BMW X1 – defeitos e problemas

bmw

Status, desempenho, conforto e luxo, os modelos da BMW trazem isso e muito mais, não é diferente com a X1, o que nos faz querer adquirir uma, ainda mais usada, que costuma aparecer por valores bem convidativos, mas, nem tudo são flores, fizemos esse guia pro seu sonho não virar um pesadelo.

Sejamos sinceros aqui, quem nunca se sentiu tentado a comprar um desses carros de luxo usados, com preços baixos que aparecem em anúncios nas redes sociais, todos sempre revisados, com garantia, baixa, quilometragem e única dona (uma senhorinha que só usava para ir comprar pão), pelo menos é isso que diz o vendedor…

A velha máxima, infelizmente, ainda costuma ser verdade, nada mais caro que uma BMW barata, mas isso não quer dizer que o carro é ruim, muito pelo contrário, é um bom carro quando bem cuidado e quando se tem dinheiro para arcar com as eventuais manutenções que surgirem no caminho.

Vamos agora pra parte triste, veja que não é um texto para falar mal do carro, somente um guia de onde procurar os principais problemas do modelo.

Veja nossa página com os detalhes da BMW X1 2024.

BMW X1 3

Combustível

Especialmente os modelos até 2012 sofreram com o enxofre presente na gasolina brasileira, o que ocasionou diversos problemas nos retentores de válvula e no cabeçote, fazendo com que o carro “fume” em marcha lenta, se o dono foi cuidadoso e só rodou com gasolina premium (Podium por exemplo) esse problema é mais raro de acontecer, mas na duvida recomendo evitar os carros até 2012.

Bomba de vácuo

A bomba de vácuo costuma apresentar problemas e vazamentos, o resultado de uma bomba ruim é uma perda na eficiência da frenagem, assim como pedal de freio demasiadamente duro. Fique atento.

Desempenho

O desempenho das versões 2.0 não é ruim, mas pode decepcionar quem compra uma BMW, afinal a marca sempre foi sinônimo de velocidade, o que não se aplica muito bem à essas versões.

Pastilhas de freio

As pastilhas de freio, em especial as traseiras (que são mais macias), costumam sofrer um desgaste acentuado, o que pode surpreender na hora da manutenção preventiva.

Suspensão

A suspensão é muito dura para rodar nas nossas ruas esburacadas, faz parte do conceito do carro, mas pode ser bem cansativo quando usamos o carro diariamente em ruas ruins.

Além disso, a suspensão acaba quebrando com mais facilidade e causando ruídos excessivos.

Pneus run flat

Os pneus originais são do tipo run flat, que são mais caros que os comuns, então se a unidade que estiver comprando não estiver com os pneus muito bons, coloque o custo deles na ponta do lápis, e se não estiver com os pneus run flat, teoricamente deve ter um step ou então trocar os pneus convencionais pelos run flat novamente, para não levar multa e ter seu carro guinchado.

Recall

As versões SDrive20i X e X2 SDrive20i M Sport, fabricados entre 5 de agosto de 2016 e 17 de fevereiro de 2018 tiveram recall por problemas na barra de direção, consulte se o reparo já foi efetuado.

Vazamento

Problema clássico, especialmente até 2012, vazamentos de óleo, principalmente na tampa de válvula. O reparo pode facilmente passar dos R$ 5.000,00. Normalmente os carros a venda tem o motor lavado, dificultando a identificação de vazamentos, mas de qualquer forma fuja de qualquer um que esteja com o característico cheiro de óleo queimado, ou indícios de vazamento de óleo, não é tão simples quanto a troca da junta da tampa de válvulas de um carro popular.

Ruídos

Diversos relatos de barulho de “vento” quando o carro está em alta velocidade, pode ser simples, mas de qualquer forma incomoda alguns proprietários.

Arrefecimento

A bomba d’água elétrica costuma apresentar problemas após alguns anos de uso, causando superaquecimento do motor, a peça original é cara e as paralelas não duram muito, então mais uma coisa pra ficar de olho.

Perda de desempenho

O sensor de massa de ar (conhecido como MAF), apresentou problema em algumas unidades, o carro muitas vezes perde desempenho ou sequer liga.

Carro “fumando”

Se ao acelerar fundo e depois tirar o pé o carro soltar qualquer fumaça pelo escapamento ou subir um cheiro de óleo queimado, provavelmente a turbina está danificada.

Custo da manutenção e peças

Todos problemas que citamos acima custam caro, simplesmente por ser uma BMW, as peças originais costumam ter preços astronômicos, alguns mecânicos não mexem, outros seria melhor que não mexessem, e os que fazem o trabalho bem feito cobram um preço maior.

Seguro e IPVA

Veja bem os valores de seguro e IPVA antes da aquisição, muitas vezes o carro está relativamente barato, mas nem a seguradora, nem o governo ligam pra isso, o valor cobrado por eles será o mesmo de uma unidade mais cara.

Conclusão

A X1 é uma BMW, por si só isso já traz pontos positivos e negativos, é um carro para comprar com calma e cautela, um exemplar bem cuidado pode te trazer muitas alegrias, mas fique de olho, quem tem esse carro bem cuidado não costuma vender barato, então evite aquele que está muito barato, provavelmente alguma coisa de errado tem.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias X1

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.