tuchos hidráulicos.

Há também bobnas independentes e coletor de admissão em plástico, bem como ressonador. Além disso, esse motor ganhou recentemente ajustes para ficar mais econômico.

Foram introduzidos novos pistões, anéis de vedação, biela, virabrequim reforçado, sistema de lubrificação otimizado, óleo lubrificante de menor viscosidade, alternador com sistema de proteção da bateria para recuperação de energia, velas de melhor qualidade, entre outros.

Com as alterações, o Chevrolet Cobalt 2018/2019 passou a ter um motor 1.8 VHC Flex mais frugal e com melhor resposta ao acelerador.

Com isso, o propulsor longevo da GM entrega 106 cv a 5.200 rpm na gasolina e 111 cv a 5.200 rpm no etanol, bem como 16,8 kgfm a 2.600 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

Note que a força é obtida em rotação bem baixa, mas ainda acima do que consegue um motor EA111 1.6 da Volkswagen, embora o antigo motor da General Motors tenham mais torque disponível. Equipado com injeção eletrônica multiponto, o propulsor têm sistema de partida a frio para o uso de etanol.

Além disso, o 1.8 EconoFlex trabalha com uma caixa de mudanças manuais de seis velocidades com embreagem de acionamento hidráulico.

Enquanto isso a opção automática vem do câmbio GF6-3 de terceira geração da GM, que traz também seis marchas, além de função de dupla redução para retomadas e desacelerações, bem como programação que memoriza a condução do motorista, antecipando ações para reduzir consumo de combustível e ampliar o conforto ao dirigir.

Se paddle shifts, essa transmissão apenas dá a opção de trocas manuais sequenciais por meio de um botão presente na alavanca.

Cobalt 2018/2019: preço, consumo, versões, equipamentos e detalhes

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Chevrolet Cobalt 1.8 MT 2018 – 10,5 segundos e 170 km/h
  • Chevrolet Cobalt 1.8 AT 2018 – 10,5 segundos e 170 km/h

O Chevrolet Cobalt 2018/2019 tem um bom desempenho com o motor 1.8 Flex, embora apenas em condução normal do dia a dia, pois se a pegada for mais esportiva, ele fica devendo por conta da baixa potência disponível.

Apesar de medir 4,48 m de comprimento e ter 2,62 m de entre eixos, bem como ter uma impressão de carro pesado, o sedã da GM é leve, pesando até 1.129 kg na versão automática. Isso é menos que um Nissan Kicks 2018/2019, por exemplo.

Por isso que anteriormente, o Chevrolet Cobalt foi oferecido com motor 1.4, mas é o 1.8 o mais adequado para o sedã. Ele entrega 106 cv a 5.200 rpm na gasolina e 111 cv a 5.200 rpm no etanol, bem como 16,8 kgfm a 2.600 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Os números de torque são bons, ainda mais que são conseguidos em baixa rotação, tornando a condução do modelo mais prazerosa na cidade.

Assim, o Chevrolet Cobalt 2018/2019 utiliza menos marchas na condução urbana e ainda por cima permite ao sedã rodar por mais tempo em rotações baixas, algo entre 1.500 e 2.000 rpm, obtendo um ótimo consumo para um carro tão grande e com motor tão antigo.

No câmbio manual, o sedã faz 8,3 km/litro com etanol e 12,1 km/litro com gasolina. Quando o câmbio é automático, o conforto é ainda maior, mas o consumo é um pouco mais alto, mas ainda coerente: 7,6 km/litro com etanol e 11,1 km/litro com gasolina.

Passando para a estrada, o Chevrolet Cobalt 2018/2019 apresenta uma performance adequada. Há boa força para retomadas e ultrapassagens de forma segura. O motor sobra nessas situações, dando ao motorista mais segurança.

Rodando por volta de 2.500 rpm, o propulsor garante uma boa velocidade de cruzeiro econômica, garantindo também um nível de ruído aceitável. Em sexta, o sedã consegue manter-se por um bom tempo, mesmo em aclives longos.

