Citroen C4 Lounge – Problema na tampa de válvulas e na válvula de alívio do turbo

Se você está à procura de um sedã usado, provavelmente já se deparou com o C4 Lounge, o modelo conta com o famoso motor 1.6 turbo THP, tem um visual moderno, acabamento primoroso e já pode ser encontrado por menos de R$ 60.000,00. Mas quais são os problemas dele? Trouxemos aqui os principais pontos para você se atentar.

C4 Lounge 002

O C4 Lounge tem um ótimo desempenho, com 173 cv, que levam o sedã de 0 a 100km/h em 9,5s e permite a velocidade máxima de 215 km/h, conta com faróis de led, ar condicionado dual-zone, apresenta um comportamento dinâmico primoroso, além de diversos mimos que não são encontrados nem mesmo entre os concorrentes no mesmo segmento.

A Citroën, porém, não tem a melhor fama no Brasil, trouxe alguns modelos de design duvidoso, como o Xsara Picasso, trouxe câmbios problemáticos como o AL4 e motores com graves problemas crônicos como os blocos trincando no C3, isso faz com que seja possível comprar modelos completos da marca pelo preço de modelos mais básicos da Honda, por exemplo, mas o barato pode sair caro, se adquirir uma unidade defeituosa, veja aqui o que se atentar no caso do C4 Lounge:

Tampa de válvulas

Mais um problema recorrente no modelo é no diafragma da tampa de válvulas, o problema só é solucionado definitivamente com a troca da tampa por um modelo “atualizado”, que custa cerca de R$ 1.500,00, fora a mão de obra, se o motor ligado tiver um ruído parecido com uma correia patinando, a chance de ser esse o problema é bem grande.

Válvula de alívio do turbo

Apesar de ser um reparo simples e relativamente barato (cerca de R$ 500,00) é comum vermos relatos de quebra desse componente, que faz com que o carro perca desempenho e a pressão do turbo seja desperdiçada.

Kit da corrente de comando

Caracterizado por um barulho metálico na partida a frio, o desgaste no kit da corrente de comando é um problema crônico do C4 Lounge. O reparo pode chegar mais de R$ 3.000,00 já considerando peça + mão de obra.

Consumo elevado de óleo

Apesar de não ser motivado por nenhum problema mecânico, os motores THP costumam ter um consumo elevado de óleo, se o dono for desatento ou o sensor de nível não funcionar corretamente, a falta do fluído pode trazer graves danos ao motor.

C4 Lounge 003

Suspensão frágil

As buchas de bandeja são frágeis e precisam de trocas frequentes, ruídos ao passar em lombadas denunciam o problema.

Ar condicionado não gela

A caixa evaporadora é um problema crônico do C4 Lounge, quando apresenta defeito o ar-condicionado perde a capacidade de gelar, então teste na potência máxima e veja se o ar está gelando.  O reparo pode chegar aos R$ 1.000,00 já considerando a mão de obra.

Consumo alto

As médias de consumo de combustível são elevadas, na faixa de 11 km/l na rodovia e 6 km/l na cidade, na gasolina.

Recall

O Airbag sofreu recall nas unidades fabricadas até 2017, verifique se o veículo que está adquirindo sofreu com esse problema e se já foi feita a troca.

Desgaste acentuado de pastilhas

As pastilhas de freio sofrem desgaste acentuado, sendo comum a troca delas em menos de 20.000km e dos discos de freio em menos de 60.000km.

Rede de concessionárias deixa a desejar

As concessionárias muitas vezes se negam a fazer a substituição de componentes na garantia e há diversos relatos de serviços prestados que deixam a desejar, especialmente na detecção e correção de problemas mecânicos.

Revenda difícil

Por conta da fama da marca e de alguns relatos negativos do carro, a revenda dele pode ser um pouco difícil, além da desvalorização que os lojistas costumam colocar em cima do carro.

Conclusão

C4 Lounge 001

O C4 Lounge é um sedã que entrega quase tudo que deveria: Desempenho, sofisticação, espaço interno e bom acabamento, e é uma opção a ser considerada, em especial pelo bom custo-benefício que pode oferecer, porém é primordial que faça uma avaliação pré-compra detalhada da unidade.

Foram diversos problemas crônicos negligenciados pela rede de concessionárias, alguns com soluções definitivas, porém caras.

O consumo é muito alto, reclamação presente em quase toda avaliação feita por compradores, o preço do seguro está um pouco elevado em algumas regiões e determinados perfis, então é um ponto de atenção.

Unidades com custo muito abaixo do mercado devem ser avaliadas com ainda mais cuidado, para seu sonho não se transformar em um pesadelo, mas é bem verdade que dentre os sedãs nessa faixa de preço, poucos entregam tudo que o C4 entrega.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.