VW Nivus – Reclamações, defeitos e problemas

O VW Nivus traz um visual que consegue agradar tanto os amantes dos SUVs, quanto aqueles que não são tão fãs assim, mas se veem sem muitas opções de hatch no mercado, pois traz um ar de cupê, quase um hatch “bombado”.

Mas será que vale a pena? Trouxemos aqui os principais problemas e reclamações do modelo.

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Estamos em 2023, e está cada vez mais difícil escapar deles, os SUVs, eu particularmente sempre preferi os hatchs médios e sedans, mas o design do Nivus me agradou.

Principalmente a traseira, me lembra até meu antigo Focus MK 2.5, vai falar que você nunca reparou na semelhança? Se eu tivesse que escolher um SUV crossover, olhando somente para a estética, provavelmente escolheria ele, me agrada mais que seu irmão T-Cross, por exemplo.

Se você, assim como eu, já pensou em adquirir um Nivus, mas quer saber os principais problemas que ele apresenta, fizemos esse resumo pra te ajudar a decidir e avaliar uma unidade, nova ou usada. Abaixo os principais pontos de reclamação dos donos e defeitos apresentados:

Veja tudo sobre o Nivus 2024.

Acabamento interno ruim

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Se você leu nosso artigo sobre o T-Cross, certamente já viu esse ponto lá, é crítico dos VW mais recentes.

Visualmente agradável e moderno, num primeiro momento, o painel e acabamentos internos desapontam ao olhar mais de perto.

Praticamente todo construído em plástico duro, com arremates não muito precisos ele deixa muito a desejar no requinte e passa a impressão de material barato.

Barulhos internos

Problema ocasionado basicamente pelo ponto anterior, o material de construção ruim, faz com que os acabamentos fiquem batendo um no outro e na estrutura do carro, gerando ruídos dentro da cabine.

O Problema é mais perceptível em ruas esburacadas, mas como boa parte delas são, se torna bem incômodo com o passar do tempo.

Principalmente em carros mais usados, passando dos seus 40.000km, o problema se agrava, então teste o carro em uma rua ruim, e preste atenção nos ruídos emitidos pelo painel, forros de porta e porta-malas, não tem muito o que fazer, então é mais pra ver se o nível de ruído te incomoda muito.

Câmbio automático com trepidações

Apesar de seu um câmbio bom e amplamente utilizado na linha VW há anos, aparentemente no Nivus ele apresentou problema em alguns exemplares, os relatos são de trepidações e barulhos e demora da migração do “N” – Neutro para o “D” – Drive.

Teste cuidadosamente o carro antes de comprar.

Multimídia trava e superaquece

A central multimídia apresenta travamentos e superaquecimentos, fazendo com que ela reinicie em momentos aleatórios.

Segundo a montadora o problema vem sendo resolvido através de atualizações, mas não custa nada testar.

Suspensão dianteira com barulhos

Diversos relatos de carros pouco rodados já apresentando barulhos na suspensão dianteira, em alguns casos inclusive com amortecedores danificados que precisaram ser substituídos.

Ande bem com o carro em condições que exijam da suspensão e se possível leve em um centro automotivo para verifica-lo no elevador. Nada pior que comprar um carro com 20.000 km e precisar trocar componentes de suspensão.

Manchas na pintura

Vários consumidores reclamaram de manchas no capô dos seus carros. Olhar o carro em condições variadas como no sol e na luz artificial ajudam a identificar esse problema.

Espaço interno ruim

Se está optando por um SUV pelo espaço interno, provavelmente o Nivus não é para você, o design do teto e a plataforma compartilhada fazem com que o conforto para ocupantes no banco de trás não seja dos melhores, principalmente adultos.

Falta da versão 1.4 TSI

Como citado acima, o design do Nivus agrada mais algumas pessoas que o do T-Cross, porém a falta de uma versão 1.4 TSI faz com que seja preferido o T-Cross.

O motor 1.0 é justo e tem um bom desempenho, mas na rodovia com o carro cheio o fôlego do 1.4 faz falta, sem contar que ele seria bem mais divertido de guiar.

Custos de manutenção elevados

Ao utilizar peças legítimas e uma mão de obra de qualidade, algumas manutenções simples se tornam bem caras, como uma troca de correia com tensores e rolamentos por R$ 2.000, e bicos injetores por R$ 1.200,00.

Não é nada absurdo comparado com um carro importado, mas já foge bem dos carros populares.

De qualquer forma, pra te ajudar a reduzir um pouco os gastos e ainda te salvar de peças falsas, dá uma olhada no nosso guia.

Seguro caro

Há ainda diversos relatos de preço do seguro elevado, vale a pena dar uma conferida.

Conclusão

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O Nivus é um carro bonito e com mecânica confiável e conhecida no mercado, mas alguns exemplares apresentaram problemas em câmbio e suspensão, que são itens caros, então fique atento antes de comprar.

Outro ponto é o acabamento, nessa faixa de preço talvez valha a pena olhar para alguns carros mais antigos com um acabamento melhor e mais espaço interno, mas se isso não for um problema pra você, certamente essa é uma boa compra.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.