BMW 320i (2010 a 2018) – Reclamações, defeitos e problemas

Sonho de consumo de muitos, uma BMW 320i usada pode estar mais barata que um Onix zero, com boa parte dos exemplares de 2010 anunciados por menos de R$ 70.000,00, mas os custos envolvidos não são os mesmos, então adquirir um exemplar em bom estado é primordial para não te falir.

Nesse texto vamos falar os principais problemas e reclamações dela.

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Nesse mar de SUVs que estamos vivendo, a 320i se destaca como um belo sedã, imponente, potente, bonita e ainda com tração traseira, se tornou o sonho possível de muitos entusiastas, mas, como dissemos na análise da BMW X1 2024, a velha máxima, infelizmente, ainda costuma ser verdade: Nada mais caro que uma BMW barata!

É uma compra possível, basta tomar cuidado com alguns detalhes. Vamos agora pra parte triste, veja que não é um texto para falar mal do carro, somente um guia de onde procurar os principais problemas do modelo.

Caixa de direção com barulhos

Existem relatos em fóruns da internet de barulhos provenientes da caixa de direção, as autorizadas dizem que o barulho é comum e faz parte do projeto do carro, mas aparentemente algumas pessoas conseguiram a troca gratuita ao acionar a justiça e tiveram o problema sanado.

Bomba de vácuo com vazamento

A bomba de vácuo costuma apresentar problemas e vazamentos nos modelos até 2012, o resultado de uma bomba ruim é uma perda na eficiência da frenagem, assim como pedal de freio demasiadamente duro. Fique atento.

Combustível brasileiro causa problemas

Especialmente os modelos até 2012 sofreram com o enxofre presente na gasolina brasileira, o que ocasionou diversos problemas nos retentores de válvula e no cabeçote, fazendo com que o carro “fume” em marcha lenta, se o dono foi cuidadoso e só rodou com gasolina premium (Podium por exemplo) esse problema é mais raro de acontecer, mas na duvida recomendo evitar os carros até 2012.

Pneus runflat são caros

Os pneus originais são do tipo runflat, que são mais caros que os comuns, então se a unidade que estiver comprando não estiver com os pneus muito bons, coloque o custo deles na ponta do lápis e se estiver com pneus comuns, se atente que deve ter um estepe para não tomar multa, mas isso vai sacrificar o porta-malas.

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Vazamentos de óleo

Problema clássico, especialmente até 2012, vazamentos de óleo, principalmente na tampa de válvula. O reparo pode ser um pouco caro. Normalmente os carros a venda tem o motor lavado, dificultando a identificação de vazamentos, mas de qualquer forma fuja de qualquer um que esteja com o característico cheiro de óleo queimado, ou indícios de vazamento de óleo, não é tão simples quanto a troca da junta da tampa de válvulas de um carro popular.

Arrefecimento

A bomba d’água elétrica costuma apresentar problemas após alguns anos de uso, causando superaquecimento do motor, a peça original é cara e as paralelas não duram muito, então mais uma coisa pra ficar de olho.

Carro “fumando”

Se ao acelerar fundo e depois tirar o pé o carro soltar qualquer fumaça pelo escapamento ou subir um cheiro de óleo queimado, provavelmente a turbina está danificada, o reparo pode facilmente passar dos R$ 5.000,00, então atenção.

Custo da manutenção bem alto

As peças originais costumam ter preços astronômicos, principalmente quando adquiridas nas concessionárias, o mesmo vale para a mão de obra, se for optar por fazer a manutenção fora das autorizadas alguns mecânicos não mexem no carro, outros seria melhor que não mexessem, e os que fazem o trabalho bem feito cobram um preço maior.

Peças importadas

Alguns compradores reclamam da demora da chegada de algumas peças, que precisam vir da Alemanha, e demoram até mais de um mês para chegar, se não tiver um outro carro pra usar, ficar até um mês esperando uma peça pode ser bem ruim, leve isso em conta.

Seguro caro

Dependendo do ano, versão e principalmente o perfil do comprador, o preço do seguro pode ser absurdamente caro, não se esqueça de cotar antes da compra.

Conclusão

A BMW 320i é um carro muito divertido, mas até 2012 era igualmente problemática, então se possível adquira uma unidade a partir desse ano, que tem poucos problemas crônicos.

Leve em conta todas as variáveis como seguro, IPVA, peça o histórico de manutenções, de preferência com o comprovante das peças trocadas e mantenha a manutenção preventiva sempre em dia, carros premium não aceitam muito desaforo nesse quesito.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.