Hyundai Azera – Defeitos na suspensão com desgaste e nas pastilhas de freio que duram pouco

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A Hyundai se destacou no Brasil pela qualidade e requinte do Azera em meados de 2008, nessa época ela não era tão forte no país como é hoje, o sedã foi um dos carros-chefes da montadora por um bom período, mas caiu no esquecimento em 2018, chegando a sair de linha e voltar em 2019 através de importações. Potente e sofisticado, não é difícil encontrar um usado por preço convidativo, fizemos esse texto para te mostrar os pontos que deve ficar atento ao escolher uma unidade.

Como já dizia a própria Hyundai , um carro potente, admirado, com espaço interno e preço impressionante, foi essa a receita do sucesso do Azera no Brasil.

O modelo batia de frente com rivais importados como BMW e Mercedes, com seu motor V6 de 3.3L, potência de 245cv e torque de 31 kgfm que levava seus 1640kg de 0 a 100km/h em 8,7s e permitia uma velocidade final de 225 km/h, na próxima geração, o motor 3.3l deu lugar para um de 3.0l, ainda em V, que apresentava números superiores de potência e velocidade final.

Um acabamento digno de sedã de topo, desempenho robusto, 8 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de subida, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, ar condicionado dual-zone, bancos e coluna com comandos elétricos, enfim, a lista de opcionais é enorme.

E isso faz com que ele seja um dos modelos mais procurados no mercado de usados, porém desempenho, luxo e tecnologia, muitas vezes geram apreensão na hora de comprar um usado, principalmente se ele já tiver mais de 10 anos de uso, então abaixo estão os defeitos e reclamações do modelo:

Consumo de carro V6

O carro é grande, pesado, potente e aspirado, então não é de se estranhar que ele apresente um consumo elevado de combustível, o mais comum é que faça cerca de 10km/l na estrada e 7km/l na cidade, dependendo, é claro, do pé do motorista.

Suspensão com desgaste

O conjunto da suspensão sofre um desgaste acentuado, principalmente pelo peso do carro e as condições péssimas das ruas brasileiras, que fazem com que o carro saia da sua “zona de conforto”, que seria uma rodagem suave, as peças não são tão caras quanto você pode imaginar, mas mesmo assim, para fazer a suspensão completa vai acabar gastando mais de R$ 3.000,00, o que pode pesar no bolso.

Pastilhas de freio não duram muito

Assim como a suspensão, o peso do carro e características de rodagem no Brasil, como lombadas e obstáculos, fazem com que as pastilhas sejam mais exigidas, fazendo com que não durem muito, é possível encontrar o jogo de pastilhas completo na faixa dos R$ 400,00.

Câmbio automático tem manutenção mais cara

Aqui a história começa a ficar triste, não podemos considerar que o câmbio do Azera seja problemático, não há tantos relatos de problemas, porém tenha em mente que se isso ocorrer, dependendo do que acontecer, o preço para arrumar pode ser próximo ao valor do carro, verifique o histórico das trocas de óleo da transmissão, e, se já estiver próximo do período de troca, considere no mínimo R$ 1.000,00 para realizar esse serviço, não economize nele, faça como manda o figurino, ou no caso, o manual.

Custo de peças

As peças de lataria, os faróis e lanternas originais tem preços exorbitantes, os faróis chegando na casa dos R$ 5.000,00 a depender do ano e versão do carro e o para-choque passando facilmente dos R$ 3.000,00, diversos donos dizem que o carro é ótimo, até bater…

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Seguro alto

Tendo em vista o preço das peças relatados acima, é de se esperar que o valor do seguro seja muitas vezes um impeditivo para a aquisição do carro, isso quando as seguradoras não se negam a segurar. Antes de comprar um, verifique o valor do seguro e veja se cabe no seu orçamento, se optar por não contratar, leve em conta o preço das peças que relatamos acima.

Estabilidade em curvas

Especialmente na primeira geração que veio ao Brasil, boa parte dos proprietários reclamam do comportamento do carro nas curvas, principalmente em alta velocidade, o carro não tem (e nunca teve) a intenção de ser um esportivo, mas como tem um motor forte, a estabilidade poderia ser melhor, porém, para isso, provavelmente sacrificaria o conforto.

Ruído na corrente de variação do comando

Defeito recorrente nas unidades com motor 3.3l, na primeira partida a frio, o problema na corrente de variação do comando apresenta um forte ruído metálico, vindo do motor, boa parte dos usuários convive com isso e alegam que não causa dano ao motor, até faz sentido, porém é irritante e o reparo não fica menos de R$ 3.000,00

Procedência

O carro caiu na faixa de preço de um popular, isso faz com que pessoas que não podem arcar com as manutenções corretamente comprem o carro e, por falta de conhecimento ou vontade, negligenciam a manutenção ou a fazem de maneira incorreta, economizando em itens básicos como lubrificantes e combustível, opte sempre por um carro bem cuidado, para isso pode ser vantajoso comprar o carro de uma pessoa física ou estabelecimento renomado, onde consiga saber o histórico das manutenções do carro.

A conservação da lataria e interior dizem muito sobre o quão cuidadoso o dono era, volante e tapete desgastados são normais, mas plásticos quebrados, acabamentos riscados podem ser sinal de descuido, sem contar que são peças caras se precisar trocar, então escolha um sem pressa e com muita atenção aos detalhes.

Conclusão

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O Azera é uma verdadeira nave, cheio de opcionais, itens de conforto, segurança e desempenho, foi sempre voltado para um público mais sério, mas não faz feio na mão dos mais jovens, pecando talvez na estabilidade e na ausência de um câmbio manual (mas isso é raridade em carros do segmento).

É primordial adquirir um carro de procedência e com as revisões em dia, os mais antigos muitas vezes já passaram na mão de donos desleixados e se você resolver “salvar” uma unidade dessas, se prepare para desembolsar algumas dezenas de milhares de reais.

Não é um carro com várias versões, mudando apenas as gerações, os mais novos têm o motor 3.0l, um pouco mais moderno, mas os antigos não fazem feio com o 3.3l, escolha um que caiba no seu bolso, mas tenha em mente que devem ser feitas as manutenções básicas ao adquiri-lo, e essas manutenções não são tão baratinhas, já guarde uns R$ 5.000,00 para elas, sem surpresas desagradáveis, ele é um carro que não aceita muito bem a falta de cuidado.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.