Evoque – Reclamações, Defeitos e Problemas

evoque 002

Carro de jogador de futebol, funkeiro famoso e até letra de Funk, a Evoque se “popularizou” (bem entre aspas) como um carro de luxo, status e símbolo de ostentação, não é raro ver algumas unidades ofertadas por menos de R$ 100.000,00, preço de um T-Cross, se você está pensando em cair no canto da Sereia e comprar uma pra ostentar, recomendo que leia esse texto antes.

Apresentada no salão de Paris em 2010, arrancou suspiros logo no lançamento, e não tardou para virar representante de status e luxo. Quando avaliamos a Evoque, aqui no Notícias Automotivas, em 2013 , ainda era visto como um modelo de alto luxo.

O design agressivo ainda agrada bastante, o desempenho é digno de um esportivo, fazendo a aceleração de 0 a 100 km/h em 8s, na motorização 2.0 com potência declarada de 240cv e torque de 34,7 kgfm. A partir de 2015 houve a opção do motor 2.2 turbodiesel com 190cv e 42,8 kgfm.

Na versão Pure, conta com rodas de 18”, ar-condicionado automático, central multimídia com tela de 8” e som com 11 alto-falantes, pra você ouvir tranquilamente seu Funk ostentação, ainda existem as versões Dynamic com rodas 19’’, bancos estilo concha.

No pacote tech, é possível incluir rodas 20” e chave presencial, a versão de topo é a Prestige e trazia acabamento diferenciado, além de bancos com ajuste elétrico câmera 360° e opções de tela nos bancos traseiros.

Então pra você que sonha em ter uma Evoque, ou já tem uma em vista, abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Turbina fumando

Praticamente todas as unidades apresentaram ou vão apresentar esse problema, ele é crônico do carro, a turbina apresenta falhas e folgas, teoricamente após corrigido ele nunca mais aparece, mas de qualquer forma fique atento, pois a troca (bem feita) não sai por menos de R$ 7.000,00, o principal sinal de problemas é fumaça branca/azulada saindo pelo escapamento depois de acelerar forte e tirar o pé, teste bem com o motor quente e com o motor frio, se apresentar fumaça ou cheiro de óleo queimado, corra e pra bem longe.

Ignição com problema

Diversos relatos de problema nas unidades equipadas com o motor a gasolina indicam problemas no sistema de ignição do carro, apresentando dificuldades na partida, ao testar o carro, se ele não pegar de primeira, não caia no papo do vendedor te falando que é normal demorar para pegar pois “ficou alguns dias sem dar partida”, esse é um dos problemas crônicos desse carro.

Sistema Start-Stop funciona… ou não

Mais um relato recorrente, o sistema Start-Stop apresenta funcionamento intermitente, ora funciona, ora não, e na maioria das reclamações, nem a autorizada conseguiu resolver o problema, em alguns casos o carro não dá a partida após desligar sozinho.

Evoque 003

Diferencial traseiro com ruído

Problemas no conjunto do diferencial traseiro, em especial nos rolamentos, são perceptíveis através de ruídos na rodagem em baixa velocidade. É recomendada a troca do conjunto completo, e um original novo custa mais de R$ 6.000,00, fora a mão de obra, então escute atentamente qualquer barulho vindo do eixo traseiro, normalmente é um “ronco” metálico e constante em velocidades de até 40km/h.

Bomba hidráulica de tração

Em parte, ocasionado pelo problema anterior, quando não corrigido ou corrigido de forma errada, o problema nos rolamentos do diferencial traseiro sobrecarrega a bomba hidráulica do sistema de tração, que custa a bagatela de R$ 4.000,00

Recalls

O modelo passou por diversos recalls ao longo dos anos, foram eles:

  • Para as unidades hibridas fabricadas no intervalo de 25 de maio de 2018 a 02 de outubro de 2020, tiveram atualização do software nos sistemas de controle da bateria, sob o risc,o em casos extremos, de um incêndio, segundo a própria montadora.
  • Algumas unidades fabricadas entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, precisaram da substituição dos parafusos de fixação do braço de ligação e suspensão traseira do lado direito. Segundo a marca, há a possibilidade de uma deformação na fixação comprometendo a direção.
  • Unidades produzidas entre 18 de outubro de 2017 e 29 de janeiro de 2018 sofreram chamado de recall por risco de incêndio no compartimento do motor, a flauta de combustível pode apresentar problemas e provocar vazamento de combustível.
  • Unidades fabricadas no intervalo de 05 de outubro de 2018 a 4 de abril de 2019 tiveram os fusíveis de 15 amperes substituídos por fusíveis de 25 amperes para as bombas dianteiras e traseiras do lavador do para-brisa, sob o risco de falha no sistema e comprometimento da visibilidade.

Preço de peças elevado

As peças originais são caras, cada farol pode custar cerca de R$ 7.000,00, um retrovisor cerca de R$ 6.000,00, os 4 amortecedores (pasme) R$ 20.000,00 e um para-choque R$ 4.000,00, claro que sempre existem componentes mais baratos no mercado paralelo, mas alguns deixam a desejar, principalmente se tratando de um veículo de luxo.

Atendimento na rede de concessionárias

Boa parte das reclamações dos proprietários se dá pela falta de atenção e a não solução dos problemas que são apresentados para as concessionárias, por se tratar de um carro premium, quem compra não espera precisar ficar indo com frequência à concessionaria, muito menos espera ser mal atendido na rede de concessionárias.

Revenda complicada

A desvalorização que o carro sofre na hora da revenda é bem alta, sem contar que dificilmente lojistas aceitam o modelo na troca, boa parte das vezes, quando o fazem, desvalorizam ainda mais o carro.

Seguro altíssimo

Os valores do seguro são proibitivos, boa parte dos compradores nem o fazem, algumas seguradoras nem sequer aceitam fazer o seguro, tendo em vista o preço das peças de reposição, principalmente pelo histórico de problemas e preço elevado das peças, chegando facilmente aos R$ 10.000,00, com uma média de R$ 5.000,00.

Consumo elevado

Depois de todos os pontos apresentados acima, se você ainda não desistiu de comprar uma Evoque usada, de procedência duvidosa e quilometragem alta (ou adulterada), tem mais esse pequeno detalhe para considerar, o consumo é de cerca de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Conclusão

Evoque 001

A Evoque é um carro luxuoso, com bom desempenho, confortável, tecnológico e de presença, mas tão forte quanto suas qualidades são seus problemas no mercado de usados, já estando relativamente rodados, algumas unidades beirando os 10 anos de uso, diversos componentes começam a apresentar desgaste, com o custo do reparo de cada coisa “boba” ficando próximo dos R$ 5.000,00, não é difícil gastar quase metade do valor do carro pra deixa-lo inteiro, caso pegue uma unidade surrada.

Escolha com calma, procure uma que teve todos os problemas crônicos solucionados e exija o comprovante da troca desses, atenção aos itens de acabamento interno e externo, e não compre o carro com dinheiro contado, ele é sim um bom carro e um sonho de consumo, mas se te pegar desprevenido vai virar um pesadelo. Caso não queira dor de cabeça e use o carro com frequência, talvez seja melhor optar por outro modelo que não a Evoque, se for um carro pra passear, pegando um bem cuidado, não vejo porque não seria uma boa compra.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.