Corolla Cross – reclamações, defeitos e problemas

Corolla Cross 6

Confiabilidade, robustez e Corolla são quase que sinônimos no mercado automotivo brasileiro, a montadora japonesa conquistou o status de produzir carros quase inquebráveis, mas será que o mesmo vale para o novato Corolla Cross? Fizemos esse texto para você que tem essa dúvida.

Com a moda das SUVs reinando no mercado, a Toyota não quis ficar de fora e lançou, em 2021, o Corolla Cross, aproveitando da boa fama que o sedã possuí no mercado, acabou por manter o nome.

Já no lançamento o modelo se meteu numa polemica, o abafador traseiro do escapamento à mostra fazia parecer que o carro não teve a atenção merecida antes do lançamento.

Mas será que o SUV merece o nome do irmão sedã? Todas as qualidades e defeitos, sim, até o amado Corolla tem seus defeitos, foram transferidos para a versão Cross? Abaixo trouxemos os principais problemas que observamos no modelo.

Veja os detalhes do Corolla Cross 2024.

Abafador do escapamento à mostra

Corolla Cross Abafador

Como já citamos ali em cima, logo no lançamento diversos consumidores reclamaram desse “detalhe” de projeto, que é o enorme e brilhante abafador traseiro do escapamento aparente logo abaixo do para choque.

Após a polêmica, a montadora encontrou uma “solução” para o problema, entre aspas pois foi uma verdadeira gambiarra, para reduzir o impacto visual do abafador metálico, passou a pinta-lo de preto.

Na minha opinião, uma bola fora, pois acaba passando a impressão que a empresa está enganando seus consumidores. Era melhor deixar como estava.

Suspensão

Barulhos na suspensão são um relato relativamente comum, por ser um SUV o preço das peças de suspensão é elevado, então vale a pena olhar com cuidado para o conjunto.

Outra reclamação frequente quanto a suspensão é o fim de curso que o amortecedor apresenta ao passar muito rápido em lombadas, por exemplo, por ser um carro alto, pode passar a impressão que é possível ignorar as lombadas, mas não é bem por aí.

Tropicalização econômica

Para quem não está acostumado com o termo, tropicalização é o nome dado quando uma empresa pega um produto que já é vendido em outros mercados, como Europa e EUA, e traz para o Brasil, com alguns ajustes para atender nossas particularidades, no caso dos carros normalmente são retirados alguns opcionais, é recalibrado o motor para rodar na Gasolina ou Etanol e alterada a suspensão para nossas ruas e estradas terríveis.

No caso do Corolla Cross, a tropicalização foi bem focada em reduzir custo, o que fez o carro perder muito do que deveria entregar, ainda mais se tratando de um carro relativamente caro.

A suspensão nos EUA por exemplo é multi-link (aqui no Brasil alguns concorrentes adotam esse tipo de suspensão), bem mais eficiente e estável que a por eixo rígido que foi adotada no Brasil, além de freio de estacionamento elétrico e tração 4×4.

Freio de estacionamento

Falando nele, uma reclamação comum dos compradores é o freio de estacionamento que é acionado no pé, aparentemente ele é bastante incomodo e ruim para se adaptar.

Multimidia

Esse não é um defeito, somente um detalhe, para realizar o espelhamento do celular na central multimídia ainda é preciso usar um cabo, não tem a possibilidade de espelhamento sem fio.

Algumas unidades vieram ainda sem Android Auto e Apple CarPlay, devido a adoção de uma multimídia “paralela” durante a pandemia do Covid, pela falta de componentes.

Corolla Cross Multimidia

Barulho no coxim do motor

Diversos relatos de barulho, que parece ser da suspensão, mas na verdade parte do coxim hidráulico do motor.

Por se tratar de uma característica do projeto, segundo as autorizadas, o barulho não tem solução pois não é um problema.

Desempenho abaixo dos concorrentes

Calma, não estamos dizendo que o carro tem um desempenho horrível, ele é bom, mas fica abaixo de alguns concorrentes, principalmente os que tem motor turbo, como o Compass, Fastback e T-Cross 2024.

Não encara estrada de terra

Tudo bem, essa não é a proposta o carro, de quase nenhuma SUV atual pra ser sincero, mas vale ressaltar que apesar de alto e com o sobrenome “Cross”, o modelo não se dá muito bem numa ladeira ou estrada de terra, é um SUV urbano.

Bancos com manchas, e acabamento

O material dos bancos apresentou manchas em algumas unidades, há quem diga que o acabamento do carro não remete ao seu preço e que poderia ser mais luxuoso e refinado.

Conclusão

Pelos pontos levantados, uma coisa fica muito clara, o Corolla não tem nenhum defeito ou problema grave, é um carro robusto e confiável como seu irmão sedã, o problema dele é outro: a falta de carinho que a Toyota deu, especialmente no Brasil, tem diversos pontos de melhoria que são simples e poderiam ter sido evitados.

Fica claro que a ideia foi reduzir ao máximo o custo do modelo, pecando no refinamento. Nada que o desqualifique, mas poderia ser melhor.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.