Fiat Fastback – Reclamações, Defeitos e Problemas

Fastback 001

A Fiat está novamente em alta com seus modelos Pulse e Fastback, ambos carros modernos e que estão seguindo a tendência dos SUVs com motores modernos e leves.

O preço está atrativo, assim como o design chama atenção, mas será que é uma boa compra? Nesse texto abordaremos os principais problemas e reclamações dele.

No fim da década de 90 e começo dos anos 2000, a Fiat era forte e inovadora em seus carros, o famigerado Marea com o moderno (e problemático) motor Fivetech, que para muitos é um bom motor, só nasceu no tempo errado.

O Fiat Stilo com seu design esportivo, até mesmo o Tempra tinha um motor extremamente tecnológico para a época.

Mais recentemente a Fiat ficou na encolha, focada em carros populares com motores simples e robustos, ousando somente no T-Jet, agora a marca deu uma virada, trazendo seus motores 1.0 e 1.3 Turbo, com 130 e 185cv, respectivamente.

Esses motores são aplicados no Fastback 2024, que traz um visual esportivo, acabamento aceitável, um pacote de opcionais interessante a preço competitivo, porém, ainda sim é caro. Será que vale a pena adquirir um? Abaixo trouxemos os principais problemas e reclamações para você ponderar.

fastback 003

Teto baixo para o banco de trás

Devido ao design do carro, o teto tem um caimento acentuado, o que pode fazer a viagem ser uma verdadeira tortura para o passageiro que for no banco de trás, principalmente se for uma pessoa alta, então se você tem família grande ou costuma dar carona para amigos, pode ouvir reclamações.

Somente quatro airbags

Devido ao preço do carro, muitos compradores reclamam pelo fato do carro ter somente 4 Airbags, não tendo nem como opcional uma quantidade maior, visto que é um carro “família”, isso pode ser um fator decisivo.

Muito porta-malas e pouco espaço interno

O carro passa a impressão de ser um Pulse esticado, pois o espaço interno deixa a desejar e sobra porta-malas, principalmente pelo fato de ambos compartilharem a mesma plataforma, o que acaba gerando uma certa desproporção no carro, que não teve seu entre eixos alongado.

Ruídos na cabine

Alguns consumidores relataram ruídos que invadem a cabine em velocidades altas (acima de 120 km/h), tendo em vista o preço e desempenho do carro, pode ser bem incomodo.

Consumo não tão bom

Temos tendência a achar que os carros turbo (principalmente os 1.0) são econômicos, mas com o Fastback não é bem assim, ele crava cerca de 10 km/l com etanol no uso rodoviário e 14 km/l na gasolina, não é uma média ruim, porém poderia ser melhor.

Acerto da suspensão

A direção é confortável e firme, porém é possível sentir as imperfeições do asfalto e trepidações.

Conclusão

Fastback 002

Além dos pontos apresentados, existem alguns relatos pontuais de problemas em componentes do semi-eixo, acabamentos soltos e bomba de combustível, mas não aparentam ser problemas crônicos do carro, somente defeito de fabricação ou montagem daquela unidade.

A Fiat precisa urgentemente submeter o modelo aos testes da Latin NCap, muitas pessoas, assim como eu, não comprariam um carro sem esse teste, especialmente um carro 0km.

Ainda é um pouco cedo para cravar que o carro não tem problemas crônicos, mas aparentemente o que falta pra ele é um refinamento, que deve ser feito na próxima geração ou facelift, se a Fiat ouvir os consumidores e, até lá, o carro não apresentar nenhum grande problema, recall ou der vexame no Latin NCap, o Fastback tem tudo pra ser um modelo de sucesso no nosso mercado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.