No entanto, quando se exige mais do que o normal, o propulsor mostra sua falta de potência, não conseguindo acompanhar carros mais velozes. É preciso certa paciência para desenvolver velocidades mais altas e mesmo um tempo de retomada em condução esportiva.

Então, na estrada, o Chevrolet Cobalt 2018/2019 é um bom carro para viagens tranquilas, sem a necessidade de uma direção mais agressiva, pois o motor não corresponderá.

Em seu melhor momento, o Chevrolet Cobalt 2018/2019 entrega bons 10,4 km/litro com etanol e 15,1 km/litro com gasolina, quando com transmissão manual de seis marchas. Por aí, podemos verificar uma autonomia teórica de 815,4 km, o que é muito bom para viagens longas, lembrando que são números do Inmetro e o condutor pode fazer melhor que isso, mesmo com o carro carregado.

No automático, os valores são menos, mas o conforto maior. Assim ele faz 10,0 km/litro com etanol e 14,0 km/litro com gasolina.

Nos dois câmbios o Chevrolet Cobalt 2018/2019 se comporta bem, sendo o manual com bons engates, macios e precisos, tendo relação bem adequada. Já no automático, o foco é mais conforto e por isso as trocas são menos espaçadas, mas feitas de forma suave.

A redução dupla ajuda muito no freio motor e nas retomadas. O botão para trocas manuais é pouco intuitivo e não ajuda muito, visto que a eletrônica impede muitas mudanças que o câmbio entende como inaceitáveis, mas normais no manual.

O Chevrolet Cobalt 2018/2019 tem boa posição de dirigir com direção e banco ajustáveis, além de comandos bem ergonômicos (exceto retrovisores) e bancos confortáveis e amplos. Para quem vai atrás, o espaço para as pernas é generoso, graças aos 2,62 m da plataforma, que aproveita bem os espaços.

A altura interna também é boa, assim como a largura do veículo. O porta-malas então, tem exagerados 563 litros, bons para viagens e taxistas/ubers.

A suspensão do Chevrolet Cobalt 2018/2019 é bem ajustada à realidade brasileira, podendo-se rodar com conforto mesmo em estradas de terra batida. O curso é longo e a altura livre do solo, boa. A direção é elétrica, sendo bem leve em manobras e progressiva em estrada.

Ela também consome pouca energia. O ar-condicionado é bem potente e esfria o ambiente em pouco tempo.

Os freios são adequados para a proposta do sedã, que também apresenta boa estabilidade em curvas, sendo facilmente corrigível quando a traseira sai levemente em curvas mais fechadas.

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – consumo

Cidade

  • Chevrolet Cobalt 1.8 MT 2018 – 8,3 km/litro com etanol e 12,1 km/litro com gasolina
  • Chevrolet Cobalt 1.8 AT 2018 – 7,6 km/litro com etanol e 11,1 km/litro com gasolina

Estrada

  • Chevrolet Cobalt 1.8 MT 2018 – 10,4 km/litro com etanol e 15,1 km/litro com gasolina
  • Chevrolet Cobalt 1.8 AT 2018 – 10,0 km/litro com etanol e 14,0 km/litro com gasolina

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.8

10.000 km

R$ 220

20.000 km

R$ 392

30.000 km

R$ 656

40.000 km

R$ 480

50.000 km

R$ 424

60.000 km

R$ 992

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – ficha técnica

Motor

1.8

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1796

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 106 cv @ 5200 rpm / Etanol: 111 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,8 kgfm @ 2600 rpm / Etanol: 17,7 kgfm @ 2600 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson,independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

195/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4481

Largura sem retrovisores (mm)

1735

Altura (mm)

1508

Distância entre os eixos (mm)

2620

Capacidades

Porta-malas (litros)

563

Tanque (litros)

54

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

385

Peso em ordem de marcha (kg)

1104 (MT) 1129 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

Chevrolet Cobalt 2018/2019 – fotos

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